Separadores SAFEPLACE52

30/04/2012

PSP à bastonada deteve vândalos em Tavira

Terminou à bastonada, aos socos e com muita confusão o confronto entre agentes da PSP e um grupo de jovens, na manhã de ontem, junto à estação da CP da cidade de Tavira.

No rescaldo da acção policial, um dos agentes ficou ferido numa mão e dois jovens, de 18 e 22 anos, foram detidos por injúrias e agressões à autoridade.

Tudo aconteceu por volta das 06h00. "A polícia foi alertada para distúrbios que um grupo de cerca de dez jovens estava a causar, junto à estação da CP de Tavira" referiu fonte policial,

Foi enviado um carro-patrulha para o local e os agentes "confirmaram que os jovens estavam a danificar, aos pontapés, viaturas estacionadas na via pública e mobiliário urbano", acrescentou a mesma fonte.
À chegada da polícia, os jovens, oriundos da zona de Olhão, fugiram para a estação, refugiando-se num comboio que se preparava para partir com destino a Faro.
Ao que se apurou, os agentes pediram reforços e adiaram a partida da composição, com o objectivo de identificar os causadores dos estragos causados.
Foi então que os jovens, alguns alcoolizados, confrontaram os agentes, que responderam à bastonada. "Injuriaram e agrediram os agentes, tendo estes usado da força para efectuar as detenções dos jovens que tinham agredido os agentes", explicou a fonte da PSP.
Os incidentes continuaram na esquadra, onde um dos detidos ainda causou estragos, depois de pontapear uma secretária e atirar um telefone ao chão.
 
Correio da Manhã
 
FIRESHELTER52

29/04/2012

Turista que foi assistido na Procissão do "Enterro" em Tavira já foi transferido para o seu pais de Origem

Um turista no decorrer da procissão do “Enterro do Senhor” sentiu-se mal na sua casa que ladeava a igreja de onde sairia a procissão.

Na aflição a esposa dirigiu-se aos Bombeiros Municipais que naquele local se faziam representar para transportar um andor..

Quando dois Bombeiros Municipais chegaram ao local, deparando-se com a situação, ligaram de imediato 112 e pediram apoio de Suporte Avançado de Vida, sendo então ativada uma ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira uma Ambulância INEM SIV e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação para aquele local.

As equipas de emergência  no local não se pouparam a esforços para reanimar, estabilizar e garantir viabilidade para transportar a vítima para o hospital, o que veio a acontecer algum tempo depois sobre o olhar de milhares de pessoas que ao mesmo tempo assistiam à procissão.

Visto o socorro ter sido efetuado na cobertura de um prédio com acessos difíceis pelo seu interior dando a saída para ruas onde não era possível colocar as ambulâncias, a vitima foi retirada com recurso à Auto-Escada dos Bombeiros Municipais de Tavira para a Praça da Republica e seguiu para o Hospital de Faro em estado grave na ambulância INEM SIV acompanhada pela VMER.

Já no hospital a situação clinica da vítima sofreu durante alguns dias pioras e melhoras mas foi sempre mantida viabilidade de vida nos Cuidados Intensivos.

Após a sua estabilização a vítima acabou por ser transferida para o seu pais de origem na companhia dos seus familiares.

O SAFEPLACE52 deseja as melhoras e uma  rápida recuperação da vítima, e que esta atuação consertada de vários agentes da Proteção Civil que envolveram Bombeiros Municipais, INEM, Policia entre outros sirva como exemplo do SIEM Nacional no estrangeiro, onde todo o turista saiba que em Portugal pode contar com um serviço pré e intra Hospitalar de máxima qualidade.

FIRESHELTER52

STAL Promove 4.º Encontro Nacional de Bombeiros


COMBATER A PRECARIEDADE DEFENDER OS DIREITOS EXIGIR ORGANIZAÇÃO E FINANCIAMENTO

No próximo dia 19 de Maio o STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional - promove na sua Sede Nacional,o 4.º Encontro Nacional de Bombeiros.

Visando aprofundar a discussão em relação a um conjunto de problemas recorrentes do sector, designadamente os relativos à valorização profissional dos trabalhadores, ao financiamento dos corpos de bombeiros, à formação profissional, ao papel da Escola Nacional de Bombeiros e à precariedade laboral no sector.
www.stal.pt
FIRESHELTER52

28/04/2012

Atacaram comboio no Livramento – Tavira com Cocktails Molotov

Segundo notícia do CM, na passada noite por volta das 22:30, o comboio regional que fazia a ligação naquela linha foi atacado por um grupo de jovens.

Perto do apeadeiro do Livramento (Luz de Tavira), um grupo indeterminado de jovens atacou o comboio atirando vários cocktails molotov contra as composições.


Do ataque resultou um ferido, onde não se especificava na notícia a gravidade das lesões.

A autoridade foi chamada ao local e está no enlace dos presumíveis autores do ataque.

Mais pormenorizadamente a notícia vem em caixa destacada na última página do correio da manhã de hoje.

FIRESHELTER52

27/04/2012

Dificuldades dos bombeiros Algarvios Não coloca em causa Combate a Incêndios Florestais

O comandante operacional do distrito de Faro disse hoje acreditar que o combate aos incêndios não ficará comprometido devido aos problemas financeiros que algumas corporações de bombeiros atravessam no Algarve, referindo que a situação "está a ser analisada".

Abel Gomes, que hoje apresentou em Faro o dispositivo de combate a incêndios para 2012 na região, reconheceu a existência de problemas e afirmou que o setor da Proteção Civil "não é exceção" à crise que assola "todos os setores da sociedade civil".
Os Bombeiros de Messines (Silves) são um dos casos em que houve redução de efetivos devido a problemas financeiros, situação que levou um deputado da região a questionar o Governo sobre as consequências desse corte.

