Separadores SAFEPLACE52

29/04/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na passada madrugada a um violento acidente de moto na zona de Tavira.


O despiste de uma mota na estrada de Santa Luzia fez um ferido grave que foi assistido e transportado ao Hospital pelas equipas de emergência no local.

Responderam a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira com a equipa de uma ambulância de socorro, a equipa da ambulância INEM SIV sediada em Tavira e a GNR Territorial.

FIRESHELTER52

28/04/2018

INCÊNDIO EM MÁQUINA AGRÍCOLA

Hoje, por volta das 12:00, os Bombeiros de Vila Real foram alertados para um incêndio numa máquina agrícola, junto ao Campo de Golfe, do Monte Francisco.




A rápida intervenção das equipas de emergência dos Bombeiros, fez com que o incêndio fosse prontamente extinto, evitando a destruição completa do equipamento e a propagação ao mato circundante.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Real com um veículo de combate a incêndios e a patrulha da G.N.R.





27/04/2018

Bombeiros Municipais Ministram Formação a Unidade Hoteleira de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram em conjunto com uma unidade hoteleira do concelho um dia de treino técnico de combate a incêndios.


Um dia inteiro de formação, onde se abordaram várias temáticas relacionadas com procedimentos de emergência e evacuação, riscos e conceitos de prevenção, possíveis situações de incêndio e os comportamentos a ter, fenomenologia da combustão, sinalização e equipamentos, entre outras.








Siga também a página dos Bombeiros Municipais de Tavira no facebook, viva e conheça de perto o serviço na comunidade.

FIRESHLTER52

Vagas - Bombeiro Aeroporto Faro

Grupo multinacional especializado na prestação de serviços recruta:



Bombeiro, para integração na sua equipa

Requisitos:

- 9º Ano de escolaridade;
- Formação OPSAS (aviação civil e militar);
- Formação Tripulante Ambulância Transporte;
- Formação de Salvamento e Desencarceramento;
- Formação de combate a incêndios Industriais Urbanos Industriais;
- Carta de condução de viaturas pesadas;
- Aptidão física para desempenho da função;
- Disponibilidade imediata.

Oferecem:

- Integração em empresa multinacional, de elevado prestígio e reconhecimento mundial
- Vencimento acima da média de acordo com a função a desempenhar
- Possibilidade de progressão na carreira
- Formação diferenciada
- Formação continua
- Carreira aliciante no sector privado


FIRESHELTER52

Segurança com Queimas de Sobrantes de Exploração

Praticamente todos os dias equipas de emergência respondem a situações de QUEIMAS de sobrantes de explorações descontroladas que se propagam ao espaço natural à sua volta.

Tempo seco, combustivel fino e seco associado a ventos predominantemente fortes tem gerado incêndios nesta altura do ano.




No entanto continua a ser proibido fazer QUEIMADAS ou QUEIMAS que de algum modo possam originar danos em quaisquer culturas ou bens pertencentes a outrem.

A relembrar que:
  •  Em todos os espaços rurais, a realização de queimas de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, só é permitida fora do período crítico e desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível muito elevado.
  • A realização da queima de sobrantes está sujeita a prévia comunicação ao departamento de Bombeiros da área da residência, tal como no final da queima deve de ser dado a informação do seu término.
  •  Continua a ser proibido acender fogueiras nas ruas, praças e demais lugares públicos das povoações, bem como a menos de 30 metros de quaisquer construções e a menos de 300 metros de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias suscetíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que se verifique índice de risco temporal de incêndio florestal de nível elevado (3), muito elevado (4) ou máximo (5).

