Separadores SAFEPLACE52

Ataques de Pânico ou de Ansiedade com sintomas iguais aos de um Ataque Cardíaco

O que são os Ataques de Pânico ou de Ansiedade?

Um estado de pânico é um fenómeno físico resultante do processo de ansiedade. Falamos em pânico quando se sente um nível extremo de ansiedade.
A ansiedade é um fenómeno físico de reacção á emoção medo, provocado pela libertação de adrenalina no sangue pelas glândulas supra-renais.
Em momentos de ansiedade é libertada adrenalina em quantidades abundantes preparando o organismo para grandes esforços físicos, estimulando o coração, elevando a tensão arterial, relaxando certos músculos e contraindo outros.

E quando o Pânico é um problema?

Por vezes, como efeito secundário de medicação, drogas ou de debilidades físicas diversas, existe uma libertação de adrenalina em excesso causando assim um colapso físico, sentindo-se um estado de Pânico... sem o ser.
Este colapso físico tendo sintomas semelhantes à ansiedade, faz com que a mente acredite poder estar num estado iminente de morte (perigo), e aqui pode iniciar-se o primeiro evento do síndroma do pânico. A partir deste evento isolado de pânico pode gerar-se o medo de sentir novamente o pânico!

Quem sofre desta perturbação sente uma ansiedade máxima em situações inexplicáveis, não conseguindo reconhecer os medos que lhes são inerentes.

A maior parte das vezes, as pessoas que sofrem desta perturbação não são corretamente diagnosticadas devido a dificuldade que muitas vezes existe em detetar este síndroma, o que leva frequentemente a pensar que são apenas episódios de ansiedade simples.

Sintomas mais frequentes dos ataques de Pânico:

- Dificuldade respiratória ou sensação de estar a sufocar
- Vertigens, instabilidade ou desmaio
- Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado
- Tremuras ligeiras ou acentuadas
- Sudação
- Falta de ar
- Náuseas, dor de estômago ou diarreia
- Sensação de irrealidade, estranheza ou separação do meio envolvente
- Sensações de adormecimento ou de formigueiros
- Ruborização ou calafrios
- Dor ou incomodidade no peito
- Medo de morrer
- Medo de «tornar-se louco» ou de perder o controlo


Estes sintomas são tão fortes, que ao acreditarmos que vamos morrer, criam-se só por si um trauma inconsciente e resistente que provoca um processo mental profundo e contínuo de afastamento de todas as experiências que interpretamos na altura serem a causa do colapso físico vivido. Como a nossa mente não conseguiu entender que as causas reais deste colapso tiveram na sua origem uma debilidade física, relaciona os fatores externos que aconteceram nesse momento, como por exemplo: o lugar e as circunstâncias onde estavam, os pensamentos que tinham, como experiências agressoras e perturbadoras a evitar no futuro.

Este processo mental erróneo provoca uma ansiedade elevadíssima todas as vezes que se está perante estas experiências consideradas agressoras. As pessoas perturbadas com este sindrome são levadas a pensar que têm fobias diversas quando na verdade o que sentem é um medo extremo de estar expostas a experiências que a mente

Como se pode tratar os Ataques de Pânico?

Os Ataques de Pânico tratam-se na sua origem, ajudando as pessoas que sofrem a afastarem-se das emoções de medo traumático resultante do primeiro evento de pânico.
Existe uma grande oferta de terapias convencionais e alternativas que podem ajudar no combate aos Ataques de Pânico, deve reflectir bem nas ofertas terapêuticas, pois a nossa saúde mental é um assunto sério.
Na Clínica da Mente utilizamos a HBM Therapy, são técnicas diferentes e inovadoras que permitem ás pessoas encontrar a sua paz interior... a sua felicidade.

Saiba mais em:

http://www.clinicadamente.com/tratamentos/ataques-de-panico.html

João Horta - FIRESHELTER52

28/01/2021

Faz Hoje 15 Anos que Nevou na Serra de Tavira

Recordando um dos mais importantes eventos meteorológicos de sempre na serra de Tavira, lembrei-me de publicar o nevão de 29 para 30 de Janeiro de 2006.


