Separadores SAFEPLACE52

31/07/2014

GNR & PSP reforçam elementos para o Algarve

A Guarda enviou para o Algarve o Grupo de Intervenção, Unidade de Segurança e Honras do Estado, Cinotecnia e Cavalaria.

PSP enviou Corpo de Intervenção e Equipas Cinotécnicas e vai controlar trânsito em Faro, Tavira, Olhão e Portimão.

O Verão, até agora, ainda não mostrou um pico de criminalidade no Algarve mas, por prevenção, as duas forças de segurança reforçaram os efetivos habituais nesta região. 

O comando de Faro da GNR foi reforçado com 189 elementos, no conjunto. Dois pelotões do Grupo de Intervenção em Ordem Pública com 50 militares; uma equipa de quatro militares da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE); seis binómios (homem e cão) cinotécnicos da Unidade de Intervenção, uma equipa de segurança com nove militares da USHE; duas esquadras de cavalaria - 10 binómios (homem e cavalo) e 110 guardas provisórios em estágio do curso de formação de guardas, segundo dados avançados ao DN pelo comando geral da GNR.

A Direção Nacional da PSP, por sua vez, referiu ao DN que "Faro, tavira, Olhão e Portimão (para além de Lisboa, Porto e Setúbal) merecerão especial preocupação a nível rodoviário". 

O Algarve foi reforçado pela PSP com efetivos da Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervneçãoe Grupo Operacional Cinotécnico). Em agosto a PSP vai divulgar a localização dos radares. Cerca de 80% dos radares da polícia serão do conhecimento dos automobilistas através das plataformas digitais.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4055074

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio urbano na cidade de Tavira.

A pronta e rápida intervenção das equipas no terreno fez com que o incêndio fosse rapidamente dominado e as pessoas impossibilitadas de sair dos seus apartamentos nos pisos superiores fossem resgatadas com total segurança.

Alguns ocupantes do edifício foram assistidos no local pelas equipas das ambulâncias de emergência pré-hospitalar  SIV´s  e SBV´s e ainda uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação INEM, felizmente não foi necessário transportar ninguém ao hospital.

Estiveram empenhados 9 meios de Emergência Médica vindos de Faro, Olhão Vila Real de Santo António e Tavira.




Com uma estratégia ofensiva apoiado por um ataque eficaz e técnicas de ventilação, os Bombeiros Municipais dominaram e extinguiram rapidamente o incêndio, sendo que os trabalhos de consolidação de rescaldo e vigilância activa tenham sido prolongado durante a noite.


No local estiveram mais de duas dezenas de operacionais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios, uma Auto-escada, um Autotanque, um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios e um Auto Comando.




FIRESHELTER52

30/07/2014

Heli do INEM aterra nos Hangares para socorrer queimado

O Helicóptero do INEM aterrou hoje, cerca das 14h00, no núcleo histórico/habitacional dos Hangares – Ilha da Culatra – Ria Formosa, para socorrer e transportar para o Hospital de Faro um cidadão francês que sofreu, segundo informou a Algarve Press o médico do INEM João Garcia, “com queimaduras de 1º. e 2º. grau” na parte frontal do corpo.
Helic INEM p Hospit

Helic INEM casa
O jovem (cerca de 25 anos) sofreu as queimaduras “quando se encontrava a atear o carvão para uma churrascada, mas não reparou que perto se encontrava um recipiente com combustível, que se incendiou através de uma fagulha e provocou as queimaduras, bem como um princípio de incêndio nas janelas de uma habitação contígua, prontamente dominado”, disse ao nosso jornal um amigo que acompanhava o jovem francês.
Cruz Verm e Pol Marit trat doente
De salientar ainda a excelente colaboração entre elementos da delegação da Cruz Vermelha de Faro, permanente no núcleo da Culatra, e Polícia Marítima, que prestaram os muito importantes primeiros socorros ao sinistrado enquanto esperavam pela chegada do Heli e equipa médica do INEM.
Helic INEM com doente