"A Autoridade Nacional de Proteção Civil [ANPC] sustenta financeiramente o dispositivo, que funcionará de acordo com aquilo que é expectável. Vamos esperar para ver como vai correr".

Para este verão, o Algarve vai ter mais um helicóptero no combate aos incêndios florestais, meio que reforçará o dispositivo terrestre, que deverá atingir um máximo de 448 operacionais.

O helicóptero pesado ficará sediado no Algarve entre 15 de junho e o final de setembro, elevando para três o número de meios aéreos estacionados na região - em Monchique, Loulé e Cachopo (Tavira) - durante o verão.

O dispositivo terrestre mantém-se praticamente inalterado em relação a 2011, com um máximo de 448 operacionais e 116 veículos na fase de maior risco, acrescentou Abel Gomes.


Questionado se o número de efetivos é o suficiente, o responsável disse que, em caso de necessidade, a região pode recorrer aos meios existentes no Alentejo.


"Nós nunca podemos dizer se é ou não suficiente, mas não estamos sozinhos. Sempre que houver necessidade, seremos reforçados pelos nossos vizinhos dos distritos adjacentes".

FIRESHELTER52

Homem imolou-se pelo fogo em Faro

Um homem imolou-se pelo fogo na madrugada de quarta-feira nos arredores de Faro, tendo sido assistido pelos bombeiros que o encontraram com queimaduras graves, revelou  fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com a mesma fonte, do comando-geral da GNR, o indivíduo foi transportado de helicóptero para um hospital em Lisboa.

A GNR indicou que o indivíduo se encontrava sozinho na sua residência na freguesia de Bela Curral, nos arredores de Faro, onde se regou com gasolina e ateou fogo.

Provocou queimaduras graves no corpo e um incêndio na habitação, que foi apagado pelos bombeiros.

As autoridades registaram a ocorrência às 05:00 da madrugada de quarta-feira.

Ainda segundo a GNR, o indivíduo gravemente ferido tinha-se separado recentemente da companheira, e foi por várias vezes referenciado pela polícia num quadro de violência doméstica.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

INEM lança concurso

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou um concurso público para a aquisição de serviços de manutenção do sistema informático e redes de comunicações. 


O valor do preço base do procedimento, lançado hoje, é de 60 mil euros.

O local de execução do contrato é na Rua Almirante Barroso, nº 36, sendo que o prazo de execução do contrato é de seis meses a contar da data de celebração do contrato.

O prazo para apresentação de propostas é de 40 dias, a partir da data de envio do presente anúncio, e os critérios de adjudicação são a proposta economicamente mais vantajosa e factores e eventuais subfactores acompanhados dos respectivos coeficientes de ponderação, conforme o artigo 11º do Programa do Procedimento.

As peças do concurso podem ser consultadas na DAF/SAP, Rua Almirante Barroso, 36, 1000-013 Lisboa, através do endereço electrónico inem@inem.pt ou na plataforma electrónica www.saphety.com.

http://www.i-gov.org

FIRESHELTER52

26/04/2012

«Maratona Danacol Contra o Colesterol» em Faro

A cidade de Faro vai ser alvo de uma campanha de sensibilização para a importância da adopção de hábitos de vida saudáveis no combate ao excesso de colesterol, nos dias 27 e 28 de Abril, entre as 9h30 e as 19 horas.
A iniciativa, de nome «Maratona Danacol Contra o Colesterol», organizada pela Danone, em parceria com o Instituto do Coração, decorre no Parque de Lazer das Figuras, junto ao Fórum Algarve, e pretende disponibilizar rastreios e aconselhamento nutricional personalizado à população, oferecendo ainda consultas nutricionais gratuitas à população.

Esta é já a 5.ª etapa da «Maratona Danacol Contra o Colesterol», que já passou pelo Porto, Guimarães, Coimbra e Castelo Branco.

No dia 27 de Abril, pelas 10 horas, estarão presentes no local junto ao autocarro da iniciativa o ex-atleta Carlos Lopes, embaixador da campanha de sensibilização, e a directora-geral do Instituto do Coração, Patrícia Jorge.
De acordo com a organização, "pretende-se alertar para o facto de o colesterol elevado ser um inimigo silencioso, uma vez que se vai acumulando nas paredes das artérias sem revelar sintomas e, se não for reduzido, continuará a acumular-se".
56 por cento dos portugueses têm colesterol alto e os especialistas consideram-no como uma das principais causas de desenvolvimento de doenças cardiovasculares – a principal causa de morte em Portugal.

FIRESHELTER52

Acidente de Tchernobil 26 Abril /86

Em conformidade com o decreto do presidente da Rússia, a 26 de abril comemora-se no país o dia de homenagem às equipes de salvamento e às vítimas de acidentes nucleares.

Foi precisamente neste dia, em 1986, que ocorreu a tragédia da Central Atômica de Tchernobil.
Mais de 600 mil pessoas participaram da liquidação das consequências da tragédia, da retirada do combustível radioativo e da construção do chamado sarcófago sobre o bloco energético avariado.
Este acidente foi um evento de âmbito global que abalou seriamente a confiança em relação à energia nuclear nuclear, - aponta Bulat Nigmatulin, eminente especialista russo em física nuclear.
Nós, o pessoal do parque gerador nuclear, não esperávamos este acidente.

 Foi um reator que explodiu, um grande reator, um reator de grande potência. A seguir, graças a esforços heróicos foi construído muito rapidamente o chamado sarcófago.

E já em novembro foram postos em funcionamento este reator e o primeiro bloco. Mais tarde, no fim do ano, foram postos em funcionamento todos os três blocos da central atômica de Tchernobil. Por isso, pode-se apenas admirar a nossa gente que conseguiu fazer tudo isso.