Eram 7:30 da manhã, quando os Bombeiros Municipais sediados na Aldeia de Cachopo, informaram a Central em Tavira que a estrada e o campo estavam tapados de neve na sequência de um nevão que tinha caído durante a madrugada na zona mais alta da serra.

Lembro-me de contar os minutos até às 8 horas, hora que saia de serviço para me poder deslocar até lá com outro colega de turno e ver o que não se via à mais de 40 anos no Conselho de Tavira... NEVE!

No inicio do caminho, já na zona da Picota se podia vislumbrar numa manhã linda de sol, os cumes dos serros mais altos da serra bem tapados de branco.

Quando chegamos perto do cume, deslocamos-mos a um lugarejo, “Água dos Fusos”, onde vi uma das paisagens mais lindas de sempre, as habitações com os telhados cobertos de neve, e toda a zona agrícola imaculadamente branquinha...

Seguiu-se uma visita ao ponto mais alto da serra, Alcaria do Cume, onde a cor que mais imperava era o branco, lá ajuda-mos a construir um boneco gigantesco.

Seguimos ainda mais para norte em direção a cachopo, de lá fomos até à localidade de Feiteira, onde o campo de igual forma estava coberto com neve.

Perto da hora de almoço viemos para baixo novamente e a neve, essa, já tinha desaparecido, o que se mantinham eram pequenos amontoados de gelo junto às bermas da estrada, mas pessoas e carros eram às centenas, para não dizer milhares...

Foi a conjugação de uma linda manhã de “primavera” com uma paisagem única de inverno, que seguindo os almanaques meteorológicos se repetirá daqui a quase 40 anos novamente...










Fotos Bety Silveira - Santa Catarina Tavira

Joao Horta - FIRESHELTER52

27/01/2021

Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM

Sabe quando contactar com o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM através do Número Europeu de Emergência - 112?


- Em situações de crise psicológica
- Comportamentos suicidários
- Vítimas de abuso/violência física ou sexual, entre outras.

Este serviço do INEM é constituído por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.

Mais info:

Luzes de Emergências Azuis - A Emergência desde 1968

Desde 1968, que a Convenção de Viena estabeleceu a cor azul ou vermelho para veículos de emergência ou considerados prioritários. 


E assim, foi adotado em todos os países da União Europeia, exceto na Espanha onde essa alteração tem vindo a ser instalada progressivamente, estando a sinalização intermitente ou rotativa nas emergências de cor azul destinada unicamente aos veículos policiais.

Quando um cidadão em transito no seu veiculo se deparar com um veiculo que se apresente em marcha urgente de socorro, com a iluminação de emergência de cor azul ou vermelha acionada deve o mesmo de facilitar a circulação do meio de socorro.

O mesmo acontece nos locais pedonais.

Por vezes, veículos em patrulhamento ou deslocação apresentam a barra de iluminação de emergência com a cor azul fixa sem rodar, piscar, ou alternar a condição de iluminação.

Nestas situações essas equipas não estão em emergência mas assinalam a sua presença na comunidade identificando-se como equipas diferenciadas de ajuda permitindo que a comunidade se aperceba da sua presença e em caso de alguma necessidade se desloque até elas. 

João Horta - FIRESHELTER52

25/01/2021

Saiba mais sobre o gás que utiliza na sua casa

Tendo em conta o ponto de vista na problemática dos incêndios, os gás que utilizamos nas nossas habitações apresentam algumas características que convém conhecer melhor com vista a evitar acidentes de maior.



Os gases, ( Butano ou Propano), podem ser armazenados e ou manuseados na fase líquida mas são consumidos na fase gasosa.

