05/08/2014

Há 70 Anos caia Bombardeiro Inglês a Poente do Barril - Tavira

Fazendo referência cronológica no livro “Tavira Memórias de uma Cidade” encontrei algo interessante que se passou no decorrer da II Grande Guerra Mundial nos Mares Algarvios.

Diz o autor, que por volta das 17 horas de 27 de Agosto de 1941, a poente da Armação do Barril, um Bombardeiro Inglês bimotor (HD967), despenhava-se com toda a sua tripulação.

No decorrer deste acidente todos os seus seis tripulantes foram resgatados com vida, ficando alojados na Cidade por algum tempo até ao regresso a terras de sua majestade.

Procurei na net referência sobre este desastre na costa algarvia sendo que nada se descrimina sobre o mesmo, assim deduzindo que não se terá tratado de uma amaragem mas sim mesmo uma aterragem na Ilha...

Já agora e por ser interessante deixo-vos aqui um link com uma base de dados sobre os mais imponentes naufrágios na costa algarvia que ficaram registados em acentos.

PRINCIPAIS NAUFRÁGIOS NA COSTA ALGARVIA (Clicar para ver)

FIRESHELTER52

1 comentário:

António Serrano disse...

Vem mesmo a calhar porque, recordo-me perfeitamente que a minha avó e meu avô que trabalhava na Armação do Barril, e julgo que já por essa altura, não tenho a certeza, dizia então, de me contarem esse facto, mas nunca disseram exactamente o local do despenhamento da aeronave.
Seria interessante, do ponto de vista arqueológico, fazer talvez um levantamento, quer por registos de passa a palavra junto de naturais de Santa Luzía, filhos ou netos de trabalhadores da Armação, para tentar uma localização mais próxima do local do despenhamento e procurar por evidências deste acontecimento.
Um abraço a todos, ao vosso dispôr

António Serrano