Regras de segurança na realização de QUEIMAS:

#A execução da fogueira ou queima de sobrantes deve ocorrer o mais afastada possível da restante vegetação, preferencialmente no centro da propriedade;

#O material vegetal a queimar deve ser colocado em pequenos montes, distanciados entre si, em vez de um único monte de grandes dimensões;

#Deve ser criada uma faixa de segurança em volta dos sobrantes a queimar, limpa de vegetação até ao solo mineral, com largura nunca inferior ao dobro do perímetro ocupado pelos sobrantes, de modo a evitar a propagação do fogo aos combustíveis adjacentes;

 #O material vegetal a queimar deve ser colocado gradualmente na fogueira, em pequenas quantidades, por forma a evitar a produção de muito calor e uma elevada emissão de faúlhas;

 #A quantidade de material a queimar deverá ser adequada ao estado do combustível que se pretende eliminar, se verde ou seco, e às condições atmosféricas do momento, para evitar a propagação de faúlhas e projeções ao combustível circundante;

 #O material a queimar não deve ser colocado debaixo de linhas de transporte de energia de baixa, média ou alta tensão, bem como de linhas de telecomunicações;

#As operações devem ser sempre executadas em dias húmidos, sem vento ou de vento fraco, e interrompidas sempre que no decurso das mesmas as condições atmosféricas se alterem;

#No local devem existir equipamentos de primeira intervenção, prontos a utilizar, designadamente, pás, enxadas, extintores, batedores e água, suficientes para apagar qualquer fogo que eventualmente possa resultar do descontrolo da queima ou da fogueira;

#Após a queima, o local deve ser irrigado com água ou coberto com terra, por forma a apagar os braseiros existentes e evitar possíveis reacendimentos;

#O responsável pela queima ou fogueira nunca poderá abandonar o local durante o tempo em que esta decorra e até que a mesma seja devidamente apagada e que seja garantida a sua efetiva extinção

#Após a realização de queima ou fogueira, o local ocupado deve apresentar -se limpo e sem quaisquer detritos suscetíveis de constituir um foco de incêndio e/ou de insalubridade.

QUEIMADAS:


Uma queimada é diferente de uma queima, a queima pode ser considerado uma "fogueira" ao invés uma queimada trata-se de um fogo em extensão tal como elucida a foto em cima.

É PROIBIDO FAZER QUEIMADAS!

Em caso de necessidade de mais esclarecimentos sobre QUEIMADAS e o seu especial licenciamento e execução devem dos interessados de entrar em contacto com o Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil através do número de telefone 281322122.

Em caso de alguma duvida mais pertinente pode colocar nos comentários tentarei dentro de tempo útil dar a resposta indicada

Em caso de Incêndio ou incidentes no decorrer da queima não espere para ver o que acontece...
Ligue de imediato 112


FIRESHELTER52

Serviço Estrangeiros e Fronteiras Abriu Vagas

Procedimento concursal comum de recrutamento para constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 8 (oito) postos de trabalho na categoria e carreira geral de assistente técnico, do mapa de pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


FIRESHELTER52

25/04/2018

Bombeiros Respondem a Acidente na A22 Tavira

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam a um acidente de viação ocorreu ontem pelas 16:45, na A22, sentido Espanha- Faro próximo da saída de Tavira. 


Tratou-se do despiste de uma veículo ligeiros de passageiros, do qual resultaram duas vítimas ligeiras, que depois de examinadas e estabilizadas foram evacuadas para o Hospital de Faro pelas equipas de socorro naquele local.

A este acidente responderam os Bombeiros de Vila Real de Santo António, com uma ambulância de socorro e um veículo de desencarceramento; o INEM, com uma ambulância SIV, sediada em Vila Real de Santo António e G.N.R. com duas patrulhas.

Siga também a página dos Bombeiros de Vila Real de Santo António no facebook:

Bombeiros de Albufeira ganham prova Interncional

Uma equipa de seis operacionais dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), coordenada pela sub-chefe Sílvia Abreu, de 39 anos, venceu o troféu para a melhor equipa internacional do Campeonato de Trauma e Desencarceramento em Nenagh, na Irlanda (2018 National RTC & Trauma Challenge). 