Heli avistado doente a ser tratado
Acrescente-se que a aeronave teve de aterrar no perímetro (vedado) da Marinha, junto à ponte dos Hangares, com os cadeados dos portões a terem de ser arrombados por um morador, através de uma marreta, por falta das chaves.
Helic INEM deposito
Este sinistro trouxe, mais uma vez, à memória dos Hangarenses (que se juntaram em grande número no local) a luta pela construção e autorização do Heliporto da Culatra, construído pela população há cerca de um ano.
Manuel Luís – t e f
NOTICIA COPIADA IN: http://algarvepressnahora.wordpress.com/2014/07/29/heli-do-inem-aterra-nos-hangares-para-socorrer-queimado/

Embarcação em Dificuldades no Mar a 130 milhas de Sagres

Uma embarcação de pesca portuguesa com cinco tripulantes está em dificuldades a 130 milhas a oeste do Cabo de S. Vicente, em Sagres.

Tendo sido enviada uma corveta para prestar auxílio, informou a Marinha portuguesa.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Centro Coordenador e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) adianta que os cinco tripulantes a bordo da embarcação de pesca "Cristo Deus" encontram-se bem.

Segundo o MRCC Lisboa, a embarcação perdeu a propulsão depois do engenho que utiliza para pescar (covos) se ter enrolado nos veios e hélices.

Para o local foi enviada a corveta Baptista de Andrade, que a Marinha portuguesa estima que chegue junto da embarcação de pesca às 07h30 de quarta-feira, onde será feita uma avaliação da situação para garantir "a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação".

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/barco-com-5-pescadores-em-dificuldades

FIRESHELTER52

Bombeiros de Aljezur e Alcoutim com novo Veiculo de Combate a Incêndios

As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e Alcoutim receberam das autarquias locais um novo veículo florestal de combate a incêndios.

Trata-se de mais um equipamento adquirido pelos Municípios no âmbito da candidatura ao Eixo 2, do Programa Operacional do Algarve 21- Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve.

O objetivo principal desta candidatura visa dotar a região do Algarve de meios e equipamentos de proteção civil e de socorro mais modernos, para tornar a ação dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos corpos de bombeiros mais célere e eficaz, garantindo a segurança das populações residentes, turistas e visitantes.

Estão assim no algarve entregue esta semana 3 novos Veículos Florestais de Combate a Incêndios, aguardando-se ainda mais alguns.



FIRESHELTER52

29/07/2014

Equipas de Emergência Respondem a Grave Acidente em Cachopo

Ao inicio da manhã de hoje as equipas de emergência médica pré-hospitalar dos Bombeiros Municipais de Tavira, Bombeiros de São Brás de Alportel e diversos meios do INEM incluindo um Helicóptero de Emergência responderam a um acidente multi-vitimas a Norte da Aldeia de Cachopo.

Um despiste de um ligeiro de passageiros fez seis feridos, dos quais cinco ficaram encarcerados.

A pronta e eficaz resposta das equipas de emergência em concertação e trabalho de equipa desenvolveu uma resposta eficaz e operacional do socorro.

Após o desencarceramento e assistência no local de cada sinistrado 3 foram transportados em ambulância para o Serviço de Urgência Básica de Loulé e os outros 3 para o Hospital de Faro, sendo uma das vitimas seguiu no helicóptero de emergência do INEM.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por 3 ambulâncias de socorro, um veiculo de salvamento e desencarceramento e um veiculo de comando, estiveram ainda os Bombeiros de São Brás de Alportel com 2 ambulâncias de socorro e o INEM, com uma ambulância SIV sediada em Loulé, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação sediada em Faro e o Helicóptero do INEM sediado em Loulé.



FIRESHELTER52

28/07/2014

Relâmpago quase apanha casal durante filmagem

Um extraordinário vídeo... Não deixe de ver e partilhar...
Apenas 30 segundo, mas um susto que irá durar uma vida!

