Separadores SAFEPLACE52

28/02/2023

54 Anos - O Último Grande Sismo em Portugal

No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.


Relembro o seu 54º aniversário, sendo o sismo que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. 
De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.


João Horta -FIRESHELTER52

27/02/2023

Noites de frio intenso até ao final da semana

É para gelar: Noites de frio intenso até ao final da semana


A partir de amanhã e sobretudo a partir de Terça Feira espera-se a entrada de uma massa de ar frio continental vinda do Centro e Leste da Europa, que irá provocar uma descida acentuada das temperaturas em especial das mínimas.

Os termómetros vão a meio da semana bater os -10ºC no ponto mais alto de Portugal Continental (Serra da Estrela) e os -8ºC na cidade da Guarda. Sim, está a ler bem. Lisboa deverá bater nos 3ºC, Porto nos 2ºC e Faro nos 4ºC.

Grande parte do território vai registar valores de temperatura mínima abaixo de 0ºC (com destaque para o Interior e localidades longe de grandes cidades) sobretudo entre Terça e Sexta Feira.

Esperam-se períodos de céu nublado com abertas ao longo da semana e para já sem previsão de precipitação significativa.

Da Página: André do Tempo

João Horta - FIRESHELTER52

Noite de Domingo com Vários Carros a Arder em Ayamonte

O incêndio aconteceu, por causas a ser investigadas, por volta das 20:30 horas deste domingo, numa área próxima do centro do município, quando na cidade fronteiriça estava a desenvolver-se a Grande Cavalgada do Carnaval.


Na extinção do fogo, intervieram quatro bombeiros do parque da própria localidade de Ayamonte, que se deslocaram até o local do evento com dois veículos de intervenção: uma bomba urbana pesada; e uma bomba rural ligeira.

Noticia HuelvaCosta 


João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Combateram Incendio na Baixa da Cidade

Os Bombeiros de Tavira combateram na noite e sábado dia 25 um incêndio na baixa da cidade.

A pronta e rápida intervenção da equipa de combate permitiu a extinção do incêndio sem que o mesmo se  tenha propagado aos edifícios contíguos.

Estiveram envolvidos nesta operação uma equipa de combate a incêndios dos Bombeiros de Tavira apoiados por um veiculo de combate a incêndios urbanos e ainda a Policia de Segurança Publica de Tavira.

FIRESHELTER52

24/02/2023

Pode nevar nas serras do Alentejo e na serra de Monchique no Algarve

Esta noite pode nevar na serra de Montejunto, no distrito de Lisboa, nas serras do Alentejo e na serra de Monchique, no Algarve.


Durante a próxima noite e madrugada estão previstos aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados pontualmente por trovoada em qualquer parte do território.

Poderão ocorrer aguaceiros de neve nos pontos mais altos da serra de Montejunto (acima dos 600 metros), nas serras de Ossa (distrito de Évora) e São Mamede (Portalegre) acima dos 550 metros e na serra de Monchique, no Algarve, acima dos 700 metros de altitude.

No Norte e Centro os aguaceiros serão menos prováveis, no entanto onde ocorrerem, poderão ser de neve acima dos 400 metros de altitude.

Neste Sábado serão expectáveis aguaceiros em qualquer parte do território (com abertas).


João Horta - FIRESHELTER52





Chuva e Granizo nas Previsões do Fim de Semana

Por influência de uma depressão com uma massa de ar frio polar associada, espera-se descida das temperaturas nos próximos dias com aguaceiros de Norte a Sul, podendo ser de granizo e acompanhados por trovoada.


Pode ocorrer queda de neve no Norte e Centro em altitudes superiores a 400 metros, e no Sul acima dos 700 metros (pode nevar em serras do Alentejo e na serra da Monchique, no Algarve).

O período com precipitação mais regular e persistente será entre a tarde (ou final de tarde) desta Sexta Feira e o dia de Sábado. Os aguaceiros podem ser fortes.

Na noite de Sexta para Sábado serão expectáveis aguaceiros fortes e persistentes no Centro e Sul com queda de granizo.

O tempo frio vai-se prolongar pelo menos até dia 05 de Março


João Horta - FIRESHELTER52

IGN Regista Sismos de 3.5 e 3.2 Frente ao Algarve

 O Instituto Geográfico Nacional registou e publicou na sua página vários eventos sísmicos frente à costa Algarvia.


