Separadores SAFEPLACE52

24/11/2015

Salva-vidas resgata pescador em Lagoa


A Estação Salva-vidas (ESV) de Ferragudo resgatou no passado dia 22 de novembro, um pescador lúdico, após queda de falésia a nascente da praia da Sra. Da Rocha, no concelho de Lagoa.

O alerta foi recebido pelas 17h46 e, não sendo possível resgatar a vítima por terra, foi empenhada a embarcação da ESV para efetuar o resgate.

O sinistrado, português de 24 anos, foi evacuado do local para a ESV de Ferragudo e, posteriormente, transportado pelos Bombeiros de Lagoa para o Hospital do Barlavento Algarvio.

Dois agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão deslocaram-se para o local para tomar conta da ocorrência.​

http://www.amn.pt/

FIRESHELTER52

1º Livro de nutrição oncológica

Numa altura em que os mais recentes estudos indicam que 1 em cada 3 pessoas sofre de cancro e que se prevê que dentro de 30 anos, com o desenvolvimento da doença, 1 em cada 2 pessoas possa vir a ser afectada por esta patologia, achamos muito pertinente desenvolver este livro, assente em princípios básicos e flexíveis da nutrição, que ajudará cada doente a conseguir encontrar a alimentação ou ementa adequada a cada momento e tratamento da sua doença, ultrapassando as barreiras da sua tolerância alimentar e mantendo os níveis de energia e defesas” explica a Presidente da Direcção da aTTitude, Bibi Sattar.

O livro “Receitas deliciosas para doentes oncológicos em tratamento” será lançado oficialmente no dia 7 de Dezembro. No entanto, será realizado a partir do dia 23 de Novembro um Pré-Lançamento, através de uma Campanha Online de angariação de donativos - por cada donativo no valor de 20€ é oferecido 1 livro. Os donativos podem ser feitos através do site www.nutricaooncologica.org.pt. A Campanha convida ainda todos os cibernautas a ter aTTitude através da partilha do hashtag - #eutenhoaTTitude.

As receitas provenientes da venda do livro, reverterão a favor de dois projectos: Programa de cursos de formação básica em nutrição oncológica e Programa de cursos de formação avançada em cuidados paliativos pediátricos.

sferreira@creativepress.pt

FIRESHELTER52

Segurança dos Aquecedores a Óleo


O ano passado foi postado aqui no SAFEPLACE52 e partilhado em outros espaços um assunto de elevada importância que reflecte o saber das necessidades e conhecimento sobre o funcionamento e perigos dos aquecedores a óleo, este ano vamos voltar a falar sobre o tema, Partilhe:

Os aquecedores a óleo funcionam de uma forma relativamente simples. Imaginemos um recipiente metálico cheio de óleo.

No fundo desse recipiente existe uma resistência eléctrica. Ao fazermos passar corrente eléctrica através da resistência, esta aquece, e transmite calor ao óleo.
Este óleo transmite calor às paredes metálicas do recipiente. É essencialmente isto que se passa dentro de um aquecedor a óleo.

Hoje em dia, devido à regulamentação em vigor, existem várias normas de segurança que no caso dos aquecedores a óleo, obrigam a garantir a estanquicidade do reservatório metálico, para prevenir eventuais derrames.

Os aquecedores têm de resistir a choques e a tombos, sem quebrar a estanquicidade. Isso garante que no caso de um acidente "normal", como um tombo do aquecedor, o óleo não é derramado para o exterior.

Os aquecedores a óleo modernos estão todos providos de um termóstato que mede a temperatura do óleo.
No painel de controlo pode-se regular essa temperatura, e o termóstato serve para ligar e desligar o sistema eléctrico de forma a manter a temperatura do óleo dentro do intervalo programado. Esse mesmo termóstato também é usado como mecanismo de salvaguarda. Caso a temperatura do óleo aumente demasiado, a energia é cortada para garantir a segurança do aparelho.

O óleo é um material isolante, pelo que a parte eléctrica do aparelho está isolada electricamente do metal exterior. No entanto, como com qualquer aparelho eléctrico, recomendam-se alguns cuidados básicos na sua operação. As principais vantagens de um aquecedor a óleo são a sua segurança e operação silenciosa.

São considerados mais seguros que os aquecedores eléctricos com a resistência visível, pois estes últimos além de trabalharem a temperaturas bastante mais elevadas, apresentam sempre o risco de contacto com a resistência, o que é bastante perigoso.

Um aquecedor a óleo apresenta uma temperatura de contacto muito inferior.

Devido à forma como são construídos, e ao seu princípio de funcionamento, os aquecedores a óleo não precisam de cuidados especiais.

Não consomem oxigénio, nem atingem temperaturas muito elevadas.

Os principais cuidados acabam por ser os que se devem ter com qualquer aparelho que faz uso de energia eléctrica.

Devem manter-se a ficha e o cabo de ligação em bom estado. Se algum destes componentes apresentar desgaste ou deficiência visível, deve ser reparado antes de se voltar a usar o equipamento. Idealmente o aparelho deverá ter uma ficha como ligação à terra (obrigatório nalguns países) e deverá apenas ser ligado numa tomada que também possua ligação à terra.

Existem no entanto, vários modelos que se apresentam com uma ligação simples. Se puder, opte por um aparelho com ligação à terra.

Deve ter atenção ao consumo eléctrico do aquecedor a óleo. É obrigatória a indicação da potência e do consumo de corrente do aparelho. Deve apenas ligá-lo numa tomada correspondente a um circuito com capacidade para fornecer a corrente necessária.

Em caso de dúvida deve consultar um técnico electricista. Se usar extensões de tomadas, deve igualmente garantir que suportam a corrente necessária.
Os aquecedores a óleo destinam-se a serem usados em espaços interiores. Não os use no exterior.

Alguns aquecedores trazem um acessório que permite pendurar roupa para a secar.

