Separadores SAFEPLACE52

31/07/2018

Noites de 30 a 35 graus - Proteja-se

A massa de ar tropical desértica que afetará o território entre dia 1 e 6 de Agosto (pelo menos) é verdadeiramente IMPRESSIONANTE. 


Esperamos que o fluxo de leste/sudeste transporte ar com temperaturas superiores a 30-35ºC a cerca de 1km de altitude, o que potencialmente poderá levar a máximas de mais de 45ºC à superfície.

Ainda não temos garantias quanto aos valores máximos, já que alguns modelos colocam nebulosidade misturada com altas densidades de poeiras, cujo efeito poderá limitar o aquecimento diurno.

No entanto, é garantido que teremos noites muito quentes e abafadas, com temperaturas mínimas acima de 20ºC, em praticamente todo o território continental, sendo mesmo possível que áreas de mediania e meia encosta não desçam dos 30ºC durante a noite!

Em alguns desses dias, são mais que prováveis temperaturas da ordem dos 32-35°C, por volta da MEIA NOITE!!!

Os locais mais frescos serão alguns vales e mesmo junto à costa, no entanto nas regiões costeiras apesar dos valores serem menos altos, a humidade vai acentuar a sensação de calor.


FIRESHELTER52

30/07/2018

Peddy Paper pela cidade de Tavira

O Centro Humanítário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa em colaboração com a Juventude da C.V.P. vai promover no perioda da manhã do próximo dia 7 de agosto, um Peddy Paper pela cidade de Tavira. 

Se tens entre os 7 e os 18 anos inscreve-te até dia 2 de agosto, por telefone (281323473) ou online https://goo.gl/forms/FfnUGNB3PJ2vDhXf2



Vem passar uma manhã bem divertida e não te esqueças de trazer fruta, água e colocar protetor sol, pois a temperatura vai aquecer! 

Cá te esperamos na porta do Centro Humanitário Tavira Cvp.

FIRESHELTER52

Operação da GNR causa mais de 2km de retenções na entrada por Ayamonte

Um controlo exaustivo da GNR portuguesa está a causar filas de mais de dois quilómetros e pelo menos 15 minutos de detenção apenas atravessando a ponte internacional de Ayamonte, que está a gerar protestos de centenas de cidadãos de Huelva que atravessam a fronteira naquele local. 


Da GNR, ainda não se tornou público se é um controlo de rotina ou se estão à procura de algo específico.

Para as retenções de hoje, devemos acrescentar os incidentes que nos últimos dias estão ocorrendo para as obras da ponte internacional e que às vezes também geram colapsos de modo que nas últimas semanas, os espanhóis que cruzam a fronteira até este ponto eles tiveram que sofrer retenções regularmente.

(traduzido do Google)

http://www.diariodehuelva.es/2018/07/30/la-guardinha-provoca-mas-dos-kilometros-retenciones-la-entrada-portugal-ayamonte/

FIRESHELTER52

29/07/2018

Exército Patrulha Serra de Tavira

O Exército Português está a patrulhar espaços florestais e rurais da serra de Tavira



Durante o período crítico de incêndio florestal, o Exército vai estar nos espaços florestais e rurais da serra de Tavira, por forma a diminuir a probabilidade da ocorrência de incêndios, reforçando também a segurança das populações e dissuadindo comportamentos negligentes.

Os militares em grupos de 3 deslocam-se em viaturas blindadas ligeiras "Panhard m11" as mesmas usadas pelos militares portugueses na Guerra do Kosovo.

Com diversos percursos a sua presença dissuasora e vigilante será determinante para a garantia de segurança nas nossas matas e das nossas comunidades.

FIRESHELTER52

Espanhóis Apontam Levante para dia 2 e dias seguintes

A Agência Estatal de Meteorologia Espanhola apresenta uma previsão para uma situação considerável de levante a partir de dia 2 de Agosto.



Coincide com a chegada do calor previsto e a validação é feita na região marítima da costa sul e estreito de Gibraltar.

A condição de levante proporciona um quadro de ventos de leste, tendencialmente secos e com aumento gradual da temperatura da agua do mar.

