Separadores SAFEPLACE52

13/11/2012

Ferramenta HALLIGAN ... História e Trabalho

Ferramenta Halligan

O inventor desta ferramenta foi o chefe Hugd Halligan do Departamento de Bombeiros de nova York, FDNY, onde prestou serviço entre1916 e 1959, dai o nome de ferramenta Halligan.

O chefe Halligan desenhou esta ferramenta procurando conseguir numa só peça reunir a força necessária para aberturas forçadas, criação de acessos através da destruição de matéria, e ainda um apoio aos bombeiros no combate a incêndios e buscas.

A operacionalidade da ferramenta conseguiu uma notável aceitação dentro das diferentes estações de bombeiros da zona de Nova York, que posteriormente se estendeu a todos os Estados Unidos, acabando por ser comercializadas pelo Chefe Halligan.

Tem como característica base ser uma ferramenta que não produz qualquer tipo de faísca quando projectada no chão, o seu peso produz um balanço e equilíbrio notável de entre ambas as partes.

Numa das partes possui uma ranhura interior em ângulo fechado e biselada destinada ao corte.

No outro estremo uma pica curva e uma cunha afiada.

A ferramenta foi construída em vários tamanhos sendo o tamanho intermédio o que se usa mais no trabalho dos bombeiros.

Ficam aqui algumas das muitas formas de utilização da HALLIGAN no dia a dia do Socorro



Abertura simples de porta com dois bombeiros:

A ferramenta halligan pode ser utilizada de forma individual ou acompanhado por outro bombeiro, podendo ainda ser utilizada só ou acompanhada de outras ferramentas de apoio, tudo dependerá do acesso que se pretende criar ou abrir.

No caso de uma porta de um apartamento fechada com a chave ou o trinco.

Coloca-se a ferramenta por cima da fechadura, com um martelo de cabeça redonda insere-se a cunha da Halligan, e quando tiver fixa produz-se uma força tipo alavanca na tentativa da destruição do suporte da fechadura.



Abertura de porta na face interior pelas dobradiças:

Esta situação pode acontecer quando ao revistar uma divisão da habitação a porta se feixe e o bombeiro não consiga abrir através do trinco ou da maçaneta devido a esta se ter danificado pelo incêndio.

Em alguns tipos de porta quando as dobradiças ficam á vista pode-se de forma fácil abrir a porta forçando-as a partirem-se.

Muitas vezes esta manobra é mais fácil do que a manobra de abertura com acesso á destruição da fechadura.

Passos a seguir:

-Com a parte biselada da ferramenta insere-se aplicando alguma força na parte inferior da dobradiça.

-Aproveitando a força de alavanca arranca-se a dobradiça.

-Repete-se a operação nas restantes dobradiças.

-Com a ferramenta e já sem dobradiças retira-se a porta do bastidor.


Corrente anti-roubo interior:

Podemos ainda encontrar este tipo de segurança após a abertura da porta.

È usual em apartamentos e usado principalmente de noite quando há pessoas em casa, sendo um sinal numa abertura forçada devido a incêndio ou outro incidente que os seus ocupantes estão no interior.

A curiosidade, e geralmente o que acontece aos ladrões quando se deparam com um quadro de abertura desta natureza é a tentativa errada de destruir a corrente.

O objectivo na utilização da ferramenta Halligan é a destruição do suporte, pois é bem mais fraco e geralmente encontra-se apenas rebitado no bastidor da porta.

Assim:

-Abrir a porta usando uma das técnicas referidas atrás.

-Colocar a ferramenta Halligan o mais próximo possível do bastidor da porta forçada na corrente de segurança.

-Exercer força de alavanca no sentido que se pretende a fim de arrancar a corrente.


Utilização da ferramenta Halligan para aberturas de barra anti pânico:

Esta manobra sobre qual retirei a informação, resultou ser mais lenta e mais complicada do que aparenta já que é necessário ter alguma perícia na utilização pratica da ferramenta, para saber qual o local exacto em que há necessidade de criar a abertura para a colocação da ferramenta Halligan.

Passos a seguir:

-Com a pica da ferramenta Halligan inicia-se um furo na porta aproximadamente uns 20 cm acima da localização da barra anti-pânico.

-Depois de a pica ter aberto uma ranhura na porta, com a cunha alargar o buraco criado a fim de introduzir a ferramenta na vertical.

-Em forma de alavanca a ferramenta vai pressionar uma das barras da porta e em principio ela irá abrir-se.

É uma ferramenta versátil e com boa utilização, o padrão "tamanho" é muito importante pois alguns bastidores e portas encontram-se limitadas em espaço e ângulo  o que para uma HALLIGAN de padrão normal ou grande se torna impraticável a sua utilização.

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52