Separadores SAFEPLACE52

18/01/2012

DAE 12 utilizações em ambiente extra-hospitalar em 2011


O INEM contabilizou, em 2011, 12 utilizações em ambiente extra-hospitalar de dispositivos portáteis que permitem analisar ritmos cardíacos e recomendar ou não um choque elétrico, no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgados à Lusa, três das 12 utilizações ocorreram em centros comerciais: Arrábida Shopping, em Gaia (06 de janeiro), Continente de Portimão (30 de janeiro) e Vasco da Gama, em Lisboa (28 de agosto).

Este equipamento foi também utilizado em aeroportos nacionais: duas no Porto (abril e outubro) e outra em Lisboa (janeiro).

Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Espinho, onde funciona um programa autónomo de DAE, utilizou quatro vezes o equipamento em 2011, sempre em situações de domicílio.

Também os Bombeiros Voluntários Espinhenses e o Hospital Magalhães de Lemos, no Porto, recorreram ao DAE no ano passado (em julho e setembro, respetivamente).

Noticia completa:http://www.rtp.pt/noticias/?t=INEM-contabilizou-12-utilizacoes-de-desfibrilhadores-automaticos-externos-em-2011.rtp&article=519238&visual=3&layout=10&tm=8

Já em Tavira o SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica) dispõe de 3 Desfibrilhadores, 1 na Ambulância INEM SIV sediada no Centro de Saude de Tavira e mais dois em ambulâncias INEM SBV sediadas nos Bombeiros Municipais de Tavira.

Entre quase uma dezena de utilizações do DAE por Tripulantes de Ambulância de Socorro dos Bombeiros Municipais de Tavira desde Abril de 2011, uma situação foi alvo de desfibrilhação precoce, possibelitando a implementação do SAV e transporte da vitima até ao Hospital de Faro.


FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52