O Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos acusou hoje a administração da ANA-Aeroportos de colocar em causa a segurança de pessoas e bens do aeroporto da Portela na sequência da deslocação de bombeiros de Faro para Lisboa.
Segundo o sindicato, o conselho de administração da ANA deslocou para o aeroporto da Portela, em Lisboa, 10 bombeiros da empresa Consulsado para dar assistência aos voos e garantir os serviços mínimos.
“A ANA fez deslocar de Faro trabalhadores de uma empresa privada para vir a Lisboa, uma vez que os da Portela, os Sapadores, tinham emitido um pré-aviso de greve”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA), José Simão.
Este procedimento "põe em causa a segurança de pessoas e bens", uma vez que estes bombeiros estão preparados para agir no aeroporto de Faro e não no de Lisboa.
“Não estamos a falar de quaisquer bombeiros, com o devido respeito por todos. Todas as aeronaves têm de ter o apoio destes bombeiros, sem os quais não podem ser realizadas partidas e chegadas. Estes bombeiros têm de conhecer o aeroporto e os seus planos de emergência”, lembrou o sindicalista.
José Simão explicou que estes bombeiros têm um treino muito rigoroso, demorando a sua integração nos aeroportos cerca de 3 meses.
No entender do presidente do SITAVA, esta situação viola a lei da greve, por um lado, e, por outro, põe em causa a segurança de pessoas e bens, uma vez que os bombeiros de Faro não têm condições de treino para o aeroporto da Portela.
Além disso, salientou, “alguns destes bombeiros que foram deslocados saíram de um turno à meia-noite e vieram para Lisboa, o que representa também uma violação do horário de trabalho e dos seus descansos numa profissão de alto risco onde têm de estar com todos os sentidos alerta”.
O SITAVA acusa ainda a ANA de “pôr em causa” a adesão à greve dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa.
José Simão adiantou ainda à Lusa que já denunciou esta situação ao INAC - Autoridade Aeroportuária.
De acordo com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, as entidades foram alertadas na terça-feira, pelos seus associados, da decisão de deslocar bombeiros de Faro para Lisboa, caso os Bombeiros Sapadores de Lisboa, pertencentes ao destacamento do aeroporto de Lisboa, fizessem greve.
O sindicato e a associação condenaram esta atitude da ANA, considerando que o procedimento “vai contra a lei e prejudica o direito à greve”.
“Se a ANA não está de acordo com o pré-aviso de greve, essa situação deveria ter sido discutida e salvaguardada na negociação dos serviços mínimos”, referiram as duas entidades em comunicado.
Contactada pela Lusa, a ANA – Aeroportos remeteu eventuais comentários para mais tarde.
Fonte: diario online
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52