Recomenda-se que não deixe as peças de roupa muito tempo junto ao aquecedor, pois existem diferentes tipos de materiais têxteis, e no caso de algumas fibras sintéticas, estas podem derreter ou mesmo pegar fogo a temperaturas relativamente baixas.

Deve posicionar o aquecedor a óleo num local estável, preferencialmente afastado da parede, mas sem que haja riscos de que alguém tropece nele, ou no cabo de alimentação. Deve sempre garantir que há boa circulação de ar em torno do aquecedor.

Se o usar num quarto, por exemplo, deve ter cuidado com a roupa de cama para evitar que esta entre em contacto com o aquecedor.

FIRESHELTER52

23/11/2015

O que é um Bico de Papagaio - Porque doí?

Osteofitose é uma patologia que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras cujo disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, está comprometido. 

Essas alterações, os osteófitos ou bicos-de-papagaio, surgem como consequência da desidratação do disco intervertebral, o que favorece a aproximação das vértebras e torna possível a compressão das raízes nervosas. 

O nome bico-de-papagaio pelo qual a doença se tornou popularmente conhecida deve-se à semelhança dessa expansão óssea com o bico recurvado da ave.

Afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em pessoas mais jovens expostas a fatores de risco, como a má postura, sedentarismo e obesidade, não esquecendo a predisposição genética e o desgaste natural dos discos intervertebrais próprio da idade. 

Os principais sintomas são dor forte, limitação dos movimentos, perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos e, em alguns casos, formigueiro.

Não existe tratamento para recuperar o disco intervertebral e os bicos-de-papagaio quando se instalam exigem cuidados para toda a vida. 

Analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar a dor, mas o essencial é desenvolver hábitos que facilitem a correção dos problemas de postura. 

Desta forma, a Fisioterapia, utilizando técnicas manipulativas e meios físicos, juntamente com a prática regular de exercício físico, são recursos benéficos para o controle da doença. 

Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, tais como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamentos.

Se sofre desta doença, procure ajuda na Clínica de Medicina Física e Reabilitação na CVP de Tavira para o controle e tratamento da mesma.

FIRESHELTER52

AGENDA SOLIDÁRIA DOS AMIGOS DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE FARO

Projeto de solidariedade arranca amanhã e visa angariar receitas para humanizar espaços pediátricos

Dando continuidade à iniciativa de sucesso já realizada em anos anteriores, a Associação dos Amigos de Pediatria do Hospital de Faro lança este ano uma nova edição das Agendas solidárias, editando a AGENDA 2016. 

Num formato útil, prático e carregado do simbolismo por ser integralmente concebida com os desenhos de crianças assistidas neste Centro Hospitalar, o projeto visa angariar receitas para humanizar espaços pediátricos, promovendo o bem-estar dos pequenos utentes que passem pela unidade de saúde.

Quem deseje contribuir para a causa, adquirindo um ou mais exemplares da AGENDA 2016 que, de acordo com a organização, é “sempre uma excelente opção de presente para as festividades que se avizinham”, podê-lo-á fazer no Serviço de Pediatria do Hospital de Faro.

Os restantes pontos de venda serão oportunamente anunciados no site ou através do emailamigospediatria.hfaro@gmail.com, sendo que estarão disponíveis já amanhã, dia 21 de novembro, na«Caminhada da Prematuridade», a ter lugar a partir das 14h30 no Parque Ribeirinho de Faro, numa iniciativa promovida pelo Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica do CHAlgarve para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade.

Por: CHAlgarve

FIRESHELTER52

22/11/2015

TAP abriu candidaturas para Oficiais de Operações de Voo

A companhia aérea procura candidatos para a função de Oficial de Operações de Voo.

Está a decorrer o período de candidaturas ao posto de Oficial de Operações de Voo, na conhecida companhia aérea portuguesa. 

Procuram-se homens ou mulheres, com o 12.º ano de escolaridade, licença de Oficial de Operações de Voo válida, que dominem o português e o inglês – escrito e falado – e que possuem conhecimentos de informática, na ótica do utilizador.

A TAP dá preferência a candidatos com experiência profissional na função, que detenham conhecimentos de francês, também escrito e falado. 

O perfil ideal deverá preencher requisitos como, capacidade de comunicação e de planeamento e organização, facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa, e sentido de responsabilidade.

Para enviar a sua candidatura, clique aqui. Deve fazê-lo até ao dia 30 de novembro, anexando o seu CV detalhado e Licença de VOO.

http://www.empregopelomundo.com/noticias/tap-abriu-candidaturas-para-oficiais-de-operacoes-de-voo/

FIRESHELTER52

Promoção EDP – Troque lâmpadas de halogéneo por LED

Tudo o que seja poupar é normalmente do interesse das pessoas. Para quem está disposto a conseguir poupar cerca de 86% de energia com a substituição das suas lâmpadas de halogéneo tradicionais por lâmpadas LED então saiba que a EDP tem actualmente uma promoção.

A EDP tem actualmente em curso uma promoção que permite a qualquer pessoa trocar as lâmpadas de halogéneo convencionais por lâmpadas LED a um preço bastante reduzido. 

Para quem já andou nestas andanças sabe certamente que uma boa lâmpada LED custa algum dinheiro e daí que esta promoção feita pela EDP seja interessantes.

Na loja

Nas lojas EDP poderá efetuar a troca de 2 lâmpadas de halogéneo por 2 lâmpadas LED por apenas 2,95€ por pack.

Oferta apenas disponível para lâmpadas com casquilho GU10.

Segundo a própria EDP, a poupança poderá chegar aos 86%.
Vamos a um exemplo:

A família Gomes é composta por 4 pessoas. Substituíram na sua habitação as suas lâmpadas de foco de halogéneo por lâmpadas LED e alcançaram as seguintes poupanças e melhorias de eficiência energética:

86% de redução no consumo total de eletricidade
17€ de poupança anual
16,4€ de investimento inicial
12 meses para o retorno do investimento

39 kg CO2 eq Redução anual de CO2Esta acção da EDP é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Oferta limitada a 200.000 unidades na troca em lojas EDP e a 100.000 unidades na troca em casa.