1. Características 


 Ardem completamente produzindo grande quantidade de calor e produzem uma combustão completa (sem resíduos);

 São odorizados através de aditivos, por forma a facilitar a sua detecção;

 São mantidos em reservatórios herméticos na fase líquida, desenvolvendo grandes pressões quando sujeitos ao calor;

 São mais densos que o ar, pelo que tendem a encher um compartimento de baixo para cima, a escapar-se por baixo de portas ou a formar um «manto» junto ao solo (dependendo muito das condições atmosféricas);

 Não são tóxicos quando inalados, embora tornem a atmosfera de um compartimento irrespirável por se substituírem ao ar;

 Por estarem armazenados na fase líquida ao se expandirem através de um orifício para a atmosfera, produzem um arrefecimento brusco, devido à evaporação sofrida, podendo, em contacto com a pele, provocar queimaduras sérias.

 Um litro de líquido corresponde a 200/250 litros de gás, daí a necessidade de manter as garrafas na posição vertical e nunca deitadas.

 A tensão de vapor do propano e do butano a 15ºC é respectivamente de 7 e 2 bars liquefazendo-se a estas temperaturas e pressão.

 O DOMÍNIO DE INFLAMABILIDADE situa-se entre os 2 e 10%.


João Horta - FIRESHELTER52

19/01/2021

Previsão Tempestuosa - Amanhã

Diversos apontadores meteorológicos de consulta simples na internet apontam para o dia de amanhã um dia dificil, chuvoso e muito ventoso.



As principais preocupações são apontadas logo para o inicio da madrugada onde o vento com rajadas de mais d 50Km´s por hora pode ser esperado.

A chuva sempre acompanhada de vento forte com rajadas muito fortes apresenta-se ao final da madrugada e mantêm-se até perto da hora de almoço.

As previsões de precipitação é algo a ter em atenção podendo ocorrer cheias rápidas em meio urbano pelo dificil escoamento na rede pluvial.

Amanhã quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, amanhecerá em Tavira às 7:41 e o pôr do sol será às 17:43. 

No gráfico de preia-mares e baixa-mares, podemos observar que a primeira baixa-mar será às 0:38 e a seguinte baixa-mar às 13:18. 

A primeira preia-mar será às 7:13 e a seguinte preia-mar às 19:45



FIRESHELTER52

22 Policias em Faro apresentaram-se no serviço de sangue do Hospital como dadores de medula óssea

22 Polícias da força destacada da Unidade Especial de Polícia do Comando Distrital da PSP de Faro apresentaram-se no serviço de sangue do Hospital De Faro como dadores de medula óssea, na sequência do apelo “Todos com o Miguel”. Força Miguel estamos contigo! 



O Miguel, de 6 anos, precisa de um transplante de medula óssea urgente, depois de lhe ter sido diagnosticado síndrome mielodisplásico. 

Esta doença é rara e o transplante de medula óssea é a única esperança do Miguel e da sua família.

Nesta luta contra o tempo, a Ordem dos Enfermeiros organiza uma recolha de sangue, à qual orgulhosamente nos associamos. 
Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão.

João Horta - FIRESHELTER52

18/01/2021

Novas Proibições Entram em Vigor

O Governo aprovou esta segunda-feira em Conselho de Ministros medidas adicionais ao confinamento geral decretado no passado dia 15. Confira aqui as novas proibições e regras anunciadas pelo primeiro-ministro.


A verdade é que, de acordo com o líder do Executivo, entre sexta-feira e domingo, registou-se uma redução da movimentação das pessoas na ordem dos 30% em relação ao mesmo período da semana anterior - um resultado que considerou insuficiente.

"Não é aceitável este movimento de pessoas continue. Impõe-se clarificar normas de restrição da circulação e alargar o quadro restritivo das medidas", declarou António Costa, reforçando que atravessamos "o momento mais grave da pandemia".

