Separadores SAFEPLACE52

31/03/2018

APP - Sugiro.eu

Uma cidadania mais próxima!


É possível uma cidadania mais próxima quando temos as ferramentas certas, as quais permitem a qualquer Cidadão sugerir melhorias à Administração Local ou Central.

Uma dessas ferramentas é uma aplicação móvel que não obriga ao registo prévio do Cidadão, nem o obriga a saber a quem deve apresentar a sugestão.

Sugira, partilhe e siga de perto....

Instale a aplicação e ajude a resolver ou criar melhorias concretas na divulgação do nosso património, tantas vezes esquecido. Use a aplicação sugiro.eu e indique medidas concretas de como o podemos divulgar melhor!

GNR de Tavira em Perseguição a Alta Velocidade

Uma patrulha do Posto da GNR de Tavira por volta das 6 da manhã de sexta, estranhou as movimentações suspeitas de uma carrinha na zona da Luz, após ordem de paragem a carrinha colocou-se em fuga na direção de Olhão.


Uma fuga rápida e perigosa de onde os meliantes tentaram atingir o veiculo policial com garrafas de gás que lançara desde a carrinha contra o carro da GNR.

A carrinha acabou-se por despistar, e numa perseguição apeada os militares conseguiram apanhar um meliante que ficou detido.

A carrinha tinha sido furtada e no seu interior tinha garrafas de gás, bicicletas e outros bens roubados na zona.

Um bom e exemplar trabalho das nossa autoridades que merecem todo o nosso respeito e admiração.

http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/ladroes-atiram-botijas-de-gas-contra-a-gnr

FIRESHELTER52


Polícia Marítima de Portimão resgatou duas praticantes de paddle

Na passada quarta-feira, dia 28 de março, foi recebida no piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão um alerta do Centro de Operações Marítimas, informando que duas praticantes de paddle estavam à deriva a nascente da praia de Alvor, próximo da costa rochosa, segundo informou a Autoridade Marírima.


A partir desse alerta, uma embarcação da Polícia Marítima que se encontrava em missão de patrulhamento e fiscalização numa zona próxima dirigiu-se de imediato para o local.

Elementos da Polícia Marítima verificaram então, que duas adolescentes que apresentavam algum cansaço, não conseguiam ir para terra em segurança, tendo sido recolhidas e transportadas para junto dos seus familiares, que se encontravam na mesma praia.

algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Bombeiros de São Brás com Novo Veiculo de Combate a Incêndios

Hoje foi um dia importante para todos os Sambrasenses e em especial para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.


Com a aquisição deste no novo Veículo Florestal Combate Incêndios (VFCI), financiado pelo programa POSEUR Portugal 2020 em cerca de 80% e em cerca de 20% pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, o Corpo de Bombeiros ficou mais operacional e capaz de responder a incêndios florestais.

O Sr. Prior António Faria procedeu à Benção do veiculo e de todos os que com ele vão operar.
Foi ainda apresentada aos munícipes a Equipa de Sapadores Florestais do Município à qual aproveitamos para desejar as maiores felicidades nesta nobre missão que agora iniciam.

FIRESHELTER52

29/03/2018

Sismo de 2.7 a sul de Albufeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que foi hoje registado pela 09h46, nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.7 da escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 40 km a Sul-Sudoeste de Albufeira.


FIRESHELTER52

II Estafeta da Liga dos Combatentes Faro Tavira

A Liga dos Combatentes vai levar a efeito a II Estafeta da Liga dos Combatentes, Faro – Olhão – Tavira no próximo dia 15 de Abril, associando assim esta prova às comemorações do Centenário da Batalha de La Lys.


Esta competição, que tem tido grande sucesso no distrito de Faro, passa por três concelhos, os Núcleos de Faro, Olhão e de Tavira e conta com a participação média de cerca de 300 atletas de clubes federados, forças de segurança, forças militares e equipas de atletas não federados.

A prova visa a promoção de um estilo de vida saudável, através da prática de actividade física ao ar livre, no entanto abraça também uma causa, pois a mesma tem um carácter de solidariedade social, no apoio aos combatentes destes três concelhos, que tanto lutaram pelo nosso país

A edição de 2018 introduz a possibilidade de inscrição de duplas, sendo o percurso de 33 quilómetros, dividido em dois troços, as duplas participam englobadas sem definição de escalão nem género.

Esta prova está inserida no Calendário Regional da Associação de Atletismo do Algarve, com um percurso em asfalto de 33 quilómetros.

postal.pt

FIRESHELTER52

28/03/2018

Workshop de Primeiros Socorros “Podes Salvar uma Vida”

Castro Marim recebe Workshop de Primeiros Socorros “Podes Salvar uma Vida”


Diariamente, existe uma real possibilidade de nos confrontarmos com situações de emergência e, muitas vezes, não nos sentimos preparados para atuar. Mas a nossa atuação podia salvar uma vida.
Com o objetivo de nos capacitar para agir nestas situações, a Câmara Municipal de Castro Marim promove, no dia 7 de abril, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, o workshop “Podes Salvar uma Vida”, pela médica Verónica Aquilino. 

