31/12/2010

A última de 2010...

Sem balanços, sem discursos...

Apenas Boas Entradas.


Um FELIZ 2011

FIRESHELTER52

Preparos de Segurança... 2011 Novo ano novas atitudes


Sismos de elevada magnitude, cheias em meio urbano, incêndios urbanos, incêndios florestais, acidentes com matérias perigosas, derrocadas, apagões eléctricos, Ataques químicos e biológicos, entre outra dezena de ventos mortais podem chegar sem aviso prévio ceifando tudo à sua passagem.

Emergências inesperadas podem não só causar ferimentos ou morte, como também podem obrigar-nos a evacuar a nossa habitação, local de trabalho ou escola ou mesmo limitar-nos ao espaço da nossa casa.

O que faria?

... Se os serviços básicos como a água, gás, electricidade e telefones fossem inteiramente cortados?
O que você poderia fazer se os bombeiros da sua área estivessem empenhados em emergências graves e incapazes de chegar a você e seus entes queridos imediatamente?

A resposta é: “PREPARAÇÃO PARA”

O SAFEPLACE52 vai ajuda-lo a iniciar e adaptar este tipo de PREPARAÇÃO de emergência, com o intuito de poder ganhar alguma autonomia e segurança em caso de calamidade.

Antes de mais deve ter a percepção dos tipos de incidentes que o possam afectar e influenciar negativamente o seio da actividade doméstica e pessoal a fim de minimizar o impacto devastador que causaria sobre o seu agregado familiar.

Elabore com toda a família acções ou atitudes que devem ser executadas em caso de calamidade.
Um dos pontos mais importantes a definir, caso cada qual desenvolva actividades diferentes será um ponto de encontro comum.
Não esquecendo ainda que em caso de crianças em idade escolar as mesmas estão sujeitas a planos de emergência das escolas, articule o plano dos adultos com o plano das crianças.

NÃO SE ESQUEÇA DOS SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, no seu plano... em último caso liberte-os, eles possuem extintos de fuga ao perigo e sobrevivência.

Crie um kit de desastre que inclui suprimentos suficientes para cada membro da família pelo menos três dias.
Após criado não se esqueça de verificar seu kit de seis em seis meses.

Ensine seu filho sobre situações de emergência, incluindo o como e quando pedir ajuda.

As Crianças devem memorizar seu sobrenome, endereço e telefone.
Eles também devem saber onde o encontrar em caso de emergência.
Se seu filho não é velho o suficiente para memorizar essas informações considere a hipótese de colocar a informação básica dele e o contacto dos cuidadores em peças de vestuário ou sacos escolares.

Deverá ainda conhecer algumas rotas diferentes dos caminhos que frequenta habitualmente, tais como casa trabalho, ou trabalho escola, com o objectivo de não ficar bloqueado em caso do incidente ter produzido avarias graves nas vias de comunicação ou trânsito.

Estando preparado você ajuda a sua família a minimizar o impacto de um desastre, como um terramoto ou situações de emergência, como fogo, lesão ou doença grave.


O tempo para se preparar para situações inesperadas é agora - enquanto você tem tempo para conversar, aprender, ouvir e planear!

Se tiver algum tipo de dúvida deixe o seu comentário que tentarei da melhor forma ajuda-lo a elaborar o seu plano.

FIRESHELTER52

30/12/2010

Protecção Civil diminui nível de alerta


A Autoridade Nacional de Proteção Civil decidiu diminuir o nível de alerta em nove distritos do país a partir das 16 horas de hoje, quinta-feira, na sequência da previsão de um "desagravamento" da instabilidade meteorológica.

Em comunicado, a ANPC esclarece que, de acordo com as "as mais recentes informações do Instituto de Metrologia, prevê-se um desagravamento gradual da instabilidade meteorológica esperada para Portugal Continental".

Este desagravamento, continua a ANPC, é esperado durante a tarde de hoje e até às 6 horas de sexta-feira, embora possam "ainda ocorrer, neste período, situações pontuais de precipitação moderada no centro e sul, com especial predominância no litoral".

Face a estas previsões, a ANPC decidiu diminuir o nível de alerta de amarelo para azul nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro a partir das 16 horas de hoje, quinta-feira, até às 12 horas de amanhã, dia 31 de Dezembro.

Segundo o sítio da Internet da ANPC, o alerta azul aponta para a "existência de condições para ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais".

No caso de alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, "o dispositivo de Protecção Civil e socorro reforça a monitorização, intensificando as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos", acrescenta a ANPC que aconselha a população a manter-se informada "sobre o evoluir da situação".

Já esta manhã, o Instituto de Meteorologia retirou os avisos laranja devido aos efeitos da depressão que estava a afectar Portugal continental estarem a passar gradualmente.

Às 16 horas de hoje, oito distritos encontravam-se com aviso amarelo do Instituto de Meteorologia, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Os distristos com aviso devido à ocorrência de chuva por vezes forte são: Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro

FIRESHELTER52

A morte quado aparece tem sempre uma desculpa...


A formação de 600 operacionais, que vão manusear 100 desfibrilhadores automáticos externos a serem entregues ao longo de 2011 a corporações de bombeiros e espaços públicos, está a atrasar o processo de distribuição dos aparelhos.

"O factor limitante é a capacidade de fazer a formação dos operacionais das corporações que vão trabalhar com estes equipamentos", afirmou ontem Manuel Pizarro, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, acrescentando: "Estes são os primeiros 30 a serem entregues e durante 2011 serão distribuídos mais 100 aparelhos."