Associado ao levante chega também ondulação forte, este ano com a alteração dinâmica das praias do sul devido ao mau tempo que assolou a região esta condição é ainda mais perigosa.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Armazém - Santa Catarina

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio num armazém em Santa Catarina Tavira.


Segundo a página da ANPC a ativação deu-se por volta das duas da manhã e as operações decorreram até perto das 8 horas.

Operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira, Olhão e São Brás de Alportel com o apoio de outros equipamentos estiveram envolvidos na resposta a este incêndio industrial.

FIRESHELTER52

Baleia Morta perto da Barra da Fuseta

A Polícia Marítima de Olhão recuperou, na quarta-feira, a carcaça do corpo de uma baleia anã ao largo da Ilha da Armona, perto da Barra da Fuseta.


A carcaça da baleia, que media quatro metros de comprimento e pesava cerca de 800 quilos, foi enviada para um aterro para ser incinerada.

Nesta operação foram empenhadas duas embarcações da Autoridade Marítima Nacional, quatro elementos da Polícia Marítima de Olhão, dois elementos da Estação Salva-vidas de Olhão, que contaram com a colaboração da DocaPesca e da AmbiOlhão.

algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

AGRAVAMENTO DA QUALIDADE DO AR

"A acompanhar a pluma de AR QUENTE, que nos afetará a partir de dia 1 de AGOSTO, teremos também uma intrusão significativa de POEIRAS Saarianas, procedentes do Norte de África.



A concentração de partículas inaláveis vai subir de forma bastante significativa, e a persistência e recirculação da massa de ar sobre o território continental, durante vários dias, deverá levar a uma deterioração da qualidade do ar (sem contar com eventuais incêndios, que possam surgir e piorar mais estas condições).

Além do calor, que será EXTREMO, com valores perto dos RECORDES ABSOLUTOS, tanto de noite como de dia, acresce o fator da qualidade do ar, para que tenhamos alguns dias com condições que serão severas para pessoas com sensibilidades ou problemas de saúde."

Fonte: Bestwheater

FIRESHELTER52

28/07/2018

Questionado o Governo sobre problemas no Centro de Saúde de Tavira

Os deputados comunistas Paulo Sá, eleito pelo Algarve, e Carla Cruz enviaram esta semana várias questões ao Governo sobre problemas detetados no Centro de Saúde de Tavira, designadamente ao nível dos recursos humanos, das instalações, do parque automóvel e do material clínico.



Esta iniciativa parlamentar surgiu depois de uma delegação do PCP ter visitado o Centro de Saúde de Tavira, mais concretamente, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Mar, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Balsa e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga.

Os parlamentares denunciam que, naquele centro de saúde e nas respetivas unidades funcionais, há falta de profissionais de saúde em todas as áreas: médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e assistentes operacionais. E querem saber quando serão abertos concursos para a contratação destes profissionais.

Paulo Sá e Carla Cruz constataram ainda que as instalações da UCSP Mar, da USF Balsa e da UCC Talabriga são exíguas e querem saber quando serão estas unidades funcionais dotadas de instalações mais amplas, quando será a extensão de saúde de Cachopo, pertencente à UCSP Mar, dotada de novas instalações, bem como quando serão realizadas obras na Extensão de Saúde de Cabanas e Conceição de Tavira, pertencente à USF Balsa, dotando-a de uma sala de enfermagem.

Mas as exigências dos deputados comunistas não ficam por aqui. Querem que o Governo explique quando serão a UCSP Mar, a USF Balsa, a UCC Talabriga e a USP dotadas de um parque automóvel adequado às suas necessidades, por forma a garantir que as visitas domiciliárias e outros serviços no exterior possam ser realizados sem as atuais restrições.

