Separadores SAFEPLACE52

31/03/2012

Rally Portugal 2012 - Momentos - Tavira

Ficam aqui algumas das muitas fotografias tiradas na prova do Rally de Portugal 2012 na Serra de Tavira, onde a chuva a lama o frio e as enxurradas puxaram ao máximo pela inteligência e perícia dos condutores.







Fotos:SaiãoB43

FIRESHELTER52

Em todo o Território Chuva até 4ª Feira

Boas notícias para os agricultores e para os bombeiros, más notícias para quem decidiu gozar férias da Páscoa.

A chuva vai manter-se em todo o território nacional até à próxima quarta-feira, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia.

Nos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real o bom tempo só deverá regressar na Sexta-feira Santa.

Para Lisboa, as previsões indicam que o sol estará de volta na quarta-feira, embora com temperaturas não muito elevadas (11 a 16 graus).

Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros fortes e de granizo, acompanhado de trovoadas.

FIRESHELTER52

30/03/2012

Incêndio cercou Bombeiros e queimou a viatura

Uma viatura dos Bombeiros de Entre-os-Rios ardeu parcialmente, ontem à tarde, no combate a um incêndio na freguesia de Lagares, Penafiel.

Cercados pelo fogo, cinco bombeiros atravessaram as chamas com a viatura, escapando sem ferimentos. Receberam apoio psicológico no quartel da corporação.

Foi um susto enorme e momentos de pânico que cinco voluntários de Entre-os-Rios passaram no meio do monte quando, cerca das 16h30, se viram cercados pelo fogo.

A mudança súbita do vento pôs em perigo a vida daquela equipa de bombeiros que, num rasgo de lucidez conseguiu fugir, atravessando as chamas.

“O motorista, ao aperceber-se do perigo, atravessou o fogo e a viatura caiu num buraco, partindo a trave da direção. Com muita dificuldade o motorista conseguiu controlar a viatura que acabou por parar”, explicou Luís Neves, comandante daquela corporação.

“Foi graças à ajuda de colegas de outras corporações que se conseguiu combater as chamas e evitar que a viatura ficasse completamente destruída. Mesmo assim, temos um prejuízo elevado porque se queimaram mangueiras e peças da bomba de água”, disse Luís Neves.


Ultrapassado o susto, a equipa de voluntários sentiu-se mal e, apesar de não haver feridos, foi necessário prestar apoio psicológico já que alguns bombeiros ficaram muito abalados com o incidente.

Os Bombeiros de Entre-os-Rios têm ao dispor dos homens uma médica que rapidamente se deslocou ao quartel.

Ontem à noite a equipa ainda revelava sinais de nervosismo e ansiedade.

FIRESHELTER52

29/03/2012

Protecção Civil emite alerta de mau tempo para o Sul


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê chuva forte e queda de granizo.

Condições climatéricas adversas deverão atingir áreas metropolitanas de Lisboa e Setúbal, litoral de Beja e distrito de Faro, entre a noite de hoje e o início da manhã de Sexta-feira.

O aviso da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) foi emitido a meio da tarde antevendo as consequências do mau tempo previsto para as próximas horas no sul do país.

O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de aguaceiros temporariamente fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas zonas de Lisboa, Setúbal, Costa Alentejana e distrito de Faro.


A ANPC alerta em especial para a possibilidade de cheias em meios urbanos com condições de drenagem deficitárias, nomeadamente zonas subterrâneas como as garagens.

A Protecção Civil recomenda cuidados redobrados também aos automobilistas, face à possibilidade de formação de lençóis de água e piso escorregadio.

No comunicado enviado às redacções, a ANPC lembra que “todos estes cenários podem ser prevenidos atempadamente caso sejam tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos”.

A saber: “desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, adopção de uma condução defensiva” nas zonas com visibilidade reduzida e propícias à formação de lençóis de água e o “não atravessamento de zonas inundadas de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”

FIRESHELTER52

Barra de Tavira encerrada à navegação

As barras algarvias de Tavira e Lagos estão hoje encerradas devido ao mau tempo e a barra Faro/Olhão, na Ria Formosa, só está aberta para embarcações com mais de 10 metros, disse fonte da Zona Marítima do Sul.