A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelas 15h00, e é gratuita e aberta a toda a população.

A ação de sensibilização pretende, essencialmente, transmitir os cuidados a ter em primeiros socorros nos casos de enfarte, engasgamento, entre outros. A aplicação dos procedimentos corretos pode reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência da vítima até chegar a assistência definitiva.

“Saber o que fazer e, sobretudo, saber o que não fazer, porque improvisar pode provocar maiores lesões e, muitas vezes, na ânsia de ajudar um familiar, um amigo ou um colega, é o que se faz. Salvar uma vida pode estar ao alcance de qualquer um. Basta saber como”, declara o autarca, e também médico, Francisco Amaral.

FIRESHELTER52

Temperaturas cairão mais de 8 graus a partir desta quinta-feira

Depois de uma semana muito ensolarada começando em grande parte do país e com as temperaturas da primavera nas horas centrais do dia, e mesmo um pouco quente em certas regiões do leste e sul da península superior a 25 e até 30ºC! , o clima muda novamente a partir desta quinta-feira com uma queda significativa nas temperaturas e no retorno da chuva.


A aproximação de uma nova região de baixa pressão do Atlântico Norte em face dos próximos dias provocará um trecho final da Páscoa marcado pela passagem de pequenas frentes com chuva, alguma neve, vento e, sobretudo, temperaturas mais fresco

A descida térmica já começou na quarta-feira nas regiões ocidentais da península (Galiza, Astúrias, Castela e Leão, Extremadura e grande parte de Portugal), mas a queda mais acentuada nos termómetros ocorrerá nesta quinta e sexta-feira , quando perderemos entre 6 e 8 graus em áreas amplas.


FIRESHELTER52

Aplicação e-SEGURNET em Vez da Declaração Amigável

A aplicação e-SEGURNET facilita a participação e a comunicação de um sinistro automóvel à sua seguradora.


Criada pelas seguradoras, esta aplicação é uma alternativa à tradicional declaração amigável (DAAA).

Permite ainda manter os seus dados e dos seus veículos facilmente acessíveis. 

A geolocalização, utilização de fotos e ajuda no preenchimento tornam a participação mais simples quando o acidente acontece!

3 Vantagens

1- SIMPLES
Evita erros e um preenchimento demorado com o pré registo dos seus dados e dos seus veículos.

2-PRÁTICO

Utiliza as funcionalidades do seu smartphone, tais como a geolocalização e a câmara, de forma a documentar melhor a ocorrência.

3-RÁPIDO

Informa automaticamente as seguradoras envolvidas evitando deslocações e entregas em papel.

Saiba mais em https://www.e-segurnet.pt/

FIRESHELTER52

CÂMARA de Faro ATRIBUI 60 MIL EUROS A BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

O Presidente da Câmara Municipal de Faro e o Presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro, que gere a corporação de Bombeiros Voluntários, assinaram no passado dia 26 um protocolo de colaboração que vai permitir ao Município investir 60 mil euros na melhoria das condições de operacionalidade desta corporação e no apoio à sua importante missão no âmbito do sistema de proteção civil do Município.


O objetivo é apoiar as missões de proteção e socorro desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários durante este ano civil.

Para o Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, trata-se de “um esforço suplementar que o concelho faz para apoiar os seus bombeiros. Isto corresponde a uma vontade comum de ter um corpo de voluntários ainda mais forte, mais moderno e funcional, o que nos parece importante para, conjuntamente com os nossos Sapadores, tornarmos ainda mais seguro o ambiente para as pessoas e bens no nosso território”.

Por seu lado, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro, Steven Sousa Piedade, reconheceu e agradeceu o esforço da autarquia e reiterou o seu compromisso em “continuar a empenhar todos os meios à disposição, na defesa da segurança e socorro das nossas populações. Com este apoio, damos continuidade ao trabalho que tem sido feito em estreita colaboração com o Prof. Rogério Bacalhau e que tem permitido à corporação recuperar paulatinamente a sua situação financeira e, ainda, incrementar os seus níveis de operacionalidade técnica e material.”

Por: CM Faro

FIRESHELTER52

27/03/2018

Limites de Explosividade -

Antes de ocorrer um incêndio ou explosão, três condições devem ser cumpridas simultaneamente.


Combustível, (ou seja, gás combustível) e oxigénio (ar) deve existir em certas proporções, juntamente com uma fonte de ignição, como uma faísca ou chama. 

A proporção de combustível e oxigénio que é necessária varia com cada gás combustível ou vapor.

A concentração mínima de um determinado gás combustível ou vapor necessário para suportar a sua combustão no ar é definida como o limite inferior de inflamabilidade (LEL em inglês) para esse gás. 

Abaixo deste nível, a mistura é demasiado "pobre" para queimar. 

A concentração máxima de um gás ou vapor que irá arder no ar é definida como o limite Superior de Inflamabilidade (UEL). 

Acima deste nível, a mistura é demasiado "Rica" para queimar. O intervalo entre o e UEL e o LEL é conhecido por Zona Estaquiométrica Ideal.