Segundo Miguel Sousa Soares, presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), existem 92 espaços públicos com desfibrilhadores e operacionais preparados para actuar em caso de emergência: "Grandes superfícies comerciais, centros comerciais, escolas públicas, estádios de futebol e os principais aeroportos já têm estes equipamentos e profissionais capacitados para realizar este acto de reanimação."

A rede do Sistema Integrado de Emergência Médica integra, além dos meios do INEM, as corporações de bombeiros e a Cruz Vermelha que, de acordo com Miguel Sousa Soares, "está acreditada para replicar este sistema". Os 130 desfibrilhadores custam um total de cerca de 400 mil euros.

FIRESHELTER52

Governadora Civil de Faro diz que 2010 foi positivo para Segurança e Prevenção

O programa Algarve Seguro com leitura automática de matrículas e sistema de alarmes em rede e a aprovação de planos contra incêndios, sismos e tsunamis são as acções mais positivas que a governadora Civil de Faro destaca em 2010.

Na Carta informativa periódica do Governo Civil de Faro, enviada à comunicação social, a governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, faz um “balanço positivo" de mais um ano de funções num texto intitulado:“Um ano de investimentos em matérias prioritárias”.

“Podemos afirmar que este foi um ano positivo em matérias fulcrais como a segurança e a protecao civil”, afirma referindo o seu reforço com a entrada em funcionamento do programa Algarve Seguro, que integra uma plataforma de geo-referenciação, a leitura automática de matrículas e um sistema de alarmes em rede.

“Com a abertura da nova esquadra da PSP em Lagos e a remodelação do Posto Territorial da GNR de Silves, ampliámos de forma extraordinária a capacidade de atuação das Força de Segurança na região”, lê-se na nota.

Na área da Proteção Civil, Isilda Gomes destacou a conclusão da rede de radiocomunicações e a aquisição de cinco novas viaturas e realçou a aprovação dos planos para aumentar a eficácia operacional, como o Plano Operacional de Proteção Civil, o Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o Plano Especial de Emergência do Risco Sísmico e de Tsunamis no Algarve, tal como os Planos Prévios de Intervenção da Via Infante e Aeroporto de Faro.

FIRESHELTER52

29/12/2010

Nordeste Loulé, sismo Magnitude 2.6


A terra por volta das 15:29 do dia de hoje tremeu na zona de Loulé embora não haja relatos de estragos ou mesmo do sismo ter sido sentido pela população.

A informação é referenciada no site do IM.

A zona de Loulé é atravessada por uma importante falha, que em caso de actividade sísmica forte poderia colocar em risco algumas populações adjacentes, tal como a própria cidade.

Quando se fala em sismicidade do sul de Portugal, é quase sempre referenciado a zona do Banco de Gorringe e SW do Cabo de São Vicente, onde é descrito que os mesmos produziram graves eventos sismológicos, esquecendo-se no tempo a impiedosa falha de Loulé, que já destruiu pelo menos por uma vez a Cidade.

Provavelmente associada ao diapirismo, verifica-se sismicidade importante nesta zona.

Em 27 de Dezembro de 1722 ocorreu um sismo em que Loulé foi quase totalmente destruída, a sua magnitude foi de tal ordem mesmo em terra, que estudiosos indicam a ocorrência de um grande tsunami ao largo de Tavira.

Também a 12 de Janeiro de 1856 ocorreu um sismo muito importante, com origem provável na falha de Loulé, que causou muitos danos no Algarve, particularmente em Loulé, Tavira e Faro.

Fica o conhecimento.

FIRESHELTER52

2009... Dezembro Complicado


Uma página online contribui para uma agenda cultural significativa, principalmente quando a mesma está associada ao serviço da comunidade.

Se me perguntassem o que tinha ocorrido de grave em Dezembro de 2009, não me recordaria certamente.

Hoje, ao relembrar o passado, consultando este simples Blog estou em condições de fazer lembrar aos mais esquecidos aquilo que de mais significativo ocorreu na área da Cidade de Tavira.

Pequenas coisas, que produziram um grande impacto social, mural e financeiro, que na pele dos intervenientes nunca mais será esquecido.

Deixo-vos aqui alguns tópicos para recordar, podendo no entanto consultar as postagens que transcrevem ao pormenor as situações.

A pequena ponte de são Domingos na Assêca era destruída por uma cheia 30-12-2009

Um casal de idosos ficou em risco quando o seu veículo foi apanhado por uma cheia na Assêca 24-12-2009

Um violento despiste na rotunda do Vale Caranguejo na EN125 faz vários feridos graves 20-12-2009

Um grave despiste seguido de capotamento deixa um ferido grave na A22 14-12-2009

Entre outras postagens de interesse cívico.

E assim se escreve mais uma página de vida do serviço de socorro da Cidade de Tavira.

FIRESHELTER52

28/12/2010

Algarve com aviso amarelo devido a chuva e estado do mar a 29 e 30


O Instituto de Meteorologia emitiu hoje um aviso amarelo relativamente ao distrito de Faro para amanhã dia 29 e até dia 30, devido à previsão de períodos de chuva temporariamente forte e agitação marítima.

A previsão de agitação marítima, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros a partir da manhã levou o IM a acionar o aviso amarelo, o menos grave, para amanhã dia 29 e dia 30 no distrito de Faro.