Na opinião do perito, a estrutura do reator RBMK que explodiu em Techernobil, era imperfeita e o seu sistema de comando continha possibilidades potenciais de acidente. Infelizmente, foram precisamente estas opções que se realizaram.

É sabido que além do acidente em Tchernobil, acidentes idênticos houve também em outros locais: a central atômica Three Mail Island nos EUA e há um ano a central atômica de Fukushima, no Japão.

Mas daí não vem que seja preciso fechar todas as centrais atômicas, - ressalta Nikolai Kukharkin, conselheiro do diretor do Instituto de Pesquisas Científicas Kurchatov.

A lição de cada acidente é levada em consideração e, certamente, o nível de segurança será cada vez mais alto. Apesar disso, os acidentes, infelizmente, ocorrem. Aparentemente, no caso de Fukushima, a causa principal do acidente foi uma calamidade natural. Se fosse calculada de antemão a possibilidade de vinda de um tsunami, seria mais fácil prever a instalação da central em outro local, mais alto. Mas isso não se deu, não levaram este fator em conta. Daí não vem que todo o parque gerador nuclear deva ser posto em dúvida.

É preciso aprender com os acidentes.

FIRESHELTER52

25/04/2012

Meta... 100 Seguidores...

Pessoal... Muito Obrigado

Conseguimos atingir os 100 seguidores numa altura onde temos 1900 mensagens publicadas e mais de 900 comentários.

Só foi possível graças a vocês...

Iremos continur pelo mesmo caminho, mostrando e retratando o que de melhor se escreve e fala dos Bombeiros e da Proteção Civil Nacional.



Participem vocês também:

Escrevam para: bloghomme52@gmail.com
Ajudem a escrever e retratar a história do socorro em Portugal

FIRESHELTER52

Falsos rastreios de AVC no Algarve

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve alertou nesta segunda-feira para a existência de falsos rastreios de acidente vascular cerebral (AVC), que têm sido efectuados por “entidades com fins comerciais”.

Segundo adianta hoje o Público o comunicado divulgado no Portal da Saúde, a ARS diz que tem recebido várias participações de casos em que as pessoas são abordadas por telefone por indivíduos que se apresentam como profissionais do Ministério da Saúde e são convidadas a beneficiar de um rastreio gratuito de AVC, com assistência prestada por pessoal especializado.

Marcam depois encontro numa data específica e num determinado local, em horário pós-laboral. “No local, as pessoas são confrontadas com um rápido questionário e encaminhadas para uma promoção comercial que visa promover a aquisição de serviços ou vendas de produtos, nomeadamente, colchões”, diz a ARS.

A actuação dos indivíduos é sempre semelhante e “não visa outro fim senão a promoção de produtos”, refere a nota da ARS, que condena estas iniciativas comerciais.

A ARS Algarve recomenda à população “especial atenção” em relação a esses rastreios, sublinhando que os mesmos são “susceptíveis de afectar a confiança dos utentes nos rastreios legítimos”, promovidos por aquela entidade e sempre divulgados na sua página da Internet e em cartazes afixados nas unidades de saúde. A divulgação nunca é feita por contacto pessoal ou telefónico, reitera.

Perante a gravidade da situação, a ARS Algarve participou às autoridades competentes as ocorrências de que tomou conhecimento.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Motociclista morre em passagem de nível no Algarve

A GNR de Faro está a investigar as circunstâncias da morte de um motociclista, colhido ontem de manhã por um comboio na passagem de nível de São Marcos da Serra, Messines.

O homem terá partido a cancela ao embater com a motorizada e caído para a linha férrea, tendo sido depois colhido pelo comboio Alfa-Pendular que seguia em direção a Faro, disse fonte da Rede Ferroviária Nacional (Refer).

O motociclista, cuja idade se desconhece, ter-se-á conseguido levantar após o embate, mas caiu para a via.

O acidente obrigou a que a circulação ferroviária nos dois sentidos ficasse suspensa durante cerca de uma hora e meia , provocando atrasos noutros comboios.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve, estiveram no local os Bombeiros de Messines, o INEM, elementos da GNR e da Refer.

O caso vai agora ser investigado por uma equipa do destacamento de Trânsito da GNR de Faro.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Restaurante dos ataques cardíacos" faz mais uma vítima"

O restaurante Heart Attack Girl, criado há sete anos na cidade norte-americana de Las Vegas (EUA) com o propósito de testar a resistência cardíaca dos seus clientes, fez mais uma vítima na noite de sábado, quando uma mulher de 40 anos perdeu os sentidos enquanto comia o Double Bypass Burger - uma das especialidades do menu do estabelecimento -, bebia uma marguerita e fumava ao mesmo tempo.

A cliente foi submetida a manobras de reanimação no restaurante e está a recuperar no hospital.

Teve mais sorte do que outro homem, que sofreu um ataque de coração há dois meses enquanto tentava devorar o Tryple Bypass Burger, com mais de seis mil calorias.

O Heart Attack Grill promove o que diz ser "o estilo de vida menos saudável do Mundo" e detém uma menção no 'Livro dos Recordes do Guinness' graças a Quadruple Bypass Burger, que tem 9983 calorias.

FIRESHELTER52

24/04/2012

Outros Tempos... Outras Modas...


Quem anda na estrada vai vendo de dia para dia situações engraçadas dignas de registo.

Esta situação, onde o pobre animal ia atrelado à carrinha em plena Estrada Nacional 2 quase à entrada da A22 no Nó de Faro, não pode passar despercebida nem a mim nem aos restantes condutores...

Longe vão os tempos em que estes animais puxavam as carroças, hoje é mais o contrário, onde os mesmos são atrelados e puxados por elas.