Finalmente, Paulo Sá e Carla Cruz perguntam como é que o Governo avalia o facto de, na USF Balsa, se verificar uma falta recorrente de material para o teste da hemoglobina glicosada e de este ano as vacinas da gripe não terem chegado para todos os utentes, bem como que medidas serão tomadas para ultrapassar estas situações.
www.jornaldoalgarve.pt

FIRESHELTER52

GNR recebeu 6 Veículos de Combate a Incêndios

Seis veículos pesados de combate a incêndios florestais foram entregues esta sexta-feira, 27 de Julho, ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR pelo Ministério da Administração Interna. 


Estas viaturas são destinadas ao Algarve, mas também aos distritos de Aveiro, Bragança e Viseu e «inserem-se num lote de 16 veículos pesados destinados ao GIPS da GNR», explica o Ministério.

Os veículos têm capacidade para 3500 litros de água e estão equipados com o sistema de comunicações SIRESP.

A GNR já recebeu, este ano, 88 novas viaturas ligeiras de combate a incêndios.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente com Trator em Tavira

Ao final do dia de ontem, o Corpo de Bombeiros foi chamado a intervir no socorro de uma vítima, um homem de 67 anos, que se encontrava encarcerado debaixo de um trator, no Monte da Mesquita, na Freguesia de Tavira.


Tratou-se de um salvamento muito complexo e que exigiu grande esforço de todos os operacionais envolvidos, devido à instabilidade do terreno e ao local íngreme onde o trator se encontrava, o que dificultou bastante o acesso ao mesmo.

No entanto, com apoio de populares e de meios da Junta de Freguesia de Tavira, conseguiu-se retirar a vítima de debaixo do trator, tendo sido transportada pelo INEM para unidade hospitalar, com ferimentos de alguma gravidade.

Conheça e siga a página dos Bombeiros Municipais de Tavira

26/07/2018

Inauguração da Ambulância do Azinhal

Ontem, dia 25 de Julho ficou marcado pela inauguração do Posto de Emergência Médica (PEM) de Castro Marim. 


Este está localizado no Centro Multiusos do Azinhal e será operacionalizado por elementos do Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António através de protocolo com o INEM e com o Município de Castro Marim.

A partir desta data, o concelho de Castro Marim, ganha um meio de emergência Médica, que garante uma resposta mais rápida à sua população, em situações de doença súbita e acidentes, especialmente às populações do interior.

Com a abertura desta ambulância todos os concelhos do País passam a ter uma ambulância de emergência médica, o que significa que todo o território continental fica coberto a 100% com meios INEM.

É uma marco, a nível da protecção e socorro, pois a partir desta data, o município de Castro Marim, porque passa a ter a presença constante dos Bombeiros, no concelho. 

Espera-se que esta seja maior a quando da construção de um quartel que no futuro albergará uma secção dos Bombeiros, ficando a contar com meios de combate a incêndios em permanência.

Amanhã - Eclipse Lunar do Século

Sexta-feira Portugal vai assistir ao mais longo eclipse lunar do século. 


A lua não vai ficar oculta, mas vermelha. Ao lado outro fenómeno único: Marte vai estar mais brilhante do que alguma vez esteve desde 2003.

Em Portugal, qualquer local é válido para assistir ao eclipse total da Lua, até as grandes cidades, onde há muita luz. 

Na sexta-feira, a Lua nasce avermelhada às 20.40 horas na zona sul e às 20.50 horas na zona norte.

A Lua já vai nascer na fase da totalidade. Não vamos ver a fase da sombra da Terra a tapar a Lua, ela já nasce avermelhada. Ao longo de mais de uma hora, vamos ver a totalidade, que acaba pelas 22.15 horas. 

A Lua sai totalmente da sombra da Terra por volta das 23.20 hora.

Já Marte, que está excepcionalmente brilhante e vermelho ao longo de Julho e Agosto deste ano, vai aparecer mais brilhante do que alguma vez esteve nos últimos 15 anos. 

Tudo porque nessa noite o Sol e a Terra também vão estar alinhados com o planeta vermelho.

Meteoalerta

FIRESHELTER52

Como Retirar um Carro Abandonado da Rua

Um automóvel foi abandonado na Carregueira, depois de um acidente na Nacional 118, que ocorreu em meados de julho.

Até que alguém se lembrou de fazer uma pintura, para torná-lo semelhante a um carro-patrulha da GNR.

