Separadores SAFEPLACE52

04/09/2010

No nosso Algarve... TUBARÕES!


O número invulgar de avistamentos de tubarões, nomeadamente tubarões-martelo, não é causa para alarme, dizem os especialistas. Ainda assim, o bom senso é aconselhado.

Tubarões de diferentes espécies, isolados e em grupo, têm sido avistados nos últimos dias bem perto da costa algarvia.

Um tubarão-martelo chegou mesmo a ser capturado por uma traineira de pesca de Portimão, depois de a sua tripulação ter avistado vários cardumes desta espécie ao largo de Sagres, do Martinhal e da Praia da Luz, a cerca de um quilómetro da praia.

«O tubarão-martelo surge há muito aqui nas águas algarvias.

Há relatos históricos de avistamentos em Sagres e no Martinhal. Estes peixes podem ocasionalmente aproximar-se da costa, nomeadamente em situações em que a água está mais quente».

A elevada temperatura da água à superfície pode ser uma explicação para que haja mais avistamentos, mas é consensual entre os especialistas contactados que a ocorrência destas espécies de tubarão nesta zona nada tem de anormal.

O que não é habitual é ver tantos exemplares e tão próximos da costa.

Daniel Machado explora a empresa marítimo-turística de Portimão Ecoceanus, que faz saídas para observação de golfinhos e baleias ao largo da costa algarvia.

Também ele tem avistado mais tubarões do que é normal nos últimos dias.

«Ainda ontem avistámos três, dois martelo e um tubarão azul.

Nos últimos dias, temos avistado mais do que é habitual. Antes não se via tantos», assegurou.

Segundo o empresário, biólogo marinho de formação, os avistamentos tem tido uma frequência «diária», nas últimas semanas.

No caso dos tripulantes da traineira «Arrifana», de Portimão, o contacto com um exemplar de tubarão-martelo foi também físico.

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52