A mesma fonte adiantou que a Polícia Marítima está a monitorizar toda a costa Sul, perante a previsão de agravamento do estado do mar para as próximas horas, com um ondulação de Sueste de dois a três metros de altura.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê períodos de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes, e vento em geral fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) de Sueste na região do Algarve.

:A Barra de Tavira já se encontra aberta à navegação:
FIRESHELTER52

Bombeiros o braço forte do socorro no Rally de Portugal

A segurança ao evento desportivo Rally de Portugal 2012 conta com uma força expressiva de Bombeiros do Baixo Alentejo e Algarve.

São elementos imprescindíveis à realização da prova no contexto da segurança e resposta à emergência para os desportistas, Staff do evento, colaboradores e público espectador.

Ao longo das várias etapas e classificativas o decorrer da prova é assistido por mais de 400 operacionais Bombeiros das diversas corporações do Alentejo e Algarve apoiados por 113 veículos.

Uma força muito expressiva com atuações nas áreas da prevenção, combate a Incêndios, salvamentos e desencarceramento, comando tático de operações, Socorro e transporte de sinistrados entre outras funções, será este o braço forte do socorro e emergência.

No dia 30 de Março a Serra de Tavira é palco da 2ª etapa com 4 classificativas.

O dispositivo de socorro está preparado para a intervenção com 190 bombeiros das corporações de Alcoutim, Tavira,Loulé, Vila Real, Lagos, Silves, Portimão, São Brás, Aljezur, Messines, Albufeira, Lagoa, Vila do Bispo e FOCON Faro.

Neste dia o CBM Tavira coloca no terreno perto de 20 Bombeiros, 2 veículos de Comando Tático, 2 veículos de Combate a Incêndios e 1 Veiculo de Salvamento e Desencarceramento.

As comunicações entre os operacionais serão asseguradas pelo SIRESP, ROB e REPC

Ficam aqui os mapas das zonas de espetáculos assim como das classificativas e disposição dos meios no terreno.

:Clicar para aumentar:



Pede-se a todos os espectadores o respeito pelas normas de segurança, pois o socorro também depende de todos nós.

FIRESHELTER52

28/03/2012

Naufrágio na Barra de Tavira em Investigação da PJ

Os seis tripulantes do barco de recreio que naufragou, ontem de manhã, no molhe poente da barra do porto de Tavira, foram interrogados pela Polícia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) durante várias horas.

O iate espanhol de oito metros transportava duas mulheres e um jovem, de nacionalidade brasileira, em situação ilegal, o que levantou suspeitas às autoridades.

Entre os tripulantes estão ainda três homens, de nacionalidade espanhola.

A Polícia Marítima (PM) prestou socorro aos náufragos.

O facto de a embarcação ser estranha no local e o embarque ter sido muito cedo, apesar das condições adversas do mar, aumentou as suspeitas.

Foi chamada a PJ e o SEF, que investigam o caso, em conjunto com a Polícia Marítima.

Ao que SE apurou, os seis náufragos deslocaram-se de automóvel desde Espanha, embarcando por volta das 07h30 no barco que estava fundeado na zona das Quatro Águas, junto à ilha de Tavira.

As duas mulheres têm cerca de 40 anos e o jovem, filho de uma delas, tem 17 anos.

Segundo fonte do SEF, os três estrangeiros ilegais "foram detidos por permanência ilegal em território nacional". Serão hoje presentes ao Tribunal de Tavira.

As circunstâncias do naufrágio estão também a ser investigadas. "O barco tem pavilhão espanhol e registou uma falha no motor.

Como a maré estava a vazar foi projectado contra o molhe, sofrendo um rombo e o inevitável naufrágio", explicou Sameiro Matias, capitão do porto de Tavira, que não adiantou mais pormenores, "por estar em curso uma investigação".

