Separadores SAFEPLACE52

20/07/2010

Mais um aniversário... Para não recordar...


Já passaram 3 anos...

Mas... ainda hoje sempre que percorro a A22 na curva que antecede o nó de Olhão, o meu olhar é dirigido para a marca que ficará eternamente vincada no alcatrão e no separador...

Aquela marca indica-me que foi ali naquele sítio que começou a agonia dos meus colegas e o terrível acidente que os vitimou gravemente e consequentemente a vitima que transportavam.

Tudo começou com um terrível acidente na estrada da picota, onde um homem ficou gravemente ferido e encarcerado sendo que a mulher que o acompanhava fora projectada para fora da viatura acidentada que colidira violentamente com um camião carregado de brita.

Visto pouco ou nada se poder fazer pelo homem enquanto decorriam as demoradas manobras de salvamento e desencarceramento a fim de o libertar daquele amontoado de chapa que o comprimia, a equipa da ambulância INEM após cuidados conjuntos com a VMER partiu para o hospital de Faro com a mulher em estado grave.

Vinte minutos após a saída desta equipa do local do acidente, recebemos a notícia que a ambulância se tinha despistado na A22 e caído por uma ribanceira com mais de 20metros.

Dos bombeiros e da vítima não havia noticias, todos em estado muito grave...

No decorrer deste fatídico dia, a vítima e um dos bombeiros foram ambos evacuados cada qual no seu helicóptero para Lisboa, sendo que mais tarde outro dos três elementos seguia também em ambulância para um hospital da Capital.

Hoje, todos eles no activo e sem limitações preenchem os dias de serviço salvando e tratando situações idênticas aquela que quase lhes roubou a vida.

Terá isto valor, será isto tomado em conta no dia do juízo final?

Ainda é preciso muita coragem...

È preciso muito esforço e dedicação para se por uma pedra em cima de tanta dor, fracturas e feridas, vestir uma farda e seguir em frente.

E ainda há quem diga que qualquer um consegue ser bombeiro...

...Venham experimentar.

Um abraço aos meus colegas!

17-07-07 o dia que queremos apagar das nossas memórias

FIRESHELTER52

5 comentários:

  1. Eu Ruben Pacheco BOMBEIRO de Sao Bras de Alportel so tenho a agredecer aos BOMBEIROS de Tavira pelo belo trablho que teen vindo a desempenhar, e pelo esforço que fizeram ao socorrer 5 BOMBEIROS de Sao Bras quando no ano passado ao voço acidente, tivemos com o VFCI 03, eu era uma das vitimas e fui transportado nessa ambulancia e um dos socorristas que ficou ferido com gravidade no acidente dessa ambulancia foi o socorrista que me socorreu e o 1º a chegar ao acidente do VFCI
    OBRIGADO NUNO
    OBRIGADO B M TAVIRA
    FORÇA PESSOAL

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, aqui em Abrantes, também fez três anos que o nosso colega e AMIGO perdeu a vida num acidente com o INEM quando ia socorrer outros acidentados...não fosse um derrame de gasóleo na estrada, que nem o mais experiente tinha conseguido evitar...
    Descansa em Paz
    E quanto ao todos nós, a sensação que tenho é mesmo essa...que só se lembram de nós Bombeiros, quando precisam...
    Coragem e muita força para todos os Soldados da Paz.
    Johny
    Abrantes

    ResponderEliminar
  3. E já agora, que os colegas que sofreram o acidente tenham sempre em consideração a vossa segurança...
    Bem hajam

    ResponderEliminar

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52