Umas linhas verdes, as letras “GNR” e umas sirenes falsas foram suficientes.

À frente, algo semelhante a um radar de controlo de velocidade.



O autor da brincadeira não tinha muito jeito para pintura, mas a verdade é que conseguiu enganar muitos outros automobilistas.



ptjornal.com

FIRESHELTER52

25/07/2018

Câmara de Tavira Abre 3 Vagas - Emprego

Encontra aberto, pelo prazo de dez dias úteis, a contar da publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para ocupação de três postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal desta Câmara Municipal, na carreira e categoria de assistente operacional.


Pode consultar todo o Aviso e saber mais no link que deixo ai em baixo. 


FIRESHELTER52

24/07/2018

Tendências a Subida Significativa de Temperaturas - Agosto

Ainda não é certo, mas existe uma tendência e condições marginalmente favoráveis a um padrão algo mais quente, durante os primeiros dias de Agosto.


Não esperamos nada de extremo, mas poderão vir alguns dias com calor mais significativo... junto com esse calor poderá, igualmente, vir alguma instabilidade com trovoadas, em pontos do Interior.


FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Responderam a Violento Acidente na EN270 entre São Brás e Tavira

Quatro pessoas ficaram esta terça-feira, 24 de Julho, feridas, três das quais com gravidade, na sequência de um despiste de uma viatura ligeira na zona São Brás de Alportel.


O alerta para o acidente, que ocorreu na Estrada Nacional 270 que liga São Brás de Alportel a Tavira, foi dado às 7.47 horas e desde logo Bombeiros de São Brás, Cruz Vermelha de Faro, Cruz Vermelha de Tavira, e INEM responderam de imediato.

“O acidente causou quatro feridos, três graves e um ligeiro. As vítimas, três homens e uma mulher com idades entre os 25 e os 40 anos, foram transportadas ao Hospital de Faro”.

FIRESHELTER52

23/07/2018

O que fazer : Perdi o meu filho na praia

O que fazer em caso de perda de uma criança na praia...


Fonte oficial do AMN/ISN explica que mal uma criança desapareça, a família deve recorrer ao nadador-salvador da praia para que este acione todos os meios que tem ao dispor. 

Entre eles, revela a assessoria daquele organismo, é àquele responsável da praia que cabe dar “o alerta as Autoridades e aos restantes nadadores-salvadores da praia, podendo também ele ajudar na procura pela criança”.

“Regra geral, e não descurando a procura no sentido oposto, a procura pela criança deve incidir mais no sentido do sol pelas costas e junto à linha de água, pois tendencialmente é assim que as crianças caminham pela praia tentando localizar os familiares e/ou amigos quando se sentem perdidas”, refere fonte oficial.

Caso o episódio tenha lugar numa praia não vigiada, a melhor solução passa por ligar imediatamente o 112 para que seja depois feita a triagem no sentido de alocar todos os recursos disponíveis para o local, o mais rapidamente possível.

FIRESHELTER52

20/07/2018

Tendência Para Súbita de Temperatura nos Próximos Dias

Segundo o modelo GFS parece que os próximos dias estarão marcados pela influência anticiclónica e, finalmente, o Anti Ciclone dos Açores vai estar posicionado onde é normal para a época do ano, ou seja mais próximo da Península, bloqueando a entrada do ar frio que nos tem atingido permitindo assim a entrada de ar quente. 


Sendo assim, esperamos céu limpo, redução da HR, temperaturas próximas a 30 ºC no Alto Minho, e obviamente mais altas no Interior e Sul de Portugal. 

Caso esta situação se mantenha nos dias seguintes (como seria normal para a época estival), teremos muito combustível fino a secar e o índice de ignição a aumentar, atingindo valores máximos para o final do mês em grande parte do território ibérico (ver ISI em valor máximo na Ibéria para o dia 28 de julho). 

Recorde-se que grande parte do território, apesar do tempo húmido e mais frio destas primeiras semanas de verão, não registou precipitação! 