A Capitania lançou um aviso à navegação por o barco ter ficado no fundo do mar.

A remoção da embarcação terá de ser feita pelo proprietário.


Por:Teixeira Marques
Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Exército em Exercícios na Mata de Santa Rita

O Regimento de Infantaria n.º 1 realiza, entre 27 e 29 de Março, um exercício de campo na Mata Nacional da Conceição, em Tavira.

O exercício vai contribuir para a desmatação, prevenindo a ocorrência de incêndios durante a época estival.

Quem também participa no evento é o grupo de Sapadores Florestais do Município de Tavira, que juntamente com o exército procederá a ações de desmatação naquele local.

Este evento decorre na sequência da formação ministrada ao Exército pelos Bombeiros Municipais de Tavira, que na última semana, estiveram junto desta organização em acções de formação sobre Incêndios, a fim de lhes transmitir conhecimentos para primeira intervenção em incêndios florestais e manuseamento de ferramentas e material Sapador utilizados na desmatação e criação de faixas de contenção contra incêndios.

Veja o video da formação, carregue no link em baixo:

Bombeiros ensinam militares a prevenir incêndios - País - Notícias - RTP

FIRESHELTER52

Emergências Médicas em Espaços Escolares dirigido a Auxiliares de Acção Educativa

Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram em formação durante a manhã de hoje junto dos auxiliares de acção educativa da Escola Secundária de Tavira.

A manhã foi preenchida com uma ação de formação sobre os aspetos gerais da resposta destes funcionários aos diversos cenários de emergência pré-hospitalar que possam vir a ocorrer naquele espaço escolar.

Foram abordados paneis tais como o “Sistema Integrado de Emergência Médica”, “O comportamento do funcionário face à situação do evento anómalo”, “situações de resposta a dificuldades respiratórias”, “ Resposta aos quadros de Síncopes”, e ainda “O controle de hemorragias e tratamento de feridas e queimaduras”.

Uma ação de formação com um impacto muito positivo na troca de informação, que terá a continuação no próximo dia 4 de Abril de 2012.

FIRESHELTER52

27/03/2012

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio Urbano em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da manhã de hoje a um incendio urbano em Tavira.

O incêndio deflagrou num anexo de um terraço de um prédio de 3 andares perto de uma bomba de gasolina em Tavira.

A rápida intervenção de um Bombeiro Municipal que habita perto do local, apoiado posteriormente pela equipa de Combate a Incêndios que chegou ao local evitou a propagação do incêndio aos espaços adjacentes, limitando o incêndio ao espaço atingido.

Por precaução foi pedida temporariamente a evacuação dos habitantes do prédio durante as operações de socorro e encerrado a Avenida ao trânsito automóvel.

Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local com cinco elementos apoiados por um Veículo de Combate a Incêndios Urbanos.

FIRESHELTER52

Embarcação Naufragou na Barra de Tavira

A Autoridade Marítima respondeu ao final da manhã de hoje a um acidente marítimo na Barra de Tavira.

Uma embarcação com seis tripulantes embateu no molho da barra de Tavira naufragando de seguida.


Todos os 6 tripulantes foram salvos e encontram-se bem.

A costa Sul encontra-se sobre aviso do IM devido à forte ondulação de levante que se faz sentir.

Mais informações atempadamente.

FIRESHELTER52

26/03/2012

Onde ver o Rally de Portugal na Serra de Tavira

O SAFEPLACE52 deixa aqui a localização das zonas de espectadores do Rally de Portugal 2012 na sua passagem pela serra do Concelho de Tavira.

Respeite as regras de segurança... SEMPRE!

TAVIRA ZE 10
GPS N 37º 10.091' / W 7º 39.591'
Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e logo na segunda à direita; 700m depois à esquerda; 350m depois entra em caminho de terra depois de passar sob o viaduto; 850m depois está na ZE.

