Separadores SAFEPLACE52

30/11/2013

Os 5 “C´s” necessários para o desenvolvimento do trabalho em equipa

Complementaridade:
Cada membro da equipa detêm uma parcela do projecto a desenvolver, sozinho nada vale, e sem ele a equipa pode não conseguir desenvolver o projecto.




Coordenação:
A equipa com o líder à cabeça deve actuar de forma organizada, com vista ao desenvolvimento do projecto com a máxima rentabilização possível.

Comunicação:
O trabalho de equipa exige comunicação aberta entre todos seus membros, essencial para se poder coordenar todos os trabalhos individuais.
A equipa é uma máquina que trabalha coordenada, em certa altura cada qual pode ter a sua missão individual a fim de complementar a missão conjunta, sem comunicação este desempenho assertivo não seria possível.

Confiança:
Cada membro terá de confiar no saber e no saber-fazer de todos os restantes companheiros do grupo.
Cada membro da equipa terá de dar o melhor de si mesmo, quando alguém numa equipa procura destaque ou protagonismo isoladamente irá gerar no seio da equipa uma desconfiança, produzindo conflitos.

Compromisso:Cada membro terá de se comprometer com o restante grupo, que dará o melhor de si mesmo, aplicará todo o seu saber a fim de se completar o projecto, aceitando as regras do grupo.

By FIRESHELTER52

Tomar decisões... que difícil que é... Não errar!


Conceito sobre a relatividade do erro....

“As pessoas tomam o correcto e o errado como absoluto no modo que:
Tudo que não é feito do modo correcto, prefeito e completo, está errado de modo total e igual... “
Isaac Asimov



FIRESHELTER52

Mass-Training SBV em Tavira com as Equipas de Emergência

INEM, Bombeiros Municipais e Policia de Segurança Pública juntaram-se na passada sexta-feira e desenvolveram na Escola Secundária Drº Jorge Correia em Tavira um Mass-Training de Suporte Básico de Vida.

A ação foi dirigida aos alunos do 12º ano da Escola Secundária e abordou os algoritmos de Suporte Básico de Vida, Desobstrução de Via Aérea e Posição Lateral de Segurança.

Foram feitas várias sessões de palestra e treino que duram por todo o dia...

Após a palestra os alunos foram divididos em grupos e encaminhados seguidamente para as respetivas bancas onde puderam estar em contacto com o material e desenvolverem ações em prática simuladas nos manequins de Suporte Básico de Vida.

Os alunos estiveram ainda interagir com meios Ambulância de Emergência e uma viatura Policial.

A ação foi um sucesso junto da comunidade escolar e muito bem aceite por todos eles.

Mais uma ação de concertação cívica que juntou as forças de emergência da Cidade de Tavira junto da comunidade.

Estiveram envolvidos nesta ação, os enfermeiros do INEM, Emília e Américo, o TAE Idálio, Cristina Cardoso, os Bombeiros Municipais, João Horta, Jorge Martins e Luís Bonito e os agentes da PSP Nuno Madeira e Rui Pereira.

As fotos falam por elas mesma...

Clique para aumentar e veja mais em: SAFEPLACE52 no FACEBOOK






FIRESHELTER52

Poster Científico INEM "P.C.R. fora do Hospital"

Poster Científico INEM: Paragem cardiorrespiratória presumivelmente de origem cardíaca em ambiente extra-hospitalar: relatório de cinco anos

Raquel Ramos, Cláudio Ascenção, Miguel Soares de Oliveira
Instituto Nacional de Emergência Médica, Lisboa, Portugal
Resuscitation, Volume 84, Supplement 1, Page S9, 18 October 2013


Objetivo: Descrever as tendências em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) em função da etiologia registada pelos Serviços de Emergência Médica em Portugal entre os anos de 2007 e 2012 (5 anos).

Materiais e métodos: O estudo sobre as paragens cardiorrespiratórias ocorridas em ambiente extra-hospitalar é observacional, prospetivo, e trata-se de um registro contínuo que foi iniciado em 2007. Este registo inclui todos os doentes que em Portugal sofreram uma PCR em ambiente extra-hospitalar e receberam cuidados pré-hospitalares. A informação é obtida a partir de um registo realizado pelos profissionais de emergência médica que presenciaram a PCR.