FIRESHELTER52

19/07/2018

Escuteiros de Tavira em Campanha Ambiental na Ilha de Tavira

O fim‑de‑semana passado os Escuteiros de Tavira realizam um Acampamento de Agrupamento na Ilha de Tavira.


As secções realizaram duas campanhas ambientais, os Lobitos e Explordores fizeram uma recolha de lixo pela praia envolvendo as pessoas que lá estavam.

Os Pioneiros colocaram 11 placas que passam uma mensagem para não se deixar lixo nas praias e preservar a vida animal.

Foi também um fim‑de‑semana muito bom pois iniciamos a nossa adesão informal dos elementos que em Setembro passam de secção, tivemos ainda a atribuição de anilhas de mérito, promessa de um explorador e um pioneiros, e por fim a atribuição de dois louvores de agrupamento :)

Grande acampamento











Visite a página do CNE Agrupamento100 Tavira

FIRESHELTER52

Pescador Morre no Mar em Faro

O Capitão do Porto de Faro recebeu hoje um alerta cerca das 14h00, através de um telefonema feito por um representante da Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira - QUARPESCA, dando conta de que uma embarcação de pesca estaria em dificuldades, por ter ficado sem propulsão, com dois tripulantes a bordo.


​Recebida a informação, o Capitão do Porto de Faro contactou de imediato o MRCC Lisboa (Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa) e iniciou as buscas com uma lancha da Marinha, uma embarcação da Polícia Marítima de Faro, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão e um helicóptero "EH-101 Merlin" da Força Aérea portuguesa.

Pelas 16h55, com a ajuda de um veleiro francês, o helicóptero "EH-101 Merlin" da Força Aérea confirmou a posição das duas vítimas, juntamente com alguns vestígios pertencentes à embarcação que se encontravam na água, a cerca de 2,5 milhas (cerca de 4,5 km) a sul da praia de Faro.

No local, os elementos do veleiro francês conseguiram recolher uma das vítimas para bordo, tendo avistado a segunda vítima na água já sem vida.

O Capitão do Porto de Faro está a coordenar as operações.

/www.amn.pt

FIRESHELTER52

Azinhal vai ter Posto de Emergência Médica

Vai ser inaugurado, no dia 25 de julho, o novo Posto de Emergência (PEM) do concelho de Castro Marim, sediado na aldeia do Azinhal, em cerimónia que terá lugar no Pavilhão Multiusos do Azinhal, pelas 10h30. 


Com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim foi estabelecido um protocolo estabelecido entre o Instituto de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António para tornar possível o PEM, que traz uma valência a este concelho que carecia de uma mais acessível prestação de socorros, em caso de sinistrados ou doença súbita.
A partir do dia 25 de julho, o Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António fica então responsável pela operacionalização da ambulância de socorro do INEM, permitindo reforçar e melhorar a resposta aos pedidos recebidos através do Número Europeu de Emergência Médica – 112. 

O novo PEM vai funcionar 24 horas por dia no Centro Multiusos do Azinhal, propriedade da autarquia de Castro Marim, e contempla um edifício sede para o pré-posicionamento dos enfermeiros e restantes operacionais afetos ao serviço, bem como uma ambulância, equipada com os mais modernos equipamentos de socorro e emergência, como o desfibrilhador automático externo.

O PEM está provisoriamente instalado no Centro Multiusos do Azinhal, estando prevista a sua deslocação para as futuras instalações da unidade local de formação e pré-posicionamento de meios de emergência, a construir no Azinhal e cujo investimento global ascenderá a mais de meio milhão de euros.

algarveinformativo.blogspot.com

FIRESHELTER52

18/07/2018

Dentro do treino dos bombeiros de elite de Portugal

A agência noticiosa Reuters acompanhou um dia de treino dos elementos do GIPS – Grupo de Intervenção Protecção e Socorro. 


Este ano, 1.064 soldados compõem esta força de bombeiros de elite. O aumento de efectivos aconteceu depois de 114 pessoas terem morrido nos incêndios florestais de Junho e Outubro de 2017.