A aproximação e abordagem a este gancho, puro e duro, proporcionará emoções fortes. A travagem será violenta e a colocação do carro fundamental, para não perder muito tempo. O espetáculo aqui é garantido.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 11
GPS N 37º 10.212' / W 7º 39.688'
Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e depois em frente, direção Alcaria do Cume/Cachopo; 3,5km depois está em Vale do Junco e 1,5km depois, ao km 34,0 da EN 397, virar à direita para estrada de terra, direção Tavira/Carreira de Tiro/Jardim de Bonsai; 350m depois seguir sobre a esquerda; 1350m depois encontra a ZE.

A saída de uma curva apertada à esquerda será o inicio de uma ampla e espetacular visão de uma variedade de situações, seguindo-se uma longa reta e uma forte travagem para uma passagem a vau, para abordagem a uma longa direita que fará as delicias daqueles que apreciam boa condução.
Visibilidade -3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 12
GPS N 37º 11.158' / W 7º 39.523'
Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, virar à esquerda para caminho de terra, direção Colos/Zimbral/Cachopo/Eira da Palma; 1,3km depois seguir pela esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 650m depois à direita, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 600m depois à esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 400m depois à esquerda, direção Zimbral/Cachopo; 300m depois chega à ZE.

Vindos de uma zona rápida mas encadeada no topo da colina, os pilotos terão de se aplicar para negociarem a apertada curva à esquerda. O facto da zona se encontrar num cabeço, mesmo por cima da pista, alia conforto, ampla visão e segurança à espetacularidade desta sequência.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 13
GPS N 37º 11.622' / W 7º 40.173'
Ao km 134,9 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na direção Tavira/Cachopo; 250m depois à direita para Ermida N.S. Saúde/Alcaria do Cume/Cachopo; 2,7km depois à esquerda e depois em frente, direção Alcaria do Cume/Cachopo; 3,5km depois está em Vale do Junco e 1,5km depois, ao km 34,0 da EN 397, seguir em frente; 1,15 km depois, ao km 32,9 da EN 397 virar à direita para estrada de terra, direção Zimbral; 1,8km depois virar à esquerda; 400m depois está na ZE.

Esta é a zona espetáculo por excelência. A estrondosa visibilidade, conjugada com a abordagem a um gancho direita, são razão suficiente para quem gosta de ver bastante e ao mesmo tempo adora curvas apertadas.
Visibilidade – 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

TAVIRA ZE 14
GPS N 37º 11.816' / W 7º 40.173'
Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, virar à esquerda para caminho de terra, direção Colos/Zimbral/Cachopo/Eira da Palma; 1,3km depois seguir pela esquerda, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 650m depois à direita, direção Colos/Zimbral/Cachopo; 600m depois em frente, direção Ribeirinha/Corte Besteiros; 1,55km depois virar tudo para trás em gancho à esquerda; 550m depois sobre a esquerda; 1km depois à esquerda; 550m depois à esquerda, junto a uma casa; 150m depois à direita; 1,9km depois chega à ZE.

Esta zona é uma verdadeira transmissão em direto de uma boa parte do troço. Mais de um quilómetro, em linha de cumeeira, num autêntico serpentear de montanha. Belas sequências de curvas rápidas e médias. O facto de a zona se encontrar num cabeço, mesmo por cima da pista, alia conforto, ampla visão e segurança, à Espetacularidade desta sequência.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 2

TAVIRA ZE 15
GPS N 37º 14.285' / W 7º 38.359'
Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, seguir em frente; 1,75km depois voltar à direita entre construções; 3,4km depois à esquerda, direção Umbrias de Camacho; 4,1km depois chega à ZE.

