Separadores SAFEPLACE52

31/03/2023

Um Ameaço de Trombose... o A.I.T. já ouviu falar?

Um acidente ou ataque isquémico transitório (AIT) é um breve episódio de disfunção neurológica causada por uma interrupção da irrigação de sangue (isquémia) no cérebro, medula espinal ou retina, sem que haja morte de tecidos.


 Os AIT têm o mesmo mecanismo subjacente dos acidentes vasculares cerebrais isquémicos. 

Ambos são causados por uma interrupção na irrigação sanguínea do cérebro. 

A definição clássica de AIT tinha por base a duração dos sintomas neurológicos, no entanto, a definição atual tem por base o tecido afetado e a imagiologia. 

A American Heart Association e a American Stroke Association definem AIT como um breve episódio de disfunção neurológica de causa vascular, em que os sintomas clínicos geralmente duram menos de uma hora e em que não haja evidências imagiológicas de enfarte.

Os AIT causam os mesmos sintomas associados ao AVC, como paralisia, fraqueza ou adormecimento de um dos lados do corpo. 

Os sintomas ocorrem no lado do corpo oposto ao hemisfério do cérebro afetado. 

No entanto, enquanto no AVC os sintomas geralmente persistem por mais de sete dias, no AIT os sintomas geralmente desaparecem ao fim de uma hora. A ocorrência de um AIT é um fator de risco para via a desenvolver um AVC.


FIRESHELTER52

Aplicação " STROKE RISKOMETER" (risco de AVC)

O “Stroke Riskometer” é uma aplicação endossada pela “World Stroke Organization” que permite, de forma individual, estimar o risco de AVC a 5 ou 10 anos. 


Esta ferramenta tem sido usada como estratégia para incentivar a prevenção do AVC. 
Recomenda-se de forma universal, o uso de hipocoagulantes nos doentes com fibrilhação auricular como forma de prevenir o AVC isquémico. 

Com muito raras exceções, o risco protrombótico é sempre bastante superior ao risco das complicações hemorrágicas associadas aos hipocoagulantes utilizados na prevenção do AVC em doentes com fibrilhação auricular. 

O tratamento dos fatores de risco como a hipertensão arterial sistémica, a diabetes mellitus, e a dislipidemia, de acordo com as recomendações internacionais, deve ser a regra. 

O combate ao sedentarismo, a promoção da alimentação saudável e do exercício físico aeróbico (pelo menos 150 minutos por semana), a perda do peso em excesso, a eliminação do consumo excessivo do álcool e a cessação tabágica, estão entre as medidas de maior impacto para a redução da ocorrência do AVC. 

O stress, a poluição do ar ambiental e os distúrbios do sono como insónia, síndrome de apneia do sono ou síndrome de pernas inquietas, são fatores de risco emergentes de AVC, devendo por isso, merecer também a nossa atenção.


Trabalho da Enfª Sílvia Labiza na 24ª publicação da revista técnica LIFESAVING, rubrica: Cuidar de Nós.

João Horta - FIRESHELTER52

2022 INEM encaminhou 19 doentes por dia através de Via Verde do AVC

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) através de nota distribuída à imprensa, informa que em 2022 encaminhou para os hospitais mais adequados 6.876 utentes com sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), através da Via Verde do AVC.


A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala a 31 de março, o INEM recorda que perante sinais e sintomas de AVC (falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar), os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência - 112 e transmitir todas as informações solicitadas, para que possam receber o tratamento mais adequado.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é nesta janela temporal que os principais tratamentos têm maior eficácia. 

 Por esse motivo, ligar 112 e colaborar com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) após a chamada ser transferida para o INEM, é fundamental para uma triagem e encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC.

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

O INEM recomenda que em caso de falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, ligue imediatamente 112.

A emergência médica começa em cada um de nós. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

João Horta - FIRESELTER52

29/03/2023

O Sangue que circula nas Artérias e o Sangue que circula nas veias

As duas seringas superiores contêm sangue venoso (mais escuro), enquanto as três inferiores são de sangue arterial (vermelhado e brilhante).


A tonalidade do sangue varia de acordo com a oxigenação da hemoglobina; quando ligada ao oxigénio, chama-se oxi-hemoglobina e a sua cor é de um vermelho claro intenso (sangue arterial).

Por outro lado, a hemoglobina reduzida, chamada desoxihemoglobina, ocorre quando perdeu o oxigênio e adquire uma cor mais escura, típica do sangue venoso.

