O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a divulgar uma vaga de emprego já com a indicação de quem deveria ser contratado para o cargo.
Vaga para ajudante de cozinha já traz indicação do colocado.
Centro de Emprego vai investigar “lapsos de natureza humana” nos procedimentos.
Desta vez, a oferta para ajudante de cozinha, em Tavira, está destinada a Ana Margarida de Brito Batista, repetindo a polémica do início da semana, quando foi revelado que o IEFP publicou uma oferta de emprego especificando “Só a admitir a Vera Pereira”.
O anúncio, publicado na página online ‘Netemprego, foi entretanto corrigido, adianta ao CM o gabinete de comunicação do IEFP, que justifica a publicação com o cumprimento das normas do programa Estímulo 2012, em que as entidades empregadoras “podem apresentar candidato para determinada oferta, competindo ao IEFP validar se esse candidato reúne as condições de elegibilidade previstas”.
Ao instituto de emprego compete confirmar que o candidato apontado cumpre os requisitos, como estar inscrito há pelo menos seis meses consecutivos no centro de emprego.
Só quando “as entidades empregadoras não apresentem de modo próprio candidatos às vagas em questão, ou os candidatos não cumpram os requisitos legais” é que o IEFP sugere à entidade empregadora candidatos, mas compete a esta “decidir sobre a pessoa desempregada a contratar”.
Para “limitar lapsos de natureza humana” nos procedimentos, o IEFP já tem em curso “a averiguação de responsabilidade” para identificar “vulnerabilidades”.
Por:Sofia Piçarra
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/iefp-publica-nova-oferta-com-destinatario
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52