Gostei principalmente do pormenor do animal preso a uma corda na janela do pendura e da viatura a deslocar-se na normalidade com os 4 piscas ligados.

Segurança... Só faltam os piscas na mula...



FIRESHELTER52

Gran Plaza Tavira já possui Desfibrilhador Automático Externo

O centro Comercial Gran Plaza em Tavira após formação por uma entidade especializada e devidamente acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica possui naquele espaço um DAE – Desfibrilhador Automático Externo.

O Desfibrilhador Automático Externo é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilhação ventricular e taquicardia ventricular.

Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilhação,que consiste numa aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

O DEA, Desfibrilador Automático Externo, é equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.

O equipamento está colocado numa caixa devidamente certificada e identificada para o efeito junto da loja Natura no piso 0 do centro Comercial.

Uma mais e grandiosa valia na resposta emergente ao socorro dentro daquele espaço comercial.

FIRESHELTER52

CBM Tavira fez 4º lugar em Prova Internacional de Desencarceramento

Os Bombeiros Municipais de Tavira participaram no "II Encontro Formativo de Rescate en Accidentes de Trafico", que decorreu de 19 a 20 de Abril na Cidade de Don Benito em Espanha.

Este encontro contou com a assessoria da prestigiada Associação Profissional de Resgate em Acidentes de Trânsito APRAT.

Neste Encontro Internacional estiveram presentes em competição as 3 melhores equipas de Salvamento e Desencarceramento de Portugal e as 3 melhores equipas de Salvamento e desencarceramento da Espanha.

As provas decorreram num espírito de competição muito saudável onde os dois primeiros lugares ficaram para 2 equipas de salvamento e desencarceramento de Espanha, o 3º lugar para uma equipa do Regimento Sapadores Bombeiros e o 4º lugar para a equipa dos Bombeiros Municipais de Tavira, seguindo-se o 5º e o 6º lugar para as restantes equipas que participaram.

É um prestigio enorme os Bombeiros Municipais de Tavira poderem representar os serviços de emergência do seu Pais em provas internacionais, sendo ainda que foi este o primeiro ano a que este grupo se propoz a participar em tal competição.

A equipa regressou a Portugal muito satisfeita com a sua prestação deixando os restantes Bombeiros Municipais orgulhosos dos resultados alcançados.

FIRESHELTER52

23/04/2012

Apanhados com droga na A22 na área de serviço de Tavira/Olhão

Nove suspeitos de tráfico de droga foram detidos hoje de madrugada numa área de serviço da autoestrada A22, Algarve, tinha entre 100 e 200 bolotas de haxixe no corpo, disse fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, no total, os seis homens e as três mulheres deveriam transportar daquela forma um total de cerca de 10 quilos de droga, suficientes para 50 mil doses individuais e divididos em bolotas com pesos que variam entre cinco e 11 gramas. 

Os suspeitos, oito portugueses e um estrangeiro com idades entre os 29 e os 50 anos, foram detetados cerca das 04:00 da manhã numa área de serviço da Via do Infante (A22), próximo de Olhão, alegadamente vindos de Espanha.

 Já detidos, os suspeitos foram encaminhados ainda de madrugada para o Hospital de Faro, onde se encontravam ainda às 15:30, revelou a mesma fonte. 

As detenções ocorreram quando, na área de serviço, os militares suspeitaram das constantes idas às casas de banho dos suspeitos, que se faziam transportar em duas viaturas, e acabaram por descobrir que estavam a expelir bolotas de haxixe. 

Os alegados traficantes foram transportados ao Hospital de Faro, onde fizeram exames de raio X que confirmaram a presença das bolotas no sistema digestivo de todos. 

A mesma fonte afirmou que nos últimos meses tem subido o número de detenções relacionadas com o tráfico de haxixe por via terrestre, um método normalmente utilizado no tráfico por via área. 

TVI24


 FIRESHELTER52

Federação dos Bombeiros do Algarve ameaça entregar ambulâncias INEM

Os bombeiros poderão vir a devolver as ambulâncias de emergência ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) caso não sejam atualizados os valores pagos por cada socorro prestado.

Uma proposta nesse sentido foi já feita pelos bombeiros do Algarve, mas a intenção poderá vir a estender-se a outras zonas do País.

Isso mesmo foi ontem admitido pelo vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, que na véspera participou, em Faro, num fórum sobre o futuro dos ‘soldados da paz’ algarvios, onde frisou que o INEM "paga apenas entre 30 a 40% das despesas que os bombeiros têm
com a emergência".


"Trata-se de uma proposta da Federação dos Bombeiros do Algarve, sobre a qual a Liga já se debruçou, mas ainda não tomou qualquer decisão", salientou Rodeia Machado. 

O responsável considerou, contudo, ser a situação "muito preocupante", pelo que o Conselho Executivo da Liga irá "propor, com urgência, alterações com vista à sua resolução, nomeadamente a atualização de preços".

Caso tal não aconteça, não é de excluir que a posição algarvia possa vira a ter eco mais a norte. "Trata-se de um problema que ameaça tornar-se insustentável a nível nacional", admitiu o vice-presidente da Liga, que esclareceu serem 229 as ambulâncias entregues pelo INEM aos corpos de bombeiros nacionais.

"Essas ambulâncias custam ao INEM oito milhões de euros, mas a verba não é suficiente para as associações de bombeiros conseguirem pagar às equipas, que trabalham 24 sobre 24 horas".

Rodeia Machado revelou ainda que, no Algarve, "devido à situação económica, muito complicada, se não houver alterações significativas terá de haver despedimento de pessoal em várias associações".

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/bombeiros-ameacam-entregar-ambulancias

FIRESHELTER52

Um dia em cadeira de rodas em Tavira

Tavira foi palco durante a manhã deste sábado de uma iniciativa com o principal objetivo de alertar as entidades e população em geral para as dificuldades com que os deficientes se deparam no dia-a-dia para percorrer as ruas da cidade.