Diferença entre artéria e veia.

As artérias são vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.
As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue com baixo teor de oxigênio do corpo de volta para o coração para reoxigenação.
O sangue venoso é o preferido para a maioria dos testes clínicos, obtido por punção direta em uma veia da área antecubital do braço.
O hemograma completo, um dos exames de sangue mais comuns, avalia a quantidade de glóbulos vermelhos, brancos, plaquetas e hemoglobina.

A razão mais comum para a coleta de sangue arterial é a avaliação dos gases, em testes conhecidos como gasometrias.

Dr. Ramon Reyes, MD

João Horta - FIRESHELTER52

Vagas Abertas para a Tavira Verde

 A empresa municipal Tavira Verde pretende recrutar para os seus serviços:

Operador de Recolha e Limpeza

Canalizador

Operador Motorista

Motorista Manobrador

Para saber mais sobre cada vaga, especificações, condições e acessos deve clicar em cima da indicação, será reencaminhado para a folha de informação da Tavira Verde sobre a vaga em questão.

João Horta - FIRESHELTER52

22 covos apreendidos na Ribeira do Almargem em Tavira

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreenderam hoje 22 armadilhas de pesca, no decorrer de uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca na Ria Formosa, em Tavira.


​Durante esta ação foi detetada na Ribeira do Almargem, a menos de 900 metros de costa, uma teia constituída por 22 armadilhas de pesca, denominadas de "covos", cuja utilização se encontra proibida na Ria Formosa.

Foi elaborado o respetivo auto de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, a arte de pesca.

Nesta ação de fiscalização estiveram empenhados quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma embarcação e duas viaturas.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4997&fbclid=IwAR261NO2fxiy4tgzySGyUh-SsNwB4N4aIBE__zX5fI10UwrdT61e7S13Iac

João Horta - FIRESHELTER52

Tavira - Mariscadores Sem Licença Fogem à Policia Marítima

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreenderam ontem sete artes de pesca, no decorrer de uma ação de fiscalização dirigida à prática de captura de bivalves na zona de Tavira.

Durante esta ação, foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves com recurso a artes de pesca, denominadas "ganchorras de mão", sem o devido licenciamento para a prática da atividade, que se colocaram em fuga e abandonaram as artes de pesca no local ao aperceberem-se da chegada dos elementos da Polícia Marítima.


Foram apreendidas, como medida cautelar, um total de sete "ganchorras de mão", tendo os elementos da Polícia Marítima elaborado os respetivos autos de notícia.

No decorrer desta ação, foram ainda detetados e fiscalizados 11 mariscadores, não tendo sido detetada qualquer irregularidade.

Nesta ação de fiscalização estiveram empenhados cinco elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura e duas motas 4X4.


João Horta - FIRESHELTER52

28/03/2023

iTEAMS CODU | Webinar de esclarecimento para o SIEM

O INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica promove amanhã, dia 29 de março, às 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre o iTEAMS CODU destinado aos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Esta sessão terá o formato de webinar e realiza-se através da plataforma Microsoft Teams.

O iTEAMS CODU é um novo módulo que vai complementar os fluxos de trabalho no Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo aos profissionais do CODU visualizar os alertas produzidos pelos meios e receber os dados através de um novo formulário que segue a metodologia iTEAMS.
 
O iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) é uma ferramenta de registo clínico desenvolvida pelo INEM que tem como objetivo facilitar o suporte interativo entre o CODU e os meios que estão no terreno, permitindo estratificar a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuir para uma regulação médica mais eficaz nas situações de maior gravidade.


João Horta - FIRESHELTER52

Equipas de Emergência respondem a Acidente na EN125 em Tavira

O Sistema Integrado de Emergência Médica respondeu ao final da tarde de ontem a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona de São Pedro em Tavira.

Uma colisão entre um motociclo e uma viatura ligeira de passageiros fez um ferido ligeiro que foi assistido no local da ocorrência e posteriormente transportado ao Hospital.

Estiveram envolvidos na resposta a esta operação de socorro os Bombeiros de Tavira com a equipa de uma ambulância de socorro e uma equipa e veiculo de Salvamento e Desencarceramento que tiveram o apoio de uma equipa da ambulância INEM SIV sediada em Tavira e das autoridades de trânsito.