Quanto à precipitação, o IM aponta para períodos de chuva, temporariamente forte, a partir do fim da manhã do dia 29, período que fica sujeito igualmente a aviso amarelo.

FIRESHELTER52

INEM 9 vagas para Enfermeiros


Concurso interno geral de ingresso com vista ao preenchimento de 9 postos detrabalho, da Carreira Especial de Enfermagem, do mapa de Pessoal do Instituto Nacional de Emergência Médica, para a categoria de Enfermeiro.

Delegação Regional do Algarve: 1 vaga



Aviso n.º 26167/2010
Diário da República, 2.ª série — N.º 241 — 15 de Dezembro de 2010

Prazo de entrega de documentos: 29Dezembro2010

Link do DR no titulo desta postagem

FIRESHELTER52

Curso de Medicina UALG - Candidaturas 2011/2012


O período de candidaturas ao Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve decorrerá de 1 de Dezembro de 2010 a 31 de Janeiro de 2011.

As candidaturas serão submetidas electronicamente através do site e o respectivo formulário está disponível, a partir de 1 de Dezembro de 2010.

Consulte:

http://www.medicina.ualg.pt/site/index.php?module=Content&func=view&pid=207

FIRESHELTER52

A Musica dos 78 graus negativos

Ainda hoje... e ontem... e depois de amanhã... quando se fala de agentes extintores, nomeadamente o co2, lá vem à baila os tais 78 graus negativos...

Queima, é perigoso, nos motores dos carros e na electricidade... é impensável usar... (cultura antiga)...

Continua a ser hoje em dia um dos agente extintores de excelência no combate a incêndios “localizados”.

Actua por abafamento acrescentando um grande poder de arrefecimento devido a ser um gás comprimido que passa do estado liquido do interior do extintor para o estado gasoso em questões de milésimos de segundo, embora quase ninguém refira que é bastante perigoso em concentrações superiores a 4% em espaços fechados... enfim...

Já tinha constatado que realmente o gás é frio e húmido mas nunca com o tal poder de criar lesões dramáticas a quem dele fosse atingido como tanto se escreve por estes livros fora...

O que vos trago aqui é realmente a prova do que digo...

Em algumas discotecas espalhadas por este mundo fora, onde o sistema de extinção de incêndios serve bem mais para aquilo que foi criado, uns DJ´s lembraram-se de fazer a festa do CO2...

Exactamente... enquanto dançam na pista, DJ acciona o sistema de combate a incêndios e liberta sobre os dançantes dezenas de bar de co2.

Veja o vídeo e constate realmente se eles se queixam de queimaduras ou falta de ar...

video

Um forte abraço

FIRESHELTER52

27/12/2010

Câmara de Imagem Térmica... Um aliado valioso


Apresento-vos um vídeo da Drager sobre a sua câmara de imagem térmica “UCF7000”.

Não pretendo fazer qualquer tipo de publicidade ao equipamento, pretendo demonstrar aos bombeiros as facilidades e segurança que uma equipa absorve quando tem à sua disponibilização este tipo de equipamento.

Quando abrimos uma porta de uma casa a arder, tudo é escuro, negro, há ainda uma grande instabilidade do balanço térmico que nos dificulta a progressão e localização dos focos de incêndio e das vítimas a salvar.

Andar devagar, com muito cuidado, um cuidado minucioso que nos faz perder bastante tempo.

Com esta máquina ou outra similar a progressão torna-se mais rápida, segura, o objectivo torna-se mais preciso de obter.

Fica aqui as funcionalidades deste tipo de equipamento a fim de elucidar quem “toma conta dos bombeiros”.

Um forte abraço a todos.
video

FIRESHELTER52

Fuga de gás na Atalaia em Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira tiveram de intervir esta manhã numa fuga de gás doméstico na zona da Atalaia em Tavira.

Cheiro intenso a gás e falta de resposta dos ocupantes no seu interior, obrigaram os Bombeiros Municipais a uma abertura forçada da porta da habitação e consequente busca e salvamento.

No seu interior estava uma mulher obnubilada que teve de receber assistência pré-hospitalar e seguidamente o transporte ao Hospital de Faro.

No local estiveram 5 Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e uma ambulância INEM SBV.

FIRESHELTER52

Abertura Forçada de Porta

Deixo-vos aqui neste vídeo a oportunidade de verem como se procede a uma abertura forçada de uma porta com recurso a uma alavanca halligan.

video

FIRESHELTER52

26/12/2010

Monóxido de carbono continua a matar diáriamente em Portugal


Em Loures, a noite de consoada ia acabando em tragédia, depois de uma família de 12 pessoas inalar monóxido de carbono largado por uma braseira.

Em Figueira de Castelo Rodrigo foi um filho da vítima, de 6 anos quem se apercebeu da tragédia, às 09h30 de sexta-feira. O menor entrou na cozinha e encontrou a mãe, Anabela Quadrado, inanimada no chão.

O menor saiu para a rua em pânico e pediu socorro aos vizinhos e estes ligaram para o 112.

Os bombeiros e uma equipa médica do INEM ainda efectuaram várias tentativas de reanimação, mas o esforço revelou-se infrutífero. "Ainda a tentámos salvar, mas não foi possível", disse fonte dos bombeiros, que participaram nas operações de socorro.

Na origem da tragédia terá estado a libertação de gases de um esquentador e a fraca ventilação da cozinha.

A vítima encontrava-se separada do marido e deixa três filhos, dois deles menores.