FIRESHELTER52

Prédios cobertos com revestimento em estilo Grenfell podem ser alvo de terroristas e incendiários

Em Islington, Londres, 44 edifícios estão sob investigação e sete foram confirmados como tendo revestimento inflamável - mas o conselho se recusou a revelar sua localização para o The Guardian como "nas mãos erradas a informação poderia ser usada por incendiários / terroristas".


O Wandsworth Council, no sul de Londres, disse que não estava divulgando informações sobre as propriedades de revestimento inflamáveis ​​por temer que os proprietários de edifícios possam ser localizados e caçados.
Apenas sete dos 158 blocos de habitação social na Inglaterra que foram encontrados para ter revestimento inflamável foram re-equipados com revestimento não inflamável até agora, confirmaram os ministros. Acredita-se que o revestimento combustível em casas do setor privado seja ainda mais lento.
Isso ocorre depois que o governo foi criticado pela velocidade com que os residentes de Grenfell foram realojados, depois que o ministro da habitação, Dominic Raab, admitiu que apenas um quarto das famílias afetadas foi permanentemente realojado.

As salas estudantis em Nottingham e Leicester ainda estavam totalmente cobertas com painéis inflamáveis ​​esta semana, e 29 blocos em Salford, na Grande Manchester, também foram embrulhados em revestimento após o trabalho para remover o revestimento que foi parado no outono do ano passado

A National Housing Federation (NHF), que representa os proprietários de habitações sociais, disse ao The Guardian: “O governo deve liderar na identificação e desbloqueio de atrasos em todas as fases. No momento, isso significa garantir que o BRE priorize os testes de materiais usados ​​nesses prédios.

FIRESHELTER52

Tavira Ilumina-se de Azul

Tavira associa-se à celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo ao aderir à Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue). 


No dia 02 de abril, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com o intuito de chamar a atenção para esta patologia.

A FPDA – Federação Portuguesa de Autismo (parceira de Autism – Europe e Autism Speaks) lança o repto para que os edifícios, os monumentos e as casas se acendam de azul.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, o autismo carateriza-se por “um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal funcionamento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”.


FIRESHELTER52

26/03/2018

Bombeiros Tavira Participaram no Campeonato Regional de Trauma

Os Bombeiros de Tavira participaram no Campeonato Regional de Trauma que decorreu em Grândola.


Muito mais que uma competição, um momento de bastante aprendizagens e a possibilidade de "treinar" o mais próximo à realidade

A equipa de Tavira classificou-se num honroso 7º Lugar entre 11 equipas concorrentes.

Mais que uma competição, uma forma de aprender e melhorar a prestação das equipas dos Bombeiros Municipais junto da comunidade.

Parabéns aos Bombeiros de 3ª classe Municipais Luís Bonito e Inês Pires.

FIRESHELTER52

25/03/2018

Fim de Semana único na Academia da Força Aérea

Ainda não te inscreveste para um fim de semana único na Academia da Força Aérea? Fá-lo agora! Vem ser “Militar por um dia” e realizar imensas atividades militares.


Marca já na tua agenda os dias 14 e 15 de abril e garante a tua inscrição, através do link https://goo.gl/qEXWUS.

As inscrições terminam a 8 de abril. 

Em caso de dúvidas, contacta-nos para militarporumdia18@gmail.com. 

https://www.facebook.com/Recrutamento.FA/photos/a.191855397653355.1073741828.184620521710176/863423100496578/?type=3&theater

FIRESHELTER52

Carlitos os Engraxador Homenageia Bombeiros de Portugal

Carlos Alberto Santos Nunes, de 46 anos, residente em Tavira faz viagem por Portugal a fim de garantir um dia nacional do engraxador, enquanto Homenageia os Bombeiros Portugueses e apela à causa do socorro às populações.



Carlos, mais conhecido por "Carlitos o Engraxador" visitou as 18 capitais de distrito fazendo a honra de parar em cada quartel de Bombeiros a fim de engraxar gratuitamente as botas aos operacionais em funções.

A sua volta concentram-se atenções viradas para a profissão que tende a desaparecer mas a sua passagem pelas corporações de Bombeiros ajuda a manter viva a chama da esperança sobre a importância destes operacionais no socorro às populações.

FIRESHELTER52

22/03/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Vários Acidentes de Viação

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante o dia de hoje a vários acidentes de viação em estradas do Concelho.


Uma colisão ao final da manhã na Estrada Nacional 125 na Luz de Tavira fez um ferido.

Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros ferio sem gravidade uma turista sénior estrangeira.

A vitima foi assistida pela equipa dos Bombeiros Municipais e GNR acabando por ser transportada ao Hospital de Faro.

Durante a tarde ocorreram outros 2 violentos acidentes rodoviários.
O primeiro aconteceu numa rotunda em Tavira onde uma colisão com 3 viaturas ligeiras fez um ferido grave que foi assistido pelas equipas da Cruz Vermelha de Tavira e Bombeiros Municipais acabando por ser transportado ao Hospital de Faro.
Na Estrada Nacional 125 já ao final da tarde um aparatoso acidente de viação envolvendo um pesado e dois ligeiros na zona do Almargem fez um ferido.