Um sismo de maior magnitude, 3,5 registado hoje dia 24/2 às 09:15 frente a Faro a 23km´s de profundidade, já um outro sismo de 3,2 tinha sido registado a Sul do Cabo de São Vicente às 08:48 do dia de hoje a 30 km´s de profundidade.

Ambos os eventos não foram sentidos nem reportados estragos, e a página IPMA também os registou mas com magnitude mais baixas.

Deixo aqui o link da página para poderem consultar: http://www.ign.es/web/resources/sismologia/tproximos/prox.html

João Horta - FIRESHELTER52

23/02/2023

Faro - Homem Morre Atropelado por Comboio

Um homem faleceu ao início da tarde desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, depois de ter sido atropelado por um comboio em Faro, segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro de Faro.


O atropelamento ocorreu na passagem de nível que fica localizada perto do Teatro das Figuras, tendo o alerta sido dado pelas 12:32.

A Linha do Algarve e a circulação dos comboios mantêm-se interditas, estando no local 15 elementos dos bombeiros, INEM e Polícia de Segurança Pública, apoiados por seis viaturas.

https://jornaldoalgarve.pt/homem-morre-atropelado-por-comboio-em-faro/

João Horta - FIRESHELTER52

Embarcação e Droga Apreendidos no Rio Guadiana

Ontem, 22 de fevereiro, dois homens de 19 e 52 anos foram detidos, duas embarcações e cerca de 100 fardos de haxixe foram apreendidos na Foz do Rio Guadiana, informa a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (UCC/GNR), a qual adianta que a ação foi levada a cabo por militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António em colaboração com a Guardia Civil de Espanha.


Após um alerta das Equipas de Vigilância da Guardia Civil para uma embarcação de alta velocidade (EAV), foram desenvolvidas diligências que permitiram a interceção com a colaboração da Equipa de Patrulhamento e Interceção Marítima (EPIM) do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António (VRSA). A embarcação suspeita já se encontrava em seco, sem tripulantes a bordo em território espanhol.

No local, os militares verificaram a presença de pequenas embarcações nas proximidades, que procuraram encetar fuga da GNR por via marítima, tendo sido intercetada uma dessas embarcações, de pavilhão espanhol, com dois tripulantes suspeitos.

Informa ainda a GNR que da operação em colaboração com a Guardia Civil, no âmbito da vigilância da costa e do combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, resultou a apreensão de uma EAV, com cerca de 12 metros de comprimento e três motores de 300HP, aproximadamente 100 fardos de haxixe e ainda a apreensão de uma embarcação de recreio, com cerca de cinco metros e um motor de alta potência. Todas as apreensões e detenções ficaram a cargo da Guardia Civil, autoridade territorialmente competente.

https://regiao-sul.pt/sociedade/dois-detidos-apreensao-de-embarcacoes-e-100-fardos-de-haxixe-na-foz-do-rio-guadiana/614473

João Horta - FIRESHELTER52

21/02/2023

Estrangeiro cai acidentalmente na Ria Formosa em Olhão

Um homem de 83 anos, de nacionalidade inglesa, foi durante a noite de ontem auxiliado depois de ter sofrido uma queda acidental à água, enquanto caminhava junto a uma zona rochosa, perto do porto de recreio de Olhão.


O alerta foi recebido pelas 20h25, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão e da Estação Salva-vidas de Olhão. Para o local deslocaram-se também elementos da PSP e do INEM.

A vítima, um homem inglês de 83 anos, foi prontamente resgatado para terra por um familiar que se encontrava no local, apresentando diversas escoriações no corpo. Já em terra, a vítima foi assistida pelos elementos do INEM, sendo posteriormente transportada para uma unidade hospitalar.

O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência.


Foto Coligida na internet

João Horta - FIRESHELTER52

20/02/2023

IGN Regista Sismo de 4.2 a Sw do Cabo de São Vicente

O Instituto Geográfico Nacional registou na sua página um evento sísmico de 4.2 no mar a sw do cabo de São Vicente - sagres.



O sismo ocorreu hoje dia 20/2 às 18:05 a 24km de profundidade.

Para já não há indicações que o mesmo tenha sido sentido ou provocado estragos.

Durante o dia de hoje, outros dois sismos de magnitude superior a 2,6 também foram registados a sul do algarve e estão informados na página do IGN, onde deixo aqui o Link.

Imagem SAFEPLACE52- Print da página do IGN

http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2023dornc

João Horta - FIRESHELTER52

Embarcação Turistica naufragou em Lagoa 35 Náufragos Resgatados

Um barco de recreio afundou a cerca de um quilómetro da Costa, quando ia para as grutas de Benagil.