"Ainda somos poucos mas o aumento significativo na nossa força vai melhorar a nossa eficácia", afirmou o capitão João Fernandes ao jornalista Axel Bugge, numa base aérea em Pombal, no centro do país.

As equipas de GIPS estão divididas pelas 39 bases existentes por todo o país. Cada uma tem cinco elementos e o seu objectivo é evitar que um fogo se transforme num incêndio incontrolável.

Quando é recebida uma chamada, é enviada uma equipa de uma das bases, dependendo de onde se encontra o fogo. De helicóptero, os guardas do GIPS são deixados junto ao incêndio e montam um grande balde, prendendo-o à aeronave. Esta entornará água sobre as chamas enquanto no solo, os bombeiros de elite recorrem a mangueiras e paus semelhantes a vassouras para controlar as labaredas.

"Uma equipa com ferramentas simples faz um trabalho excelente", garante o capitão Fernandes à Reuters.

Os recrutas do GIPS vêm da GNR e têm que superar testes físicos, médicos e psicológicos. Só depois integram o curso de seis semanas.

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/dentro-do-treino-dos-bombeiros-de-elite-de-portugal

FIRESHELTER52

17/07/2018

Bombeiros Olhão dão formação a reclusos

Num protocolo entre a Câmara Municipal e o Estabelecimento Prisional de Olhão, os reclusos estão a limpar espaços rurais do concelho, em especial em Moncarapacho onde há mais área florestal


Luís Gomes - Comandante realça que, «ao mesmo tempo, é importante ter em conta que, estes homens já estão numa fase avançada no cumprimento das suas penas, trata-se de um grupo de sete reclusos que, nesta fase de vida, precisam de uma oportunidade de trabalho e de se sentirem integrados na sociedade.

Sublinhando os objetivos desta intervenção, o Comandante acredita que «este pode ser um exemplo para o futuro. 

Um exemplo que parte do nosso concelho e que poderá incentivar mais trabalhos de desmatação e limpeza ao longo do país, pois se queremos um território sem fogos, temos de apostar na prevenção e, havendo entidades interessadas em colaborar como é o caso do Estabelecimento Prisional de Olhão, só temos de proporcionar as condições para que tal se concretize».

Na prática, «os reclusos são transportados pelos Bombeiros para o local, neste caso a Estrada do Cerro de S. Miguel que é uma área vulnerável aos fogos e, vigiados por um guarda prisional, realizam o seu trabalho com muita qualidade e empenho e é isto que se pretende; dar a estes homens uma oportunidade de se sentirem valorizados, enquanto estão a fazer um importante trabalho para a comunidade em geral».

Após uma semana de trabalho, Luís Gomes não tem dúvidas de que «as intervenções estão a decorrer muito bem, já se notam alguns resultados, apesar de ainda estarmos longe do final. No total são dois meses de formação e desmatação, o que facilitará o balanço de toda esta operação».

www.algarveprimeiro.com/d/olhaobombeiros-dao-formacao-a-reclusos-na-limpeza-de-espacos-rurais-/22306-1

FIRESHELTER52

Veiculo de Lagos sofre Acidente no Incêndio de Monchique

Os bombeiros já tinham conseguido travar as chamas que deflagraram na tarde de domingo na Portela do Vento, em Monchique, mas permaneciam no local em vigilância. 


Foi nessa altura, pelas 22h33, que um veículo de combate dos bombeiros voluntários de Lagos sofreu um despiste na serra, que deixou cinco operacionais feridos.

O veículo deslocava-se num caminho florestal quando resvalou e caiu numa ribanceira, com cerca de três metros de altura.

A viatura ficou tombada de lado, presa entre as árvores. "Os bombeiros foram considerados feridos ligeiros", explicou ao CM Vítor Vaz Pinto, comandante operacional distrital de Faro. Todas as vítimas tiveram alta pouco tempo depois do acidente, com exceção de um bombeiro, de 54 anos, que ficou, até ontem, internado para observação no hospital de Portimão, mas nada de grave foi detetado.

Apesar dos contornos aparatosos do acidente, o veículo florestal de combate a incêndios dos Bombeiros de Lagos "não sofreu grandes danos", segundo garantiu Vítor Vaz Pinto.