Os Bombeiros de Albufeira participaram no evento, que reuniu cinco equipas de técnicos de emergência, pelo 4º ano consecutivo.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/bombeiros-de-albufeira-ganham-prova?ref=portugal_outras

FIRESHELTER52

Temperaturas DESCEM mais de 10ºC

Como referido noutro artigo publicado por nós, as temperaturas vão descer de forma muito acentuada, em especial, a partir de 6ª feira, voltando a valores que na prática serão de ... INVERNO.



Devido à chegada de ar polar, trazido por um fluxo de norte intenso e perturbado, Portugal Continental voltará a ter dias com muitas nuvens e precipitação, em especial, no Litoral Norte e Centro, que acabarão por se estender a todo o território.

As temperaturas noturnas descerão abaixo dos 10ºC e as máximas diurnas não passarão dos 12-17ºC, na maioria do continente.

Teremos, igualmente, queda de neve nas terras altas, e precipitação, em geral, de carácter mais disperso, podendo vir, pontualmente, acompanhada de alguma trovoada.

A imagem abaixo, mostra a diferença de temperatura máxima entre 6ª feira (dia 27) e o dia anterior.


FIRESHELTER52

24/04/2018

Escuteiros de Tavira vão participar no maior acampamento mundial

O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português está a angariar fundos para participar, no verão de 2019, no Acampamento Mundial, nos Estados Unidos.

A Grande Caracolada à Escuteiro, a realizar no dia 5 de maio, junto ao mercado municipal (antigo espaço das docas), com início previsto para as 15:00 horas e entradas gratuitas, é um dos eventos marcados.

Os participantes vão poder saborear caracóis entre outras iguarias, ao som do Grupo +2 e do Rancho de Tavira. Para os mais pequenos, há também a oportunidade de desfrutar de vários insufláveis presentes.

Com um contingente de 21 elementos deste agrupamento, inseridos nos 750 representantes que Portugal vai ter a participar no maior acampamento escutista do mundo.

O Acampamento Mundial surgiu como uma ideia do fundador do escutismo, Baden-Powell, após a I Guerra Mundial. Em 2019, o 24.º Jamboree realiza-se no Campo Escola de Escuteiros, na Reserva Nacional Família Bechtel, contando com mais de 40 mil escuteiros de todo o mundo. O agrupamento tavirense terá um contingente de 21 elementos, inseridos nos 750 representantes portugueses.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é uma associação criada em 1923, cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros, com base no voluntariado adulto.

FIRESHELTER52

23/04/2018

Frio está de volta

A partir do final desta semana, diversas perturbações, vindas do Atlântico Norte, irão começar a passar por Portugal Continental, afetando mais o Litoral Norte e Centro, mas acabarão por trazer precipitação a todo o território.

Esta situação levará a um novo agravamento das condições, com dias consecutivos com muitas nuvens, mais vento, períodos de precipitação e uma descida acentuada das temperaturas.

O tempo ficará assim, pelo menos, até aos primeiros dias de maio.

Ajudem-nos a chegar a mais gente e partilhem as nossas publicações.


FIRESHELTER52

22/04/2018

PSP DETÉM UM HOMEM POR TRÁFICO EM VRSA

Cerca de 55 doses de cocaína apreendidas por elementos da Brigada de Investigação Criminal local.


20/04/2018

Curso de Chefe de Equipas de Incêndios Urbanos - Algarve

Decorreu durante esta semana na Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António uma formação da Escola Nacional de Bombeiros de Operações Essenciais de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais NII ( antiga designação Curso Chefe de Equipa).


A ação com o objetivo de preparar e formar bombeiros com competências técnico-operacionais para chefiar uma primeira intervenção em cenários de incidentes estruturais.
Foi frequentada por operacionais dos Bombeiros Municipais de Loulé, Monchique e Vila do Bispo, tendo como Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros os Formadores Pedro Dias(Loulé) e António águas (Monchique).