Um barco de recreio afundou a cerca de um quilómetro da Costa, quando ia para as grutas de Benagil. 

Foram resgatadas 36 pessoas, incluindo dois membros da tripulação. Fonte dos bombeiros no local disse ao Observador que o mar agitado, com vagas de sueste, pode ter sido o responsável pela ondulação que esteve na origem do acidente.

Todos as pessoas foram resgatadas pelo barco salva-vidas de Ferragudo e Portimão e transportados para clube naval de Portimão. Algumas pessoas chegaram a terra com sinais de hipotermia e foram assistidas no clube naval, onde já estava montado um posto de comando.

Rodrigo dos Paços, Comandante da Capitania do Porto de Portimão, disse ao Observador que havia quatro crianças a bordo. “Todas as pessoas foram recolhidas e foi feita uma triagem, estão já a seguir para as respetivas casas e unidades hoteleiras.”

Nenhum das pessoas assistida inspira cuidados, com o Comandante a falar em ferimentos ligeiros.


O que é a Cadeia de Sobrevivência

A “Cadeia de Sobrevivência” é composta por quatro elos que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR).


Os quatro elos da cadeia de sobrevivência são:

Acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) – 112

O rápido acesso ao SIEM assegura o início da Cadeia de Sobrevivência. Cada minuto sem se chamar o socorro reduz a possibilidade de sobrevivência da vítima. Por isso, é fundamental ligar 112 e colaborar com o operador.

Início precoce de Suporte Básico de Vida (SBV)

Para aumentar a probabilidade de sobrevivência de uma vítima de paragem cardiorrespiratória é fundamental iniciar de imediato manobras de SBV.

Desfibrilhação Precoce

A maioria das PCR no adulto ocorrem devido a perturbações do ritmo cardíaco. O único tratamento eficaz é a desfibrilhação, que quando aplicada precocemente alcança uma alta taxa de sucesso.

Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce

O Suporte Avançado de Vida permite, através de cuidados médicos avançados, conseguir uma ventilação e uma circulação mais adequadas. Idealmente, o SAV deverá ser iniciado ainda na fase pré-hospitalar e continuado no hospital.

Cada um dos elos da cadeia de sobrevivência é vital e todos têm a mesma importância. De nada serve ter o melhor SAV se quem presencia a PCR não souber ligar 112!

João Horta - FIRESHELTER52

Cachopo Conta Com Novo Centro de Meios Aéreos

O Governo, através das áreas governativas do Ambiente e Ação Climática, Infraestruturas e Coesão Territorial, reconheceu o relevante interesse público (RIP) da construção do Centro de Meios Aéreos de Cachopo, oportunamente solicitado pelo Município de Tavira.


O projeto Centro de Meios Aéreos (CMA) de Cachopo visa a requalificação da pista de aterragem de heliporto já existente à entrada da povoação de Cachopo, no concelho de Tavira, no lado direito da Estrada Nacional n.º 397, através da delimitação de uma área de segurança em rede, relocalização do depósito de combustível, construção de um edifício de apoio à pista e aos operacionais que ali permanecem na época de incêndios e noutros fins de socorro e proteção civil, construção de hangar, ampliação das redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais e pavimentação da via de acesso ao local onde o heliporto está implantado (Rua do Polidesportivo).

Integrada no projeto de cooperação transfronteiriça CILIFO - Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais, o qual é financiado em 75% pelo Programa Interreg España-Portugal (POCTEP) e, conjuntamente com os heliportos de Monchique e Loulé, garante a cobertura do território do Algarve com infraestruturas de prevenção, deteção e combate a incêndios florestais, eventos sísmicos e outras ocorrências, permitindo uma intervenção de pessoas e meios mais rápida e eficaz, contribuindo para a preservação e valorização do património ambiental e funcionando como centro alternativo de meios operacionais regionais.

A empreitada foi adjudicada pelo Município de Tavira à firma Teixeira, Pinto & Soares, S.A. pelo valor de 2.371.948,63 € e tem um prazo de execução de 180 dias.

https://regiao-sul.pt/sociedade/centro-de-meios-aereos-de-cachopo-com-declaracao-de-relevante-interesse-publico/614154

João Horta - FIRESHELTER52

17/02/2023

Polícia Marítima resgata homem no rio em Portimão

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão resgataram esta madrugada no rio Arade, em Portimão, um homem de 37 anos que se encontrava em dificuldades na água, em risco de afogamento, após ter sofrido uma queda acidental.