 A ação que se intitulou: «Um dia de cadeira de rodas na cidade de Tavira», teve como mentora Elsa Ramos, em colaboração com o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR SUL) e a Câmara Municipal de Tavira, com uma adesão de cerca de 40 pessoas.

 Os participantes aproveitaram para percorrer o centro da cidade e o castelo em cadeiras de rodas e, ao mesmo tempo, inteirarem-se das condições, sensibilizando a população e os políticos para as dificuldades de acessibilidade na cidade.

Outro dos objetivos é o de encontrar alternativas para melhorar o estado dos acessos para quem tem que se deslocar numa cadeira de rodas. Elsa Ramos ficou satisfeita com a adesão das pessoas, espera não repetir a iniciativa se a autarquia melhorar as condições de acessibilidade.

 «O pavimento e os acessos estão mal feitos e são as maiores adversidades, pois não se adaptam para quem usa cadeiras de rodas. As ruas estão muito desniveladas, têm muitos buracos que dificultam as nossas manobras», lamenta Elsa Ramos.

 Fotos Carlos Vidigal JR./ASF
Texto: João José Pedro

  FIRESHELTER52

20/04/2012

Despedimentos inevitáveis nos Bombeiros de V.R.St.º António

Os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António atravessam graves dificuldades financeiras.
A associação admite avançar com despedimentos e outras medidas de contenção das despesas.


"Vamos ter de reduzir algum pessoal", admite José Neto, presidente da associação, adiantando que o número de pessoal a despedir ainda "não está definido".

Esta "é uma medida que custa muito tomar, mas não há outra possibilidade", acrescenta.

O responsável revela ainda que deverá deixar de ser pago o subsídio de alimentação, optando a associação por fornecer as refeições aos bombeiros.

José Neto diz que as receitas não chegam para cobrir os custos, que rondam os 80 a 100 mil euros/mês, destacando a grande quebra no transporte de doentes.

Para ajudar os bombeiros, a autarquia criou este ano uma taxa de um euro por contador da água, revertendo 76% para a associação (14 a 15 mil/mês).

Por:J.C.E. in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Forças Especiais em Tavira na "I Patrulha São Marcos"

A “I Patrulha São Marcos” foi uma competição de aplicação táctica, organizada pelo Regimento de Infantaria N.º 1 (RI1) e a Força Destacada (FD) da Unidade Especial de Polícia (UEP) no Comando Distrital de FARO da PSP (FD/UEP no CD Faro), que consistia numa deslocação apeada por equipas, entre o Quartel da Atalaia, em Tavira e a Carreira de Tiro de S. Marcos.

Este tipo de competição é a primeira vez que se realiza com tal abrangência de entidades participantes, no Distrito.

A prova foi constituída por 19 estações que incluem: tiro, provas de destreza física, precisão e decisão, e um conjunto de situações que assegurem a capacidade de raciocinar, estando presente um elevado índice de desgaste físico e psicológico.

Este evento conta com a participação de 84 elementos, [divididos em várias equipas] sendo uma equipa do RI 1, uma da UEP/PSP em Lisboa, 5 equipas da FD/UEP no CD Faro, com 3 das valências operacionais - Corpo de Intervenção (CI), Corpo de Segurança Pessoal (CSP) e Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) - uma equipa da Polícia Marítima – Grupo de Ação Táctica (GAT), 2 equipas da GNR (Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Faro e Portimão), uma da Unidade de Intervenção da GNR – GIPS e uma do Comando Distrital de Faro da PSP.

A Prova decorreu ontem 19 de Abril, tendo início no Regimento de Infantaria nº1 – Quartel da Atalaia, em Tavira.

Os Bombeiros Municipais de Tavira envolveram a estrutura de onde as equipas mostraram o seu grau de aptidão em descida vertical através de cordas.

Ficam aqui algumas fotos do momento:





FIRESHELTER52

Como agir na presença de veículo de emergência na via pública

Com o objetivo de assegurar que as equipas de socorro conseguem chegar, em segurança, às vítimas num menor espaço de tempo, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) emite orientações que visam alertar condutores para a forma de agir na aproximação de um meio de socorro em marcha de emergência.

De acordo com o INEM, os profissionais da emergência médica pré-hospitalar, quando acionados para situações de emergência, adotam uma postura extremamente cautelosa na sua interação com o trânsito e assinalam a sua marcha com luzes indicadoras de emergência e também sinais sonoros, desde que iniciam o trajeto em direção a uma emergência médica.

Este procedimento tem como objetivo alertar os restantes utentes da via pública para a presença dos meios de socorro no trânsito e facilitar a sua deslocação até ao local onde se encontram os doentes ou vítimas.

Assim, após identificar a aproximação ou presença de meios de emergência médica que circulem em marcha de emergência assinalada, os condutores devem procurar facilitar a sua passagem.

O INEM recomenda aos condutores e transeuntes o seguinte:

>Agir com serenidade

>Acompanhar o movimento do veículo de emergência, sem nunca esquecer os demais utilizadores da via pública, bem como eventuais situações de perigosidade

>Evitar travar ou desviar a sua viatura de forma brusca

>Avaliar sempre se existe um único veículo de emergência ou se outros seguem aquele que se aproxima

>Facilitar a passagem dos veículos de emergência, criando espaço para que os mesmos possam circular

>O posicionamento dos veículos de emergência permite aos condutores perceber qual é o seu objetivo no processo de transposição do trânsito

O profissional de emergência, quando efetua as manobras em condução de emergência, analisa previamente todos os fatores - tipo de via, número de faixas de rodagem, tipo de trânsito presente - para assegurar que a sua opção nunca colocará em causa a segurança dos restantes intervenientes da via pública.