DOZE PESSOAS ENVENENADAS POR BRASEIRA

A tragédia ia-se abatendo sobre uma família de Santa Iria da Azóia, em Loures, quando 12 pessoas – entre as quais uma bebé – foram envenenadas por monóxido de carbono libertado por uma braseira, na garagem onde realizavam a consoada de Natal.

Tudo aconteceu pelas 21h30, quando as vítimas jantavam. Estas começaram a sentir-se indispostas na garagem, cuja ventilação é deficiente, e foi pedido socorro. No local estiveram vários meios, que levaram as vítimas para os hospitais Curry Cabral e Santa Maria. Tiveram alta ainda durante a noite.

FIRESHELTER52

25/12/2010

Novo Simulador para Incêndios Florestais

A agência nacional (francesa) de pesquisa CNRS, desenvolveu um simulador de incêndios que utiliza o Google Earth Plug-in.

Escolha o ponto de ignição, a direcção do vento e observe a propagação da frente de fogo.

Pode ajustar o vento durante o curso do incêndio e observar as mudanças. No final da simulação, pode fazer o download do ficheiro KMZ para visualizar no Google Earth.

Para já, só funciona para a região da Córsega.





FIRESHELTER52

Algarve 5 pessoas resgatadas de helicóptero


Cinco pessoas tiveram hoje de manhã de ser resgatadas pelo helicóptero da proteção Civil da zona da Portela, em Lagos, depois de terem ficado isoladas devido à chuva intensa,

De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve, as cinco pessoas uma portuguesa, uma inglesa e três de nacionalidade polaca foram transportadas para o Aeródromo de Portimão.

A mesma fonte frisa que não houve danos materiais e acrescenta que o mau tempo obrigou, também no concelho de Lagos, a cortar provisoriamente a Ponte de Arão, na EN 125, local por onde passa uma ribeira.

Entre as 6:00 e as 11:00 o CDOS do Algarve registou 31 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais inundações (23), tendo ocorrido também uma queda de árvore e um desabamento.

O resgate de cinco pessoas pelo helicóptero do Serviço Nacional de Protecção Civil foi a situação mais delicada, tendo havido também o resgate de um animal e quatro reconhecimentos por serviços municipais de Protecção Civil.

A maioria das inundações ocorreu na zona do Barlavento, sobretudo nos concelhos de Portimão (12) e Lagos, mas também em Aljezur, Albufeira, Faro e Tavira.

FIRESHELTER52

24/12/2010

Um Pai Natal... Lixado!


Um miúdo escreveu assim ao Pai Natal:

Oh barrigudo do catano, seu cegueta, todos os anos te peço um carro de bombeiros com uma escada enorme, montes de sirenes e luzes e tu só me trazes cuecas, meias, pijamas e caramelos...

Vou-te lixar, quando passares aqui à minha porta, vais levar umas pedradas no lombo, se te apanho o trenó mando-o queimar...

Responde o Pai Natal:

Meu filho... este ano vou-te compensar...

Como prenda de natal vou-te dar... fogo à casa...

O que não te irão faltar serão carros de bombeiros meu sacana...

Bom Natal... Ho ho ho ho!

FIRESHELTER52

A todos... BOM NATAL



Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Novo Ano.

FIRESHELTER52

23/12/2010

Bombeiros profissionais satisfeitos com taxa para financiamento da PC


Os bombeiros profissionais manifestaram hoje a sua satisfação com a possibilidade de as autarquias aplicarem aos proprietários uma taxa para financiamento da proteção civil e consideram que os donos de prédios abandonados deveriam pagar mais, por representarem maiores riscos.

Segundo a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), uma taxa como esta "vem trazer mais transparência e rigor aos gastos com a proteção civil e, nomeadamente, com os bombeiros profissionais da Administração Local".

Numa nota, a ANBP salienta que vem defendendo, "há mais de dez anos", taxas para que as autarquias "possam ter meios para poderem garantir melhor prevenção e segurança e possuir bombeiros profissionais em número suficiente para efetuar o socorro das populações".

FIRESHELTER52

OMS avisa que naftalina pode provocar cancro


A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a existência de naftalina nos espaços fechados pode ter efeitos na saúde humana, podendo mesmo causar cancro, aconselhando que se bana esta substância poluente de casas e locais de trabalho.

A OMS juntou cerca de 60 investigadores internacionais de várias áreas, que estudaram nove poluentes que indiciam níveis máximos de exposição em casas, escritórios ou outros espaços fechados. Sobre a naftalina, as principais preocupações prendem-se com "lesões respiratórias, incluindo cancro nas vias respiratórias".

Além da naftalina, a OMS analisou ainda o benzeno, o monóxido de carbono, o formaldeído, dióxido de nitrogénio, o radão, tricloroetileno e o tetracloroetileno, na sua maioria causadores de cancro.
Fonte:CM

FIRESHELTER52

Acidente com pescador em Olhão


Um pescador, de 82 anos, caiu ontem à água, na praia dos Cavacos, em Olhão.

O idoso não se conseguiu levantar por estar com botas altas e um casacão, tendo ficado na água até ser socorrido.

Foi assistido pela Autoridade Marítima e Bombeiros Municipais de Olhão sendo conduzido posteriormente de ambulância ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

22/12/2010

Homem encontrado morto em Faro


Um homem que estaria a fazer caça submarina foi, esta quarta-feira de manhã, encontrado morto junto ao cais comercial de Faro, disse fonte da Autoridade Marítima.