Na sequência de um alerta recebido cerca das 01h00, através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a informar que se encontrava uma pessoa em dificuldades no rio Arade, foram de imediato ativados para o local dois elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão.

À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima conseguiram localizar a vítima, apesar da fraca visibilidade, que se encontrava imóvel e bastante submersa numa zona lodosa, tendo de imediato entrado na água para proceder ao resgate da vítima para terra.

A vítima, um homem de 37 anos, apresentava sinais de hipotermia, tendo os elementos da Polícia Marítima prestado auxílio com recurso a uma manta térmica, até à chegada de elementos dos Bombeiros de Lagoa e do INEM que, à chegada ao local, prestaram os primeiros-socorros e estabilizaram a vítima. Após a avaliação do médico do INEM, a vítima foi transportada para uma unidade hospitalar.

A AMN informa ainda que o Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.


João Horta - FIRESHELTER52

Carnaval Sem Objetos Pirotécnicos pela segurança dos nossos filhos

Com a chegada do fim de "semana gordo" registam-se diariamente a utilização de pequenos foguetes, fogos de artificio e petardos nas noites da nossa cidade.


Este tipo de equipamento é propicio ao desenvolvimento de acidentes, alguns deles graves além de acabar com a paz social dos que estão a descansar.

Mesmo sendo proibidos na via publica todos os anos nesta altura carnavalesca são viseis e audíveis o rebentamento de petardos, foguetes sinalizadores marítimos e fachos de mão sinalizadores, entre outras bombas.

É importante que a comunidade perceba que o uso desses equipamentos é proibido e totalmente desaconselhável de utilizar sob o risco de sofrer acidentes graves ou mesmo a morte.

DIGA NÃO À PIROTÉCNICA

Lembro a todos que está proibida a venda, compra e utilização de objetos pirotécnicos.
É prejudicial para crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais.
 
Todos temos a responsabilidade de nos conscientizar e compreender os perigos que acarreta brincar com explosivos.

Caso tenha objetos pirotécnicos consigo por favor siga estas recomendações:

  • As crianças não devem ter, mexer, ou manusear equipamentos pirotécnicos.
  • A venda de artigos pirotécnicos é proibida
  • Não o guarde no bolso.
  • Não o jogue contra paredes, caixas de luz, veículos ou materiais inflamáveis.
  • Deve ser mantido no chão; nunca nas mãos ou em garrafas ou latas.
  • Quando um produto não explode, não deve ser tocado, mesmo que o pavio pareça estar extinto.
  • Os olhos, braços e mãos são os órgãos mais afetados pelo calor, fogo, faíscas ou explosão.
  • Lesões nos órgãos genitais também são comuns quando a pessoa transporta fogos de artifício no bolso das calças devido ao calor do corpo ou frixão.
  • O ruído provoca a morte das células sensoriais que estão nos ouvidos e que não se regeneram.
  • Cuide dos seus animais, pois a qualidade auditiva deles é muito mais sensível que a nossa.
  • Foguetes costumam causar a destruição dos dedos e fogos de artifício queimam a pele.
  • Não deixe os artigos ao sol ou perto de fontes de calor.
  • Lembre-se de que fogos de artifício podem causar incêndios, tanto local quanto remotamente.
  • Nos últimos anos, milhares de pessoas, a maioria crianças, foram vítimas de acidentes devido ao uso inadequado desses equipamentos.
  • Siga as minhas recomendações, não arrisque, entregue esses equipamentos às autoridades não os abandone nos contentores do lixo.
Em caso de alguma questão mais pertinente sobre o tema por favor contacte as autoridades policiais da sua área de residência.

João Horta - FIRESHELTER52

Exercício Gilão 2011




O exercício "Gilão2011" visou treinar a capacidade de resposta das autoridades a incidentes como a poluição por hidrocarbonetos.

Tendo como cenário uma hipotética colisão entre dois navios, que navegavam em direcções opostas, uma das embarcações fica desgovernada e vai encalhar numa enseada junto a um hotel, derramando hidrocarbonetos que se espalham pela Ria Formosa.

Para minimizar os danos ambientais naquele ecossistema, as ações de combate ao derrame vão desenvolver-se em três pontos: no local onde encalhou a embarcação, junto à praia, numa zona de rochas e numa zona próxima de viveiros de ostras.

O exercício decorreu entre as 09:00 e as 12:00 na foz do Rio Gilão, na zona de Quatro Águas, em Tavira.