Resultados: de 2007 a 2012 contam-se 9325 PCR em ambiente extra-hospitalar.

44% das PCR foram presenciadas, e destas, 76% foram presenciadas por leigos e 24% por profissionais de emergência médica.

No grupo das PCR presenciadas por leigos, 5% (157) retomaram a circulação espontânea e destes, 44% (88) sobreviveram ao episódio.

No grupo das PCR presenciadas por profissionais de emergência médica 16% (170) retomaram a circulação espontânea e destes, 63% (107) sobreviveram à PCR.

Nas 5175 PCR não presenciadas apenas 3% (138) dos doentes retomaram a circulação espontânea e 17 % (23) sobreviveram. Ainda, nas PCR presenciadas por leigos foram realizadas manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) antes da chegada das equipas de emergência em 1356 dos casos.

Destes 1356 doentes, 88 retomaram a circulação espontânea e 47 (58%) sobreviveram ao evento.

Conclusões: Embora a sobrevida global seja baixa, se considerados os subconjuntos específicos da PCR presenciada, a sobrevivência pode ser maior se pessoal leigo aprender SBV e se existirem Desfibrilhadores Automáticos Externos disponíveis.

Estes Programas de Desfibrilhação Automática Externa têm sido fortemente reforçados em Portugal nos últimos 2 anos.

Consulte o Poster do INEM e o resumo publicado na revista “Resuscitation” em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957213004693


FIRESHELTER52

28/11/2013

Simulacro com a intervenção dos Bombeiros Municipais de Olhão

A Unidade Autónoma de Re-Gaseificação de Olhão (UAG), na zona industrial da cidade, acolheu na passada semana um simulacro com a intervenção dos bombeiros municipais e técnicos da Medigás.

O exercício “testou as capacidades de intervenção conjunta dos elementos que integram as equipas de resposta a emergências”.

“Na operação, que decorreu com normalidade, garantiu-se a segurança de pessoas e bens, através da participação dos diferentes agentes de segurança, PSP, bombeiros municipais e Polícia Marítima”, refere a autarquia olhanense.

Uma rotura, durante uma descarga de num camião-cisterna de gás natural líquido, e um incêndio provocado por uma rotura de uma tubagem foram os acontecimentos testados no simulacro.

“A capacidade de resposta, quer dos bombeiros municipais, quer dos técnicos da Medigás, garantiu o sucesso desta intervenção”, explica a câmara de Olhão.

Este tipo de ações poderá minimizar o tempo de atuação das equipas de resposta a eventuais situações reais.


Em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com

FIRESHELTER52

Proteção ao Frio Intenso


Para nos protegermos do frio intenso por vezes descoramos outros aspectos importantes de segurança, assim quero deixar-vos aqui alguns dos problemas colaterais provocados belas baixas temperaturas.





Perigos em casa

INTOXICAÇÃO por monóxido de carbono - tenha especial cuidado com aquecimentos a lenha (lareiras, braseiras e salamandras). Para evitar a acumulação deste gás venenoso, que pode ser mortal, abra uma janela para renovação do ar.

INCÊNDIOS - podem ter origem na má utilização de aquecedores eléctricos ou sobrecarga da rede eléctrica devido ao funcionamento simultâneo de vários aparelhos.

- previna-as e redobre a atenção com as crianças e idosos.


QUEIMADURAS

Quando sair:»

Evite manter-se ao frio durante muito tempo e lembre-se que as diferenças de temperatura entre a rua e os interiores muito aquecidos desidratam a pele, o que pode causar lesões dolorosas nos lábios, rosto e mãos.

» Para evitar quedas tente não caminhar sobre gelo ou neve.

» Vista várias camadas de roupa, em vez de uma única peça muito quente. Evite as que fazem transpirar e as muito justas.

» Proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, use luvas, chapéu e cachecol.

Opte por calçado apropriado.

» Mantenha-se seco. O corpo arrefece mais rapidamente se estiver molhado ou exposto ao vento.