Equipas de Salvamento e Desencarceramento e ambulância de socorro assistiram a vitima que acabou por ser transportada ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Cachopo

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio rural no sitio dos Castelão na freguesia de Cachopo.


A pronta e rápida intervenção das equipas de combate foi determinante para um rápido e eficaz controle do incêndio.

Estiveram envolvidos nesta ação os Bombeiros Municipais de Tavira com dois Veículos Florestais de Combate a Incêndios e um Auto Tanque.

Os Bombeiros de São Brás de Alportel responderam prontamente com um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e ainda os GIPS da GNR sediados em Loulé com um Veiculo de Combate a Incêndios.

FIRESHELTER52

21/03/2018

Bombeiros Municipais Contam Com Nova Ambulância de Socorro

Os Bombeiros Municipais de Tavira contam desde hoje com uma nova Ambulância de Socorro.


Destinada ao serviço de emergência médica pré-hospitalar este novo meio têm como missão assegurar a deslocação rápida de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica ao local da ocorrência no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima.

Este meio virá reforçar a resposta motora da corporação às necessidades da comunidade.

Hoje durante as cerimónias de comemoração e após ter sido lido uma passagem do Evangelho e uma pequena homilia por parte do Padre Rafael o meio foi benzido tal como toda a corporação. 

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Comemoraram o seu Aniversário

Celebrou-se hoje, dia 21 de março, o 130.º aniversário dos Bombeiros Municipais de Tavira. 


O programa das comemorações decorreu hoje de manha logo pelas 10h30 com um desfile das viaturas do Corpo de Bombeiros pelas principais artérias da cidade.

Seguiram-se as  cerimónias comemorativas, onde as 12h00, no Quartel os Bombeiros receberam o comando e diversas entidades civis, militares e religiosas e ainda representantes de outras entidades de apoio proteção e socorro do concelho e do distrito.

Ficou marcado o evento pela presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, do Comandante do Corpo de Bombeiros, Miguel Silva, e do Comandante Operacional Distrital de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto que desenvolveram discursos em torno do atual estado de vida da corporação e do sistema de Protecção civil municipal. 

Durante a cerimónia um grupo de Bombeiros mais antigos já aposentados ofereceram ao Comandante Miguel Silva uma lembrança em torno do reconhecimento e agradecimento por não deixar cair em esquecimento aqueles que outrora serviram sob o lema "Vida por Vida".

No final houve um almoço de confraternização.

FIRESHELTER52

Cartaya - Menor Morreu no Circuito de Karts

Morreu um menor em cartaya num acidente de moto num circuito de karts: 


Um menor faleceu em #cartaya como consequência de um acidente de motocicleta no circuito de karting dessa localidade costeira. 

De acordo com esta redacção desde o serviço de emergência 112 Andaluzia, o aviso foi recebido às 12.45 horas desta terça-feira, tratando-se da vítima de um menor onubense de cerca de 16 anos, de acordo com a confirmação do próprio 112 Bombeiros do Consórcio Provincial. 

De acordo com os bombeiros, o menor saiu da pista por motivos que se desconhecem num dos troços do circuito de karts, impactando contra uma árvore. 

De acordo com os amigos da família, a vítima tinha experiência em competições de velocidade com motocicletas, e de fato estava se preparando para uma competição, e no momento do acidente estava no circuito com seu pai. 

O 112 mobilizou o consórcio provincial de Bombeiros, guarda civil, polícia local e serviços de saúde, que deslocaram até o local uma ambulância do centro de saúde de cartaya e um helicóptero de 061. 

Também se deslocaram ao local um veículo de serviços. Funerais e um médico legista. 

O Circuito de karts de cartaya encontra-se na estrada a-5053, que une cartaya com el rompido, mesmo em frente ao local conhecido como prado de San Isidro. 




FIRESHELTER52

19/03/2018

Baleia Regressa à Praia mas Morta

A baleia-anã que ontem tinha dado à costa, ferida, na Praia da Amoreira (Aljezur), e que tinha sido devolvida ao mar com a ajuda de voluntários e bombeiros, acabou este domingo por voltar a ser arrojada à praia, mas já morta.



Segundo João Duarte, um dos cinco bombeiros de Aljezur que ajudou a baleia-anã, o animal apresentava muitos ferimentos, como se pode ver nas fotos.

«Embora os ferimentos não fossem profundos, é provável que tenha lesões internas e, com o mar que estava, não é fácil sobreviver», tinha João Duarte, que era o chefe de equipa no local, comentado ontem na sua página de Facebook. O comandante das operações de socorro (COS) foi Mário Costa, comandante dos Bombeiros de Aljezur.

«Fizemos o que nos foi possível, numa primeira ação com ajuda de seis voluntários de várias nacionalidades que lá acorreram e depois apenas nós, cinco bombeiros, com a noção de que outras entidades eventualmente mais vocacionadas poderiam ter pelo menos pisado o areal…», acrescentou. Os bombeiros foram alertados às 14h00 de sábado, embora o animal tenha sido avistado pela primeira vez por volta do meio dia.

