Separadores SAFEPLACE52

04/09/2011

Não atirem Pedras aos “Helis” dos Bombeiros Por Favor


Os pilotos dos helicópteros de combate a incêndios podem abastecer água em tanques e poços privados, em casos de emergência e na ausência de recursos e infra-estruturas públicas – rios ou barragens.

Quem o tentar impedir, usando ou não armas, incorre num crime de desobediência à autoridade pública que dá uma pena até cinco anos de prisão.

A Protecção Civil e a GNR estão apreensivos com o número de casos de cidadãos que, "desconhecendo a lei", ameaçam os pilotos.

O último caso ocorreu na segunda-feira, quando, segundo a GNR o presidente da Junta de Moimentinha, Trancoso, ameaçou com uma caçadeira o piloto de um helicóptero.

António Gomes confirmou que pediu ao piloto "para ir buscar água a outro lado", mas negou ter-lhe apontado a arma, que estava no local.

Em Castro Daire, Almeida, Viseu e Tondela já aconteceram casos iguais. O ponto quatro do artigo 6º da Lei de Bases da Protecção Civil é muito claro:

"A desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades quando praticadas em situação de alerta ou calamidade", são sancionadas nos termos da Lei Penal (crime de desobediência, artigo nº 347) e as respectivas penas são sempre agravadas em um terço.

..."Para a próxima vez que um heli de combate aos incêndios se lembre de ir buscar água à sua piscina, por cavalheirismo ofereça uma BEJEKA ao piloto :) não lhe aponte a caçadeira..."

Backlink da Noticia Original no Título da postagem:

FIRESHELTER52

4 comentários:

  1. Não tiro a razão toda aos proprietários de piscinas, tanques e barragens.
    Os meios aéreos dispõem de contadores de “drop´s” ( descargas), após os incêndios são contabilizadas as descargas efectuadas, logo também é possível ressarcir pós incêndio a água ou parte desta aos proprietários de onde a mesma foi retirada fazendo simples cálculos, na disponibilidade do Corpo de Bombeiros ir lá deixar um ou dois Auto tanques de água, pós incêndio.
    Encher uma piscina pode custar quase ou mais de mil euros, pagos ao município, depois vem um helicóptero, mete lá dentro um balde, e vai tirando 500 litros de cada vez, e para ter água para dar umas braçadas paga-se mais umas milenas e reza-se que se acabem os incêndios, ao abrigo da lei das calamidades...
    Pode-se chamar roubar o contribuinte esta falta de bom senso?
    ...Eu acho que sim

    ResponderEliminar
  2. Se o sr. Tivesse um incendio ao çe de casa se calhar não falava assim.

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo o que o estado e os Bombeiros em Particular querem é o bom e barato.
    Repare lá o Senhor quem nem aos operacionais que arriscam a vida em prol dos outros eles os pagam como deva de ser.
    Esmolam-lhes uns trocos, que os coitados recebem quando calha.

    Eu não disse que não deviam tirar a água das piscinas ou barragens em prol do combate aos incêndios.

    O que eu referi, foi a reposição da mesma ou parte da mesma após o incêndio ter terminado, com um ou dois auto tanques dos Bombeiros.

    Vá lá saber quanto custa encher uma piscina... Depois de pagar a conta diga-me como reage sabendo que lhe levaram 4 ou 5 mil litros de àgua, tem uma representação económica suportada por si para mais de 200 euros.

    ResponderEliminar
  4. Não estou contra os bombeiros retirarem agua de piscinas , tamques, reservatórios de agua de rega, se for para combater incêndios em área de baldio, que é de todos, e todos devem ajudar, só estpu contra é abastecerem para apagar incêndios em bouças particulres, que muitas vezes são os proprietários que provocam o incêndio para limpeza.. e depois os desgraçados que gastam dinheiro a fazer os reservatórios para regar e gastam dinheiro em combustivel para encher o reservatório, chegam la e deparam-se com ele vazio ou com pouca agua, e com lixo espalhado pelo terreno, como me aconteceu a mim.. tinha uns bons kilos de plastico de umas estufas junto para carregar e deitar ao lixo e o sr. heli, fez o favor de o espalhar todo para apagar um incendio em terreno particular, de outra aldeia e com uma barragem perto que nem 1 minuto demorava a ir lá.. agora eu é que fico com o trabalho de juntar o plastico e o prejuizo de encher outra vez o reservatório.. nao axo justo.... para particulares não.....

    ResponderEliminar

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52