No caso das viaturas do INEM, a identificação da sua aproximação é ainda mais facilitada devido à sua cor: o amarelo RAL 1016.

A escolha desta cor teve por base estudos científicos que provam que o olho humano é particularmente sensível a esta tonalidade, o que permite que as viaturas de emergência sejam rapidamente identificadas pelos condutores e peões.

Assim, também no trânsito, a colaboração de todos é essencial para que a missão do INEM seja bem-sucedida.

Em suma, analise a envolvente que o rodeia. Deve agir em conformidade com as "indicações" que o profissional de condução lhe está a transmitir através do seu posicionamento. Aja com serenidade e em segurança para si e para os demais intervenientes da via pública.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema são as principais tarefas do INEM.

Através do número europeu de emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Por vezes e devido à escassez de meios ambulância INEM, os Bombeiros ou outras entidades utilizam as ambulâncias próprias para efetuarem os respetivos serviços de emergência e socorro à população inseridos no contexto da emergência médica pré-hospitalar, com ambulâncias caracterizadas pelas próprias entidades, devendo os utilizadores das vias de comunicação proceder da forma descrita anteriormente.

FIRESHELTER52

Bombeiros Sapadores em intervenção polémica

A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais condenou hoje a Câmara do Porto por enviar 11 profissionais dos Sapadores Municipais para a intervenção de despejo do coletivo Es.Col.A, no bairro da Fontinha, "sem farda e de cara tapada".

Em comunicado, a associação refere que os 11 bombeiros foram mandados pela Câmara para intervir na ação de despejo, "alegadamente sem conhecimento real do serviço que iriam prestar".

"O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais condena veementemente a utilização dos bombeiros, de forma alegadamente clandestina, para estas funções que em nada correspondem às que estão associadas à atividade dos bombeiros", acrescenta.

Para a associação, com "mais um episódio insólito" vivido no Batalhão, os profissionais "colocaram em risco a sua integridade física".

A associação, que adianta ainda que "alguns destes elementos terão sido convocados, alegadamente, em horário extraordinário", explica que os elementos do Batalhão terão sido informados na quarta-feira, pelo Grupo de Estudos e Formação, de que iriam participar numa ação conjunta com a PSP e que para tal teriam que ir vestidos à civil.

No entanto, "de acordo com fonte do Batalhão, em momento algum terão sido informados de que iriam participar nesta ação de despejo (já que o normal, e o que se suponha, era a participação num simulacro)".

"Conforme indicação superior, os bombeiros ter-se-ão dirigido às instalações da PSP do Porto, onde trocaram a sua viatura por outra descaracterizada, que seguiu para o local do despejo. Os bombeiros seguiram sem farda, envergando apenas uma cogula de combate a incêndio colocada, alegadamente, para que não fossem identificados e utilizando material de arrombamento de portas", conclui a associação.

A associação defende que "toda esta atividade está fora do conteúdo funcional dos bombeiros e deverá ser explicada à população a sua utilização nestas ações".

O coletivo Es.Col.A, instalado na antiga escola primária da Fontinha desde abril de 2011, foi esta manhã despejado do local.

O movimento está concentrado junto à Câmara do Porto, onde se juntaram outras pessoas que criticam o despejo.

Três pessoas afetas ao projeto foram detidas e encontram-se na esquadra da PSP do Heroísmo.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=546456&tm=8&layout=121&visual=49

FIRESHELTER52

Hotel Vila Galé Albacora Tavira está nomeado para galardão «The Green Key»

O Algarve está nomeado na edição 2012 do galardão «The Green Key» – A Chave Verde com os hotéis Vila Galé Albacora, em Tavira e mais dois outros na região.

A Chave Verde é um selo ecológico internacional destinado à hotelaria e será entregue no âmbito de um workshop de formação destinado a profissionais de empreendimentos turísticos.

A cerimónia vai ter lugar esta terça-feira, dia 24, às 09h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Olhão. O Turismo do Algarve integra o júri nacional do prémio, que recebeu a candidatura de 34 unidades de alojamento.

«The Green Key» é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável que promove formas de gestão e utilização dos estabelecimentos turísticos mais amigas do ambiente.

O diploma é atribuído a mais de 1500 hotéis em 28 países de todo o mundo. Em Portugal é representado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

FIRESHELTER52

Um em cada três idosos tem um acidente em casa todos os anos

Uma em cada três pessoas idosas sofre, por ano, um acidente doméstico.

Dados do Observatório Nacional de Saúde indicam que a grande maioria de acidentes que envolvem pessoas com mais de 65 anos são quedas.

“Na população entre 65 e 74 anos temos uma frequência de 76%”, atesta a coordenadora do programa “Com mais Cuidado”, da Fundação MAPFRE, Inês Silva.

“As consequências mais comuns são as contusões, os hematomas, os traumatismos”, mas há também “todo o sofrimento psicológico: muitas vezes, há uma perda de autonomia porque têm medo de voltar a sair e a cair”, refere a responsável.

O apoio familiar pode revelar-se determinante para evitar muitos acidentes e a aposta deve ser na prevenção.

“Ter um acompanhamento técnico, de modo a que os profissionais induzam os idosos a ter mais cuidado com as quedas e [dizer-lhes] como podem evitar as quedas. Não devem ter fios soltos em casa nem objectos que sejam obstáculos para eles”.

No grupo etário dos 65 anos e mais, o tempo de internamento é cinco vezes superior ao das crianças.

Para ajudar na prevenção de acidentes domésticos, a Direcção Geral de Saúde e a Fundação MAPFRE promovem várias acções de formação.