FIRESHELTER52

20/11/2015

Sismo a 20 km do Cabo de S. Vicente

IPMA registou sismo a 20 km do Cabo de S. Vicente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou ontem pelas 21h57, nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.9 na escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 20 km a Sudeste do Cabo S. Vicente em Sagres.

Em comunicado, o IPMA adiantou que o sismo não causou danos pessoais ou materiais.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

Salva-Vidas Resgata Cadáver no Mar

A Marinha anunciou hoje a recuperação de um corpo, na quinta-feira, na zona da Torre de Aspa, em Vila do Bispo, a 10 metros de profundidade, pela Polícia Marítima de Lagos.

O alerta foi dado telefonicamente por um praticante de caça submarina, “que afirmou ter avistado um corpo preso a uma rocha, a uma profundidade de cerca de 10 metros”.

As operações de mergulho, realizadas por uma equipa de mergulhadores forenses, foram apoiadas, por mar, pela embarcação SR-33, pertencente à estação salva-vidas de Sagres e, por terra, por agentes do comando-local de Lagos, tendo o cadáver sido transportado para a morgue do Hospital de Portimão.

Por: Lusa

FIRESHELTER52

Tavira ganha novo campo relvado

O Município de Tavira celebrou, hoje, dia 20 de novembro, com a empresa Construções Ezequiel Pinho Moreira, Lda., o contrato para a empreitada de arrelvamento sintético do campo de futebol anexo ao Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

No montante de €259.206,24, estima-se que a obra inicie em janeiro de 2016 e tenha um prazo de execução de quatro meses.

A intervenção propõe a execução de um campo para futebol de onze e outro para futebol de sete, destinado fundamentalmente a formação de jovens. 

As marcações dos dois campos distinguem-se pela cor das linhas. O relvado ocupará uma área de 4275m2.

O projeto prevê a colocação de relvado com capacidade para suportar um uso de 2000h/ano, correspondendo aos critérios definidos pela FIFA para assegurar a qualidade do relvado.

 Está, igualmente, prevista a instalação de um sistema de rega automatizado.

A concretização desta obra vai ao encontro das expetativas de muitos tavirenses e que, agora, será uma realidade.

FIRESHELTER52

AVISO À POPULAÇÃO: FRIO

SITUAÇÃO

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 20 de novembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para os próximos dias:

Acentuada descida das temperaturas, mas significativa amanhã (21/11) mantendo-se a tendência de descida para os dias seguintes, com máximas a rondar 6-9ºC nas regiões do interior e 10-15ºC nas regiões do litoral. As temperaturas mínimas a situarem-se abaixo dos 0ºC nas regiões do interior Norte.

Vento a soprar moderado a forte (<45 Km/h) do quadrante Norte com rajadas da ordem de 80 a 85 Km/h, respetivamente no litoral Oeste e nas terras altas, até meio da tarde de amanhã (21/11). 

A tendência será para diminuição da intensidade do vento no domingo (22/11).
Possibilidade de formação de gelo e/ou geada nos vales mais abrigados do interior.

As características de tempo frio, associadas ao vento que se fará sentir aumentarão a sensação de desconforto térmico na população.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

 EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:



#Piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior;
#Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;
#Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos;
#É necessário especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

 MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

>Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;
>Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras;
>Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;
>Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;
>Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

A Direcção-Geral da Saúde recomenda a adoção das seguintes medidas (www.dgs.pt):
*Que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
*O uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
*A proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
*A ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
*Especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

ANPC

FIRESHELTER52

5as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos

Já é conhecida a data para as 5as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos, dedicadas ao conhecimento nos diversos domínios da segurança ao incêndio. 

Este evento, que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), terá lugar dias 1 e 3 de junho nas instalações LNEC.

A organização das JORNIC reforça que “a segurança aos incêndios urbanos assume particular importância pelo risco normalmente associado a este tipo de acidentes, tendo como objetivo a redução do número de ocorrências, das vítimas mortais, dos feridos, dos prejuízos materiais, dos danos patrimoniais, ambientais e de natureza social.”

Com o propósito de promover um debate alargado sobre este tema, o evento destina-se a engenheiros, arquitetos, professores, investigadores, técnicos, licenciadores e demais entidades do sistema de proteção civil.

No âmbito da conferência é encorajado o contributo de investigadores e docentes estrangeiros, nomeadamente de países da comunidade lusófona, de Espanha, de países da América Latina e outros. 

Estas comunicações deverão ser submetidas até à data limite de 29 de fevereiro de 2016, sendo que os resumos alargados deverão ser submetidos previamente - até 30 de novembro de 2015 - na página de internet do congresso.

FIRESHELTER52

19/11/2015

Exército abre vagas para Oficiais

ABERTO CONCURSO PARA O 1.º CFO/CFS 2016 EM REGIME DE CONTRATO

Informa-se que estão abertos, a candidatos civis e militares, os concursos de admissão de voluntários para a prestação de serviço militar, em regime de contrato, nas categorias de Oficial e Sargento.

Requisitos:

Oficiais: 40 vagas.

Especialidades: Engenharia de Estruturas , Ciências da Educação, Inglês, Engenharia Informática, Engenharia Geográfica, Informação Geográfica, Infantaria, Artilharia, Cavalaria.

Data Limite para concorrer: 20Nov15.

Para formalizares a tua candidatura, deverás consultar o aviso de abertura, publicado em Diário da República, 2.ª série - N.218 - 6 de novembro de 2015, onde está disponível toda a informação necessária para concorreres.