SAFEPLACE52-Foto de arquivo DR

FIRESHELTER52

União de Freguesias de Tavira Abre Vaga para 3 Assistentes Operacionais

Partilho a abertura do procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público, tendo em vista o preenchimento de (3) postos de trabalho do mapa de pessoal da União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago), 

(1vaga) na Carreira e categoria de Assistente Operacional a tempo indeterminado 
(2vagas) na Carreira e categoria de Assistente Operacional a tempo determinado, com funções inerentes à Carreira e Categoria de Assistente Operacional na área de manutenções gerais e limpeza.


Prazo de apresentação das candidaturas é de 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso no Diário da República.

João Horta - FIRESHELTER52

Comunidade Adere ao Mass Training SBV dos Bombeiros de Tavira

 A comunidade local e estrangeira de passagem na baixa da cidade de Tavira e ainda alguns grupos informais e formais desportivos marcaram a sua presença no Mass Training de Suporte Básico de Vida organizado pelos Bombeiros de Tavira.



O evento decorreu durante o dia, no passado sábado nas imediações da Câmara Municipal de Tavira, contemplado por um clima primaveril fantástico, divertido e resiliente.

Mais de 70 inscrições, e ainda muitas mais participações informais, preencheram os tapetes com os manequins de treino de suporte básico de vida.

A comunidade estrangeira aderiu e os formadores desenvolveram a ação em Inglês junto dos mesmos.

Para nós elementos das equipas de emergência médica pré-hospitalar sabendo que a morte súbita de origem cardíaca é cada vez mais um acontecimento inesperado e real, torna-se importante formar cidadãos através de procedimentos preconizados, que quando devidamente executados permitem diminuir substancialmente os índices de mortalidade associados ás paragens cardo respiratória e aumentar de forma significativa as hipóteses de sobrevivência.

Na emergência médica cada segundo conta e nós contamos com todos vocês.



João Horta - FIRESHELTER52

27/03/2023

IGN Regista Sismo de 3,5 a Oeste do Cabo de São Vicente

O Instituto Geográfico Nacional registou e partilhou na sua página um evento sísmico no mar, de magnitude 3,5 a oeste do Cabo de São Vicente na costa Portuguesa.



O sismo ocorreu às 09:47 do dia 26/3 (ontem),a uma profundidade não determinada e não há para já indicações que o mesmo tenha sido sentido em terra.

Hoje mesmo dia 27/3 às 11:41 a uma profundidade de 22km´s, outro evento sísmico ficou registado no IGN com a magnitude 2.7 a SW do Cabo de São Vicente.

http://www.ign.es/web/resources/sismologia/tproximos/prox.html

João Horta - FIRESHELTER52

Funcionários do Município Recebem Formação nos Bombeiros de Tavira

Funcionários do Município de Tavira recebem formação técnica sobre capacitação e Medidas de Autoproteção em "Segurança contra incêndios em edifícios" junto dos Formadores dos Bombeiro de Tavira.


Estas ações de capacitação técnica desenvolvidas pelos Bombeiros de Tavira no âmbito do Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios para espaços públicos e locais de trabalho, pretendem melhorar as capacidades dos trabalhadores do município no que se refere a ações de socorro e assistência, nomeadamente: 

• Reconhecimento do enquadramento legal e normativo das medidas de autoproteção; 
• Desenvolvimento de um incêndio nas suas diversas fases e os riscos associados; 
• Identificação de emergências, formas de combate e evacuação eficazes; 
• Compreensão de medidas de autoproteção. 
• Utilização de meios de primeira intervenção em senários de fogo real





João Horta - FIRESHELTER52

Conheça o Dispositivo integrado que deu assistência ao MotoGP

O Dispositivo Integrado, mobilizado preventivamente, para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que esteve ativo durante três dias contou, no seu expoente máximo, com 263 operacionais e 101 veículos dos diferentes Agentes de Proteção Civil e um helicóptero.


O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, informa em comunicado que "em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Corpo de Bombeiros de Portimão", estabeleceu um Posto de Comando Operacional que integrou as diferentes forças dos demais Corpos de Bombeiros, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da estrutura interna de resposta do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), numa coordenação permanente com o promotor do evento e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), força de segurança responsável pela componente security.

Como revela o comunicado da CREPCA, ao longo dos três dias deste evento internacional, de referência internacional e mundial, foram assistidas 17 pessoas, quatro das quais foram encaminhadas para a unidade hospitalar de Portimão, entre membros da organização e público que assistiu às competições desta modalidade desportiva que beneficia de uma projeção
mediática mundial ao mais alto nível.

