Separadores SAFEPLACE52

23/09/2012

Bombeiros "o risco de exposição ao amianto"

Bombeiros, outros operacionais dos serviços de emergência médica e todos os outros agentes públicos colocam as suas vidas em risco todos os dias para proteger e servir a sua comunidade.

Para os bombeiros, alguns riscos e perigos que existem são muitas vezes desconhecidos, invisíveis e inesperados. Um risco é a exposição ao amianto .

O amianto é um mineral natural que é encontrado em milhares de materiais industriais e produtos utilizados em casas, edifícios e itens de consumo.

Quando materiais com amianto são perturbados, fibras de amianto espalham-se pelo ar e são facilmente inalados, pois as mesmas são microscópicas.

A exposição a este material tem sido associada a doenças respiratórias tais como mesotelioma e cancro do pulmão, muitas vezes levando anos para se desenvolver.

Aqueles que trabalham em torno do amianto por muitos anos correm maior risco de desenvolver uma doença relacionada. Como resultado dos deveres associados ao seu trabalho, os bombeiros são colocados num maior risco de interagir com o amianto.

Surpreendentemente, o risco de exposição inclui ainda alguns dos seus equipamentos de proteção.

Como e onde ocorre a exposição

Os momentos mais intensos de trabalho de um bombeiro envolve a eliminação de incêndios e resgate de pessoas em perigo.
Quando os fogos ocorrem dentro de casas, edifícios e outras estruturas, materiais que contenham amianto pode ficar danificados, aumentando a probabilidade das fibras serem libertadas.

A seguinte lista de produtos domésticos podem conter amianto, colocando em perigo os bombeiros em caso de um incêndio:

Materiais de cobertura
Cimento
Pisos de vinil
Revestimento da parede / juntas
Tubagem em material
Isolamento da fiação
Refrigerador / freezer
Iluminação embutida
Isolamento do sótão



As mesmas ameaças são aplicadas a edifícios comerciais.

Um dos mais conhecidos casos de exposição ao amianto, envolvendo bombeiros são os esforços de resgate e recuperação do World Trade Center a 11 de setembro de 2001.

A poeira dos edifícios destruídos continha amianto e outras substâncias perigosas. Problemas respiratórios entre os servidores públicos continuam a permanecer como resultado, incluindo casos de mesotelioma .

Infelizmente, para os bombeiros, o risco de exposição ao amianto não é apenas limitado ao local do incêndio.

Em alguns casos, o risco segue em torno dos mesmos.
Equipamento de proteção ao fogo continha amianto nas décadas anteriores por causa das características do seu material resistente ao calor.

Finalmente, é altamente recomendável que todos os operacionais realizem exames médicos regulares e de triagem para a doença respiratória.

Receber Raios-X e comunicar seus perigos ocupacionais pode ajudar o médico a detectar o desenvolvimento de mudança de vida doenças como câncer de pulmão e mesotelioma.

Bio: Mark Hall escritor para o Centro de mesotelioma .

FIRESHELTER52

2 comentários:

  1. Caro colega muito obrigado por partilhar estas e outras fontes de informação.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Associava o amianto aos fatos de penetração...
    Nunca pensei que o amianto fizesse parte da nossa lida diária desta maneira, um desconhecimento que me podia ter valido a vida.
    Arranja lá mais coisinhas destas sarilhos, abraços

    ResponderEliminar

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52