» Não exerça actividades físicas violentas (como tentar desempanar o carro ou limpar neve). O organismo já está em esforço para manter a temperatura corporal.

Efeitos do frio no organismo

» Com a exposição a temperaturas muito baixas os tecidos podem sofrer queimaduras pelo frio. As áreas mais afectadas são as mãos, pés, nariz e orelhas. Proteja a pele da acção directa do ar frio.

A hipotermia é um estado em que a temperatura corporal está abaixo do seu normal (37ºC).

» Manifesta-se por pele pálida ou arroxeada, até à perda gradual das capacidades motoras (tremor, dificuldade em andar e falar) e mentais (sonolência, confusão e perda de consciência.) Pode levar à morte se a vítima não for socorrida.


Em caso de QUEIMADURA PELO FRIO ou HIPOTERMIA

O que FAZER...

» Ligue 112 e siga as recomendações dadas.

» Proceda ao aquecimento gradual do corpo; não tente aquecer-se rapidamente:

» Vá para um local quente e seco;

» Retire a roupa molhada;

» Vista roupas secas e quentes e envolva-se em cobertores.

O que NÃO FAZER...

» Não ingira bebidas alcoólicas. A sensação de calor é enganadora pois, de seguida, sente-se ainda mais frio.

» Não beba líquidos com cafeína (ex.: café e chá) porque aumentam o esforço cardíaco

Em caso de necessidade ficam aqui os contactos telefónicos:

Bombeiros Municipais de Tavira: 281322122
Policia de segurança Publica de Tavira: 281322022
Guarda Nacional Republicana de Tavira:281329030
Policia Maritima:281321777
Cruz Vermelha Portuguesa Núcleo de Tavira: 281321667

FIRESHELTER52

26/11/2013

Aquecedores a Óleo... Use em segurança!!!!!

O ano passado foi postado aqui no SAFEPLACE52 e partilhado em outros espaços um assunto de elevada importância que reflete o saber das necessidades e conhecimento sobre o funcionamento e perigos dos aquecedores a óleo, este ano vamos voltar a falar sobre o tema, LEIA E PARTILHE:

Os aquecedores a óleo funcionam de uma forma relativamente simples. Imaginemos um recipiente metálico cheio de óleo.

No fundo desse recipiente existe uma resistência eléctrica. Ao fazermos passar corrente eléctrica através da resistência, esta aquece, e transmite calor ao óleo.
Este óleo transmite calor às paredes metálicas do recipiente. É essencialmente isto que se passa dentro de um aquecedor a óleo.

Hoje em dia, devido à regulamentação em vigor, existem várias normas de segurança que no caso dos aquecedores a óleo, obrigam a garantir a estanquicidade do reservatório metálico, para prevenir eventuais derrames.

Os aquecedores têm de resistir a choques e a tombos, sem quebrar a estanquicidade. Isso garante que no caso de um acidente "normal", como um tombo do aquecedor, o óleo não é derramado para o exterior.

Os aquecedores a óleo modernos estão todos providos de um termóstato que mede a temperatura do óleo.

No painel de controlo pode-se regular essa temperatura, e o termóstato serve para ligar e desligar o sistema eléctrico de forma a manter a temperatura do óleo dentro do intervalo programado.

Esse mesmo termóstato também é usado como mecanismo de salvaguarda. Caso a temperatura do óleo aumente demasiado, a energia é cortada para garantir a segurança do aparelho.

A parte eléctrica do aparelho está isolada electricamente do metal exterior.
No entanto, como com qualquer aparelho eléctrico, recomendam-se alguns cuidados básicos na sua operação.

As principais vantagens de um aquecedor a óleo são a sua segurança e operação silenciosa.

São considerados mais seguros que os aquecedores eléctricos com a resistência visível, pois estes últimos além de trabalharem a temperaturas bastante mais elevadas, apresentam sempre o risco de contacto com a resistência, o que é bastante perigoso.

Um aquecedor a óleo apresenta uma temperatura de contacto muito inferior.

Devido à forma como são construídos, e ao seu princípio de funcionamento, os aquecedores a óleo não precisam de cuidados especiais.