O pré-posicionamento de meios de reforço especializado, no âmbito do salvamento e desencarceramento, emergência pré-hospitalar e combate a incêndios, segundo o CREPCA, permitiu antecipar a resposta nas diferentes vertentes da emergência, com uma plena maximização do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).


Tudo em ligação permanente em sede de Posto de Comando e Race Control com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), permitia uma reposta oportuna a todas as ocorrências registadas na área de interesse do evento.

O helicóptero para área do safety e security operou a partir do Centro de Meios Aéreos de Portimão (Aérodromo Municipal) e tendo sido ainda pré-posicionado o Veículo de Planeamento, Comando e Controlo afeto ao CREPC Algarve, implementando um reforço à rede no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) e assegurada uma capacidade de resposta redundante pela E-REDES no que concerne a uma rápida reposição do fornecimento de energia elétrica em caso de necessidade.

Este, o teor do comunicado da CREPC do Algarve, ao jeito de relatório, que recebemos na nossa redação, dando conta da movimentação de meios empenhados no Sistema Integrado de Operações e Socorro, enquadrados no dispositivo 'Safety' ao GP de Portugal de Moto GP realizado no Autódromo Internacional do Algarve, neste fim de semana, de 24 a 26 de março.


25/03/2023

Muda a Hora esta Madrugada

Este domingo, dia 26 de março, quando for 01:00 hora da manhã, os ponteiros do relógio devem ser acertados para a Hora de Verão, passando a marcar 02:00 horas.


Começa o chamado Horário de Verão de 2023, e entra-se na Primavera com os dias a serem progressivamente mais longos.

Em Portugal Continental e na Madeira, o relógio avança para as 02:00 horas da manhã. Já nos Açores, a alteração ocorre quando for meia-noite, passando para a 01:00 hora.

João Horta - FIRESHELTER52

24/03/2023

Embarcações Fiscalizadas Frente à Ilha de Tavira - Bivalves Devolvidos ao Mar

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreenderam esta madrugada mais de 200kg de bivalves, durante uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca embarcada que decorreu ao largo da praia da ilha de Tavira.


Durante esta ação, foram detetadas e fiscalizadas cinco embarcações de pesca, de bandeira espanhola, em plena atividade de captura de bivalves com recurso a artes de pesca, denominadas "ganchorras rebocadas", que se encontravam em situação de infração devido a falta de licenciamento para a prática da atividade, por estarem a operar fora do horário permitido ou por terem os meios de segurança fora dos prazos de validade.

As embarcações de pesca foram posteriormente conduzidas para o porto de Tavira, onde os elementos da Polícia Marítima procederam à elaboração dos respetivos autos de notícia e à apreensão de mais de 200kg de amêijoa pé-de-burro que, por ainda se encontrar viva, foi devolvida ao seu habitat natural.

Nesta ação estiveram empenhados quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma embarcação e duas viaturas.

João Horta - FIRESHELTER52

Quadro de Medidas de Apoio às Famílias Portuguesas

Os bons resultados orçamentais, confirmados hoje pelo INE, permitem ao Governo reforçar mais uma vez o apoio às famílias portuguesas, com medidas que terão um impacto direto nos rendimentos e nos preços.






https://www.facebook.com/govpt

João Horta - FIRESHELTER52

Sismo de 4.0a SW do Cabo de São Vicente

O Instituto Geográfico Nacional registou e partilhou na sua página um evento sísmico de 4.0 a SW do Cabo de São Vicente na costa Algarvia.



O sismo ocorreu 08:27 da manhã a uma profundidade de 20km´s e não há para já indicações que o mesmo tenha sido sentido em terra.

Nos últimos dias há ainda a registar mais alguns eventos sísmicos na mesma zona com magnitudes superiores a 3.

http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2023fumvm&zona=1

João Horta - FIRESHELTER52

Mais 2 Lanchas e 7 Detidos a Sul do Algarve

A Autoridade Marítima Nacional, a Marinha Portuguesa e a Força Aérea Portuguesa, realizaram na tarde de ontem uma operação conjunta em águas internacionais a Sul de Portugal, da qual resultou a apreensão de duas embarcações de alta velocidade e na identificação de sete indivíduos, cinco de nacionalidade marroquina e dois de nacionalidade espanhola, por suspeitas de participação em atividade de narcotráfico.





