Separadores SAFEPLACE52

23/01/2012

Cruz Vermelha vai morar para os Bombeiros de Almancil


A Cruz Vermelha apoiará os Bombeiros de Loulé nos pedidos de transporte de doentes, sempre que solicitado, em operações de emergência, através dos seus meios, e com uma ambulância aos fins de semana em eventos desportivos, culturais e outros, a título gratuito.

Este é um dos pressupostos do protocolo que a Câmara Municipal de Loulé e a Cruz Vermelha Portuguesa vão celebrar a 2 de fevereiro, pelas 16h00, no edifício dos Paços do Concelho, que permitirá a instalação da associação humanitária no Destacamento do Corpo de Bombeiros em Almancil.

Segundo a autarquia, esta iniciativa permitirá aumentar significativamente a rede de prestação de socorro no Concelho de Loulé e a capacidade de resposta aos pedidos de serviços particulares e o apoio às operações do Corpo de Bombeiros.

Por outro lado, fica também aberta “a possibilidade da criação de um PEM – Posto de Emergência Médica do INEM”, que permitirá aumentar a rede de socorro pré-hospitalar no Município, utilizando a localização geográfica privilegiada de Almancil, onde não existe nenhum Posto do INEM.

A área de intervenção preferencial das ambulâncias aí instaladas é a área de atuação própria do Corpo de Bombeiros, podendo essa atuação ser alargada sempre que as necessidades de prestação de socorro o exijam, esclarece a nota do executivo liderado por Seruca Emídeo.

Este intervenção irá ocorrer “em situações cuja gravidade clínica implique a necessidade de intervenção de meios humanos mais treinados ou diferenciados, em situações de escassez ou inexistência temporária de veículos ou tripulação adequada, em situações de necessidade imperiosa de reforçar os meios próprios existentes nas áreas de atuação própria de outros corpos de bombeiros e ainda em casos em que a situação clínica implique a ativação do meio mais próximo”.

Nesta colaboração o município destaca ainda o apoio social que a Cruz Vermelha vai garantir em articulação com os serviços de Divisão de Gestão Social e Saúde e Gabinete de Prevenção e Socorro da Câmara.

3 comentários:

  1. Mas onde é que eu já vi isto??

    ...ora deixa cá ver...

    ResponderEliminar
  2. 18:43 não viste em lado nenhum porque não têm nada a ver, este quartel de almancil está desativado à muito tempo logo só a CVP vai lá ficar, e é uma boa medida para a freguesia e para o concelho.

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi...

    Não uma mudança ou ocupação de quartel, mas já assisti a trocas de veículos de emergência dos Bombeiros para a CVP, e já vi tal como em Loulé, a CVP de Tavira protocolar com a CMT a resposta ao transporte de doentes não urgentes.

    Uma medida excelente, livrando os Bombeiros dos serviços de transporte vocacionando-os para as verdadeiras emergências médicas, fogo ou desencarceramento... entre outros claro...

    Uma medida que se aplaude de pé!

    Um abraço
    FIRESHELTER52

    ResponderEliminar

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52