FIRESHELTER52

Pescador falece após resgate em alto mar no Algarve

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), coordenou durante a manhã de dia 25 de julho, uma operação de evacuação médica de um pescador, de nacionalidade portuguesa e de 65 anos, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca BRANCA DE SAGRES. A embarcação, de bandeira Portuguesa, encontrava-se a navegar 20 quilómetros a Noroeste do Cabo de São Vicente.

​O pescador apresentava fortes dores no peito e depois da avaliação do médico do INEM foi recomendada a sua evacuação para um diagnóstico mais diferenciado.

Foi empenhado o NRP Hidra que se encontrava a realizar ações de fiscalização marítima nas proximidades do incidente. 

O pescador foi evacuado, inconsciente, às 11h52, tendo sido realizadas manobras de reanimação pelos socorristas da lancha de fiscalização, durante o trajeto até ao porto da Baleeira onde se encontrava à espera uma ambulância do INEM apoiada pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

Apesar da rápida resposta prestada pelo NRP Hidra e pelo INEM viria a ser declarado o óbito pelas 13h20, no cais do porto da Baleeira. O corpo do pescador foi posteriormente encaminhado para a morgue do Hospital de Portimão.

Por: Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa

http://www.avozdoalgarve.pt/detalhe.php?id=2195

FIRESHELTER52

Número de acidentes no Algarve subiu a pique

O número de acidentes no Algarve subiu a pique com a chegada do verão. 

Ao que o CM apurou, em pouco mais de um mês, entre 15 de junho e 21 de julho, ocorreram mais de mil acidentes nas estradas algarvias.

Desde o início do ano já foram registados 16 mortos e 68 feridos graves.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, desde o início do ano e até 15 de junho, no espaço de seis meses e meio, ocorreram 3220 acidentes.

Com o arranque da época agitada de verão, em apenas um mês e seis dias, entre 15 de junho e 21 de julho, foram registados 1033, somando um total de 4253 acidentes.

Esta subida a pique está relacionada, segundo referiu ao CM fonte da GNR, com o "grande aumento do trânsito no verão, devido à chegada de milhares de turistas à região", associado "às más condições de algumas estradas e aos descuidos de muitos dos condutores".

Durante o fim de semana ocorrem os casos mais graves, devido a "excessos de velocidade e consumos de bebidas alcoólicas durante a condução", referiu a mesma fonte.

Um dos últimos acidentes graves nas estradas algarvias ocorreu na estrada que liga Carvoeiro a Lagoa, no dia 24 de junho.

Uma brutal colisão entre uma carrinha de transporte de mercadorias e um carro que transportava cinco jovens turistas francesas, que regressavam a casa nesse dia, tirou a vida a uma das ocupantes, com cerca de 20 anos. As outras quatro jovens ficaram feridas e as férias terminaram em tragédia

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/acidentes-sobem-a-pique-no-verao

FIRESHELTER52

26/07/2014

Peixe Aranha... O terror dos mares do sul

O peixe-aranha alimenta-se de crustáceos jovens e moluscos. É encontrado ao longo das costas do sudoeste europeu e do nordeste africano, parcialmente enterrado na areia, abaixo da linha da maré.

A fim de sobreviver quando a maré baixa, o peixe-aranha procura um pequeno regato deixado pelas águas que se retiram, e ali fica deitado sobre o ventre. Com sua cor acastanhada, ele pode ser confundido com um pedaço de madeira e passar desapercebido entre algas e conchas vazias.

Na realidade é uma armadilha escondida, pronta para disparar ao menor toque.

A segunda barbatana dorsal é longa, macia e inofensiva. Mas os opérculos (parte óssea que protege as brânquias) têm dois espinhos, cada um com duas pontas.

A primeira barbatana dorsal tem raios curtos e agudos que se eriçam ao toque do pé humano.

Junto à base dos espinhos existem sulcos por onde é segregado um veneno perigoso. Este veneno pode chegar ao sangue e paralisar o pé ferido e até mesmo a perna. Diz-se que, às vezes, essa infecção chega a ser fatal.

CLASSE DOS OSTEOÍCTIOS:

Peixes-Aranha: A designação de peixe-aranha engloba várias espécies.