Os bombeiros estavam a vigiar a zona onde, às 15h31 do passado domingo, deflagrou um incêndio florestal que obrigou à mobilização de 192 operacionais, com 64 viaturas, de 15 corporações do Algarve, bem como sete meios aéreos (três helicópteros e quatro aviões) e quatro máquinas de rasto.

As chamas eclodiram numa zona florestal e com habitações dispersas, próxima da EN266. O fogo poderá ter tido origem no rebentamento do gerador de uma bomba de tirar água.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/despiste-durante-fogo-fere-cinco-bombeiros?utm_medium=Social

FIRESHELTER52

16/07/2018

Porque não Há Verão em 2018

Excepto em algumas comunidades no leste e sudeste península, o verão deste ano não está sendo tão quente como nós geralmente esperávamos, e um bom exemplo disso é que, por enquanto, apenas em dias específicos chegaram a 40C em áreas tipicamente quente da península.


O infográfico superior tenta mostrar a configuração atmosférica que estamos tendo - em média - neste verão e seus efeitos na Europa.

Com isso, há evidências do claro padrão quente que está afetando grande parte do continente europeu, mas com exceção de áreas próximas ao Atlântico; como a península.

 -Anticiclone dos Açores "deslocado"  

Esta configuração é marcada principalmente por um anticiclone dos Açores mais para oeste a partir da sua posição habitual , permitindo a colisão de pequenas perturbações do Atlântico Norte que atingem a península limitando as temperaturas e com tempestades localmente distribuídas fortes.

A deriva para o norte da Europa do anticiclone dos Açores (ou parte dele) também tem sido destacada , gerando bloqueios específicos no Reino Unido-Escandinávia que associam temperaturas bem acima do normal, o que levou à quebra de alguns registos em países Semanas nórdicas atrás.


Saiba ainda mais em :

https://meteoiberia.es/este-verano-no-esta-calor-otros-anos-esta-ocurriendo/

FIRESHELTER52

Temperaturas voltam a subir, em boa parte de Portugal

Temperaturas voltam a subir, em boa parte de Portugal Continental, nos próximos dias.


Depois de uns últimos dias mais envergonhados, com muitas nuvens, algum chuvisco e até trovoadas violentas, devido a um fluxo marcadamente de OESTE, associado a uma perturbação em altitude, nos próximos dias (pelo menos até 4ª feira), Portugal Continental, será influenciado por um fluxo mais de NORTE, com mais estabilidade e menos nuvens.

Esta MUDANÇA na direção geral do vento, terá uma implicação direta nas temperaturas máximas, com um AUMENTO em praticamente todo o território continental, só a região do Oeste, não terá variações significativas nas temperaturas.

A NORTADA estará de volta ao Litoral Oeste, sendo incomodativa, em especial, a partir do meio das tardes. Provocando, igualmente, uma descida das temperaturas das águas mais costeiras.


FIRESHELTER52

15/07/2018

Semana vai começar em modo Primavera

Mais sol...
...Mais quente, no Centro e Sul, e mais vento, no Litoral Oeste. 


Esta 2ª feira, dia 16, teremos um dia com algumas nuvens no Litoral Oeste, principalmente pela manhã.
A tarde terá predomínio de sol em, praticamente, todo o território continental.

O vento será do quadrante norte, moderado e com rajadas, durante a tarde, no Litoral Centro e Sudoeste.

Esperamos uma subida da temperatura máxima, em especial, no Centro e Sul e uma descida da temperatura mínima, no Norte e Centro.


FIRESHELTER52

Polícia Marítima efetua ação de fiscalização na ilha de Tavira

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira efetuou, no dia 04 de julho, em articulação com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA, uma operação conjunta de fiscalização aos estabelecimentos comercias, na ilha de Tavira.


Nesta operação foram empenhados 20 operacionais, dos quais cinco elementos Polícia Marítima, seis elementos da ATA e sete elementos da ASAE, tendo sido levantados nove autos de contraordenação.