A vítima, de cerca de 40 anos, estava num local seco mas numa zona de maré e apresentava ferimentos na cabeça, segundo afirmou a mesma fonte.

A Polícia Judiciária já esteve a recolher elementos no local e vai agora conduzir a investigação do caso.

FIRESHELTER52

Tavira: Árvore de Natal e Presépio Gigantes inaugurados hoje


Os meninos da Escola E.B.1 nº1 de Tavira elaboraram uma Árvore de Natal e um Presépio Gigantes, reutilizando mais de 1800 garrafas de plástico numa parceria entre a escola e o Centro Ciência Viva de Tavira.

Com esta iniciativa pretende-se demonstrar que com poucos recursos se pode comemorar um Natal ecológico e económico de acordo com os tempos de crise que vivemos.

Inaugurados hoje, pelas 17h00, a Árvore de Natal e o Presépio, que ocupam uma área de aproximadamente 60m2, podem ser vistos no Mercado da Ribeira de Tavira até 8 de Janeiro

FIRESHELTER52

21/12/2010

Madrid... Jogo da roleta russa no domínio da segurança contra incêndios


500 Bombeiros profissionais uniformizados, manifestaram-se no dia 20 de Dezembro entre a Praça de Cibeles e puerta del sol em Madrid contra a devida importância que o governo municipal da Cidade de Madrid atribui no domínio da segurança contra incêndios na Cidade.

Aspectos como a diminuição do efectivo e do material entre outros, de alguma forma idênticos aos que os bombeiros municipais e sapadores deste Portugal tanto vem informando ao longo dos anos.

Fica aqui o vídeo para a malta interessada ver.

Um forte abraço a todos

FIRESHELTER52 video

Portugal-Dakar Challenge


Tavira é, nos dias 26 e 27 de Dezembro, o primeiro oásis para os cerca de 100 participantes que irão embarcar no “Portugal-Dakar Challenge – A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo“, rumo à cidade de Marrakech, em Marrocos.

No dia 26 de Dezembro, a partir das 18h30, as 34 equipas, distribuídas por 32 veículos automóveis e duas motos, irão chegar ao Jardim das Palmeiras.

Nesse mesmo local, no dia seguinte, após a cerimónia oficial, será dada a partida, a partir das 7h00, para a primeira etapa, que liga Tavira à cidade de Fez, no continente africano.

O percurso de cerca de 5000 quilómetros distribui-se em treze etapas, e contempla a passagem por Espanha e Marrocos, até ao dia 7 de Janeiro, sendo Dakar o destino dos contributos solidários.

A missão solidária deste projeto resulta do contributo das duas categorias de inscrição: Touareg – as viaturas serão doadas pelos participantes a uma organização humanitária, sem fins lucrativos, que em parceria com as autoridades marroquinas irá proceder à doação a diferentes órgãos locais em regiões carenciadas em Marrocos; e Berbere – 50 euros por cada viatura inscrita e 25 euros por cada ocupante revertem a favor da Fundação AMI.

Para além da missão solidária, este projeto tem ainda como objetivos a promoção da língua portuguesa e a história de Portugal no mundo, bem como levar a mensagem solidária através dos países por onde a corrida vai passar.

O evento Portugal Dakar Challenge, um conceito criado em Portugal pela Global Share® Eventos, é um projeto de âmbito nacional e internacional com ambição de contribuir para causas humanitárias e de promover a consciência social, designadamente de cariz ambiental, através de uma experiência única e memorável, na qual se explora a natureza e a condição humana na sua interrelação com o meio que a rodeia.

fonte:barlaventoonline

FIRESHELTER52

EN125 acidente com pesado provoca um ferido

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se hoje na Estrada Nacional 125 entre Tavira e Olhão, zona de Bias, embateu numa habitação, causando um ferido, informou o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS).

O condutor do camião, segundo o CDOS, ficou ferido, mas sem gravidade.

O alerta foi dado às 15h00 e o trânsito esteve condicionado num dos sentidos, mas a normalidade foi entretanto restabelecida, acrescentou o CDOS.

No local do acidente estiveram elementos dos Bombeiros de Olhão, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

fonte:observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

20/12/2010

GNR -"Operação Natal Feliz"


A partir de hoje, 20 de Dezembro, e até 2 de Janeiro, a Guarda Nacional Republicana leva a cabo a “Operação Natal Feliz”.

A operação tem a missão de promover, no âmbito da prevenção e segurança rodoviária, ações de sensibilização em áreas de serviço e repouso e postos de abastecimento de combustível, através da distribuição de panfletos alusivos ao tema, visando desta forma contribuir para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária.

Em 3 de Janeiro, por ocasião do início do 2º período escolar, a GNR vai repetir a “Operação Regresso às Aulas em Segurança”, que consistirá em ações de sensibilização junto das escolas do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, com particular preocupação no que diz respeito ao transporte de menores de 12 anos e em geral aos sistemas de retenção de crianças legalmente obrigatórios.

A GNR irá distribuir panfletos alusivos ao tema, visando desta forma contribuir para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária.

Fonte:Barlaventoonline

FIRESHELTER52

Protecção Civil coloca zona sul do país em alerta azul devido a mau tempo


A partir desta tarde o continente será progressivamente afectado por várias linhas de instabilidade com instalação de sul para norte.

Assim, está previsto agitação marítima e precipitação forte para a tarde de hoje em toda a região sul.

Na antevisão meteorológica para o natal, antevê o Instituto de Meteorologia precipitação fraca mas persistente e a continuação de dias bastantes frios.