Neste sentido, e face a este cenário, eis as regras mais apertadas que vão passar a estar em vigor:

- proibição de circulação entre concelhos;
- proibição da venda de bebidas a postigo;
- espaços de restauração em centros comerciais fecham;
- proibidas campanhas de saldos e promoções;

-proibida a permanência em jardins;

- encerradas universidades séniores, centros de dia e de convívio;

- trabalhadores em teletrabalho passam a precisar de credencial da entidade empregadora para circularem;


Referiu ainda António Costa que as autoridades "vão reforçar a fiscalização" destas novas regras.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668621/conheca-as-proibicoes-e-as-novas-regras-e-mais-apertadas

João Horta - FIRESHELTER52

TVI





João Horta - FIRESHELTER52

100 Anos depois Relembrar a Pneumónica em Tavira

Hoje deixo aqui uma pequena ressalva à Gripe Pneumónica, a pandemia mais mortífera de todos os tempos.


Estava eu a construir uma presentação onde iria incluir os principais acontecimentos calamitosos que abalaram a cidade de Tavira quando me deparei com a Pneumónica e decidi deixar aqui uma ressalva sobre a mesma.

Esta gripe, também conhecida por “gripe espanhola”, tornou-se a pandemia mais mortífera de todos os tempos, tendo matado mais de 50 mil pessoas em Portugal e entre 50 e 100 milhões no mundo inteiro, não poupando nenhuma classe social.

Em Portugal os primeiros casos ocorreram em Maio de 1918, propagando-se rapidamente pelo país, fazendo-se sentir o pico de maior intensidade nos meses de Outubro e Novembro, atingindo praticamente os jovens-adultos.

Em Outubro de 1918 os Óbitos registados em Tavira tendo como motivo a gripe pneumónica atingiram 132 residentes.

69 Homens 63 mulheres.

Mas os números viriam a aumentar em 3 de Novembro segundo o jornal "Província do Algarve", vivia-se uma caótica situação e relatando 240 mortos, numa média diária entre 12 a 15 mortos em Tavira por dia.

No algarve a doença só viria a perder força em Dezembro mas já deixava um rasto de 60.000 mortos em Portugal.

Deixo uma ressalva a todos os que leram esta postagem e convido-os a adquirirem o livro História e Tavira - Republica de Ofir Chagas.

Nestas e outras publicações do autor podem conhecer de forma muito proximal a chegada da Pandemia, a origem, as medidas preventivas de Tavira, o combate à pandemia, o pânico, os apoios à doença e até o enterro dos mortos....

FIRESHELTER52

RISCO DE FENÓMENOS EXTREMOS DE VENTO E PRECIPITAÇÃO - MADRUGADA DE DIA 20

O Site MeteoMira refere a Existência de possibilidade de ocorrência de eventos extremos de precipitação e/ou de ventos, não sendo de descurar a hipótese de um ou outro tornado. 



Sendo impossível prever localizações, diria neste momento que a zona assinalada a vermelho na imagem (elipse) no litoral sul apresenta de madrugada dia 20 maior probabilidade face ao cruzamento do índice de instabilidade com o gradiente de ventos em altura.

Já ao início da tarde, a possibilidade está mais aumentada no Alto Alentejo!

Espera-se precipitação muito intensa em alguns locais já que a frente de madrugada terá interação entre diferentes massa de ar, potenciando fenómenos extremos de precipitação local, com risco de inundações em meio urbano.

Veja a informação e siga: https://www.facebook.com/meteomira/

João Horta - FIRESHELTER52

Montepio Artístico Tavirense promove linha de apoio psicológico

O Montepio Artístico Tavirense está a promover o projeto “SOS Acredita”, uma linha telefónica de apoio psicológico, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, anunciou a associação. 


Esta linha telefónica irá dar apoio psicológico, emocional e de prevenção do suicídio, com conversas que serão mantidas de forma anónima e confidencial.

A associação garante que pode ajudar “no caso de sentir sinais ou sintomas de depressão e/ou de ideação suicida, especialmente em tempos de pandemia”, segundo o comunicado.

A linha está disponível através do número 964 989 121 e do e-mail sos.acreditar@gmail.com, de segunda a sexta-feira entre as 19:00 e as 24:00 e aos sábados entre as 10:00 e as 13:00.

https://jornaldoalgarve.pt/montepio-artistico-tavirense-promove-linha-de-apoio-psicologico/

FIRESHELTER52

15/01/2021

INEM responde a Acidente na EN125 Conceição de Tavira

Os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica responderam ao início da tarde de hoje a um acidente na Estrada Nacional 125 na zona da Conceição de Tavira.