Não consomem oxigénio, nem atingem temperaturas muito elevadas.

Os principais cuidados acabam por ser os que se devem ter com qualquer aparelho que faz uso de energia eléctrica.

Devem manter-se a ficha e o cabo de ligação em bom estado.

Se algum destes componentes apresentar desgaste ou deficiência visível, deve ser reparado antes de se voltar a usar o equipamento.

Idealmente o aparelho deverá ter uma ficha como ligação à terra (obrigatório nalguns países) e deverá apenas ser ligado numa tomada que também possua ligação à terra.

Existem no entanto, vários modelos que se apresentam com uma ligação simples.
Se puder, opte por um aparelho com ligação à terra.

Deve ter atenção ao consumo eléctrico do aquecedor a óleo.

É obrigatória a indicação da potência e do consumo de corrente do aparelho.

Deve apenas ligá-lo numa tomada correspondente a um circuito com capacidade para fornecer a corrente necessária.

Em caso de dúvida deve consultar um técnico electricista.
Se usar extensões de tomadas, deve igualmente garantir que suportam a corrente necessária.
Os aquecedores a óleo destinam-se a serem usados em espaços interiores.

Alguns aquecedores trazem um acessório que permite pendurar roupa para a secar.

Recomenda-se que não deixe as peças de roupa muito tempo junto ao aquecedor, pois existem diferentes tipos de materiais têxteis, e no caso de algumas fibras sintéticas, estas podem derreter ou mesmo pegar fogo a temperaturas relativamente baixas.

Deve posicionar o aquecedor a óleo num local estável, preferencialmente afastado da parede, mas sem que haja riscos de que alguém tropece nele, ou no cabo de alimentação. Deve sempre garantir que há boa circulação de ar em torno do aquecedor.

Se o usar num quarto, por exemplo, deve ter cuidado com a roupa de cama para evitar que esta entre em contacto com o aquecedor.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais INEM e PSP juntos com comunidade escolar em Tavira

Bombeiros Municipais, Policia de Segurança Pública e SIV-INEM sediados em Tavira estiveram durante a manhã de hoje numa ação cívica junto dos alunos da Escola Don Paio em Tavira.

Estas equipas organizaram-se, e levaram até junto da comunidade escolar conhecimentos sobre o papel de cada entidade na resposta ao socorro.

O projeto foi inicialmente concebido para as turmas do ensino básico com vista de apróximar os estudantes do Sistema Integrado de Emergência Médica e sensibilizar para o reconhecimento do seu papel na sociedade.

Numa primeira parte, os estudantes ficaram num auditório onde assitiram a uma apresentação e palestra sobre o papel destas forças no socorro, SIOPS e SIEM, após o mesmo ter decorrido interagiram com os equipamentos e veiculos destas.

No final decorreu uma simulação das ações de concertação das equipas na resposta a um cenário de atropelamento multi -vitimas, o mesmo foi presenciado por muitos estudantes, professores e auxiliares que frequentam a escola.

Durante a simulação, houve a narração do desenvolvimento das ações de cada força para que os alunos pudessem observar que embora entidades diferentes com papeis distintos contribuem todos para um objetivo, garantir a segurança e o melhor tratamento às vitimas.

Nesta ação estiveram envolvidos uma enfermeira e um TAE da SIV-INEM, 3 Bombeiros Municipais, e 2 Agentes da PSP de Tavira.

:clique nas fotos para aumentar:






Veja a galeria completa de fotos em: SAFEPLACE52 NO FACEBOOK : clique aqui

FIRESHELTER52

23/11/2013

Deputada alerta para “falta de condições” nos bombeiros de Olhão

A corporação de bombeiros municipais de Olhão “vive momentos de precariedade que a tutela não deve ignorar”, afirmou hoje, em comunicado, a deputada Cecília Honório, eleita nas listas do Bloco de Esquerda pelo círculo de Faro.

A parlamentar questionou o Ministério da Administração Interna acerca da “falta de meios técnicos e humanos” na corporação olhanense.

Em causa está o não cumprimento de critérios de hierarquia e direção operacional na orgânica interna da corporação.