Apesar da zona ser da jurisdição da Polícia Marítima, e se situar em pleno Parque Natural, nenhum elemento dessas entidades se apresentou na praia, para colaborar na operação. Isto apesar de testemunhas oculares terem dito ao nosso jornal que viram um veículo todo-o-terreno da PM em ambos os lados da margem. João Duarte, porém, recusou comentar a ausência daquelas entidades.

«Quando chegámos, estava uma senhora portuguesa e dois estrangeiros, talvez alemães» a tentar ajudar a baleia. «Chamei um casal de alemães que estavam do lado do rio, que apareceram com um sexto voluntário civil, também estrangeiro», disse João Duarte ao Sul Informação. E foram todos estes voluntários, os bombeiros e os civis, que ajudaram o animal, depois de estarem muito tempo dentro de água, sob chuva torrencial.

«Conseguimos nessa fase, em que a maré não parecia estar ainda a vazar, arrastá-la para uma zona mais profunda do rio, onde nadou bem durante mais de meia hora, encalhando por breves momentos em bancos de areia e junto à margem direta, onde facilmente a desencalhámos», acrescentou.


Ontem, segundo contou João Duarte ao nosso jornal, quando foi devolvida ao mar, a baleia estava ferida e, «embora por vários momentos tenha nadado com elegância, notava-se que estava fraca e deixava-se enrolar nas ondas».
«À saída da barra, a baleia foi projetada várias vezes contra a rocha, tendo ficado temporariamente entalada, e, como o mar esteve bastante agitado durante a noite, não terá conseguido safar-se», acrescentou.

O estado do mar e os ferimentos acabaram por ditar a morte do cetáceo, que este domingo voltou a dar à costa, mas já morta, na mesma praia da Amoreira.
sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

SARAMPO - RECOMENDAÇÕES

Sarampo é uma doença contagiosa causada pelo vírus do sarampo. 


A sua forma de contagio ocorre facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. 
Pode também ser transmitida através do contacto com a saliva ou secreções nasais. 

As pessoas infetadas podem infetar outras pessoas desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha.

A melhor forma de prevenção é a vacinação, que é eficaz e diminuiu em 75% o número de mortes por sarampo.

A doença identifica-se por:

- Inicialmente surge febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.
- Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos.
- Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo.
Os sintomas manifestam-se entre dez a doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias.
Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, e pneumonia entre outros.

Entre estes cuidados estão a administração líquidos ligeiramente adocicados e salgados, ingestão de alimentos saudáveis e controlar a febre.

Em termos de proteção individual recomenda-se além do uso de luvas, a utilização de máscara com proteção ocular.

Programa Nacional de Vacinação

O Programa Nacional de Vacinação é aplicado através de um Esquema Vacinal Recomendado a toda a população presente em Portugal, de acordo com a idade.

O esquema vacinal recomendado tem como objetivo obter a melhor proteção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.

Conheça o esquema vacinal recomendado do Programa Nacional de Vacinação:


FIRESHELTER52

Madrugada com Simulacro no Aeroporto de Faro

Na madrugada de amanhã, dia 20 de março, a partir das 00h15, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), num cenário fictício de acidente com uma aeronave, testará à escala total, a resposta interna e externa a um acidente aéreo grave, no Aeroporto Internacional de Faro (AIF), com probabilidade de gerar elevados danos humanos e materiais.


Neste cenário de planeamento a PC admite que, existirão constrangimentos na circulação do trânsito, nas vias de acesso ao AIF, por onde serão assegurados os caminhos de penetração e evacuação dos meios de socorro.

O momento conjuga a oportunidade de testar o Plano de Emergência do Aeroporto, em cumprimento com o estipulado nas normas nacionais e internacionais da Aviação Civil em vigor e, simultaneamente, validar operacionalmente a revisão efetuada ao Plano Prévio de Intervenção (PPI) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O exercício, designado por “AFR_LIVEX 2018”, tem como objetivo testar o Dispositivo Integrado de resposta instituído, através da articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o AIF, os Agentes de Proteção Civil (APC), Entidades Cooperantes (EC) e os Serviços Municipais de Proteção Civil de Faro e Loulé, e contará com a participação de cerca de 220 participantes, além dos meios internos do AIF.

Todas as informações relativas ao exercício serão prestadas pela Assessoria de Imprensa da ANA – Aeroporto de Portugal, SA., e pelo Gabinete de Planeamento e Informação Pública do CDOS de Faro.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

18/03/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Eventos Provocados Pelos Mau Tempo

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante este fim de semana a alguns eventos provocados pelo mau tempo que se fez sentir na zona de Tavira.


No sábado, os bombeiros de Tavira responderam a situações relacionadas com o vento que se fez sentir com rajadas muito fortes acabando por colocar em risco algumas estruturas.

Associada à chuva que foi caindo houve subida do caudal do Rio Séqua na Assêca em Tavira interrompendo a acesso à ponte de São Domingos na EM 514-2 durante a manhã de hoje, situação esta que já foi revertida estando agora todos os caminhos e estradas transitáveis e seguras.