Os pilotos deixam momentaneamente a terra para entrarem a fundo num asfalto pouco confiante. A sequência que antecede esta passagem reveste-se de interesse acrescido pelas dificuldades do percurso.
Visibilidade - 2 Espetacularidade - 2 Acessos - 3

TAVIRA ZE 16
GPS N 37º 14.743' / W 7º 39.057'
Ao km 136,0 da EN 125 (Faro-V.R.S. António) virar à esquerda na rotunda direção Fonte Salgada; 700m depois em frente na rotunda, direção Ermida N. S. da Saúde/Fte. Salgada; 2,05km depois de passar a placa Fonte Salgada, seguir em frente; 1,75km depois voltar à direita entre construções; 3,4km depois à direita, direção Estorninhos; 1,7km depois à esquerda, direção Estorninhos/Faz Fato; 550m depois à direita, direção Faz Fato; 3,85km depois à esquerda, direção Vale de Ebros/Bemparece/Cintados/Ebros; 2,55km depois à direita, direção Bemparece/Cintados/Ebros; 3,7km depois à esquerda, direção Casa Queimada; 2,7km depois em frente, na placa Umbrias de Camacho; 2,2km depois está a ZE.

Para aqueles que gostam de se instalar atempadamente e deliciar-se com a paisagem envolvente, esta é a zona de eleição. Gozando de uma ampla visibilidade, conforto e segurança, o encadeamento de curvas possíveis de serem vistas é enorme.
Visibilidade - 3 Espetacularidade - 3 Acessos - 3

Observe o mapa oficial em baixo:

Clique para aumentar



FIRESHELTER52

Instituto de Meteorologia disponibiliza novo atlas insular


Prolongando a frutuosa parceria técnica e institucional entre o Instituto de Meteorologia, I.P e a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha, apresenta-se no Dia Mundial da Meteorologia, em Espanha e Portugal, o “Atlas Climático dos arquipélagos das Canárias, da Madeira e dos Açores” (formato digital).

Esta publicação dá continuidade ao “Atlas Climático Ibérico” relativo ao território da Península Ibérica e, por razões de continuidade geográfica, também às Ilhas Baleares, editado há precisamente um ano em ambos os países.

Para a execução deste Atlas foi utilizada a informação das normais climatológicas 1971-2000 para a rede de estações insulares e, adotando métodos de interpolação avançados em SIG, foi possível produzir um conjunto de informação geográfica e cartográfica de elevada resolução, relativa à distribuição e variabilidade espacial dos elementos climáticos, temperatura do ar e precipitação, para os territórios insulares dos Açores, Madeira e Canárias.

Ficam ainda disponíveis nesta publicação (tal como na anterior), as estatísticas mais relevantes do período em análise, em tabelas e gráficos que, de forma apelativa, contribuem para o enriquecimento do conhecimento e caraterização do clima nos dois países, num verdadeiro serviço público no âmbito do CISCLIMA (Centro Ibérico de Serviços de Clima) plataforma de investigação e distribuição de serviços constituída pelos dois Serviços Meteorológicos ibéricos.

Para aceder siga o link em baixo referenciado:
http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/Atlas__Climatico_ilhas.pdf

FIRESHELTER52

25/03/2012

IV Estafeta Faro-Tavira do Regimento de Infantaria n.º 1 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira participaram hoje na IV Estafeta Faro-Tavira do Regimento de Infantaria n.º 1 (RI1), uma prova de atletismo integrada nas comemorações dos 216 anos do Quartel Atalaia, em Tavira alcançando um honroso 3º lugar na categoria de Veteranos.

Nesta prova, as equipas são constituídas por cinco elementos e cada atleta percorre cerca de 5 a 7 km.

Participam atletas civis provenientes de coletividades desportivas, forças militares, forças de segurança e bombeiros.

A competição teve a sua génese na ligação entre as duas cidades com unidades militares: o Regimento de Infantaria n.º 4 (em Faro) e o destacamento do Regimento (em Tavira).

Com o desaparecimento das unidades militares do Algarve a competição perdeu-se, levando com que quase se esquecesse no tempo, mas com a transferência do Regimento de Infantaria n.º 1 para Tavira, retomou-se esta antiga tradição, com os mesmos objetivos.

A Associação de Atletismo do Algarve apoia tecnicamente a competição e assegura o apoio de entidades dos três concelhos (Faro, Olhão e Tavira) por onde passa a prova.