“A maioria dos bombeiros de Olhão estão na base da carreira, como bombeiros de 3.ª classe, sem a possibilidade de progredirem na carreira porque o acesso à formação coloca como requisito postos superiores aos existentes, de 2.ª classe ou superior. Desta forma, e estando bloqueada a progressão na carreira o acesso à formação é impossível”, refere a deputada bloquista.

Desta forma, esta corporação tem, por um lado, “bombeiros a desempenhar funções acima da sua formação sem a devida compensação remuneratória” e, por outro, “a total ausência dos quadros necessários ao comando das equipas de intervenção em teatro de operações”.

Cecília Honório aborda ainda “a total degradação dos meios técnicos e a falta dos recursos adequados a uma resposta de qualidade”.

Entre as várias situações assinaladas, a deputada destaca a degradação do equipamento de proteção pessoal, veículos obsoletos e a falta de condições para o treino e manutenção física ou treino específico de fogo real ou de desencarceramento.

.diariOnline RS
19:24 sexta-feira, 22 novembro 2013

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao início da noite de hoje a um acidente multi-vitimas na EN125 na Subida da Calçadinha perto de Tavira.

Uma colisão entre dois ligeiros provocou 4 feridos, alguns de nacionalidade estrangeira.

As vítimas foram socorridas no local pelos Bombeiros Municipais e pela SIV de Tavira e transportadas ao hospital em Faro.

No local estiveram 4 bombeiros Municipais apoiados por duas ambulâncias INEM SBV sediadas no CBM Tavira e ainda uma outra ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

A GNR e a concessionária da via também estiveram no local.

FIRESHELTER52

22/11/2013

Força Aérea Portuguesa resgata nove tripulantes de navio a afundar

A Força Aérea resgatou, no dia 22 de novembro, nove tripulantes de uma embarcação espanhola que afundava a cerca de 240 Km a Sudoeste do Cabo Espichel.

Pelas 11H40 o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa contactou o Centro de Operações Aéreas da Força Aérea a solicitar a ativação de meios aéreos para efetuar o resgate à tripulação da embarcação pesqueira “GHANDHI”, de bandeira espanhola e 20 metros de comprimento, que afundava.

A Força Aérea ativou as aeronaves de alerta EH-101 Merlin (helicóptero) e C-295M (avião), da Base Aérea N.º 6 (BA6) – Montijo - que seguiram para a zona de operações.

Pelas 14H55, os nove tripulantes (dos quais dois são portugueses, cinco espanhóis e dois peruanos) da embarcação tinham já sido resgatados pelo EH-101 Merlin e encontravam-se a bordo desta aeronave. O C-295M efetuou o acompanhamento e suporte de toda a operação.

Após o resgate, o EH-101 Merlin seguiu para o Aeródromo de Trânsito N. º 1 em Figo Maduro, onde aterrou pelas 16H06, tendo deixado os resgatados entregues às entidades competentes.

A Força Aérea foi informada que oito dos elementos da tripulação se encontravam bem de saúde e sem ferimentos e que um apresentava indícios de traumatismo craniano. A bordo do EH-101 Merlin seguiu um enfermeiro da BA6.





http://www.emfa.pt/

FIRESHELTER52

21/11/2013

Bombeiros Municipais respondem a Incêndios em Carros e Armazém

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram ativados ao início da noite de ontem para um veículo a arder perto da EN125 na zona do Livramento.

Dirigiram-se rapidamente ao local do incêndio apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e um Auto Tanque.

Quando chegaram ao local depararam-se com um ligeiro de passageiros a ser consumido pelas chamas.

(foto do primeiro veiculo a arder)...


Após iniciarem combate ao incêndio na viatura a arder, um popular informou que a alguns metros daquela zona outra viatura se encontrava também a arder.

A equipa deslocou de imediato um dos dois meios ao segundo local e à chegada deparam-se com uma viatura ela também toda tomada que já tinha alastrado a combustão a um armazém fechado a que estava encostada.

O incêndio no armazém desenvolveu-se no seu interior e estrutura entrando numa fase de combustão generalizada rapidamente, seguindo-se diversas explosões que o colocavam em perigo de colapso.