Representantes do Governo Civil, da Câmara de Tavira e da Universidade do Algarve, entre outros, participaram no exercício como observadores.

(cliclar sobre as fotos para aumentar)












FIRESHELTER52

Poeiras de África: vem aí uma vaga intensa vinda do deserto

Durante os próximos dias e até ao início da próxima semana está prevista uma vaga intensa de poeiras vindas de África sobre os céus de Portugal.


Sexta, Sábado, Domingo e Segunda serão os dias com maior concentração de poeiras.

Esta situação deve-se a uma depressão que está localizada entre Portugal Continental e o Norte de África (no oceano), e que permite que o fluxo de vento seja de Sul para Norte, empurrando as tempestades de poeira para Portugal.

No fim de semana esta mesma depressão irá originar a possibilidade de aguaceiros (dispersos) e trovoada.
Os dias mais quentes serão Sexta e Domingo, mantendo-se arrefecimento noturno.


João Horta - FIRESHELTER52

16/02/2023

Bombeiros Respondem a Viatura a Arder nas Portagens de Paderne

Bombeiros de Albufeira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio em veiculo nas portagens de Paderne na A2.

Foto e informação: Vigilantes da Estrada no Facebook

João Horta - FIRESHELTER52

O Sotavento e o Barlavento Algarvio - A razão de ser.

A zona ocidental do Algarve é designada por Barlavento e a oriental por Sotavento. 




A designação deve-se com certeza ao vento predominante na costa sul do Algarve, sendo a origem histórica desta divisão incerta e bastante remota. 

Internamente, a região é subdividida em duas zonas, uma a Ocidente (o Barlavento) e outra a Leste (o Sotavento). 

Com esta divisão podemos registar um claro efeito de espelho entre as duas zonas. 

Cada uma destas zonas tem 8 municípios e uma cidade dita principal: Faro está para o Sotavento como Portimão está para o Barlavento. 
De igual modo possui cada uma delas uma serra importante (a Foia, no Barlavento, e o Caldeirão, no Sotavento). Rios com semelhante importância (o Arade no Barlavento e o Guadiana no Sotavento).

Um hospital principal em cada uma das zonas garante os cuidados de saúde em todo o Algarve. 
Em termos de infraestruturas, o Aeroporto Internacional está numa zona e o Autódromo Internacional noutra. 

A nível desportivo, os históricos do futebol algarvio Sporting Clube Olhanense (representante do Sotavento) e o Portimonense Sporting Clube (representante do Barlavento) estiveram ambas na 1ª liga, sedo que agora o Olhanense foi substituído pelo Farense. 

João Horta - FIRESHELTER52

Fazem-se sentir Muitas Poeiras e Temperatura Elevada

Teremos AUMENTO das poeiras nos próximos dias, começando hoje, e possivelmente com a maior concentração no fim-de-semana 18\19. 
Teremos de acompanhar para perceber se para o Carnaval haverá ou não um fluxo diferente que possa afastar as poeiras.

Temperaturas máximas muito elevadas para a época, teremos quase certamente valores de 24-25 graus registados no LITORAL NORTE E CENTRO, incluindo locais onde essas temperaturas nem no Verão são muito frequentes, como Aveiro, por exemplo. 

Esses valores também podem ser atingidos no Vale do Sado, com o restante território no geral também perto ou acima de 20 graus - entre dias 15 e 20 de Fevereiro.

Não descartamos que algum valor superior (acima de 25\26 graus) possa ocorrer, valores não muito longe dos máximos históricos para Fevereiro (que podem eventualmente ser atingidos em alguns locais).


João Horta - FIRESHELTER52

15/02/2023

Bombeiros Respondem a Acidente na A22 Tavira-VRSA

Equipas de emergência responderam ao final da tarde de ontem a um acidente de viação na A22 Via do Infante.


O acidente ocorreu na Via do Infante entre os nós de Tavira e Vila Real, tratando-se de um despiste de um ligeiro de passageiros de onde resultou uma vitima em estado grave, que foi assistida e transportada ao Hospital pelas equipas de emergência.

Uma resposta musculada do Sistema Integrado de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro permitiu um rápido e eficaz socorro aos envolvidos e utilizadores da via. 

Estiveram na resposta a este evento os Bombeiros de Tavira e Olhão com equipas apoiadas por meios terrestres de ambulâncias de socorro e veículos de Combate a Incêndios, as autoridades de trânsito e ainda as equipas da entidade concessionária da via.