FIRESHELTER52

19/12/2010

Centro Comercial com DAE

Este é o aspecto de um dos armários que guarda um Desfibrilhador Automático Externo num espaço Público.

Não serão todos iguais, mas da próxima vez que vir esta caixinha já sabe o que poderá ser.

Neste momento já actuam com sucesso em equipas sincronizadas e tecnicamente formadas para o efeito em diversos espaços públicos.

Um dispositivo idêntico foi utilizado num centro comercial em Lisboa, revertendo com sucesso o quadro clínico da vítima antes da chegada de apoio médico.


Este equipamento pertence a um centro comercial em Portimão.

FIRESHELTER52

Salvamento no Rio Gilão em Tavira


OS Bombeiros Municipais de Tavira fizeram deslocar esta tarde para o Rio Gilão no centro da Cidade de Tavira uma ambulância INEM SBV e um Veiculo de Salvamento a fim de prestar socorro a uma vítima de afogamento naquele local.

Tratava-se de um homem que era arrastado pela corrente na direcção da foz do rio, em grande parte submerso e sem sinais de vida.

Foi resgatado do Rio pela equipa de Bombeiros e entregue à autoridade marítima presente no local que tomou conta da ocorrência e das diligências necessárias.

FIRESHELTER52

Almoço de Natal CBM Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira e os seus familiares juntaram-se ontem dia 18 no restaurante Nora-Velha em Tavira para a comemoração de mais um almoço de natal.

Quem também esteve presente foi a presidência e vereação do Município de Tavira que, na sua alocução habitual referiu mais uma vez a confiança e empenho dado pelos profissionais e comando deste corpo de bombeiros nas garantias do socorro à população Tavirense.

O momento não é fácil, há dificuldades, mas isso não implica que a s obras necessárias ao desenvolvimento e dinamização do serviço de bombeiros estagnem.

È preciso gastar, mas de forma mais racional e adequada.

O almoço e restante convívio decorreu carregado de alegria e boa disposição por ambas as partes.

FIRESHELTER52

Fotogaleria do Simulacro A22

O espaço SAFEPLACE52 partilha com todos vós algumas das fotografias do simulacro de um acidente na Auto-estrada do Algarve “Via do Infante A22”.





















FIRESHELTER52

18/12/2010

Sobreviver a um Incêndio num club nocturno

E se antes de sair para a noite com a malta amiga, antes de beber uns copos, antes de se começar a divertir visse um vídeo de um incidente com consequências mortais para centenas de pessoas?

Já imaginou como seria uma fuga em massa de um espaço nocturno à pinha em caso de incêndio?

Não quero dizer que seria sempre assim, também não tenho memória de algo similar vivido... Mas um dia pode acontecer.

Assim, tome atenção e verifique quando utilizar um espaço público de diversão:

- Localizações de saídas de emergência convenientes e que não estejam bloqueadas por correntes, cadeados ou outras trancas.

-Combine um ponto de encontro com os seus parceiros de diversão no exterior do estabelecimento.

- Entre outras estratégias que ache adequadas.

O segredo e o sucesso para sobreviver é evitar o pânico e ser astuto, contudo ajudar o próximo nestes casos pode vir a representar mais uma vida em risco.

Siga as regras de segurança dos estabelecimentos, colabore com a segurança e gerência.

video

Um forte Abraço
FIRESHELTER52

Incêndio Urbano em Tavira


Um casal ficou ontem à tarde desalojado após um incêndio que destruiu parcialmente a sua habitação, um rés-do-chão na rua Morais Simão, em Tavira.

O casal foi alojado provisoriamente pela câmara.

Um curto-circuito num aquecedor terá causado o fogo, que foi combatido por sete elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira.



:Fonte CM

FIRESHELTER52

Olhão...Mais um atropelamento...

Um homem com cerca de sessenta anos sofreu ferimentos graves após ter sido atropelado por uma viatura ligeira, ontem, cerca das 18h00, junto ao bairro Económico de Olhão.

A vítima foi socorrida por elementos dos Bombeiros Municipais de Olhão e transportada de ambulância ao Hospital de Faro.

:Fonte CM

FIRESHELTER52

17/12/2010

SIRESP Chinês...


China treina dez mil pombos-correios
Uma divisão do Exército de Libertação Popular, na província chinesa de Sichuan, vai treinar dez mil pombos-correios para garantir a comunicação em caso de guerra ou de catástrofe natural, noticia esta sexta-feira o jornal 'South China Morning Post'.

O diário chinês explica que em tempos de paz as aves vão ser utilizadas para chegar a zonas remotas. Em 2008, Sichuan, a província onde as aves vão ser treinadas, sofreu um sismo de 7,9 graus na escala de Richter. Morreram mais de 80 mil pessoas e as comunicações ficaram cortadas em muitas zonas, devido ao terramoto.

As privíncias vizinhas como Guizhou, Yunnan e o Tibete terão estações para receber as mensagens dos pombos.

Desde 1950 que a China se dedica ao uso militar dos pombos-correios para enviar mensagens aos países vizinhos do sudeste da Ásia. Na altura as aves era importadas da Polónia e da União Soviética.

Só a capital da província de Yunnan, Kunming, terá treinado mais de 50 mil pombos até aos dias de hoje.

Os pombos-correios foram utilizados nas duas guerras mundiais do século XX. Calcula-se que na I Grande Guerra, 95% das mensagens transmitidas chegaram com sucesso ao destinatário, lembra o site 'g1'.