De momento ainda só tenho conhecimento do sucedido pelo site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que refere um acidente de viação às 13:57 e por algumas pessoas que o descreveram nas redes sociais.

Nesta ocorrência estiveram envolvidos uma equipa da Ambulância INEM SIV de Vila Real de Santo António, a equipa de psicólogos do INEM e a equipa do Helicóptero de Emergência Médica sediado na BHSP de Loulé.

Foto SAFEPLACE52 DR

Atualização no Correio da Manhã:



João Horta -FIRESHELTER52

14/01/2021

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na EN125 Conceição Tavira

Equipas de emergência responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Conceição de Tavira.

Uma colisão entre dois veículos ligeiros fez um ferido que após ser assistido foi encaminhado para o Hospital de Faro numa ambulância da Cruz Vermelha de Tavira.

Estiveram nesta ocorrência equipas da GNR e da PSP, Bombeiros de Tavira e Cruz Vermelha de Tavira.

Foto de arquivo SAFEPLACE52 DR

FIRESHELTER52

Extinção de incêndios em equipamentos elétricos sob tensão

Para a extinção de fogos em equipamentos elétricos sob tensão devem ser utilizados extintores de dióxido de carbono (não devem ser utilizados, se o difusor for metálico), pó químico ou à base de água que tenham cumprido o ensaio dielétrico definido na norma europeia EN 3-7. 


A adequabilidade de um extintor para a utilização em fogos em equipamentos sob tensão pode ser confirmada no rótulo do extintor.

A utilização de pó químico seco em espaços fechados deverá ser convenientemente avaliada, uma vez que a descarga deste agente extintor em espaços fechados poderá causar uma redução súbita da visibilidade e, portanto, colocar em causa a evacuação do edifício e mesmo as ações de combate ao incêndio.

Para além da eficácia do extintor e das classes de fogos para as quais é adequado, na seleção de um extintor há que ter ainda em consideração fatores como:

  1. o tempo de descarga
  2. o alcance do equipamento,
  3. a experiência que os potenciais utilizadores deste tipo de equipamentos têm no seu manuseamento condições ambientais em que o extintor vai ser utilizado (por exemplo, não é adequado utilizar extintores de dióxido de carbono em locais onde o vento possa afetar adversamente o alcance ou a direção da descarga).
Os extintores de incêndio mais usuais são os portáteis. 

No entanto, deve ser considerada a utilização de extintores móveis em áreas onde exista um elevado risco de incêndio ou em situações em que exista necessidade de uma elevada capacidade de extinção.

João Horta - FIRESHELTER52

12/01/2021

Tavira Regista Hoje mais 3 mortes por COVID

Foram registados, hoje, mais 3 óbitos (1 senhor, de 91 anos, e duas senhoras, de 80 e 87 anos) com teste positivo para a COVID-19, todos utentes do lar onde já se haviam registados outros falecimentos.

Fica também registado uma subida acentuada de casos positivos para a covid, mais 53 casos.


Os dados são retirados do site do município de Tavira.

João Horta - FIRESHELTER52

Quando Posso Sair do Isolamento do COVID?

Hoje deixo aqui as diretrizes da DGS em relação a algumas questões pertinentes sobre a situação COVID que vão desde a situação do isolamento, aos sintomas e aos testes de cura.






Alguma questão deixe nos comentários.

João Horta - FIRESHELTER52

11/01/2021

Encontrado morto dentro de autocaravana em Tavira

Um homem foi encontrado morto numa autocaravana, esta segunda-feira, em Tavira. 


O homem de 59 anos, de nacionalidade inglesa, tinha sido dado como desaparecido. 
Ao que o CM conseguiu apurar não há suspeitas de crime mas a PSP investiga as circunstâncias.