Durante uma monitorização efetuada por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, foram detetadas duas embarcações suspeitas de participação em atividades de narcotráfico, tendo-se verificado que não possuíam conjunto de identificação, nome, nem bandeira o que levou a apreensão das mesmas e à condução dos seus tripulantes para o porto mais perto para posterior identificação. 

Nas embarcações encontravam-se ainda 58 jerricans de combustível vazios.

A abordagem às embarcações foi realizada por duas embarcações de alta velocidade, uma pertencente à Polícia Marítima, e outra da Marinha Portuguesa, operada por Fuzileiros. 

Como medida cautelar, os sete indivíduos foram transportados para Faro para posterior identificação, bem como as embarcações foram apreendidas, tendo sido contatado o Ministério Público para posteriores diligências.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4981&fbclid=IwAR0EAmdRDQYPne_se280v0SeGFjuLwld8K3G1XLVLQ7iJQ5RVcp6An48wFk

João Horta - FIRESHELTER52

23/03/2023

Exame Holter: o que é?

O exame Holter é um eletrocardiograma com maior tempo de duração – de no mínimo 24 horas. 


O objetivo é caracterizar e diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias (sono, trabalho, exercícios, estresse emocional, repouso e etc.). 

Ele detecta, classifica e quantifica os vários tipos de arritmias, além de calcular a variação da frequência cardíaca.

O Holter é um exame complementar, por isso normalmente acompanha outros testes ou é pedido na sequência de um resultado de eletrocardiograma (ECG) que não acusou nenhum problema, já que permite uma investigação mais profunda.

Os principais sintomas que levam o médico a solicitar o exame são:
Tonturas;
Desmaios;
Palpitações.

O Holter calcula a frequência cardíaca média, máxima e mínima a cada hora, a distribuição de eventos arrítmicos e isquémicos e os traçados eletrocardiográficos selecionados.

O médico cardiologista Marco Aurelyo Sanches destaca que este procedimento é fundamental para diagnosticar problemas como Distúrbios de condução atrioventricular e intraventricular, Canalopatias, Isquemia silenciosa, Apneia do sono e arritmias.

Além disso, o exame Holter é muito utilizado para acompanhar o tratamento de pacientes que usam marcapasso. 

Sugere-se a utilização deste método nas seguintes situações:

Confirmação de arritmias como causa de sintomas ocorridos durante as atividades diárias;
Detecção de isquemia miocárdica;
Documentação da eficácia terapêutica de agentes antiarrítmicos e anti-isquêmicos;
Predição de eventos cardíacos futuros.

Saiba mais em:
https://portaltelemedicina.com.br/blog/exame-holter-o-que-e-indicacoes-e-boas-praticas-na-realizacao

FIRESHELTER52

Sabor a Verão trará 30 Graus já em Março

Entre dias 27 e 30, pelo menos, esperamos valores de temperatura entre 25 a 30ºC na maioria do território, com valores ocasionais de 31\32ºC nos vales do Tejo, Sado, Douro, Guadiana e Mondego.

Calor a aparecer já em Março, e chuva a ser uma miragem na maioria das regiões, o que é de facto uma pena, pois onde era mais precisa quase não caiu.



João Horta - FIRESHELTER52

Criada a Delegação Regional do Algarve do Instituto Nacional de Emergência Médica

Neste contexto, o presente decreto-lei vem apostar na descentralização e no aumento da qualidade da gestão do INEM, I. P., reforçando a sua implantação no território de Portugal continental, através da criação da delegação regional do Algarve. Outrossim, vem incluir a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I. P., na composição do órgão de consulta do INEM, I. P.


João Horta- FIRESHELTER52

1881 -Foto & História do Incêndio na Igreja de São Francisco em Tavira

Acrescento uma página de história ao SAFEPLACE52, coligi no perfil do historiador Ofir Renato Chagas, uma foto do estado em que ficou a majestosa Igreja de São Francisco em Tavira quando sofreu um dantesco incêndio estrutural provocado por um raio.

Fica aqui, a descrição do sucedido acompanhada desde hoje com as fotos, esperando que tal ocorrência não se volte a verificar nunca mais...

Tavira adormecera naquela noite de 30 de Março de 1881, sob um violento temporal, com a chuva a cair copiosamente nos belos telhados de tesoura.