Local:

Todo o País (Todo o País)
Entrada:

Imediata
Caso não seja contactado nos próximos 15 dias úteis, é porque a sua candidatura não cumpriu integralmente os requisitos para a função, ficando por isso em Base de Dados para futuras acções de recrutamento.

http://www.empregosonline.pt/Ofertas/Detalhe.aspx?ofid=7e72d53c-83ad-4352-8272-11078a8832df

FIRESHELTER52

Espirometrias gratuitas à população

No âmbito do Dia Mundial da DPOC, as Farmácias Holon do Algarve sensibilizam a população para uma doença que afecta 800 mil portugueses e promovem a realização de rastreios gratuitos à saúde respiratória.

Para comemorar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), as seis Farmácias Holon da região do Algarve promovem a realização de espirometrias gratuitas.

“Com a implementação do serviço ‘Respirar Melhor Holon’ as equipas foram desafiadas a aprofundar conhecimentos na área respiratória e a melhorar a intervenção farmacêutica junto dos utentes, particularmente através da avaliação da função respiratória e formação para a utilização dos dispositivosinalatórios”, explica Ema Paulino, Diretora do Departamento de Projetos e Serviços.

“O ano de 2015 fica marcado pela publicação da Portaria nº246/2015, que refere que no início de 2016 as câmaras expansoras vão passar a ser comparticipadas. Esta excelente notícia permitirá melhorar a efetividade das terapêuticas inalatórias a muitos dos nossos utentes e representará certamente poupanças significativas para o sistema de saúde”, refere Ema Paulino.

“Os nossos farmacêuticos continuam a apostar na prevenção e identificação precoce de uma doença que se anuncia como a terceira causa de morte a nível mundial até 2020”, conclui Ema Paulino.

De novembro a dezembro estão disponíveis espirometrias gratuitas nas seguintes Farmácias Holon do Algarve, durante o horário normal de funcionamento:

FIRESHELTER52

Transportado de Tavira para VRSA por falta de linha para suturar um dedo

Um homem, residente em Tavira, foi transportado numa ambulância do INEM desde o centro de saúde daquela localidade até ao serviço de urgências de Vila Real de Santo António, devido a um corte num dedo, por não haver linha para efetuar a sutura.

“Ao dirigir-se ao centro de saúde para ser assistido, já que estava a sangrar bastante, foi-lhe dito que não podia ser assistido ali porque não tinham linha para coser o dedo e que teria que vir para Vila Real de Santo António”, contou ao Jornal do Algarve António Dourado, um utente que assitiu à chegada do paciente.

Aquele utente decidiu denunciar o caso ao nosso Jornal, referindo que se sentiu “chocado” com a situação. “Não havia linha para dois ou três pontos num dedo? Isto mostra bem o estado em que chegou a saúde no nosso país”, lamentou.

http://www.jornaldoalgarve.pt/transportado-de-tavira-para-vrsa-por-falta-de-linha-para-suturar-um-dedo/

FIRESHELTER52

Frio... Muito Frio a caminho

O frio está a chegar...e vem a valer! 

Uma superfície frontal fria deverá no dia de Sábado condicionar o estado do tempo em Portugal Continental (de Norte a Sul) com vento forte e períodos de chuva.

Após a sua passagem a partir da noite de Sábado espera-se, devido à entrada de uma massa de ar frio, uma acentuada descida das temperaturas e queda de neve (no caso de haver precipitação) acima dos 1000 metros de altitude.
Devido à conjugação ar frio e vento forte, o windchill (temperatura sentida na pele) na serra da Estrela, por exemplo, poderá este fim de semana atingir -15ºC! 

Os valores de temperatura mínima deverão descer aos negativos em várias regiões principalmente do Norte e Centro.

Veja aqui os meteogramas das previsões para a zona de Tavira...


FIRESHELTER52

16/11/2015

Cursos de 1ºs Socorros - ISLASUBVRSA

Qualquer pessoa interessada pode realizar este curso, principalmente se é amante dos desportos ao ar livre.

O objectivo não é formar socorristas profissionais, mas sim será capacitado para agir até que o socorro médico de emergência profissional chegue. 

Serão abordados conhecimentos teóricos e práticas relativas às diversas fases do auxílio de emergência, incluindo os primeiros socorros, tais como, introdução aos sistemas do corpo humano, assistência primária, ressuscitação cardio-pulmonar, técnicas de primeiros socorros, utilização do desfibrilhador externo e a administração de oxigénio. 

Uma emergência é um acontecimento inesperado, com menor ou maior gravidade, que requer (re)acção imediata.

Sábado 28 de Novembro e Domingo 29 de Novembro 2015


FIRESHELTER52

Tavira - Tentava sair do Supermercado sem Pagar

Num comunicado pela efectuado pela PSP sobre a atividade na região, entre conduções sob o efeito de alcól e agressões à a reportar uma situação ocorrida em Tavira, na qual a Policia teve de intervir.

Pela prática do crime de furto, ontem no decurso da tarde, desta feita em Tavira, foi detido um suspeito, estrangeiro, que tentava sair de um supermercado com um carinho de compras com cerca de mil euros em artigos, tendo sido impedido de sair pelos seguranças do espaço, sendo solicitada a presença das autoridades. 

Apurou-se que, para além do ilícito em causa, o suspeito se encontrava em situação irregular em Território Nacional, sendo por estes factos, detido.

Registou-se ainda durante o fim-de-semana, a detenção de 2 suspeitos, em cumprimento de Mandados Judiciais.

avozdoalgarve

FIRESHELTER52

Algarve fecha ano com cerca de 10 mil acidentes

Segundo comunicado da Comissão de Utentes da Via do Infante, com a formação de um novo governo "abre-se um novo ciclo de esperança no país, incluindo o Algarve".

As lutas anti-portagens vão entrar numa nova fase quando se aproxima o quarto aniversário da sua aplicação na região, a 8 de dezembro de 2011.

A CUVI refere que o Algarve deverá fechar o ano com a cifra de 10 mil acidentes, entre 1 de janeiro e 21 de outubro deste ano registaram-se 7943 acidentes, mais 957 do que no mesmo período do ano passado.

Ainda este ano e no mesmo período ocorreram na região 32 vítimas mortais, mais 12 do que em 2014 e mais 15 do que em 2013.

