Separadores SAFEPLACE52

02/08/2010

A época balnear da Ilha de Tavira


Repor o equilíbrio da paisagem e compatibilizá-la com a forte presença humana - mais de um milhão de visitantes por ano - é o objectivo deste projecto.

A protecção ambiental, nomeadamente das dunas, é uma das preocupações dos arquitectos.


Ailha de Tavira, a sul de Tavira e na costa Algarvia, vai ser requalificada, com projecto do atelier ExtraStudio, apoiados pela equipa de paisagistas da Oficina dos Jardins.

O objectivo da intervenção é o da "reposição do equilíbrio da paisagem, compatibilizando a ocupação humana com um sistema auto-suficiente em termos energéticos e ambientalmente sustentável", refere o promotor, a empresa Polis Litoral Ria Formosa.

De facto, a ilha de Tavira é um território frágil.

Com cerca de 11 km de comprimento , integra o Parque Natural da Ria Formosa e a Rede Natura 2000 e contém, para além de quatro praias, sapais e pequenos canais repletos de aves marinhas.

Com acesso apenas por via marítima através da costa de Tavira, recebe anualmente mais de um milhão de visitantes, maioritariamente na época balnear.

Esta pressão da actividade humana determinou a necessidade de requalificação dos apoios de praia existentes, do parque de campismo e de todos os acessos e infra-estruturas existentes na ilha.

E o colectivo de arquitectos e paisagistas descreveu desta forma a sua intervenção : "Lidando com um ecossistema extremamente frágil, os objectivos de projecto focaram-se na preservação e regeneração das condições naturais locais, integrando a actividade humana de uma forma sustentável. Assim, foi definida uma hierarquia de caminhos, um novo espaço público delimitado pelos equipamentos, e foi implementado um plano de eficiência energética ambicioso."

E acrescentam: "As dunas móveis serão protegidas por dois acessos confinados à praia e uma vedação que condiciona o acesso e contém a areia. A vegetação dunar apresenta uma função de fixadora das areias e protectora do ecossistema, apresentando igualmente um elevado valor ornamental. Nas zonas mais estabilizadas das dunas, é possível encontrar uma vegetação rica e variada, que se torna esparsa com a interacção humana. Na zona do aglomerado urbano, foi introduzido um pinhal misto para fixação de areias e para introduzir sombra."

Serão criados novos caminhos para ligar o cais, o parque de campismo e as casas de férias, bem como uma praça, que pretende ser a principal área de lazer, equipada com restaurantes e esplanadas.

Do ponto de vista construtivo, prevê-se a utilização de betão prefabricado com inertes locais - para uma melhor integração com a paisagem - para os pavimentos. Quanto ao restaurante, às áreas de circulação e esplanadas, estas serão revestidos por uma estrutura ripada de madeira baseada na "reixa", um sistema tradicional de ensombramento originário da arquitectura islâmica e que marca a paisagem construída tradicional de Tavira.

Esta estrutura de madeira tem ainda a particularidade de "se adaptar à configuração mais orgânica dos espaços de circulação e às distintas orientações das esplanadas, introduzindo alguma variedade ao conjunto", acrescenta a equipa.

Uma das mais belas praias de Portugal ficará, em 2011, com um maior equilíbrio entre pressão humana e paisagem natural, graças à arquitectura engenhosa e limpa do Extrastudio.

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1631614&seccao=Arquitectura

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52