Era meia-noite e meia hora quando, então se fez ouvir um medonho trovão que fez tremer toda a cidade e acordar sobressaltada a população.

A princípio tudo parecia não passar de um susto coletivo, mas as consequências daquele fenómeno viria a trazer graves consequências para o património arquitetónico da terra.

Um relâmpago incendiou, de imediato, a Capela Mor da Igreja de São Francisco, a riquíssima Capela dos Terceiros.
As testemunhas oculares desta tragédia foram as sentinelas prostradas nos torreões do quartel militar que estavam próximos da igreja.

Uma das sentinelas diria, depois, que vira cair um raio no zimbório da igreja (cúpula), com tal susto que acabou por desmaiar. Outra sentinela que montava guarda ao paiol da pólvora do referido quartel, distante apenas por 50 metros do local do incêndio, vendo sair línguas de fogo pelas frestas do zimbório da igreja gritou às armas para chamar a atenção do oficial e do reforço de guardas do quartel.

Pouco tempo depois todos os sinos das torres das igrejas da cidade tocaram a rebate, fazendo saltar da cama a população.

Muita gente acorreu, então, a ajudar na luta contra o incêndio que devastava o belo templo, mas apesar de todos os esforços em poucos momentos tudo ficou reduzido a cinzas acabando apenas por se salvar a Capela da Senhora da Boa Morte e a denominada “Santuário”.

Felizmente o vento que inicialmente se fazia sentir acalmou repentinamente evitando que o incêndio se propagasse ao Hospital que ladeia a igreja ou mesmo ao paiol militar próximo do local do incêndio, acabando os populares e os militares por extinguir as chamas”...

Clique na imagem para aumentar


João Horta - FIRESHELTER52

17/03/2023

1.º SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA EM EVENTOS EM DESTINOS TURÍSTICOS

No próximo dia 30 de março, realiza-se em Albufeira o primeiro Seminário intitulado “Segurança em Eventos – Destinos Turísticos”. 


Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a decorrer no Auditório Municipal de Albufeira, entre as 9h00 e as 18h00. 

O evento destina-se a promotores de eventos, proprietários de recintos de espetáculos, serviços municipais e agentes de Proteção Civil, técnicos das autarquias, coletividades e associações, empresas de segurança privada, empresas de animação turística, profissionais da área e Juntas de Freguesia.

As inscrições decorrem até dia 28 de março (terça-feira) e devem ser efetuadas através do seguinte link: https://www.cm-albufeira.pt/civicrm/event/info?id=3287...

Para mais informações contacte: seguranca.eventos@cm-albufeira.pt

João Horta - FIRESHELTER52

14/03/2023

Preciso do INEM como funciona o 112 ?

O Número Europeu de Emergência 112 é atendido por uma Central de Emergência onde profissionais de órgãos policiais dedicados ao atendimento encaminham a sua chamada para o INEM.

Após receber a chamada, o INEM inicia o processo de localização da chamada, triagem com a recolha de informação prestada por si e atribui em simultâneo o aconselhamento de procedimentos a fazer até à chegada da ambulância.

Para ajudar, basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações que lhe forem dadas.

A Emergência Médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas! 

Saiba mais 👉 https://www.inem.pt/…/gestos-que-salvam-sabe-o-que-fazer-e…/

João Horta - FIRESHELTER52

Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 28 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos.


É um cartão de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, gratuito e concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este possa vir a necessitar.

Quem tem direito ao cartão?

Para ter direito ao cartão, tem de estar segurado ou abrangido por um regime de segurança social em qualquer Estado-Membro da União Europeia, Islândia, Listenstaine, Noruega ou Suíça. Cada um dos membros da família que viaja deve possuir o seu próprio cartão.

Podem também receber um cartão europeu de seguro de doença as pessoas de países não pertencentes à UE, que residam legalmente na UE e estejam cobertas por um regime de segurança social estatal.

Porém, os cidadãos de países não pertencentes à UE não podem usar o cartão europeu de seguro de doença para receber tratamento médico na Dinamarca, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca

João Horta - FIRESHELTER52

09/03/2023

Bombeiros de Tavira Desenvolvem Mass Training SBV Gratuito para a comunidade

O 135º aniversário do Corpo de Bombeiros de Tavira está a chegar, e em forma de celebração a corporação oferece à comunidade residente e de visita a oportunidade de aprender, lembrar ou treinar as manobras de suporte básico de vida de forma gratuita.