A maioria das picadas em Portugal deve-se ao peixe-aranha-menor (Echiictys vipera ou Trachinus vipera).

Possuí um espículo venenoso junto de cada opérculo branquial e 3 dos raios da primeira barbatana dorsal são também venenosos.

Vivem em fundos arenosos móveis, mas vêm muitas vezes às zonas costeiras onde estão a poucos centímetros de profundidade, semienterrando-se na areia podendo picar um membro de alguem que esteja na praia.

Também podem ser apanhados em redes de pesca onde podem picar as mãos de pescadores mais incautos e os animais que se encontram por perto.

Este peixe apresenta grande vitalidade, permanecendo vivo muitas horas após serem retirados da água.; mesmo depois de mortos, a sua picada permanece venenosa por muito tempo.

A picada de peixe-aranha provoca uma dor violenta, intensa, intolerável, podendo durar 2 a 24 horas; é sujeita a exacerbações e irradia para a raíz do membro atingido, que fica edemaciado e, por vezes, apresenta sufusões hemorrágicas.

- As pessoas reagem ao veneno de acordo com a sua sensibilidade ao mesmo. Nos casos de alergia, a situação pode revelar-se extremamente perigosa.
Muitas vezes os nadadores salvadores, se a praia for concessionada, possuem um spray analgésico que poderá aliviar a dor.

O que fazer?

- Acalmar a pessoa
- Verificar sinais de reacção alégica (ex.: inchaço, dificuldade em respirar).

Caso se verifique reacção alérgica encaminhar a pessoa de imediato para o hospital.

- Lavar o local com soro fisiológico, verificar o número de picadas e espremer as picadas até sair sangue.

- Mergulhar o pé em agua quente tambem é um bom procedimento visto que o veneno destes peixes decompõem- se por acção do calor.

-E andar... (caso a picada tenha sido no pé) alguns minutos sobre uma supreficie dura,para retomar a sensiblidade da zona afectada

- Se após o procedimento a dor e o inchaço persistirem dirija-se a uma Unidade de Saude ou a um posto de Praia.

Não utilizar os metodos populares de:

Queimar com um cigarro, pois o tratamento de queimadura é mais complexo do que da picada que possivelmente passará ao fim de alguns minutos

-Não bater com uma tabua na zona afectada, para dor já basta uma :)

in Concessão Balnear Maria Eugénia Ferreira - Praia de Monte Gordo FACEBOOK

FIRESHELTER52

Extintores Explosivos para Incêndios Florestais


Os Bombeiros Municipais de Tavira possuem vários extintores indicados para o combate a incêndios florestais.
Tem uma característica especial, pois funcionam de forma explosiva, actuando sobre o incêndio na forma de abafamento e arrefecimento devido à água aditivada com um produto emulsor que contem no seu interior.

São empregues na maioria das vezes em ataque defensivo, a alguns metros de pontos sensíveis a defender.

À chegada da frente ou do flanco activo ao local onde se encontram instalados, o extintor é activado, explodindo e pulverizando a emulsão num espaço de até 5 metros, baixando consideravelmente a velocidade e intensidade do incêndio, por outras vezes procede mesmo à sua completa extinção.

O extintor é fabricado em plástico, possui uma carga explosiva e um cordão detonante com 2 metros, possui ainda uma alça de suspensão que lhe permite ficar fixo a um ponto.


Quando o incêndio atinge o cordão detonante, 10 segundos depois o extintor explode espalhando o agente na área.

Por vezes, no ataque directo ao incêndio atingido directamente o fogo com o lançamento do extintor sobre o mesmo também se produz algum efeito.

Estes extintores, embora no activo, são do ano de 1994, ano no qual em que esta patente foi lançada no mercado, deixando pouco tempo depois de ter grande impacto e visualização no serviço de Bombeiros.