Foto SAFEPLACE52- ArquivoDR

FIRESHELTER52

112 - Via Verde Coronária - Salvando Vidas

O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do Enfarte Agudo do Miocárdio é fundamental e deve motivar uma chamada imediata para o 112. 


Esta é a via preferencial para o acionamento dos serviços de Emergência Médica, dado que está demonstrado que o contacto com o 112 reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada.

Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos são alguns dos sinais e sintomas que podem indicar um EAM. Na sua presença, deve ser contactado de imediato o Número Europeu de Emergência – 112.

Após a chamada para o 112, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM realizam a triagem da situação e encaminham as vítimas de EAM para os Hospitais mais adequados, através da Via Verde Coronária, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz nas unidades de cuidados intensivos coronários ou salas de hemodinâmica.

O encaminhamento dos doentes através desta Via Verde é feito com base em critérios clínicos e eletrocardiográficos específicos, visando o rápido tratamento de determinados tipos de EAM em que há necessidade da realização de angioplastia primária (cateterismo cardíaco para desobstrução das artérias coronárias, realizado nas salas de hemodinâmica).

Existem também alguns procedimentos simples a adotar em caso de suspeita de um EAM, que podem estabilizar a evolução da situação até à chegada das equipas de emergência: manter uma atitude calma, sentar o doente e evitar que este faça qualquer tipo de esforço físico, tal como, levantar-se, caminhar ou até falar.

João Horta - FIRESHELTER52

História de Tavira - O Ciclone de há 82 anos 15/2/41

Se a nefasta II Guerra Mundial ocupava até então, e consecutivamente, as primeiras páginas dos diários nacionais, um raro fenómeno meteorológico remeteu as notícias dos combates para as páginas centrais.


Um terrível ciclone extratropical atingiu e devastou Portugal, a 15 de Fevereiro de 1941.

Naquele dia, teve lugar a maior tempestade até então registada pelo Observatório Meteorológico de Lisboa, criado em 1854

Em todo um cenário dantesco, o Algarve não foi exceção. A imprensa da época, como «O Século» e o «Diário de Notícias», divulgou amplamente os efeitos na região.

O vento terá soprado a uma velocidade de 140 km/h no Algarve e, nas palavras do correspondente do «Diário de Notícias», «tudo foi varrido, esfacelado, aniquilado».

Na velhíssima cidade de Tavira, «contam-se às dezenas os prédios que sofreram prejuízos.

Na fábrica de moagem de J. A. Pacheco, o vento levou grande parte da cobertura, o mesmo sucedendo no armazém contíguo à moagem da firma Araújo Ribeiro & Dias.

Na fábrica de conservas Balsense e na casa do salva vidas também abateram os telhados».

Também em Tavira, «o Bairro Jara habitado por gente pobre foi atingido gravemente, havendo moradias que ficaram destelhadas e em ruínas.

Na bacia das Quatro Águas uma barca da Companhia de Pescarias Algarve, denominada Moagem, foi ao fundo, carregada de sal.

Os batelões da mesma companhia que estavam junto do rio, que corre paralelo à costa foram atingidos pelas vagas, afundando-se.

Na ilha de Tavira a água do mar juntou-se à do rio, pondo em sério risco o arraial da armação daquela empresa.

A maioria das cabanas existentes na ilha foi levada pela corrente.

No campo, milhares de árvores foram destruídas [No sítio das Cabanas, um olival, de que é proprietário o Sr. José Chagas, de cerca de trezentas árvores, só oito ficaram de pé].

Não há comunicações. A camioneta que faz a carreira diária entre a cidade e a vila de Alportel foi atingida por uma árvore».

«No sítio da Fortaleza, junto da armação do atum, o mar abriu nova barra de grande extensão» Na freguesia da Luz, «até a erva foi queimada pelo vento».


Bibliografia: Jornais «O Século» e «Diário de Notícias» de fevereiro de 1941 e Conta de Gerência do Município de Portimão de 1942 (gentilmente cedida pelo Centro de Documentação do Museu de Portimão)


João Horta - FIRESHELTER52

13/02/2023

O meu vizinho Carlos teve um enfarte

“O meu vizinho veio-me bater à porta, muito pálido, cheio de suores frios, com a mão bem aberta no peito dizendo que não se sentia bem. Antes do almoço teve uma dor semelhante mas que passou minutos depois.

Esta não passou e ele ficou preocupado. Achou que não era necessário ligar o 112 e preferiu vir ao vizinho que é médico.



O Carlos tinha tudo o que vem nos livros a explicar os sintomas de um enfarte do miocárdio.

