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07/08/2010

"Bombeiro Super Heroi Mas Não Super Poderoso"


Vou redigir este artigo num português simples e utilizando o menor número de termos técnicos para que não haja dúvidas de interpretação ou compreensão de ideias.

Um condutor, para ser um elemento da estrada que garanta segurança a todos quantos lá transitam, deve estar bem fisicamente e psicologicamente.

Se assim não for, a sua capacidade de agir diminuí muito, o que faz com que o risco de acidente aumente.

Dizem as regras de segurança que, em viagem, devemos parar para descansar de duas em duas horas, pelo menos.

No final dessas duas horas de condução, os músculos começam a ficar atrofiados, o que dificulta a reacção do condutor.

As temperaturas mais elevadas provocam um maior desgaste físico ao Homem, levando-o a um cansaço prematuro.

O resultado desse cansaço pode ser o adormecimento ou a abstracção ao trânsito.

Dizem as regras de segurança que, conduzir sem se ter descansado adequadamente nas últimas 24 horas , em risco, é equivalente a conduzir com uma taxa de álcool superior a 1,20 g/l sangue. (Crime rodoviário).

Nestes quentes dias de temperaturas superiores a 30 graus, sabem as senhoras e os senhores como se sentiram mais cansados do que o normal.

Vamos agora com este “iluminado” analisar a situação concretamente com os bombeiros.
Os bombeiros quando vão combater um incêndio estão expostos a elevadas temperaturas, o que lhes provoca um desgaste físico bastante acelerado.

Num incêndio onde haja uma intervenção superior a 6 horas, já exige um período de descanso alargado, nunca inferior a 12 horas.

Diz este “iluminado” que nesse período das 12 horas devem os operacionais dormir, comer e repor os líquidos perdidos. Só desta forma irão recuperar para voltarem à estrada em segurança.

O facto de não descansarem e se porem à estrada, faz com que o seu estado o seu estado de alerta diminua, perdendo assim estímulos pertinentes e aumentando o tempo de reacção.

Se com estes níveis de cansaço vão conduzir em estradas propicias à monotonia (Auto-estradas), a possibilidade de adormecimento aumenta ainda mais.

Eu, ao olhar para um bombeiro, vejo um Super-Heroi.

Mas, um Super-Heroi que não tem Super-poderes. É um Super-Herois vulnerável, frágil e com limitações físicas e psicológicas.

Os automóveis, novos ou velhos, são os que existem.

É com eles que se tem de trabalhar.

Quanto mais os pouparmos, menos estragados ficam.

São sujeitos a inspecção automóvel todos os anos e se aprovam é porque estão em condições de circulação.

Se existe alguma corrupção nalgum Centro de Inspecções, denunciem-no com coragem pela segurança de todos.

Quando vão efectuar uma intervenção em mato, apesar de estarem preparados para o efeito, estão sujeitos a um maior desgaste.

Assim, há que criar Centros Operacionais, em zonas de grandes incêndios, que, equipados com pessoal especializado possam avaliar se os veículos que têm de efectuar grandes distâncias de regresso a casa se encontram em condições de o fazerem em segurança.

4 são os pontos chave a analisar; Pneus, Direcção, Travões e Suspensão.

O que se passa é que se um destes sistemas falhar a a 30 km/h, as consequências são mínimas ou nenhumas, no entanto, se falharem a 70 km/h ou a 80 km/h, as consequências podem ser dramáticas.

Discute-se muito e faz-se pouco.

De quem é a responsabilidade não sei nem quero saber.

O que sei é que os incompetentes, sejam eles quem forem, devem ser afastados e substituídos por pessoas capazes, com competência e vontade de fazer as coisas andarem.

Que não se ficam pela critica gratuita e nada fazem.

Que não se ficam pelas dificuldades, mas realizam.

E acreditem que existe muita gente capaz de levar essa missão a bom porto.

Basta criar parcerias com as centenas de Centros de Inspecções, negociar essa parceria (o que não é difícil) e realizar as análises aos veículos.

Como disse um leitor “identificado”, pode até acontecer a possibilidade de fazer deslocar os veículos que vêm de longe através da rede ferroviária.

Poupa-se combustível, desgaste do veículo e permite-se que os operacionais que vão utilizar aquelas máquinas possam descansar na ida para o Centro de Operações e também no regresso a casa.

Claro está que isto é uma opinião deste “Iluminado” que sabe muito bem do que fala.

Jorge Ortolá, in Bombeirosparasempre.blogspot.com

by; FIRESHELTER52

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