Os feridos graves também aumentaram, passando de 111 em 2014 para 138 em 2015.

Faro é o quarto distrito do país onde houve mais acidentes, só ultrapassado por Lisboa, Porto e Braga.

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai promover no próximo sábado, dia 21 de novembro, a partir das 17 horas, no Moto Clube de Faro, uma Assembleia de Utentes para debater as consequências de quatro anos de portagens no Algarve e agendar novas ações de luta para a sua abolição imediata.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

13/11/2015

GNR e Guardia Civil "caçam" cinquenta fardos de droga

Militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de S.º António realizaram, hoje, uma operação conjunta com o Serviço Marítimo de Huelva e a Companhia de Isla Cristina, ambos da Guardia Civil, da qual resultou a apreensão de cerca de 1 500 quilos de haxixe e uma embarcação, por parte da congénere espanhola.

Durante a manhã, os militares daquele Subdestacamento aperceberam-se de movimentos suspeitos ao largo de Isla Cristina tendo de imediato, comunicada a ocorrência à Guardia Civil.

Tratou-se de uma operação conjunta onde foram acionados meios das Forças envolvidas, com o objetivo de intercetar e fiscalizar as embarcações que entravam na barra do Rio Guadiana e que na altura navegavam nas imediações do porto de pesca Isla Cristina.

Após abordagem de várias embarcações, pelas 11h00, a Guardia Civil procedeu à apreensão de uma embarcação de pesca que estava atracada no porto de pesca de Isla Cristina com cinquenta fardos de droga, cerca de 1 500 quilos de haxixe.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

Bombeiros de Loulé Respondem a Acidente com Encarcerado

Os Bombeiros de Loulé responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação no sitio da Alfarrobeira em Loulé.

Do acidente resultaram duas vitimas tendo uma das quais necessidade de ser desencarcerada.

Estiveram envolvidos no socorro e assistência os Bombeiros Municipais de Loulé, a Cruz Vermelha Portuguesa, a GNR e o INEM.


Ficam aqui algumas fotos que chegaram ao SAFEPLACE52.


FIRESHELTER52

Condicionamento de trânsito: 1.ª Meia Maratona de Tavira

O Município de Tavira informa que devido à realização da 1.ª Meia Maratona de Tavira | 1.ª Marcha Corrida Mini Maratona Tavira – Liberty 2015, no dia 15 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, é necessário proceder ao condicionamento de trânsito.



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Atropelamento em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da manhã de hoje a um atropelamento na Cidade de Tavira.

Do acidente resultou um ferido que foi assistido e transportado ao Hospital de Faro pelas equipas de emergência.

A circulação na via ficou ligeiramente afetada mas a autoridade tomou rápida e eficazmente conta da ocorrência.

Estiveram envolvidos no socorro os Bombeiros Municipais de Tavira com uma equipa numa ambulância de emergência médica pré-hospitalar e a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

Navios da Marinha com visitas abertas ao público

A Marinha Portuguesa vai comemorar o Dia Nacional do Mar, que se assinala na próxima segunda-feira, com diversas iniciativas, entre as quais batismos de mar, um concerto e visitas gratuitas entre 14 e 16 de novembro.

Estarão abertos ao público alguns Navios da República Portuguesa, entre os quais o NRP Viana do Castelo, que estarão atracados em Portimão, Sesimbra, Olhão, nos Açores e na Madeira. Os navios estarão disponíveis para visita entre as 10:00 e as 18:00

Ainda na segunda-feira, a Autoridade Marítima Nacional abre a visitas alguns faróis, tanto em Portugal continental como nos Açores e na Madeira, entre as 14:00 e as 17:00.

Entre os faróis abertos ao público encontram-se os faróis do Cabo da Roca e do Cabo Carvoeiro, o farol da Ponta do Pargo, na Madeira, ou o farol da Ponta da Ilha, na ilha do Pico, Açores.

O Dia Nacional do Mar assinala-se a 16 de novembro e é uma data comemorativa instituída pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, ratificada por Portugal.

FIRESHELTER52

12/11/2015

Ofir Chagas apresenta livros sobre «História de Tavira»

O escritor Ofir Chagas vai apresentar, nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, os dois volumes da obra «História de Tavira».

Ajudar os tavirenses a melhor conhecer a sua terra é um dos objetivos do autor, que abordará os primórdios da existência da localidade, quem a tornou portuguesa, as grandezas e adversidades durante a monarquia e a vivência ao longo das últimas décadas, nomeadamente no Estado Novo e no pós-25 de abril, para além de salientar “os grandes tavirenses que, ao longo do tempo, glorificaram a sua terra”.

Na sessão marcada para dia 28, às 16:00 horas, na biblioteca municipal Álvaro de Campos, o livro será apresentado por José Carlos Vilhena Mesquita.

No dia 5 de dezembro, às 16:00, no auditório do Clube de Tavira, a apresentação do livro estará a cargo de José Joaquim Peralta Castro Centeno (capitão-de-mar-e-guerra).

.diariOnline RS

FIRESHELTER52

Tavira assinala a Semana da Diabetes

O centro comercial Tavira Gran-Plaza, em parceria com a UCC Talabriga e o ginásio Gymnasium, vai desenvolver uma ação de sensibilização no sábado, 14, acompanhada de uma aula de zumba e de uma flash mob pela Diabetes.

O objetivo passa por alertar a comunidade “quer para a prevenção, quer para o controlo da diabetes, de forma a proteger o nosso futuro”, refere o espaço comercial.

A ação contará com a presença de técnicos de saúde credenciados, que irão esclarecer dúvidas, recomendar a mudança de hábitos incorretos para a saúde, detetar situações de risco e aconselhar o encaminhamento para a equipa de saúde familiar para avaliação avançada.


FIRESHELTER52

Marinha inativa engenho explosivo na ilha da Culatra

Um engenho explosivo (pirotécnico militar) foi inativado hoje na ilha da Culatra, na costa do núcleo dos Hangares, pelo Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Armada.