FIRESHELTER52

23/03/2012

Mudança para Hora de Verão na Madrugada de Domingo


Na madrugada do dia 25 de Março de 2012 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.

- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 25 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.

FIRESHELTER52

Condutor de reboque atropelado mortalmente na A22


O motorista de uma empresa de reboques morreu atropelado ontem à tarde na A22, entre os nós da Guia e da A2, quando prestava assistência a um ligeiro de passageiros.

O homem, de 46 anos, estava a ajudar o carro avariado quando foi colhido por um veículo que seguia no sentido Faro-Albufeira, acabando por morrer no local.

Apesar das tentativas de reanimação do INEM, a vítima não sobreviveu.

www.abola.pt

FIRESHELTER52

22/03/2012

Condutor de bicicleta morre em colisão na EN 125


Um homem de 45 anos morreu ontem pouco depois das 15:00, na Estrada Nacional 125, zona de Fontainhas, concelho de Albufeira, em consequência da colisão da bicicleta que conduzia com um veículo de uma empresa de reboques.

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR está a investigar as causas do acidente.

Fonte do INEM disse que a vítima entrou em "paragem cardio-respiratória, tendo sido efetuadas manobras de reanimação, mas sem sucesso".

O óbito foi declarado no local, onde estiveram uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação(VMER) e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

O condutor do outro veículo foi levado para o Hospital de Faro, a fim de ser submetido a exames que possam ajudar a esclarecer o que poderá estar na origem do acidente.

O velocípede "entrou na EN 125 e colidiu com o veículo pesado, estando a tentar-se apurar as causas" do sucedido", referiu fonte do Comando Territorial de Faro da GNR

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2376672&seccao=Sul

FIRESHELTER52

21/03/2012

Acidente com um trator fez um ferido grave em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao início da manhã de hoje a um acidente com um trator agrícola.

O acidente ocorreu perto da cidade de Tavira numa propriedade rural, e fez uma vítima grave.

Os Bombeiros Municipais de Tavira acorreram a esta situação com 7 elementos apoiados por um veículo de Salvamento e Desencarceramento, chegando posteriormente ao local a Ambulância INEM SIV sedeada em Tavira.

A vítima foi transportada ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio Urbano em Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio urbano em Tavira.

A ocorrência aconteceu no bairro da Bela Fria, a poucos metros do quartel, curiosamente enquanto decorriam as cerimónias solenes do Aniversário da Corporação.

O incêndio foi prontamente combatido e dominado pelas equipas dos Bombeiros Municipais de Tavira que estiveram no local apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios e um Autotanque.

Não houve feridos a registar nesta situação, embora o incêndio tenha destruído grande parte da habitação devido à violência extrema de calor e fumos provenientes da combustão.

FIRESHELTER52

124º Aniversário dos Bombeiros de Tavira

Comemorou-se hoje no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira o 124º aniversário do Corpo de Bombeiros.

No decorrer das cerimónias solenes, 6 recrutas juraram bandeira e assinaram o termo de posse dos mapas de pessoal do Município de Tavira como Bombeiros Municipais de 3ª classe, sendo em seguida promovidos, recebendo as respectivas machadinhas e divisas.

As cerimónias decorreram com as alocuções do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira e do Sr. Comandante dos Bombeiros Municipais.

Em seguida, decorreu um almoço convívio, onde estiveram presentes os Bombeiros Municipais, os representantes do município de Tavira, os Comandantes das forças policiais da Cidade entre outros convidados.

Um dia muito especial para os Bombeiros e acima de tudo para a Cidade de Tavira que mais uma vez, apesar de todas as adversidades em torno das políticas austeras e económicas do país vê reforçado o quadro de pessoal dos Bombeiros Municipais aumentando a resposta humana ao socorro.

Ficam aqui alguns momentos para recordar:











FIRESHELTER52

20/03/2012

Bombeiros Municipais de Tavira comemoram amanhã o seu 124º Aniversário


Com a chegada da primavera chegam também os parabéns ao Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, que nesta data celebra o seu 124º aniversário.