Das características todas que possui são estas para mim as mais importantes e interessantes:

*Não explodem por simpatia
*Não explodem em cadeia
*Não explodem por golpes ou pancadas
*A sua efectividade não é alterada pelo factor climatérico ou pela noite

FIRESHELTER52

Na Fuseta mergulha-se com cardumes de mais de 1000 atuns

A escassos quilómetros de Olhão, frente à ilha da Fuseta, é agora possível mergulhar numa estrutura que alberga cardumes de mais de 1.000 atuns, atividade lúdica que visa também mostrar o setor da captura de atuns no Algarve.

Desde que se iniciou a atividade, a 19 de junho, já se realizaram mais de 50 mergulhos, com grupos até 15 pessoas, que mergulham com garrafa a uma profundidade de 15 metros ou em apneia, contou à Lusa António Pedro, da área comercial da Tuna Dive Tours.

"O que as pessoas nos dizem é que não faziam ideia do que era uma estrutura destas e a forma como se consegue ver um cardume", afirmou, acrescentando que este é o único local do país onde atualmente se pode fazer mergulho com atuns, em ambiente controlado.

Os atuns ali capturados, com uma média de peso de 150 quilos, são transportados em grande quantidade para o Japão, na carga de aviões comerciais, sobretudo a espécie bluefin, uma das mais apetecíveis para o mercado do sushi e cuja rota migratória passa pelo Algarve.


Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/junto-a-ilha-algarvia-da-fuseta-mergulha-se-com-cardumes-de-mais-de-1000-atuns

FIRESHELTER52

25/07/2014

PSP Identifica Suspeitos que Aterrorizaram a noite de Tavira

Em resposta aos actos de vandalismo em viaturas que ocorreram no início do mês de Junho no sotavento algarvio, de Tavira a Vila Real de Santo António, e que causaram prejuízos a muitas pessoas e alarme social, o Núcleo de Investigação Criminal do Comando Distrital da PSP de Faro deu início a uma investigação com o objectivo de identificar os autores dos actos em causa e acima de tudo evitar que se repetissem, caso os mesmos não fossem identificados com rapidez.

Ontem, no culminar da investigação desta PSP, que durou cerca de mês e meio, o Núcleo de Investigação Criminal, com o apoio da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da PSP de Vila Real de Santo António e do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, deu cumprimento a mandados de busca em duas habitações, sitas em Monte Gordo, tendo apreendido uma arma de ar comprimido CO2, 5 caixas com cerca de 900 esferas em aço calibre 4.5mm, duas botijas de gás CO2, um alvo próprio para a prática de tiro desportivo com dezenas de esferas em aço embutidas, 9 plantas de Liamba (cannabis), vários vinhos licorosos e artigos de mercearia suspeitos de serem provenientes de furtos ocorridos em Castro Marim e Vila Real de Santo António, e ainda um velocípede por se suspeitar ter sido furtado a uma empresa de aluguer.

Foram identificados os suspeitos pela prática dos actos de vandalismo, tratando-se de 4 indivíduos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 22 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, residentes em Vila Real de Santo António e Monte Gordo.

https://www.facebook.com/pspfaro?hc_location=timeline

FIRESHELTER52

Mass Training em SBV AlgarveShoping

Decorreu ontem no AlgarveShoping em Albufeira mais um Mass Training de Suporte Básico de Vida desenvolvido pelo INEM.

Centenas de pessoas poderam assistir às explicações dos algoritmos e desenvolver a atividade em conjunto com os Enfermeiros e com os Técnicos do INEM...



FIRESHELTER52



FORMAÇÃO "SURF SALVA" CHEGA AO ALGARVE

Após o arranque oficial das formações em junho, na praia de Carcavelos, as ações de formação "Surf Salva" estão a percorrer as praias de norte a sul do país, e estarão nas praias do Algarve, Alentejo, Sesimbra e Costa de Caparica durante o mês de agosto.

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, a formação "Surf Salva" destina-se a ensinar a surfistas técnicas de salvamento e suporte básico de vida a banhistas, e tem como objetivo reduzir o número de afogamentos, ao ensinar a estes surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas assegurando em conjunto praias mais seguras.