Ligou-se o 112, pediu-se para passar à emergência médica, explicou-se com serenidade e calma o que se estava a passar e em menos de 10 minutos a ambulância estava à porta, fizeram um eletrocardiograma, canalizaram uma veia, ligaram para a linha verde coronária, e arrancaram para o Hospital onde já estavam à espera dele.

Deu entrada, e pouco tempo depois estava a fazer o cateterismo cardíaco e a desentupir duas artérias do coração. No fim do dia estava como se nada tivesse acontecido.

Vale a pena chamar a emergência médica, vale a pena manter a calma e a serenidade nos momentos mais aflitivos, vale a pena acreditar na VIA VERDE CORONÁRIA.”

💬 Dr. Luís Negrão - Assessor Médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Fundação Portuguesa de Cardiologia ♥️



FIRESHELTER52

Algarve - Uma Semana com 259 excessos de velocidade apanhados pela GNR e outras contraordenações

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), informa que levou a efeito um conjunto de operações no distrito de Faro, na semana 6 a 12 de fevereiro, as quais visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, tendo detetado e registado 711 infrações.


Do total das infrações detetadas na região do Algarve, a GNR destaca 259 por excesso de velocidade, 49 por falta de inspeção periódica obrigatória, 35 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 32 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 31 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 29 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Tavira – Memórias de uma Cidade

Deixo-vos  uma obra literária que data de Dezembro de 2004 editada por Ofir Renato das Chagas, com revisão de Dr. Joaquim Humberto Galhardo Palmeira e Luís Maria Melo e Horta.

Toda a expressão histórica refletida neste livro é um repositório de factos, recordações de pessoas ou um pouco da memória da nossa terra, Tavira.

E como refere o autor ...”Para os presentes, muito do conteúdo desta obra e algumas figuras nela mencionadas ainda pertencem ao quotidiano e, por isso, pouco lhes dirão. Mas estou convencido que as mesmas, num futuro próximo, já servirão de curiosidade para as gerações vindouras, que se possam interessar pela história de Tavira, para quem, especialmente, escrevi estes apontamentos”...

Eu acho que já faço parte destas gerações vindouras, pois a maior parte dos acontecimentos aqui descritos são antes do meu nascimento, factos e ações feitos por gentes e pessoas da nossa terra, que de forma altruísta nos enchem de orgulho.

Espero que esta minha página na internet possa da mesma forma ser um livro aberto da história dos serviços de socorro e salvamento da minha terra, e como refere o autor “as coisas do quotidiano pouco nos dirão”, mas num futuro próximo ...

João Horta - FIRESHELTER52

O Rosto Por de Trás de um Corpo Bombeiros com mais de 100 Anos

No seguimento da publicação do ilustre Tavirense Ofir Renato Chagas vi pela primeira vez o rosto de um ilustre investidor industrial que ajudou a construir o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira há mais de 138 anos.


Já por várias vezes tenha lido o seu nome em documentos históricos que se desenvolviam em torno de se criar em Tavira um corpo organizado que se destinava na defesa da comunidade contra as calamidades de origem natural ou tecnológica da altura.

Então há a dizer que João Daniel Gil Pessoa era primo do grande Fernando Pessoa e terá sido em sua casa, que o Poeta esteve alojado, quando visitou Tavira, a terra do seu pai.

João Pessoa era um tavirense ilustre e um dinâmico investidor industrial, em finais do século XIX mais precisamente em 1884, ajudou a organizar o primeiro Corpo de Bombeiros em Tavira, e para a novel corporação comprou uma célebre “bomba americana”, o último grito no combate a incêndios.

Começavam aqui os primeiros passos em direção ao socorro que ainda hoje fazemos com o mesmo carinho nas ruas da nossa cidade, concelho e distrito.

João Horta - FIRESHELTER52

10/02/2023

Bombeiros Respondem a Incêndio Urbano em Tavira

Os bombeiros de Tavira combateram um incêndio, cerca das 12:45 desta sexta-feira, que deflagrou no 1º andar de um prédio na cidade do Gilão, na Rua Santo Estêvão, localizada próximo da passagem de nível.


Segundo disse um popular ao POSTAL, “o fogo deflagrou na cozinha do prédio e foi rapidamente dominado”.

A pronta intervenção dos bombeiros permitiu extinguir o incêndio de forma célere.

Para além dos bombeiros estiveram no local elementos da PSP de Tavira.