:CM online:

FIRESHELTER52

A importância das condições de segurança

Neste vídeo iremos visualizar a importância da garantia absoluta das condições de segurança pessoais e específicas.

Um camião cisterna que transportava amoníaco sofreu um acidente e produziu uma fuga.
O condutor ao sair do camião inalou o amoníaco e ficou inconsciente, o primeiro meio se socorro a chegar ao local foi um polícia.

Na tentativa de salvar o condutor do camião, acabou por inalar ele também o amoníaco ficando inconsciente tornando-se mais uma vítima em risco de vida.

Não se tratou de um exercício, é um facto real.

Deixo este vídeo, aos heróis dos serviços de emergência que não contemplam ainda a sua segurança pessoal e a dos outros.

Socorrer não é uma brincadeira de banda desenhada, vamos acabar com o amadorismo e com a procura de protagonismo, porque normalmente as verdadeiras medalhas e condecorações por heroísmo são oferecidas às famílias dos bombeiros a titulo póstumo.

video

Um forte abraço a todos

FIRESHELTER52

Enfermeiros do INEM e Centros de Saúde do Algarve entregam “carta” ao Pai Natal


Serviços de Saúde comprometidos a partir de 31 de Dezembro

O funcionamento de vários Centros de Saúde e ambulâncias SIV podem estar comprometidos a partir de 31 de Dezembro pondo em causa as prestações de cuidados de saúde, e de enfermagem, às populações, avisa a Delegação Regional de Faro do Sindicado dos Enfermeiros Portugueses.

Segundo a Delegação R. de Faro do SEP, são 32 enfermeiros – 22 dos Centros de Saúde e 10 do INEM – que terminam os contratos naquela data sem que até agora, os responsáveis das duas instituições, tenham desenvolvido qualquer iniciativa com o objectivo de encontrar soluções que permitam a manutenção destes enfermeiros.

Para o SEP, a inoperância do Ministério da Saúde/ARS Algarve e do INEM em encontrar uma solução definitiva para um problema que se arrasta há dois anos é inadmissível e inexplicável e, começa a ser importante perceber a quem interessa esta precariedade num sector cujos profissionais estão a fazer face a necessidades permanentes dos serviços.

Salientam ainda que a Ministra da Saúde decorrente das medidas anunciadas, cortes nas instituições de saúde e a possibilidade de não renovação de contratos, exige a manutenção das prestações de cuidados e da qualidade das mesmas. Caso se verifique a saída dos enfermeiros dos seus postos de trabalho o SEP exigirá o encerramento de Unidades de Saúde/ unidades funcionais.

Para denunciar e responsabilizar publicamente quem de direito, os enfermeiros estarão a contactar a população de Faro, no próximo dia 18, Sábado, a partir das 10 horas da manhã, na rua de Santo António.

Entregarão comunicados à população onde explicam as consequências da falta destes cuidados de saúde.

Em seguida, deslocar-se-ão até ao Pai Natal, na “Aldeia Encantada”, na praça da Pontinha para entregar uma “carta gigante” com os “seus pedidos” na esperança que este problema, aparentemente insolúvel para os homens gestores possa ser resolvido pela fábula.

Na carta, e para além do contrato definitivo que lhes permita o desenvolvimento das suas competências e a aquisição de outras, os enfermeiros pedirão maior capacidade de decisão, responsabilidade e discernimento para os gestores dos serviços de saúde que continuam a optar por empresas de subcontratação contribuindo assim para o empobrecimento do país, da região e do Serviço Nacional de Saúde.

FONTE:Diárionline

FIRESHELTER52

Formação para os Trabalhadores SMPC


O CEFA e a ENB vão lançar a partir de Janeiro de 2011 os cursos de formação para os trabalhadores dos Serviços Municipais de Protecção Civil, de acordo com o estabelecido no art. 23º da Lei nº 65/2007, de 12 de Novembro.

Em cumprimento do Regulamento de Formação dos Trabalhadores dos SMPC, publicado através do Despacho 15597/2009 do MAI, em Diário da República, 2ª série, nº 131, de 9 de Julho, a oferta formativa de ambas as entidades para o ano de 2011 centra-se num conjunto de cursos de formação inicial nas áreas do direito e protecção civil, tecnologias e protecção civil, ordenamento do território, riscos naturais e tecnológicos e do planeamento de emergência.

Dependendo das características pedagógicas, técnicas e logísticas da formação, bem como do número de formandos, as diversas acções serão efectuadas a nível municipal, distrital ou nacional. Ainda que para o primeiro trimestre de 2011 a ENB disponibilize a sua oferta, primordialmente, na sua sede em Sinta, os cursos também poderão realizar-se descentralizadamente, dependendo do número de inscritos e da sua localização geográfica maioritária.

Noticia retirada do site da ENB.

As inscrições para as acções de formação (da responsabilidade do CEFA e da ENB) são efectuadas on-line em www.cefa.pt

Mais informações no site da Escola Nacional de Bombeiros: www.enb.pt

FIRESHELTER52

Curso de Formação para Comandantes Operacionais Municipais



Noticia retirada do site da ENB

FIRESHELTER52

Centro de Formação para Empresas e Instituições


A vertente da formação tem hoje uma importância decisiva na medida em que permite aprofundar conhecimentos, mudar atitudes e comportamentos e contribuir para a valorização das capacidades dos profissionais.

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma entidade constituída para dar resposta às necessidades de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos bombeiros e demais agentes de protecção civil de Portugal.