Foi a 21 de Março de 1888 que pela primeira vez se reuniu a direcção da extinta Corporação de Bombeiros Voluntários de Tavira e elaboraram os estatutos, passando desde essa altura a servir a população do Concelho e Distrito com o máximo empenho e dedicação.


A data era também celebrada pelo aniversário do Comandante Dionísio Viegas, que também a 21 de Março fazia anos.

Os Bombeiros Municipais de Tavira, Corporação detida pelo Municipio de Tavira, comporta o "Braço Forte" no socorro em caso de Incêndios, inundações, acidentes transporte de doentes e emergência médica da Protecção Civil Municipal de Tavira, entre outros serviços de ajuda à população.

São uma corporação Mista-Profissional, sendo comportado o quadro activo da corporação por Bombeiros Municipais na sua maioria e alguns voluntários com todo o esforço e dedicação que a missão assim o obriga.

As festividades da corporação serão marcadas no decorrer do dia 21 de Março, onde serão empossados mais 6 Bombeiros Municipais, que após o período de formação obrigatória transitarão da situação de recrutas para Bombeiros Municipais.

No decorrer do dia 21 serão postadas as ocasiões marcantes do aniversário.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Tavira “Fair-Play” em 124º Aniversário

No seguimento das comemorações do 124º aniversário do CBM Tavira, os Bombeiros da corporação juntaram-se no estádio do Ginásio de Tavira para um jogo de futebol convívio, onde a mensagem era “Fair-Play”.

Decidiu-se assim, com desporto, saúde, convívio e confraternização comemorar-se e escrever-se mais uma página deste grande Corpo de Bombeiros Centenário.

Ficam aqui algumas fotos por Miguel Bonito








FIRESHELTER52

Tavira assinala Dia Mundial da Floresta


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Tavira promove, nos dias 21 e 22 de março, uma campanha de plantação de árvores em diversas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho.

No dia 21, a ação tem lugar na Escola EB 2/3 D. Manuel I (09h30), EB1 N.º 1 de Tavira (10h15), Escola EB 2/3 D. Paio Peres Correia (11h00) e EB1 N.º 2 de Tavira (11h45).

No dia 22, a plantação de árvores realiza-se na EB1 de Santa Luzia (09h30), EB1 da Luz de Tavira (10h30), EB1 de Santo Estêvão (11h45) e EB1 de Cabanas (14h30).

No decorrer da iniciativa, a qual conta com a colaboração da empresa municipal Taviraverde, será colocada uma placa com a identificação da espécie.

A par destas atividades, a Divisão de Ambiente e Energia da autarquia difundiu junto de alguns estabelecimentos escolares a palestra “Conhecer as árvores… compreender a floresta”.

A ação visa sensibilizar os alunos para a importância da floresta e para a necessidade de a preservar. A autarquia, enquanto promotora de atividades de sensibilização ambiental, pretende incutir nos mais jovens e na população em geral, conhecimentos acerca da importância ecológica, social e económica da floresta, contribuindo, deste modo, para a formação de uma “cidadania ecológica”.

Cruz Vermelha ajuda 15 famílias desfavorecidas em Tavira


Durante o primeiro mês de execução do projeto «Pronto a Comer – Pronto a Ajudar», lançado no passado dia 7 de fevereiro, pela delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, foram ajudadas 15 famílias em situação de fragilidade económica e social.

No total, refere a instituição, em comunicado, foram servidas neste último mês 439 refeições, através da parceria com seis estabelecimentos de restauração/pronto a comer do concelho tavirense.

O projeto «Pronto a Comer – Pronto a Ajudar» visa o fornecimento de refeições gratuitas a famílias desfavorecidas do concelho, de forma a dar-lhes “apoio e inclusão social”, face à conjuntura económica.

http://www.regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Primavera começa seca e temperaturas vão subir


A Primavera começou hoje e os primeiros dias da nova estação são marcados pela continuação do tempo seco e subida das temperaturas no fim-de-semana.