FIRESHELTER52

Viagem Lisboa - Funchal na NRP Sagres

Já imaginaste como seria a vida a bordo de um grande veleiro como o NRP Sagres? 


Embarca nesta aventura!
LISBOA – FUNCHAL
de 27 de abril a 1 de maio

O embarque tem o valor de 500 euros*, inclui seguro de navegação, alimentação, alojamento em coberta, treino de mar e atividades a bordo.


Embarque Lisboa a 27 de abril | Chegada ao Funchal a 2 de maio | Desembarque a 1 de maio às 11h | Possibilidade de desembarcar no dia 2 | 

*Não inclui voo de avião Funchal - Lisboa | Esta oportunidade única é limitada. 

Mais info: geral@aporvela.pt

https://www.facebook.com/Aporvela.pt/?hc_ref=ARS7LZx9DqbUP_fEKxUT3MTfJ7pbeZ4m_8m_KqBHZbILbAVGtn8n7rqRX0htXsCm2yU&fref=nf

FIRESHELTER52

Bombeiros de Alcoutim Reforçados com Ambulância de Socorro

Os Bombeiros de Alcoutim contam agora com mais um meio de socorro para a assistência em emergência pré-hospitalar.


Uma nova e moderna ambulância de socorro faz agora parte dos meios de socorro e assistência à comunidade.

Uma mais valia para a população servida por esta unidade de socorro reforçando assim a sua operacionalidade.



FIRESHELTER52

Bombeiros de Aljezur Salvam Baleia na Praia

Os Bombeiros de Aljezur salvaram devolvendo ao mar uma baleia anã que ontem deu à costa na praia da Amoreira.




O esforço de uma equipa de 5 bombeiros de Aljezur mais outros tantos estrangeiros não se pouparam a para devolver ao mar o mamífero que com ferimentos visíveis deu à costa.

A baleia seguiu seu caminho mar dentro esperando o SAFEPLACE52 que tudo corra pelo melhor e que consiga recuperar em segurança.

Fotos coligidas no perfil de facebook de
João Duarte

FIRESHELTER52

Estação sismográfica instalada na Escola Secundária de Loulé

No início desta semana foi instalada nesta Escola uma estação sismográfica. 



Este equipamento foi instalado no âmbito do projecto projeto EduMed Obs após o estabelecimento de uma pareceria estabelecida com a Universidade da Côte d'Azur (França).

A  Escola foi ainda convidada para integrar a rede escolar de estações sísmicas do programa educativo «Sismologia na Escola» que é gerido pelo Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa.

A estação sísmica, que recebeu o nome de código LOULE, encontra‐se no Laboratório E1.07 e inclui um sensor electromagnético TC1 que regista o movimento vertical do solo.

Todos os registos são geridos pelo software JAmaSeis que faz também a sua divulgação para o exterior. 

O software jAmaSeis foi desenvolvido pela associação “Incorporated Research Institutions for Seismology “(IRIS) que recolhe dados provenientes de estações sísmicas espalhadas por todo o globo e que permite aos utilizadores visualizar e manipular estes dados, bem como compartilhar os dados com outros utilizadores na Internet em tempo real.

O registo sísmico da estação LOULE pode ser visualizado em tempo real no endereço: http://geoserver.iris.edu/content/loule

FIRESHELTER52

16/03/2018

Vai ser Forte mas Rápida

A depressão que vai entrar no dia de Sábado no Continente, vai afetar apenas os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.


Nestes distritos vai chover forte a partir da tarde deste Sábado e o vento vai soprar forte com rajadas até aos 90km/h pontualmente podendo chegar aos 100km/h no Litoral Alentejano (em especial a sul de Sines) e costa Algarvia.

A passagem desta depressão vai ser bastante rápida já se esperando melhorias ao final da noite de Sábado. 

Temos algumas duvidas que o IPMA atribua o nome a esta depressão(tempestade), no entanto caso o venha a fazer seria Hugo o nome. 

Na nossa opinião caso não venha a ter nome não se entende então o critério, dado que outras tempestades tiveram impacto semelhante apenas a norte e teve o respectivo nome.

Meteoalerta

FIRESHELTER52

Faz hoje 498 anos que Tavira foi elevada a cidade

Determinadas pessoas que nos visitam pela primeira vez , chamam vila à nossa cidade.... vila para aqui,vila para ali ....nunca vos aconteceu isso ? 


Pois é ...puxemos pelo nosso orgulho e expliquemos:

Tavira foi elevada por carta régia , evocando D. Manuel que esta terra tinha prestado altos serviços nas guerras contra Castela , e na ajuda em homens,cavalos e navios, para defesa das praças do Norte de África.

Segundo ainda razões evocadas pelo monarca , esta distinção a Tavira impunha-se para que fosse galardoada uma terra que era tida por " uma das principais Vilas do nosso Reino".

Tavira era nesta época o maior centro populacional do Algarve, excedendo em muito Lagos,Faro,Loulé e Silves .

Correspondia a 8.180 habitantes só suplantada por Lisboa,Porto,Santarém e Elvas.