A sua vasta experiência confere-lhe uma inquestionável credibilidade formativa que é colocada à disposição das entidades públicas e privadas através do Centro de Formação para Empresas e Instituições.

Reconhecida como uma entidade certificada de referência, a ENB dispõe de infra-estruturas e meios únicos que lhe permitem ministrar uma formação completa a nível teórico e prático.


Actualmente a ENB possui os seguintes conteúdos programáticos no âmbito da formação de empresas:

Curso de Combate a Incêndios em Edifícios para Equipas de Primeira Intervenção (14 Horas)

Curso de Combate a Incêndios em Edifícios para Brigadas de Incêndio (21 Horas)

Práticas de Combate a Incêndios em Espaços Confinados (14 Horas)

Práticas de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais (21 Horas)

Recertificação Curso Combate a Incêndios em Edifícios p/ Brigadas de Incêndio (7 ou 14 Horas)

Sensibilização em Combate a Incêndios com Extintores (4 ou 7 Horas)

Sensibilização em Evacuação de Edifícios (4 Horas)

Curso de Primeiros Socorros (21 ou 35 Horas)

Recertificação do Curso de Primeiros Socorros (14 Horas)

Recertificação do Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) (14 Horas)

Sensibilização em Primeiros Socorros (7 ou 14 Horas)

Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) (35 Horas)


Noticia retirada do site da ENB

Para mais informações deve aceder ao site da Escola Nacional de Bombeiros: www.enb.pt

FIRESHELTER52

16/12/2010

Bombeiros Expostos A Níveis Elevados De Poluentes


Os bombeiros estão expostos a níveis elevados de poluentes quando combatem incêndios florestais, o que poderá afetar sua segurança, concluiu um estudo, que recomenda a utilização de equipamento adequado de proteção das vias respiratórias durante o combate aos fogos.

As conclusões do estudo foram obtidas pelas equipas de investigação envolvidas no projecto «FUMEXP - Exposição de bombeiros ao fumo e consequentes efeitos na saúde» e vão ser apresentadas de forma desenvolvida na sexta-feira no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

Este projeto foi iniciado em 2008 pelas Universidades de Aveiro e de Coimbra e pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, em colaboração com os bombeiros de quatro corporações da região Centro.

Fonte: RTP

FIRESHELTER52

Comandante Operacional Municipal... Caminha para a extinção?

O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, opôs-se hoje à proposta legislativa do PCP que sugere a extinção dos comandantes municipais operacionais.

À margem da apresentação do Sistema Nacional de Informação de Planeamento de Emergência (SIPE), Vasco Franco lembrou e criticou o projeto-lei de julho, lançado pelo PCP, que propõe extinguir o cargo de comandante operacional municipal no âmbito dos serviços municipais de Proteção Civil e que considera que a figura é 'uma intromissão indesejável na esfera da autonomia própria do poder local democrático', lê-se na proposta.

Em declarações à agência Lusa no final da apresentação do sistema, o secretário de Estado disse que 'só quem não conhece a realidade do terreno é que pode fazer uma proposta desta natureza, porque o argumento é dizer que estes comandantes se sobrepõem aos presidentes de Câmara, o que é completamente absurdo'.

'Basta perguntar às dezenas de presidentes de Câmara que têm comandantes operacionais, que são nomeados pelos próprios autarcas, e ver se querem perder essa valência', disse, acrescentando que 'espera que não vingue esta proposta'.

Para Vasco Franco o tornado que na semana passada afetou os concelhos de Tomar, Sertã e Ferreira do Zêzere levou a um 'trabalho exemplar feito sob a direção do presidente da Câmara deste último concelho mas executado sob o comando do comandante municipal operacional'.

'Isto mostra uma vez mais que há toda a vantagem em existir um operacional que, sob o comando do presidente da Câmara, lidera as operações do terreno', considerou.

Além disso, o secretário de Estado lembrou que a função do comandante 'não é feita pelo presidente da Câmara'.

'Da mesma maneira que não sou eu, como secretário de Estado que vou executar a parte operacional, ou os Governadores Civis que vão executar a parte que compete aos comandantes distritais de socorro', afirmou.

'Não há que confundir o plano político com o plano operacional e essa confusão é lamentável', rematou.

:backlink no titulo da postagem:

Cruz Vermelha Portuguesa com projecto inovador

A Delegação da CVP de Silves, inicia treinos dos seus operacionais na vertente de busca e salvamento de Paramotor.

Este projecto pretende integrar um conjunto de pilotos autónomos a trabalhar em formação capazes de interagir e cooperar entre si num cenário de catástrofe ou de busca e salvamento onde as condições são demasiado adversas ou de difícil intervenção humana, é necessário uma intervenção rápida das equipas de salvamento, de forma a prevenir ou minimizar a ocorrência de vítimas.

Neste projecto, o PARAMOTOR terá a missão de efectuar o reconhecimento do terreno, enquanto uma equipas de socorro se desloca no solo, mantendo permanente contacto com o Paramotor, obtendo informações sobre o terreno e outras, e servindo como transmissor de informações entre Equipas de Socorro e a estação base.





Fotos: CVP

Fonte:BPS

FIRESHELTER52

Distinção inédita da liga dos Bombeiros Portugueses


O ex-comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha vai ser condecorado com a ‘Fénix de Honra’, a primeira atribuída pela Liga a título individual.

:Backlink no titulo da postagem:

FIRESHELTER52