Face às condições do incêndio os Bombeiros Municipais desenvolveram a estratégia defensiva evacuando todas as residências nas imediações e iniciaram o respetivo combate.

Foram posteriormente apoiados por mais um Auto Tanque e outros dois veículos de combate a incêndios urbanos, um dos quais dos Bombeiros Municipais de Olhão.

As operações de combate decorreram até perto da meia-noite.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão apoiados por dois Veículos Urbanos de Combate a Incêndios, Dois Auto tanques, um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e um Auto comando.







FIRESHELTER52

20/11/2013

Ação de Formação Profissional nos Bombeiros Municipais de Tavira

Os elementos do curso de Operadores de Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos tiveram uma ação de formação durante a noite de hoje junto dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Inseridos em contexto de formação na área de Higiene e Segurança este grupo de alunos da Escola Secundária de Tavira deslocou-se ao quartel dos Bombeiros Municipais para receber formação de fenomenologia da combustão e agentes extintores.

Foi desenvolvida uma fase de componente teórica e uma outra fase prática que englobou a aproximação dos alunos aos materiais e agentes extintores usados no combate aos incêndios.

No final desenvolveram-se vários exercícios de combate a fogo real de classe A e B com diversos agentes extintores.

A turma foi seguida pela professora Sónia Gonçalves e a formação ministrada pelo Formador de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais João Horta.








FIRESHELTER52

19/11/2013

Messines - Ambulância dos Bombeiros Atropela Burro

No Algarve, uma ambulância de bombeiros de Messines matou um burro que se atravessou na estrada, na madrugada de 2ª feira.
A viatura registou danos avultados.



FIRESHELTER52

18/11/2013

Bombeiros Municipais dão Formação em Socorrismo a Autoridades do Concelho

Os Bombeiros Municipais de Tavira em parceria com a 4EMES iniciaram hoje uma formação de 50 horas de socorrismo dirigida às forças de autoridade.

Esta primeira formação é dirigida a um grupo de 16 formandos, elementos das forças de autoridade que operam no Concelho de Tavira e no distrito.

Assim, operacionais do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras SEF, Policia de Segurança Pública PSP, Policia Marítima PM e Guarda Nacional Republicana GNR encontram-se em aquisição de conhecimentos e competências na área do socorro pré-hospitalar.

Trata-se de uma formação com o nível de qualificação 2 do QNQ é ministrada por dois formadores dos Bombeiros Municipais de Tavira, José lúcio e João Horta.

FIRESHELTER52

17/11/2013

Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão Respondem a Acidente em Santa Catarina

Os Bombeiros Municipais de Tavira e Bombeiros Municipais de Olhão responderam durante a noite de hoje a um acidente de viação perto de Santa Catarina Tavira.

Um despiste de uma viatura ligeira fez duas vitimas uma das quais acabou por falecer, a outra após socorrida foi transportada ao Hospital de Faro.

No local estiveram dois Veículos de Salvamento e Desencarceramento dos Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão uma ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira e uma outra ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

O acidente ocorreu na estrada que liga Santa Catarina a Olhão, a poucas centenas de metros da Aldeia.

A circulação mantém-se condicionada as autoridades e alguns meios de socorro ainda se encontram no local no momento desta postagem.

Mais informações atempadamente...

FIRESHELTER52

Células: as fábricas da vida.

Um vídeo espectacular... Active as legendas...

FIRESHELTER52

15/11/2013

O homem e o domínio do fogo

Deixo-vos aqui um arquivo de relevante interesse coligido numa página de Bombeiros na Espanha que fala sobre a lâmpada de Davy,

A lâmpada de Davy é uma lâmpada de segurança inventado pelo cientista Humphry Davy Cornish que serve para evitar explosões causadas por inflamação de metano (fogo húmido) nas minas de carvão.

Nunca tal tinha pensado que poderia ocorrer este tipo de fenómenos.

O video é muito interessante e curioso.



FIRESHELTER52

A Dilatação do Aço

Uma boa explicação visual dos riscos envolvidos em estruturas de aço sem proteção, típico de alguns edifícios industriais em caso de incêndio.