Fonte e foto da Informação: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

Polícia Marítima apreende artes de pesca em Tavira

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreenderam esta sexta-feira cinco artes de pesca durante uma ação de fiscalização dirigida à captura de bivalves em Tavira.


Durante esta ação, as autoridades detetaram “diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves com recurso a artes de pesca, denominadas “ganchorras de mão”, sem o devido licenciamento para a prática da atividade, que se colocaram em fuga ao aperceberem-se da chegada dos elementos da Polícia Marítima”.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, “foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima procedido à recolha e apreensão de cinco artes de pesca, como medida cautelar”.

No decorrer desta ação, foram detetados e fiscalizados ainda nove mariscadores, não tendo sido detetada qualquer irregularidade.

Nesta ação estiveram empenhados sete elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma embarcação, duas viaturas e duas motas 4X4.


Foto SAFEPLACE52/DR Arquivo

João Horta - FIRESHELTER52

09/02/2023

Bombeiros de Tavira Respondem a Acidente na A22 Tavira

Os Bombeiros de Tavira responderam ao final da manhã do dia de ontem a um violento despiste de um ligeiro de passageiros.

O acidente ocorreu na A22 Via do Infante no sentido Olhão-Tavira muito perto do nó de Tavira.

A vitima foi assistida pelas equipas de emergência no local da ocorrência.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros de Tavira com as equipas de uma ambulância de socorro e de um veiculo de combate a incêndios, o INEM com a equipa de uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira, tal como as autoridades de trânsito e concessionária da Via.

Foto SAFEPLACE52/DR

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real Respondem a Acidente em Castro Marim

 A Arenilha TV no facebook partilhou a resposta a um acidente pelos meios do Sistema Integrado de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, na zona de Castro Marim.

Segundo foi descrito, um despiste de um ligeiro de passageiros fez uma vitima ligeira e foi socorrido e assistidos pelos meios dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e do INEM.


https://www.facebook.com/arenilhatv

João Horta - FIRESHELTER52

07/02/2023

Nova Apreensão a Sul de Portugal de Madrugada - 2 Lancha Narcotráfico e 3 detidos

A Autoridade Marítima Nacional, a Marinha Portuguesa e a Força Aérea Portuguesa realizaram, durante esta madrugada, uma operação conjunta em águas internacionais, ao largo da costa Sul de Portugal Continental, da qual resultou a detenção de três homens por fortes suspeitas da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes, bem como a apreensão de duas embarcações de alta velocidade e de nove fardos de haxixe, com um peso total de cerca de 315kg.



Na sequência de uma monitorização aérea efetuada por uma aeronave da Força Aérea, foram localizadas sete embarcações de alta velocidade suspeitas de transporte ilícito de estupefacientes por via marítima, a Sul do território continental, tendo sido de imediato desencadeada uma operação conjunta, articulada entre o Comando Regional da Policia Marítima do Sul e a Marinha, sendo ativadas de imediato para o local embarcações da Polícia Marítima e da Marinha.

Foi iniciada uma perseguição e tentativa de abordagem às embarcações suspeitas, com o apoio do meio aéreo, tendo sido possível intercetar duas embarcações de alta velocidade, com dezenas de bidões de combustível a bordo, que foram prontamente apreendidas. Após a abordagem, foram detidos três homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, por fortes suspeitas da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes.

No decorrer desta ação foram ainda recolhidos da água nove fardos de estupefacientes, com um total de cerca de 315kg de haxixe, que serão posteriormente entregues à Polícia Judiciária. 

As embarcações apreendidas foram conduzidas para terra, com o apoio de uma embarcação da Polícia Marítima e de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha.

Desde 27 de janeiro foram já apreendidas 9 embarcações de alta velocidade, cerca de 470 fardos, correspondentes a mais de 16 toneladas de haxixe, e tendo sido detidas 19 pessoas.


João Horta - FIRESHELTER52

Explosões de 2 Carros a Arder Acordam População em Cartaya

Algumas violentas explosões perante o incêndio de duas viaturas ligeiras numa rua em Cartaya alarmou a comunidade local.


Vidros de viaturas e de janelas de habitações próximas foram partidos pela ação das explosões.

O jornal fala em em indícios que as causas possam ter sido intencionais. 

https://huelvacosta.com/susto-en-cartaya-por-fuertes-explosiones-provenientes-de-dos-coches-ardiendo-en-plena-madrugada/?fbclid=IwAR3iWScbP6tpwu4jBCija86d1a36P3WcHUuQvNMBT4f9rvWC6m4MDcKPfw4


João Horta - FIRESHELTER52