Os bombeiros arrombaram a porta do veículo uma vez que havia sido noticiado o desaparecimento do homem junto ao rio Gilão, em Tavira.


João Horta - FIRESHELTER52

10/01/2021

Atenção - Vai ficar ainda mais frio

Temperaturas negativas de Norte a Sul nas próximas noites.

O frio teima em permanecer na Europa e vai continuar assim pelo menos mais uma semana.

As noites mais frias da semana serão já as próximas. As mínimas vão atingir os -9ºC na torre da serra da Estrela, os -6ºC em Bragança, -4ºC na Guarda, -3ºC em Évora, Beja, Viseu e Coimbra, -2ºC em Setúbal e Santarém, -1ºC em Lisboa, 0ºC no Porto e 2ºC em Faro.

Há possibilidade para formação de gelo e geada.

O SOL vai marcar presença durante os próximos dias, no entanto vão continuar frios e as máximas vão ser baixas


João Horta - FIRESHELTER52

Algarve - Hospital de campanha «CHUA Arena» está pronto

Hospital de campanha instalado no Portimão Arena pronto para receber doentes com COVID-19. Infraestrutura que está operacional desde abril passado pode receber doentes de todo o país e conta com uma centena de camas.

Perante o agravamento da situação pandémica originada pela COVID-19, foi ativado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) este domingo, 10 de janeiro, o Hospital de Campanha instalado desde abril passado no Portimão Arena e que se tem mantido em prontidão durante todo este período.



O Hospital de Campanha de Portimão, que a partir de hoje está pronto para receber pacientes com o coronavírus, integra desde o final do ano transato a fase 4 do plano de contingência estabelecido pelo CHUA, a qual é acionada quando o hospital de referência esgota a sua capacidade de internamento, sendo necessário recorrer a infraestruturas externas.

Apesar de se prever inicialmente que a infraestrutura hospitalar instalada no Portimão Arena apenas se mantivesse em prontidão até final do verão passado, todo o dispositivo continuou operacional, num investimento considerável por parte do município de Portimão, assumido como uma medida preventiva face ao possível desenvolvimento da COVID-19.



A unidade conta com 100 camas, 22 das quais articuladas, possuindo no seu conjunto três enfermarias com quartos individuais (30 camas) e oito com quartos múltiplos (64 camas), além de uma unidade de doentes críticos (seis camas).

Tem ainda áreas de decisão clínica, apoio médico e reuniões setoriais, bem como espaços de apoio psicossocial e de aprovisionamento, entre outras mais-valias, não esquecendo as áreas de apoio e de gestão de esforço dos profissionais que a partir de hoje estão em permanência, 24 horas por dia, nesta estrutura de resposta e de reforço ao serviço nacional de saúde.



Este hospital de campanha está devidamente apetrechado com equipamento médico de monitorização, diagnóstico e tratamento de doentes críticos, representando um investimento de 200 mil euros por parte da Câmara Municipal de Portimão.

As suas valências não se esgotam no tratamento à COVID-19, pois também permitirá à Proteção Civil Municipal responder a outras situações de acidente grave ou catástrofe, como sismos, tsunamis, grandes incêndios ou outros cenários que causem um elevado número de vítimas.

Considerando a pressão com o aumento significativo de internamentos de doentes COVID positivos nesta última o CHUA reconheceu no passado dia 8 de janeiro a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento e internamento pelo que solicitou a ativação do hospital de campanha do município de Portimão, o que aconteceu em apenas 24 horas, quando poderia demorar uma semana, pelo menos, caso a estrutura tivesse sido desmontada.



Para o efeito, uma equipa técnica e logística dos Bombeiros de Portimão e da Cruz Vermelha Portuguesa acompanhou o Serviço Municipal de Proteção Civil no aprontamento da estrutura ao longo do dia de ontem, articulando com a equipa do CHUA a colocação da roupa de cama e consumíveis, bem como da limpeza da unidade.