Tendo em conta que o verão é um período em que existe uma maior participação no surf e maior afinidade com o tema, as ações de sensibilização e formação têm como público-alvo os alunos de escolas de surf, bem como praticantes de surf e bodyboard. As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

As inscrições poderão ser feitas no local, na tenda Surf Salva que estará nas praias (calendário em anexo).
FIRESHELTER52

23/07/2014

Bombeiros Municipais Respondem a Vários Incêndios em Tavira

Tal como o dia de ontem, mais algumas ativações para incêndios rurais/florestais foram prontamente respondidas pelas equipas de primeira intervenção dos Bombeiros Municipais.

Pela manhã, perto da zona da Pegada, a Norte da Cidade de Tavira só a pronta e rápida intervenção da equipa de combate a incêndios apoiados por populares fez com que se debelasse à nascença um incêndio que eclodiu naquela zona, mas o dia não acabava aqui...

Perto das 17:30 em simultâneo com um acidente de viação as equipas de serviço dos Bombeiros Municipais foram ativados para um incêndio perto da Mata de Santa Rita no sitio do Valongo próximo da Caiana, onde ardeu quase meio hectare de mato.

Neste último, os Bombeiros Municipais de Tavira foram apoiados pelos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Bombeiros de Olhão, ainda reforçados por um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a respectiva brigada helitransportada sediados no Centro de Meios Aéreos de Cachopo.

O término das operações só se deu após as 19 horas.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira e a PSP de Tavira responderam a um acidente em Tavira.

O acidente ocorreu na Ponte dos Descobrimentos e fez dois feridos ligeiros, que após assistência por parte das equipas de emergência pré-hospitalar um acabou por ser encaminhado à Unidade Hospitalar.

A circulação automóvel ficou congestionada no local mas a PSP de Tavira controlou a situação da melhor forma.

No local estiveram 8 Bombeiros Municipais apoiados por uma Ambulância INEM-SBV e um Veículo de Salvamento e Desencarceramento sediados no CBM Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Tavira Recebem Novo Veículo Florestal

O Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira foi reforçado com um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios.

O novo equipamento chegou ontem à Corporação de Bombeiros e está neste momento em fase de instrução para optimização de procedimentos técnicos e operacionais.

Este equipamento vem reforçar a linha da frente do combate a incêndios florestais que tanto fustigam a área operacional do Corpo de Bombeiros.

Com características de combate e de ataque vantajosas, modernas e eficazes, apoiado numa estrutura capaz de se movimentar em todo o terreno vem também ele equipado com sistemas de segurança para os operacionais em combate e para a defesa dos seus ocupantes.

Uma mais valia para o sistema de proteção e socorro do concelho e da região.

Um equipamento moderno e de ponta entregue aos Bombeiros Municipais com a finalidade de servir mais e melhor a população.

(Clique nas fotos para aumentar)





FIRESHELTER52 

Novo Comandante nos Bombeiros de Albufeira


A cerimónia de tomada de posse do novo comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, António Coelho, decorreu na passada segunda-feira, no quartel da corporação.

Autoridades militares, civis e religiosas estiveram presentes na parada do quartel para assistir à sessão, com destaque para o presidente da câmara, Carlos Silva e Sousa, vereadores, o presidente da assembleia municipal, Paulo Freitas, o comandante e o 2.º comandante do Agrupamento Distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Vaz Pinto e Abel Gomes, respetivamente.

Após a leitura do despacho de homologação e da ata da tomada de posse, discursou, visivelmente emocionado, Luís Zeferino, o comandante cessante, com 36 anos de serviço nos bombeiros voluntários de Albufeira.

António Coelho, agora novo comandante dos bombeiros voluntários, onde está há mais de duas décadas, dirigiu as primeiras palavras ao seu antigo comandante. “Quando viajamos em direção ao futuro é no passado que encontramos pedaços da nossa importância.”

O novo comandante pretende “pugnar pela proteção, segurança e formação dos operacionais que integram o quadro ativo”, apoiar a associação no cumprimento das suas obrigações e em matéria de proteção civil, trabalhar dedicadamente e estar disponível para colaborar com o município e os seus serviços, com a ANPC/Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, com todos os agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes.