Portugal e o hemifério Norte entraram hoje na Primavera, com o equinócio a ocorrer precisamente às 5h14.

A estação dura 92,75 dias, até ao solstício de Verão - a 21 de Junho, pelas 00h09.

Os primeiros dias mantém-se sob o tempo seco herdado do Inverno.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), Portugal continuará sem chuva, o que atrasará cenários naturais mais primaveris.

"Nestes dias regressa o céu pouco nublado ou limpo. Voltamos a ter a influência de um anticiclone que nos dá novamente a corrente nordeste", segundo a meteorologista Cristina Simões, do IM.

Até quinta-feira, as temperaturas mínimas mantém a descida registada no fim-de-semana mas na sexta deverá ocorrer "uma subida da temperatura, tanto mínima como máxima", avançou a meteorologista.

A semana deverá decorrer sem precipitação, com alguma nebulosidade temporária.

Uma depressão na quinta-feira, a sul, poderá dar novamente alguma precipitação, aguaceiros e possibilidades de trovoada, mas apenas no Algarve, refere Cristina Simões.

O resto do território mantém o céu pouco nublado ou limpo e um vento de nordeste.

O Inverno em Portugal ficou marcado pela falta de precipitação e a seca extrema já atinge mais de metade do território continental (53%); o resto do país está em situação de seca severa.

O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema.

Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca. Numa previsão a partir do segundo relatório do grupo de trabalho de avaliação dos impactos da seca, prevê-se que mais de três quartos do território continental podem ficar em seca extrema se os níveis de precipitação continuarem muito inferiores ao normal.

Entretanto, na madrugada do próximo domingo (dia 25), a hora legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.

Assim, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios devem ser adiantados 60 minutos à 01h, passando para as 2h. Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00h de domingo, passando para a 01h00.

FIRESHELTER52

Táxi atingido por disparos de uma patrulha da GNR

Um táxi foi atingido no domingo por disparos de uma patrulha da GNR que perseguia um motociclista na vila de Quarteira, no Algarve, sem se ter registado quaisquer feridos, disse à Lusa fonte do comando-geral daquela força militar.

A mesma fonte relatou à Lusa que o incidente se deu pelas 16:00 de domingo, quando uma patrulha da GNR mandou parar um motociclo que, não cumprindo a ordem, se pôs em fuga.

"Na perseguição de um quilómetro ao motociclista foram feitos disparos que atingiram o motociclo e também um táxi, tendo causado apenas danos materiais. O motociclista fugiu enquanto os militares prestavam auxílio ao motorista e ocupantes do taxi", disse a mesma fonte.

O motociclista veio mais tarde a ser detido em Quarteira pelos militares da GNR, que o identificaram, não tendo este nem carta de condução nem seguro.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2370078&seccao=Sul

FIRESHELTER52

Faleceu ao cair do Telhado em São Brás

Paulo Abreu sofreu traumatismo craniano com perda de massa encefálica e paragem cardio-respiratória em consequência de uma queda a mais de quatro metros de altura quando procedia a obras de recuperação da casa de um cliente.

INEM tentou a reanimação durante 45 minutos, mas o óbito acabou por ser declarado no local.

Segundo contaram ao DN, trata-se de um acidente de trabalho que acabou por vitimar Paulo Jorge do Carmo Abreu, empreiteiro da construção civil, quando estava a proceder a obras de "recuperação de uma casa antiga de um cliente".

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu uma chamada telefónica às "16.02 horas" a alertar para a ocorrência, tendo deslocado para o local uma viatura médica e uma ambulância.

Quando ali chegaram, os socorristas encontraram a vítima com "traumatismo craniano e perda de massa encefálica", além de ter entrado "em paragem cardio-respiratória", disse ao DN fonte do INEM.

"Foram efetuadas manobras de reanimação durante 45 minutos, mas sem sucesso, tendo o óbito sido declarado no local", acrescentou.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2372032&seccao=Sul

FIRESHELTER52