O evento decorrerá no próximo dia 25 de Março na Praça da Republica em Tavira, com uma ação das 09:30/13:30 e outra ação das 14:30/17:30.

O objetivo é que os participantes nestas ações possam Adquirir competências que lhe permitam realizar corretamente manobras de SBV numa vítima em paragem cardiorrespiratória seguindo os algoritmos preconizados.

A forma pedagógica das ações será no modo Mass Training que permite formar e adquirir competências de forma conjunta e global, onde será desenvolvido pelos formadores as palestras teóricas e seguidamente em bancas praticas com vários manequins a parte pratica desenvolvida pelos formandos.

Aguardamos a sua presença e participação, traga um familiar ou amigos, vai ser uma manhã de sábado ou tarde de sábado bem diferente.

Para mais informações pode consultar a página Bombeiros de Tavira ou ligar para 281322122.

João Horta - FIRESHETER52

Fatores que ajudam a reduzir o Risco de Enfarte Agudo do Miocárdio

O controlo eficaz dos seguintes fatores de risco e a implementação de um estilo de vida saudável podem reduzir em 80% a incidência de enfarte agudo do miocárdio:


O tabagismo é o fator mais importante para o desenvolvimento de doença coronária e causa 50% das mortes evitáveis. Nos fumadores o risco é 60-70% superior aos dos não fumadores. O tabaco deve ser evitado em absoluto, pois não há nenhum nível de exposição que seja considerado seguro. Deixar de fumar é a medida mais eficaz para reduzir o risco de doença coronária.

Na diabetes existe excesso de açúcar no sangue. Isto acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente e/ou quando esta não atua eficazmente, esta última forma associada ao excesso de peso e ao sedentarismo. Esta doença necessita de ser bem controlada de forma a evitar complicações, nomeadamente cardíacas, pois estas são a principal causa de morte nos diabéticos.

Portugal tem uma realidade dramática em relação à hipertensão arterial (HTA). Em geral, a pressão arterial deverá ser <140/90 mmHg. É fundamental um cumprimento rigoroso da medicação e uma redução do sal na alimentação.

A dislipidémia corresponde a um aumento do colesterol, dos triglicerídeos ou de ambos. A redução das gorduras na alimentação e o cumprimento rigoroso da medicação (“estatinas”) são fundamentais para o seu controlo.

A obesidade ocorre quando o número de calorias ingerido é superior ao que é gasto, sendo armazenadas em gordura. Esta associa-se à diabetes, dislipidémia e HTA que, no seu conjunto, aumentam o risco de enfarte agudo do miocárdio. Uma dieta pobre em gorduras saturadas e baseada no consumo de vegetais, fruta e peixe – a dieta mediterrânica – é fundamental na prevenção cardiovascular.

O risco de desenvolver doença cardiovascular aumenta 50% nas pessoas que não praticam atividade física. 

Recomenda–se a prática de 30 minutos/5x por semana de exercício aeróbico de intensidade moderada ou 15 minutos/5x por semana de exercício de elevada intensidade. 

O exercício diminui a pressão arterial, os níveis de colesterol, melhora os níveis de açúcar, reduz o peso e melhora o bem-estar psicológico.

É importante saber que a obstrução das artérias do coração por placas de gordura (a doença coronária) pode manifestar-se de várias formas, desde dor no peito em esforço, até ao perigoso enfarte agudo do miocárdio e à dramática morte súbita. 

Os fatores de risco descritos são bem conhecidos e potenciam-se entre si, fazendo com que pequenas elevações em vários parâmetros condicionem em conjunto um maior risco.

O melhor remédio para não ter um evento coronário agudo é a prevenção.

Espero ter ajudado

João Horta - FIRESHELTER52

08/03/2023

Memória de um fatídico acidente na Barra de Tavira

A 4 de Março de 1991, a embarcação Salva-Vidas do Posto do Instituto de Socorros a Náufragos de Tavira que, em auxílio de uma embarcação de pesca em apuros no meio de um vendaval naufragava na Barra de Tavira.


O acidente ocorreu quando a embarcação Salva-Vidas foi sacudida por uma violenta onda tendo apenas sobrevivido um dos tripulantes da guarnição da embarcação...

Assim se escrevem nomes no grande livro dos heróis...







Fotos imagens coligidas no perfil de facebook de 
Humberto Gabriel


João Horta - FIRESHELTER52