Esta ULF, a única na região, em funcionamento desde 2012 dispões de espaços de manobra que permitem a prática de exercícios destinados a simular incêndios em estruturas, permitindo aos bombeiros formandos terem a proximidade com a realidade que iriam encontrar numa situação real, tanto na execução em exercícios a nível da manobra como tácitos e de comando.
FIRESHELTER52

19/04/2018

Publicada a DON 2 - 2018 -DECIR

Diretiva Operacional Nacional n.º 2/2018 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais




Encontra-se disponível a Diretiva Operacional Nacional n.º 2/2018 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

O documento pode ser consultado aqui.

FIRESHELTER52

18/04/2018

Fim de Semana com Chuvas de Pó de Africa

Embora nos dias de hoje a Península Ibérica está sob a influência do anticiclone, com céu claro e ambiente acolhedor, uma nova mudança de clima está se formando...


A formação de uma pequena tempestade ao largo da costa de Marrocos nos próximos dias será responsável pelo bombeamento de uma grande massa de poeira saariana para a península neste fim de semana e início da próxima semana.

Embora a intensidade e a extensão final dessa nova entrada de poeira dependa dos movimentos da dita tempestade, já parece bastante claro, pela maioria dos modelos, que essa circunstância ocorrerá de frente para o trecho final da semana.

Portanto, podemos esperar céu nublado e nascer do sol e pôr do sol muito marcante em muitas áreas do país, devido a altas concentrações de poeira mineral jogados na península do norte da África.

/meteoiberia.es/

FIRESHELTER52

Santa Luzia - Barcos de Pesca na Doca Ficaram em Seco

A maré vazia teve um gradiente tão baixo que associado ao assoreamento vários barcos de pesca ficaram em seco durante a manhã de hoje.

Isto aconteceu na Ria em Santa Luzia Tavira

Não me recordo de tal situação anteriormente neste local

Veja as fotos: (clique nas imagens para aumentar)







FIRESHELTER52

17/04/2018

CETAC da ANPC em Tavira

CENTRO TÁCTICO DE COMANDO em Tavira

O Centro Tático de Comando (CETAC) define-se como um centro de comando avançado, caracterizado por uma forte componente tecnológica e por uma extrema versatilidade.


Dotado de total autonomia e idealizado com base num conceito modular, o CETAC reúne uma capacidade única e exclusiva a nível europeu na área da proteção e socorro para fazer face à ocorrência, ou à iminência de ocorrência, de acidentes graves ou catástrofes.

Vocacionado para a gestão e coordenação de eventos e ocorrências de elevada complexidade, longa duração ou grande dimensão, o centro poderá rapidamente ser movimentado e operacionalizado em qualquer ponto do território nacional continental, proporcionando a adequada capacidade de Comando, Controlo e Comunicações (C3).

A sua configuração máxima compreende 7 veículos e 9 tendas, podendo acomodar até 90 postos de trabalho e ser instalado em 90 minutos.

O carácter modular permite, no entanto, que a sua configuração e as capacidades disponíveis sejam dimensionadas e adaptadas em função da natureza e características de determinada operação de proteção civil.

Desenhado para dar resposta às necessidades da organização institucional e operacional do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e pensado para funcionar em alternativa ao normal local de operação do Comando Nacional de Operações de Socorro, o CETAC permite integrar representantes e oficiais de ligação das forças e serviços que normalmente colaboram com a ANPC: Forças Armadas, Forças de Segurança, Serviços de Saúde, entre outras entidades com especial dever de colaboração.

Esteve instalado no Parque Industrial de Tavira e foi desde lá que a ANPC e todos os seus intervenientes coordenaram as operações ao exercício FENIX18.












Coligido do Facebook Cmdt Richard Marques

FIRESHELTER52

FENIX18 - Exercicio NRBQ em Tavira

Intervenção NRBQ

Bombeiros Municipais de Tavira
Equipa ERAS da PSP
NRBQ Exército Português

2º cmdt Bombeiros de Portimão.







Coligido do facebook cmdt Richard Marques

FIRESHELTER52