Também os técnicos de informática e as equipas de manutenção, apoio logístico e comunicação da Câmara e da Junta de Freguesia de Portimão estiveram empenhados para garantir que esta valência possa desde já ser disponibilizada, podendo receber doentes de todo o país.

Noticia copiada de :
https://barlavento.sapo.pt/algarve/covid-19-hospital-de-campanha-chua-arena-esta-pronto?fbclid=IwAR1yG0NTJKR1Vy1ev91UdtHxffZ0AtXHkuEIDJ7UAsdvK0yfRtbN1HaH834

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Incêndio em Armazém de Construção

Os Bombeiros de Tavira, São Brás de Alportel e Olhão responderam durante a tarde do dia de ontem a um violento incêndio num armazém de Construção.


O incêndio ocorreu em zona do Poço da Areia ao principio da tarde.

As equipas conseguiram rapidamente circunscrever o incêndio tomando a sua extinção de forma rápida e sem feridos a registar.

Estiveram envolvidos as equipas de combate e apoio dos Bombeiros de Tavira, São Brás de Alportel e Olhão apoiados por dois Veículos Urbanos de Combate a Incêndios e um Auto Tanque.

Foto SAFEPLACE52 Arquivo DR

João Horta - FIRESHELTER52

09/01/2021

Governo confirma novo confinamento

Depois de terminadas todas as audições em São Bento, a ministra da Presidência confirmou que o país vai avançar para um novo confinamento, mas adiou o anúncio dos detalhes para depois do Conselho de Ministros.


O confinamento será semelhante aquele que foi vivido no início da pandemia de covid-19 e poderá implicar o encerramento da restauração e do comércio não-alimentar.

No entanto, o Governo deixou uma certeza: as empresas podem contar com apoios para os trabalhadores, como é o caso do lay-off simplificado.

Veja a entrevista de há minutos na SIC em:


João Horta - FIRESHELTER52

08/01/2021

Registam-se mais 2 Mortes por COVID em Tavira

Nos últimos dois dias ficam registados na site do Município de Tavira dois falecimentos de vitimas por covid-19.


Até dia dia 6 de Janeiro registavam-se no site 4 mortes por COVID-19 sendo que no dia seguinte, dia 7, há acrescentar mais uma morte de um cidadão Tavirense de 81 anos de idade que morreu com a doença.

Hoje, dia 8 o município lamentavelmente regista mais um óbito por covid-19, uma senhora de 98 anos residente num lar da cidade perfazendo um total de 6 falecimentos pela doença.

Hoje fica também registado o aumento de quase 40 casos de covid-19 fazendo os números passar a barreira dos 500 casos acumulados.

João Horta - FIRESHELTER52

Frio - A Hipotermia Mata

Quando exposto a baixas temperaturas, o corpo perde calor mais depressa do que o que consegue produzir. 


O resultado é a hipotermia, ou seja, temperatura corporal excessivamente baixa, situação perigosa, pois a pessoa poderá não se aperceber da gravidade da sua situação e assim não fazer nada para a corrigir.

São geralmente vítimas de hipotermia:

• Idosos com fraca alimentação, roupa ou aquecimento;

• Bebés que dormem em quartos frios;

• Pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior;

• Consumidores de álcool ou drogas.

Sinais de aviso - Adultos

• Tremores, exaustão;

• Confusão, mãos inquietas;

• Sonolência, perda de memória, fala “lenta”/baralhada/ confusa.

Sinais de aviso - Crianças

• Pele muito vermelha e fria;

• Apatia.

O que fazer?

Se notar alguns destes sinais procure ajuda médica e em caso de emergência ligue 112.

Aqueça a pessoa da seguinte forma:

• Coloque a vítima num quarto quente ou num abrigo;

• Se a vítima estiver com a roupa molhada retire-a, mantendo a pessoa seca e quente enrolada num cobertor incluindo cabeça e pescoço;

• Aqueça a parte central do corpo utilizando;

• Bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal mas não ofereça bebidas alcoólicas nem tente dar de beber a uma pessoa inconsciente;

• Mantenha a temperatura.

INEM

João Horta - FIRESHELTER52