Tavira reunia uma grande máquina Administrativa para a época, estando capacitada para além da Câmara , Alfândega,Tribunal Cível e de Crime.

A vida social e económica de Tavira neste primeiro quartel do século XVI era próspera e dinâmica.


FIRESHELTER52

15/03/2018

SUL - Agravamento do Estado do Tempo para Sábado

Previsão especial Fim de Semana de 17 e 18 de Março. (TEMPESTADE HUGO)



Sábado dia 17: Céu muito nublado.
Períodos de chuva forte e persistente no Centro a progredir para Sul até ao fim da manhã.

Agravamento no Centro e Sul para o Fim da tarde e noite, chuva muito forte e persistente, Vento forte com rajadas muito fortes até aos 90/100km/h.
Possibilidades de ocorrência de trovoadas.
Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima.

Domingo dia 18:
Céu muito nublado tornando-se pouco nublado a partir da manhã.
Períodos de chuva em especial no Interior durante a madrugada, de dia aguaceiros pouco frequentes.
Vento W/NW no Litoral a sul do cabo Carvoeiro com rajadas até aos 90/100km/h
Pequena descida da mínima e pequena subida da máxima.

Resumindo temos de novo um agravamento desta vez a afetar apenas o Centro e Sul, são esperados ventos fortes ou muito fortes em especial no litoral mas também em terra, as rajadas podem chegar aos 90km/h ou 100km/h, nas terras mais altas do Sul podem chegar aos 120km/h.

Podemos ter aqui a tempestade Hugo na nossa opinião, mas oficialmente ainda não foi confirmado o nome desta tempestade.

Este sistema de atribuição de nomes foi implementado na Irlanda e Reino Unido nas épocas 2015/2016 e 2016/2017. 

Verificou-se que a população se mostrou mais atenta às recomendações de segurança quando os alertas estavam associados a um nome específico, conforme notou a AEMET.

Caso se justifique faremos um novo comunicado para esta tempestade.

Tenham um bom Fim de Semana e fiquem #MeteoAlerta


FIRESHELTER52

GNR de Tavira "caça" homem que furtou idoso em 230 mil euros

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Tavira da GNR, deteve ontem um homem de 45 anos indiciado por um crime de furto qualificado, em Tavira.



Comunicado da GNR revela que no âmbito de uma investigação por furto qualificado, a cargo da secção de Tavira do DIAP de Faro, foi realizada uma operação policial nos concelhos de Tavira e de Olhão, dando-se cumprimento a 13 mandados de busca dos quais, quatro mandados de busca domiciliária, um a um estabelecimento comercial e oito em veículos, sendo ainda cumprido um mandado de detenção.

Da ação, que teve origem numa denuncia apresentada por um idoso, ao qual lhe foram furtados mais de 230 mil euros em dinheiro, resultou a apreensão de seis automóveis; um LCD; dois computadores portáteis; dois tablet's; quatro telemóveis e diversas moedas de coleção.

Nesta operação foram ainda apreendidas 14 armas, nomeadamente, cinco caçadeiras, uma carabina, três armas de ar comprimido, uma pistola de alarme, um aerossol de defesa, bastão e das armas brancas.

O detido foi esta tarde presente ao Tribunal Judicial de Tavira.

A ação contou com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal de Faro, do Destacamento de Intervenção de Faro e da Polícia de Segurança Pública.

algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52
 

Curso de Incêndios Florestais para Sapadores Florestais

Esta formação teve como objetivo dotar os formandos com competências técnico-operacionais para integrar equipas de primeira intervenção em operações de extinção de incêndios rurais. 


O curso o primeiro do género realizado no Distrito de Faro foi ministrado no concelho de São Brás de Alportel, um concelho com as condições ideais para este tipo de formações e contou com o apoio logístico do Corpo de Bombeiros local. 

O curso foi ministrado pelos formadores externos da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) Subchefe Jorge Carmo do CB São Brás de Alportel e Subchefe António Neves do CBM Loulé. 

Integraram a formação: 
*Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) - Município de Silves 
*Equipa de sapadores florestais de Silves - Município de Silves 
*Equipa de Sapadores Florestais Cumeadas - Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana 
*Equipa de Sapadores Florestais - Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão 
*Equipa de Sapadores Florestais - Município de Vila Real de Santo António

FIRESHELTER52

Até Junho para limpar terrenos sem multas

O prazo para os proprietários limparem os terrenos termina hoje, Quinta-feira, 15 de Março. 

O Governo resolveu não prolongá-lo, mas sossega os proprietários que ainda não conseguiram concluir essa tarefa, garantindo que não serão, de imediato, alvo de aplicação de multas.


O 1º ministro, António Costa, anunciou, esta manhã, que, hoje mesmo, o Conselho de Ministros vai aprovar um decreto-lei que, na prática, faz com que faz com que as coimas só comecem a ser aplicadas a partir de Junho.

Isto apesar de já amanhã a GNR poder estar no terreno, não para passar multas, mas para desenvolver “uma acção pedagógica e de informação”.