FIRESHELTER52

18/04/2012

Formação CBM Tavira

Decorre neste momento com a envolvência de um grande número de efetivos do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira várias ações de formação que visam dotar os elementos do CBM Tavira de conhecimentos que lhes permitirão melhorar as suas competências na inerência do desenvolvimento da profissão.

Apenas e só durante o mês de Abril, cerca de 29 elementos encontram-se a receber formação ou a participar em eventos formativos de caracter internacional.

De realçar o envolvimento da Equipa de Salvamento e Desencarceramento dos Bombeiros Municipais de Tavira que partiu hoje para a Espanha onde participara no Encontro Internacional de resgate em acidentes de tráfico.

Este encontro a decorrer em San Benito vocacionado para o salvamento e desencarceramento envolve as 3 melhores equipas Portuguesas classificadas no Rescue Chalanger tanto como as 3 melhores equipas espanholas.

Nele, 6 elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira empenharão todo o seu saber e técnica a fim de trazer para Portugal mais uma honrosa prestação neste tipo de atividade.

Decorre ainda o Primeiro Curso de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Região algarvia no quartel do CBM Tavira com a exclusiva participação de elementos de dois corpos de Bombeiros profissionais da Região, CBM Tavira e CBM Loulé apoiados por formadores da Escola Nacional de Bombeiros, iniciando hoje a parte prática da formação que se estenderá até ao próximo Domingo em Vila Real de Santo António.

9 Elementos do CBM Tavira encontram-se também em formação de incêndios florestais, na vertente da organização inicial de teatros de operações em incêndios florestais, sendo que mais 3 farão formação complementar no uso de equipamento e ferramentas de material sapador.

Inicia ainda na próxima semana na Escola Nacional de Bombeiros em Sintra um elemento do CBM Tavira a sua formação em Emergência Médica Pré-hospitalar com o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, aumentando assim a valência pessoal da resposta deste CB nesta vertente do Socorro.

A aposta da formação é uma constante, unidos pelos esforços do Comando e dos elementos do CB pois “ Quem não Sabe, Não Salva”...

FIRESHELTER52

Dia de Acidentes em Tavira

As equipas de emergência dos Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante o dia de hoje a vários eventos de emergência médica pré-hospitalar relacionados com acidentes e atropelamentos em diversos pontos da Cidade e do Concelho de Tavira sendo entre estes, outros aqui descritos.

O primeiro registo decorreu ainda antes das oito horas da manhã numa colisão entre uma viatura ligeira e uma bicicleta na Estrada Nacional 125 perto da Rotunda do Cemitério em Tavira, originado um ferido que após assistido foi transportado para o Hospital de Faro numa ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira.

Uma hora mais tarde numa das ruas mais movimentadas de Tavira um outro ciclista acabou por ser também vítima de uma colisão entre uma viatura ligeira e a sua bicicleta, tendo recebido assistência e sendo transportado de igual forma para o Hospital de Faro numa ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira.

O mais grave acidente ocorreu na serra de Tavira perto da Corte António Martins, onde um condutor de um trator colidiu contra uma barreira após uma descida.

A vítima foi socorrida no local e transportada ao Hospital de Faro numa ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira.

FIRESHELTER52

Exercício Distrital de Proteção Civil "ALGARVE SISMAR`12"

Decorreu hoje a nível distrital o Exercício Distrital de Proteção Civil "ALGARVE SISMAR`12"no qual os serviços de Proteção Civil da Cidade de Tavira estiveram envolvidos através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, Comissão Municipal de Proteção Civil, Forças de Autoridade, Juntas de Freguesia e outros serviços e empresas municipais do Concelho.

O exercício foi planeado e conduzido em modo Command Post Exercise ( CPX – Exercício de Posto de Comando), não envolvendo meios reais, e teve como finalidade testar a reposta do Sistema de Proteção Civil a uma situação de ocorrência de um evento sísmico no Algarve, que por consequência procedeu-se a ativação do Plano Municipal de Emergência de proteção Civil.

Entre alguns cenários, no concelho de Tavira foram simuladas quedas de estruturas, incluindo a Ponte dos Descobrimentos, uma explosão seguida de incêndio com um número indeterminado de feridos e mortos numa superfície comercial, e ainda uma evacuação de um grupo de pessoas que estavam na Ilha de Tavira face à previsão de tsunami para a Costa Algarvia.

Ficam aqui alguns registos do comando da sala de crise da proteção Civil Municipal de Tavira






FIRESHELTER52

17/04/2012

Queda de poste mata operário em Albufeira

Estavam pendurados a cerca de 15 metros de altura num poste de alta tensão quando foram arrastados pela pesada estrutura até embaterem no chão.

O violento acidente aconteceu ontem, cerca das 11h20, na zona de Centieiras, em Paderne, Albufeira, e provocou a morte de um dos trabalhadores e deixou outro em estado muito grave.

Os dois operários são funcionários da empresa CME - Construção e Manutenção Electromecânica, que foi contratada pela EDP para fazer "a substituição de um poste", explicou ao fonte da EDP Distribuição.

Os trabalhos estavam a ser apoiados por uma grua que, por motivos ainda desconhecidos, cedeu e provocou a queda da estrutura de cimento e ferro.

As vítimas, segundo fonte do INEM, "sofreram vários traumatismo e os seus estados clínicos eram considerados graves". Foram assistidos por uma equipa médica do INEM e Bombeiros de Albufeira.

O ferido mais grave, de 31 anos, ainda foi transportado de helicóptero ao Hospital de Faro, mas "não resistiu aos ferimentos", confirmou fonte da EDP, que abriu um inquérito para apurar responsabilidades.

O outro ferido, com 24 anos, foi transportado para a mesma unidade hospitalar onde estava ontem, "em estado muito crítico".

A Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no local a verificar se as regras de segurança eram cumpridas e quais as causas do acidente.