O presidente da câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, enalteceu a competência e qualidades humanas de Luís Zeferino, elogiou o novo responsável e comprometeu-se a continuar com “um olhar muito atento” para as necessidades dos bombeiros.


.diariOnline RS
09:51 quarta-feira, 23 julho 2014

FIRESHELTER52


21/07/2014

Bombeiros Municipais Respondem a 2 Incêndios no Concelho

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a dois incêndios florestais no concelho de Tavira.

As ignições foram prontamente resolvidas pelas equipas e pelos meios de proteção e socorro terrestres e aéreos.

Um dos incêndios eclodiu perto da zona das Cabanas de Tavira, sendo que de seguida surgiu um novo foco perto dos Currais dos Boeiros.


Os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados pelos Bombeiros de Olhão, Vila Real de Santo António um helicóptero bombardeiro ligeiro de ataque inicial com a respectiva brigada helitransportada e pela equipa de vigilância da Junta de Freguesia resolveram pronta e eficazmente todas as situações evitando assim complicações mais gravosas.

Não se esqueça, desde 1 de Julho até 30 de Setembro é proibido fazer o uso do fogo, mesmo em dias que o tempo se apresente mais fresco ou encoberto.

Não arrisque, o sucesso das nossas operações depende do seu comportamento e atitude.

Ajude-nos a travar o flagelo dos incêndios nesta altura do ano.

Em caso de Incêndio ligue de imediato 112

FIRESHELTER52

18/07/2014

Faz Hoje 2 Anos ... 17 Julho 2012....

O SAFEPLACE52 nunca deixaria passar em claro esta data que marcou a história dos Bombeiros Municipais de Tavira, do Concelho, da região, de Portugal...

A 17 de Julho de 2012, um dantesco incêndio florestal eclodia na serra de Tavira, na freguesia de Cachopo dizimando 24.000 hectares de florestas e campos na serra de Tavira e São Brás de Alportel.

Milhares de Bombeiros e Agentes dos Serviços de Proteção e Socorro, Serviços Sociais, Militares, e serviços governamentais mobilizavam-se apoiados pela população residente e de férias para travar combate com o malogrado incêndio que dizimou tudo à sua passagem...

Cada um com a sua ferramenta, com o que podia dar, com a ajuda necessária construiu-se uma fortaleza apoiada por uma legião destemida e moralizada para o que desse e viesse...

E foi assim os dias seguintes... Lutar, Lutar, Lutar,lutar...

Por isso este dia não deve passar ao lado dos Tavirenses e de todos aqueles que lá estiveram, pois todos demos o melhor de nós... e não relembrar o acontecido, tentar esquecer, esconder o que aconteceu é tirar o valor a todos os esforços dos combatentes que cá andaram.

Por isso em 2014 volto a dizer ... Obrigado.

FIRESHELTER52

Algarve - 300 Horas em Cursos Financiados

O INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO informa que estão abertas as inscrições
nos Cursos Financiados a decorrer de Julho a Setembro de 2014.

FIRESHELTER52

17/07/2014

UAM 685 PATRÃO JOSÉ ANDRADE DOS SANTOS

Lancha salva-vidas do ISN do modelo/classe alemã Wilhelm Hübotter.
As lanchas foram construídas em em 1987.
Dimensões: 9,0x2,70x0,90 m -
 TB: 5,6 t -
 Velocidade: 15 kn

Entrou ao serviço em Tavira - Quatro Águas, 2009-02-22

FIRESHELTER52

Encontrado Corpo de Homem Desaparecido na Ria em Tavira

Foi encontrado o corpo do trabalhador da Draga que trabalhava na zona da Barra de Tavira.

Infelizmente sem vida, 7 dias após o alerta do seu desaparecimento o cadáver foi encontrado na zona da Terra Estreita na Ria Formosa.

Zona de ria que se situa entre as 4 Aguas de Tavira e a Vila de Santa Luzia.

O corpo foi encontrado por uma embarcação que passava no local, alertando à posteriori as autoridades.

FIRESHELTER52