FIRESHELTER52

14/11/2013

GNR caça Ladrões de Ouro de Tavira

Já tinham vendido as peças de ouro furtadas de uma moradia na zona das Palmeiras, Tavira, quando foram detidos pela GNR.

Os três ladrões, de 18, 20 e 21 anos, confessaram o crime e revelaram ter vendido as joias em quatro casas de compra de ouro na cidade de Faro, de onde os militares as conseguiram recuperar na totalidade.

Segundo o CM apurou, tudo começou no dia 4 de novembro, quando o trio, da Luz de Tavira, assaltou, por meio de arrombamento, a referida vivenda.

Além dos artigos de ouro, num valor não divulgado mas que ascenderá a vários milhares de euros, os gatunos furtaram um computador, relógios e dinheiro.

A GNR de Tavira foi alertada e desencadeou de imediato as investigações, tendo vindo a identificar os suspeitos quatro dias depois do furto.

A transação das peças de ouro, soube ainda o CM, foi feita por um dos suspeitos.

Este acabou por revelar à GNR não só quais as casas onde fez as vendas do ouro mas também os artigos que deixou em cada uma delas.

Uma vez na posse dessa informação e das fotos dos artigos furtados, que foram fornecidas pelos proprietários, os militares contactaram as casas de compra de ouro em causa, com vista a recuperar o material furtado.

Hoje, a GNR deverá receber as últimas peças que foram identificadas no decorrer de todo o processo.

O facto de, por lei, as casas que compram ouro serem obrigadas a manter as peças na sua posse, sem as vender ou fundir, durante 20 dias foi determinante para o sucesso da investigação.

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Sociedade/GNR-caca-ladroes-e-recupera-ouro.aspx

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real de Stº António respondem a Acidente na A22

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam ao principio da noite de hoje a um acidente de viação na A22.

Um despiste de um ligeiro de passageiros junto ao Nó da Pinheira na A22- Via do Infante fez deslocar ao local um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma ambulância de socorro.

Após a assistência o ferido recusou o transporte ao Hospital.

A GNR e a Empresa Concessionária também estiveram no local do acidente.

Após esta ocorrência os Bombeiros foram ainda ativados para um incêndio em detritos na zona da Altura.

FIRESHELTER52

Tribunal Dá Razão a SNBP sobre Providência Cautelar nos Municipais do Funchal e Porto

O Tribunal Fiscal e Administrativo do Funchal e do Porto aceitaram as providências cautelares interpostas pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais contra a aplicação das 40 horas semanais no Funchal e Porto respectivamente.

Esta providência tem como objetivo impedir a aplicação das 40 horas semanais nos Bombeiros Municipais do Funchal (previstas na revisão do Código de Trabalho).

Neste momento, estamos a aguardar a decisão dos tribunais sobre as diversas providências cautelares interpostas pelo SNBP, nomeadamente Machico, em relação ao arquipélago da Madeira.

O SNBP levantará providências cautelares a todos os municípios que quiserem aplicar as 40 horas semanais sem consultar as estruturas sindicais.

Em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com

FIRESHELTER52

EMERGÊNCY "The Ring Cracker"

As equipas de emergência são confrontadas diariamente com missões cada vez mais difíceis de executar.

Desta forma, os traumatismo nas extremidades que envolvem anéis e outros adornos tornaram-se um problema constante e um autêntico desafio à imaginação dos operacionais que os tem de remover.

Hoje, apresento-vos este vídeo onde é feita uma apresentação sobre este novo dispositivo, fica à discussão a opinião de cada qual...

FIRESHELTER52

Incêndios Urbanos e o Frio.... Chicago E.U.A. 2013

Em janeiro de 2013, um incêndio deflagrou num armazém de Chicago (EUA) sob um temperatura de -10°C.

Sob essas condições a água congela rapidamente e os bombeiros tiveram que ultrapassar assim 2 desafios: o fogo e o gelo.

As fotos foram coligidas em:http://www.rsvlts.com/2013/01/24/spectacular-photos-of-a-burning-chicago-warehouse-encased-in-ice-27-photos/

Clique para aumentar:











FIRESHELTER52