Segundo adianta a Marinha, a Polícia Marítima garantiu um perímetro de segurança e os mergulhadores, identificaram e neutralizaram «o engenho explosivo que tinha dado à costa, sendo que os detritos resultantes da inativação foram removidos do local». As operações foram coordenadas pelo Capitão do Porto de Olhão.

A Marinha adverte que «que este tipo de engenhos apesar de aparentarem um estado estável e seguro, podem estar funcionais e com carga explosiva completa».
Por isso, «sempre que for encontrado um engenho deste tipo, não deverá ser removido, e a Autoridade Marítima Local deverá ser de imediato alertada através de contacto direto ou do número nacional de emergência – 112».

.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Loulé Abrem Concurso

Encontra -se aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação deste aviso no Diário da República, procedimento concursal destinado à constituição de reservas de recrutamento na categoria de Bombeiro Recruta da carreira de Bombeiro Municipal do Corpo de Bombeiros para o preenchimento até ao limite de 15 postos de trabalho, com recurso à constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado.

Sabe mais em https://dre.pt/application/file/70990150

FIRESHELTER52

11/11/2015

Alterações de cobertura TDT- DTH

“Desde a transição da televisão analógica para a televisão digital terrestre (TDT), em 2012, quando a população passou a aceder aos canais nacionais de acesso livre exclusivamente através do sinal digital, a rede TDT tem vindo a ser ajustada, de forma a ultrapassar algumas dificuldades que foram sendo identificadas.

A informação divulgada pela MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., então PT Comunicações, S.A. - sobre o tipo de cobertura disponível nas diversas zonas do território nacional foi sendo, também ela, atualizada, de modo a incorporar as alterações introduzidas na rede, bem como a corrigir divergências entre o tipo de cobertura efetivamente disponível e a informação divulgada.

Neste contexto, alguns locais que inicialmente estavam identificados como dispondo de cobertura TDT por meios terrestres (emissores e retransmissores) passaram a estar identificados como zonas de cobertura complementar (satélite ou DTH), devendo, nessa medida, os residentes adaptar ou readaptar as suas instalações de receção. (…)

Nos casos em que a informação sobre o tipo de cobertura disponível num dado local tenha sido alterada, de TDT para DTH, a MEO está obrigada a ressarcir os utilizadores visados dos custos incorridos ou que venham a verificar-se em consequência da alteração, uma vez que estes não devem ser prejudicados em razão quer das alterações introduzidos na rede, quer de eventuais incorreções na informação inicialmente prestada por aquela empresa.

Para que os utilizadores disponham de um meio simples que lhes permita saber se a informação relativa à cobertura disponível nas suas moradas terá sido alterada e, em consequência, se terão direito ao ressarcimento dos custos necessários para readaptar a sua instalação de receção, a ANACOM determinou à MEO, por decisão de 1 de outubro de 2015, a concretização, de um plano de informação aos utilizadores que esclareça quais as zonas/localidades em que foi alterada a cobertura disponível, de TDT para DHT, desde 2012.

Esta informação já está disponível e pode ser consultada na página da TDT na Internet (http://tdt.telecom.pt), no separador Alterações de cobertura do menu superior da respetiva página de entrada, e consiste num ficheiro estruturado por distrito/concelho/freguesia/localidade. Este ficheiro inclui o histórico de alterações de cobertura TDT para DTH, bem como a data em que foi alterada a informação.

No mesmo local são também indicados os documentos que devem ser apresentados pelos utilizadores visados para serem reembolsados dos custos em que incorreram na sequência da alteração da informação relativa ao tipo de cobertura disponível na sua morada, bem como os contactos disponíveis para a apresentação do pedido de reembolso. (…)”.

http://www.cm-tavira.pt/site/content/aviso/altera%C3%A7%C3%B5es-de-cobertura-tdt-dth

FIRESHELTER52

10/11/2015

Caminhar sob as Estrelas pela Diabetes em Tavira

Caminhar sob as Estrelas pela Diabetes em Tavira
Quarta-feira, 11 de novembro de 2015 às 20h30
Concentração: Praça Da República
Largada de balões azuis e círculo humano azul pela prevenção da diabetes.

Dress code: Roupa azul pela diabetes, lanterna e colete reflector.

https://www.facebook.com/ViverBemComADiabetes/?fref=nf

FIRESHELTER52

09/11/2015

Bombeiros respondem a Acidente em Cacela

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam a um acidente de viação perto de Cacela.

Uma colisão frontal entre dois ligeiros na zona do sitio da Coutada fez 3 feridos.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros e INEM foi determinante para o eficaz socorro e assistência às vitimas que foram todas transportadas à SUB de Vila Real de Santo António.

Estiveram envolvidos no socorro um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e duas ambulâncias de socorro dos Bombeiros de Vila Real apoiados ainda por uma ambulância INEM-SIV sediada em Vila Real de Santo António e a GNR.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Resgatam Cão de Poço na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira resgataram de um poço na serra de Tavira uma cadela que inadvertidamente lá caiu.

O acidente ocorreu perto do Faz-Fato na freguesia da Conceição de Tavira a Norte da Mata de Santa Rita, o animal estava hipotérmico mas vivo graças à população e donos que lançaram um objeto onde o animal se pode agarrar e lutar pela vida.

Os operacionais desceram apoiados por material de salvamento em grande ângulo até ao interior do poço onde ainda dentro de água estabilizaram e resgataram prontamente o animal para a superfície.

A equipa e os donos assistiram posteriormente o animal que foi em segurança para casa.

Estiveram envolvidos na operação de socorro populares, Bombeiros Municipais e ainda a GNR.

FIRESHELTER52

Marinha: Falta de meios para socorro a náufragos

Chefe do Estado-Maior da Armada diz que o Instituto de Socorros a Náufragos não tem pessoal suficiente para funcionar, em prontidão, 24 horas por dia.