O chefe do Governo frisou que a limpeza das florestas “é absolutamente essencial para a segurança das vidas humanas, para além da protecção dos bens de cada um”. O objectivo desta campanha, referiu, “não é a caça à multa, é que todos façam aquilo que é necessário fazer, diminuir o risco de incêndio, que é a melhor forma de proteger as vidas humanas”.

algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

14/03/2018

E se os terrenos não estiverem limpos até ao fim do prazo?

Entre 15 e 31 de março, a GNR fará um levantamento dos terrenos por limpar

Os responsáveis pelos terrenos que não tenham cumprido as regras vão ser identificados e multados. 

A partir de abril, a responsabilidade pela limpeza dos terrenos passa a ser das Câmaras Municipais. Até 31 de maio as autarquias farão a limpeza dos terrenos, mas os proprietários serão obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar à Câmara o valor gasto na operação.

De que forma estas medidas protegem os cidadãos?

A propagação de incêndios é mais difícil em terrenos que foram limpos. Isto significa que as habitações e toda a envolvente ficam mais seguras e protegidas. Simultaneamente, há uma melhoria dos acessos, para que os bombeiros cheguem mais depressa e em segurança ao local.

Mais alguns conselhos

*Mantenha-se informado em relação ao risco de incêndio na sua área de residência
*Garanta que as mangueiras e o sistema de rega estão a funcionar
*Limpe os telhados e coloque rede de retenção de fagulhas na chaminé 
*Deve ainda manter afastados da casa pilhas de lenha, botijas de gás ou outras substâncias explosivas e sobrantes da exploração agrícola ou florestal.

A medida pretende prevenir os incêndios e preservar as florestas, mas também sensibilizar os cidadãos para o facto da vida das suas famílias e a segurança dos seus bens dependerem dos seus gestos. 

O que importa é contribuir ativamente para que Portugal não volte a viver o ‘inferno’ que viveu em junho e outubro de 2017. 

De resto, aconselhamos a que esclareça as suas dúvidas e obtenha mais informações ligando o 808 200 520 e através da consulta do DL n.º 124/2006.

FIRESHELTER52

13/03/2018

Tripulação do Salva-vidas treina em condições de mar adversas

Tripulação da Estação Salva-vidas de Sines treina em condições de mar adversas


No âmbito do planeamento de atividades da Estação Salva-vidas de Sines, ao longo do ano realizam-se diversos exercícios internos visando o treino e o adestramento do pessoal tripulante das embarcações perante diversos cenários passiveis de ocorrer.

No dia 09 de março, durante a manhã, foi efetuado mais um treino na baia de Sines, com a supervisão e acompanhamento de uma equipa de formadores do Instituto de Socorros a Náufragos, incidindo em navegação e manobra sob condições meteorológicas e de mar adversas, visando fortalecer a capacidade de resposta e intervenção da Estação Salva-vidas ao nível do salvamento marítimo perante as condições de mar desfavoráveis que são caraterísticas desta altura do ano.

Uma das ações incidiu sobre o resgate e salvamento através de uma embarcação Salva-vidas, tendo como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de recolha de náufragos da água.


FIRESHELTER52

"Gisele" no Sul... o Que se Prevê?

Parece-nos uma situação menos gravosa que a anterior depressão Felix, embora deva causar bons acumulados de precipitação. 

No entanto, estaremos atentos a possíveis desenvolvimentos secundários que possam alterar (agravar) um pouco estas previsões.

Previsão para Sotavento:

https://www.facebook.com/meteofontes/

FIRESHELTER52

I Conferência " Olhão SaudávelMente "

A Conferência " Perturbação de Stress Pós-Traumático nas Forças de Proteção Civil " realizada no âmbito do Ciclo de Conferências - "Olhão SaudávelMente", contará com a participação de psicólogos e membros das diversas forças de Proteção de Pessoas e Bens com o objetivo de contribuir para uma maior consciência desta problemática, das suas consequências e medidas preventivas. 


A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) è considerado uma perturbação resultante da ansiedade originada pela exposição a uma situação de medo intenso, violência ou até de abandono. 

A situação traumática volta a ser revivida posteriormente, em inúmeras ocasiões provocando grupos de sintomas de reexperiência, evitamento, cognições negativas, alterações de humor, entre outros ...

È uma situação recorrente nos profissionais das forças de socorro e de segurança que, muitas vezes, são expostos a situações como acidentes rodoviários, incêndios ou violência física..., representando uma população de risco acrescido no desenvolvimento de perturbações psicológicas na sequência da sua atividade profissional.

Programa completo:
15:00 - RECEÇÂO
15:30 - ABERTURA
Dr. Victor Hugo Palma (Presidente da AISMA)
15:45 - "Stress Pós-Traumático nas Forças de Proteção Civil"
Dra. Carla Vicente (AISMA)
Moderador - Dr. Victor Hugo Palma
Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão - Representante
Dra. Isa Nunes
Policia Marítima de Olhão - Representante
Agente Arlindo Moleiro
16:30 - DEBATE
17:00 - ENCERRAMENTO
17:15 - CELEBRAÇÃO do 2º ANIVERSÁRIO da AISMA

https://www.facebook.com/events/2483321785226445/

FIRESHELTER52