Por:Rui Pando Gomes/Ana Palma
Correio da Manhã

FIRESHELETER52

15/04/2012

Menos carros na A22 mais um Acidente grave na EN125

As equipas de emergência responderam na tarde de ontem a mais um acidente grave na Estrada Nacional 125.

Tratou-se de uma colisão entre duas viaturas ligeiras na Patã de Cima em Boliqueime, provocando um ferido grave.

Durante as operações de socorro foi necessário proceder-se ao desencarceramento da vítima.

O acidente ocorreu perto das 19h00 e obrigou ao corte do trânsito na EN125, congestionando ainda mais a circulação nos acessos aquele local.

No entanto o tráfego na A22, a ex-SCUT do Algarve, diminuiu 56,3% nos primeiros três meses de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR).

FIRESHELTER52

MVF-5 - Viatura Robô Bombeiro

Uma companhia croata apresentou um inovador robô bombeiro, projetado para combater o fogo em condições ou áreas muito perigosas.

O veículo-robô lança água e espuma, levanta peso de até duas toneladas, pode empurrar obstáculos de até 10 toneladas e ser dirigido por controle remoto a uma distância segura de 1.500 metros, segundo a fabricante, a companhia Dok-ing.



"Trata-se do primeiro veículo deste tipo no mundo", afirmou Ana Majetic, representante da companhia. Segundo ela, "existem veículos militares modificados para combater fogo", mas o novo caminhão-robô bombeiro "não tem concorrência no mundo".

O MVF-5, como foi batizado o robô, é equipado com dois contêineres de água e espuma, com possibilidade de ser ligado a diferentes fontes de água, e pode ajudar os bombeiros a avançar e trabalhar em áreas de grande risco.

Além disso, é apto para ser usado em situações de contaminação química ou outros ambientes perigosos.

O robô dispõe ainda de um sistema de vídeo com seis câmeras de alta resolução, resistentes à água, e um visor térmico para condições de baixa visibilidade.

O veículo acaba de ser colocado à disposição do corpo de bombeiros de Zagreb, onde a empresa quer provar se ele precisa de melhorias técnicas antes de começar a ser comercializado.

O preço do veículo é de 600 mil euros, embora possa variar em função de seus equipamentos, como por exemplo o tipo e o número de câmeras.

A companhia Dok-ing é especialista em veículos de desativação de minas. Seus modelos serviram, segundo a empresa, para destruir mais de 130 mil minas terrestres colocadas em países da antiga Iugoslávia.

FIRESHELTER52

14/04/2012

PSP de Tavira apanha gang romeno

O gang romeno da ‘mala de alumínio’, como é conhecido, era constituído por três mulheres e dois homens, de idades entre os 22 e os 32 anos.

Foi interceptado, anteontem, às 16h00, pela PSP de Tavira, numa viatura ligeira com produtos furtados. São suspeitos de vários furtos, mas como não foram apanhados em flagrante, foram constituídos arguidos e colocados em liberdade (ver caixa).

Os suspeitos foram "abordados quando se encontravam dentro de uma viatura suspeita, na estrada da Asseca, onde estavam vários produtos provenientes de furtos", explicou ao CM fonte da PSP.

Foram apreendidos malas revestidas com fita-adesiva, rolos de fita adesiva, telemóveis, luvas de borracha, champôs, desodorizantes, cremes de corpo, óculos, várias pen e ferramentas usadas nos crimes.

Segundo referiu a mesma fonte da PSP, alguns dos produtos apreendidos tinham sido furtados, nessa manhã, num supermercado de Monte Gordo e, no passado dia 5, numa loja de Olhão.

SUSPEITOS DE FURTOS NA REGIÃO E EM ESPANHA

O gang romeno é suspeito de dezenas de furtos, realizados desde o Verão, em estabelecimentos comerciais do Algarve e da Andaluzia, em Espanha. As autoridades suspeitam de que possam estar ainda relacionados a assaltos a residências nos dois países.

Os cinco suspeitos usavam uma viatura registada no Porto, que abasteciam nos postos de combustível e fugiam sem pagar.

Apesar das várias suspeitas de crimes, as três mulheres e os dois homens vão aguardar julgamento em liberdade, por não terem sido apanhados em flagrante.

Por:Teixeira Marques Correia da Manhã

FIRESHELTER52

13/04/2012

Exercício Distrital de Protecção Civil "ALGARVE SISMAR`12"

No próximo dia 18 de Abril, irá realizar-se Exercício de âmbito Distrital de Protecção Civil “ Algarve Simar´12”, no qual Tavira estará envolvida através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros, Comissão Municipal de Protecção Civil,Forças de Autoridade, Juntas de Freguesia e outros serviços e empresas municipais do Concelho.

Este exercício é planeado e conduzido em modo Command Post Exercise ( CPX – Exercício de Posto de Comando), não envolvendo meios reais, e tem como finalidade de testar a reposta do Sistema de Protecção Civil a uma situação de ocorrência de um evento sísmico no Algarve, que por consequência vai-se proceder a activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil.

Neste âmbito, todas as entidades envolvidas atuarão como se situações reais se tratasse, procedendo as ações necessárias para a resolução das mesmas.

Visando assim treinar toda estrutura operacional e entidades com responsabilidades de protecção civil, bem como envolver e accionar os diversos meios e recursos, de forma a garantir uma resposta adequada tanto a nível Distrital como Municipal.

A realização deste exercício é de extrema importância para o Algarve, visto que o mesmo é uma zona de grande actividade sísmica, sendo expectável que seja atingido por um evento relacionado com este risco natural, podendo também originar um Tsunami causando assim graves consequências para a região.

Foi assim o Sismar10 a 29 de Novembro de 2010 pela PCM de Tavira:









FIRESHELTER52