"Há alguns problemas mais localizados, designadamente na zona costeira e no âmbito do Instituto de Socorros a Náufragos, onde há, de facto, limitações de pessoal. Isso é assunto que está para ser resolvido mas, nesta fase, não temos pessoal em número suficiente para garantir uma prontidão em 24 horas por dia", disse a Autoridade Marítima Nacional, o almirante Luís Fragoso, aos jornalistas, na Figueira da Foz.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/marinha-portuguesa/marinha-assume-falta-de-meios-para-socorro-a-naufragos

FIRESHELTER52

08/11/2015

Registadas duas Mortes em Praias Algarvias

Fim de semana trágico para duas pessoas que faleceram no mar em praias Algarvias sem vigilância.

A primeira situação ocorreu numa praia em Albufeira ontem, onde um turista Irlandês na praia do Peneco, foi visto a entrar no mar para nadar.

As autoridades receberam um alerta pelas 15:43, dando conta de que o homem estaria a flutuar.

Apesar das tentativas de reanimação prestadas no local ao turista, o óbito viria a ser declarado.


A segunda situação ocorreu hoje onde um homem morreu na praia de Albandeira, no concelho de Lagoa.
As equipas de emergência ainda tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso.

De acordo com as informações recolhidas junto do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, o alerta foi recebido pelas 15:06 e originou a deslocação ao local da Polícia Marítima, dos Bombeiros de Lagoa, do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Instituto de Socorros a Náufragos.

As autoridades estão a apurar as circunstâncias que levaram à morte da vítima.

A praia não é vigiada nesta altura do ano e o mar estava agitado por vento levante e ondas com cerca de três metros, constatou a mesma fonte.

FIRESHELTER52

Salva-Vidas Assiste embarcação em Risco com 11 Tripulantes em Lagos

O Capitão do Porto de Lagos coordenou hoje, dia 7 de Novembro, pelas 12h30, uma operação de assistência a uma embarcação com avaria nos motores, que se encontrava a realizar atividade marítima turística, ao largo de Lagos.

O alerta foi recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido de imediato empenhados para o local, uma embarcação semirrígida do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, com dois Agentes, e a embarcação de grande capacidade de assistência "Diligente", da Estação Salva-vidas de Sagres.

A primeira ação realizada foi o transporte de 11 passageiros para o interior do porto de Lagos, recorrendo à embarcação da Polícia Marítima (PM), ficando apenas a bordo os tripulantes e cinco passageiros com capacidade de mobilidade reduzida.

Em virtude das condições meteorológicas adversas na aproximação do porto de lagos e, de forma a serem minimizados os riscos de acidente, foi decidido prosseguir o reboque para o porto de Portimão, por este estar mais protegido da ondulação de sudeste que se fazia sentir. As operações de reboque foram efetuadas pela embarcação "Diligente", com o apoio da embarcação da PM.

A embarcação sinistrada atracou no estaleiro, no porto de Portimão, pelas 16h30. Nenhum dos passageiros necessitou de assistência médica.

amn

FIRESHELTER52

Levante Bate na Costa Algarvia

A costa sul algarvia está sob Aviso Amarelo por causa do Levante, com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta aviso para a agitação marítima deverá manter-se pelo menos até ao fim da tarde de hoje, pelas 18h00.

Em compensação, a água do mar na costa algarvia tem uma temperatura entre os 20 e os 21ºC. Isso conjugado com as máximas da temperatura do ar entre os 18/22ºC e o dia de sol faz adivinhar um belo dia de praia, com os devidos cuidados com o estado do mar.

FIRESHELTER52

07/11/2015

Salva Vidas Resgata Pescador que caiu de Falésia

Um pescador lúdico romeno, com 44 anos, caiu de uma arriba na praia do Zavial (Vila do Bispo). 

O homem escorregou e caiu de uma altura de mais de 30 metros. Acabou por ser resgatado já sem vida pelo salva-vidas de Sagres, cerca de uma hora depois do acidente ter ocorrido. 

As operações de busca contaram com elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo. 

Quando foi encontrado, o INEM ainda tentou reanimá-lo, mas sem sucesso.

http://barlavento.pt/

FIRESHELTER52

Incêndio de Tavira e São Brás serviu de mote ao Congresso Nacional sobre Incêndios Florestais

O congresso “I Seminário da Rede Incêndios – Solo” e “I Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos”, realizado na Universidade do Algarve, entre os dias 4 e 6 de novembro, culminou com uma visita técnica a São Brás de Alportel e uma sessão explicativa sobre o forte incêndio que afetou o concelho em julho de 2012.

O salão nobre dos Paços do Concelho de São Brás de Alportel acolheu esta sexta-feira, a sessão informativa que marcou o encerramento do congresso e deu início à visita técnica com ponto de partida no concelho de Tavira, na zona da Catraia, seguindo-se os sítios de Parises, Cabeça do Velho e Lajes, localidades no centro da área ardida, e os sítios do Bengado, Mesquita Baixa e Desbarato, na zona limítrofe do incêndio.

Durante a visita os participantes do congresso, tiveram a oportunidade de conhecer a área afetada pelo incêndio de julho de 2012, que deflagrou em Tavira e chegou ao concelho de São Brás de Alportel, tendo destruído perto de 25 mil hectares entre os dois concelhos.

Em paralelo ao congresso o município são-brasense aderiu à iniciativa “A Terra Treme”, um exercício público no âmbito do risco sísmico assinalado com uma simulação com o intuito de sensibilizar a população em geral a relembrar os princípios base de um comportamento preventivo assente em três gestos: baixar, proteger e aguardar.

O exercício de simulação foi assinalado às 11h06 contando com a adesão de todos os funcionários da autarquia, professores, funcionários e alunos do Agrupamento de Escolas e munícipes. 



Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

05/11/2015

Curso de Aperfeiçoamento de governo de embarcações

Atentos à necessidade da padronização formativa nacional, está a decorrer o CAGE, um curso no âmbito da Autoridade Marítima Nacional, direcionado para a bolsa de formadores da Escola da Autoridade Marítima. 
O curso teve início no dia 26 de outubro e irá prolongar-se até dia 20 de novembro de 2015.

Durante quatro semanas serão abordados os módulos de técnicas de sobrevivência no Mar, embarcações de pequeno porte, moto de salvamento marítimo e embarcações até 9 metros.

​O CAGE tem por objetivo preparar os 12 participantes, militares, militarizados e civis que prestam serviço na Autoridade Marítima Nacional, de forma a adquirirem competências formativas nas vertentes dos módulos lecionados, para futuramente serem certificados como formadores das mesmas valências.​

amn.pt

FIRESHELTER52

Bombeiros Olhão e Faro responderam a Acidente na En125

Os Bombeiros Municipais de Olhão e os Bombeiros Sapadores de Faro responderam durante a madrugada de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 125.

O acidente ocorreu por volta das 4 da manhã na localidade de Torrejão, Olhão.

Estiveram envolvidos na assistência socorro e salvamento os Bombeiros Sapadores de Faro com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e um Veiculo de Combate a Incêndios, juntamente com os Bombeiros Municipais de Olhão com um outro Veiculo de Combate a Incêndios.

Do acidente resultou uma vitima que foi assistida pelas equipas de assistência e socorro no local e transportada pelo INEM ao Hospital.

Foto coligida in: Bombeiros Sapadore Faro in Facebook

FIRESHELTER52

03/11/2015

Proteção Civil do Algarve considera que alerta azul foi eficiente e ajustado

O comandante distrital de Proteção Civil do Algarve defendeu hoje que o estado de alerta azul emitido pela autoridade nacional no domingo para a região foi «eficiente e ajustado» e a prova é que «tudo correu bem».

"Parece-me que o estado de alerta declarado [pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)] provou-se que foi eficiente e ajustado", disse aos jornalistas Vítor Vaz Pinto, sublinhando que a "prova evidente é que nunca houve falta de meios em lado nenhum" da região, sobretudo na zona de Albufeira, a mais fustigada pela forte chuva.

Aquele responsável refutava, assim, as críticas da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (Asprocivil) de que a ANPC deveria ter aumentado o nível de alerta para a região, no domingo, de azul para vermelho, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado o Algarve sob aviso vermelho.

Vítor Vaz Pinto, que falava aos jornalistas após uma reunião na Câmara de Albufeira, que reuniu várias entidades, aproveitou para esclarecer que os avisos emitidos pelo IPMA são dirigidos à população, para que adote medidas de prevenção, e que os alertas emitidos pela ANPC têm a ver com o dispositivo de forças a acionar em resposta às situações.

"O trabalho de casa foi feito, há planos prévios de intervenção que foram acionados, há planos de emergência que estavam em vigor e que estão a funcionar e tudo funcionou da forma que era expectável", declarou.

Aquele responsável frisou, ainda, que estiveram envolvidos nas operações 1.200 elementos da Proteção Civil, apoiados por mais de 400 meios técnicos.

Em comunicado enviado na segunda-feira à agência Lusa, a Asprocivil refere que a ANPC devia ter aumentado o nível de alerta, já que o IPMA tinha colocado sob aviso vermelho - nível de situação meteorológica de risco extremo - o distrito de Faro, devido à previsão de chuva forte entre as 09:00 e as 15:00 de domingo.

A Asprocivil adiantou que, segundo informação divulgada pelo IPMA, entre as 05:00 e as 14:00 de domingo “choveram 102 litros (média habitual seria de 90 litros) por metro quadrado”, acrescentando ainda que, “entre as 12:00 e as 13:00, foi a hora em que mais choveu”, sendo que os dados recolhidos indicam 20 litros por metro quadrado naquela hora.

As chuvas intensas que se abateram sobre Albufeira no último domingo afetaram sobretudo o centro da cidade, destruindo estradas e viaturas e devastando estabelecimentos comerciais.

A dimensão dos estragos, que ainda não estão quantificados, já levou o presidente da Câmara de Albufeira a pedir ao Governo a declaração do estado de calamidade pública.

Por: Lusa

FIRESHELTER52

Pego do Inferno pode ficar visitável já para o ano

O Pego do Inferno, em Tavira, pode voltar a estar acessível ao público já para o ano, se a meteorologia ajudar, uma vez que, durante o Verão passado, não teve água.

A Câmara Municipal tem previstas obras de requalificação do espaço, financiadas ao abrigo do programa Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), mas, mesmo antes de a candidatura ser aprovada, a autarquia quer devolver-lhe a visitabilidade e a «dignidade».

Em conversa com os jornalistas durante a Fam Trip promovida ao concelho de Tavira, pela Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho adiantou que «já no próximo ano, com ou sem candidatura, iremos fazer – desde que haja água – com que o pego seja limpo e visitável, não pela parte de cima, mas pela parte de baixo, para que volte a ser uma zona com dignidade».

No entanto, para que isso aconteça, «é preciso que chova, para que a cachoeira possa ter água. Devido a dois anos secos que tivemos, o pego não tem água, tem um ar desolador, mas, felizmente, depois do incêndio, já retomou o verde», adiantou o autarca.

Jorge Botelho já tinha avançado ao Sul Informação, em Julho, que havia intenção de avançar com obras no Pego do Inferno, mas que a Câmara não tinha o valor necessário disponível (cerca de 1 milhão de euros) e que, por isso, ia ser apresentada uma candidatura no âmbito do novo quadro comunitário.

Agora, em Outubro, o autarca atualizou essa informação e diz que «temos 500 mil euros previstos numa candidatura através do DLBV, em parceria com a In Loco e, se for aprovado, faremos a intervenção de reaproveitamento».

Na internet continua ativa uma petição para que a recuperação do Pego do Inferno avance, neste momento, com mais de 1500 assinaturas.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52