Separadores SAFEPLACE52

08/02/2013

A Raiz – Associação de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, criada em Tavira

A Raiz – Associação de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, criada recentemente em Tavira, quer prestar apoio social à população carenciada e integrar os seus utentes em programas de desenvolvimento social e pessoal.

Esta associação sem fins lucrativos, constituída formalmente no passado dia 5 de fevereiro, “nasce da preocupação crescente com a grave situação social que o país atravessa”, diz o responsável Luís Monteiro.

A Raiz pretende, para além de outros programas, desenvolver hortas comunitárias, cultivo e apanha de bivalves, serviços de hotelaria e de jardinagem, programas de energias renováveis, de artesanato e outras artes, tendo em vista educar e preparar os utentes para a possibilidade de adoção de formas de vida autossustentadas.

Para além de outras estruturas, também o Gabinete de Inserção Profissional atuará de forma a auxiliar os utentes com empregabilidade, no seu desenvolvimento vocacional e na procura e obtenção de emprego.

A longo prazo, o objetivo da associação tavirense passa por “alargar o horizonte de intervenção”, abrindo delegações em vários concelhos do país.

A Raiz, composta neste momento exclusivamente por voluntários, procura mais pessoas para alcançar os seus objetivos: para além de voluntários que queiram participar nas diversas atividades, no campo técnico a maior carência é a de técnicos de serviço social, técnicos de Gestão, psicólogos e sociólogos.

Luís Monteiro, um dos fundadores da RAIZ, é militar (coronel) na reserva, psicólogo e ex-diretor do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (de 2008 a 2011), e tem colaborado como voluntário nalgumas instituições de carácter social.

Os interessados em colaborar podem entrar em contacto com a Raiz através do endereço eletrónico aalcopes@gmail.com ou telemóvel 925791946.

FIRESHELTER52

1 comentário:

  1. Hoje, e daqui para a frente, cada vez mais,vao surgindo focos de pobreza envergonhada, de pessoas, que subitamente se vem confrontadas, com uma nova e dramatica situacao,que nao imaginavam, e que nao conseguem confessar.Mas hoje tambem, ha aqueles, que ja viviam na pobreza e que agora, vivem na subsistencia.Por isso, e que cada vez mais, temos de fazer um esforco redobrado de solidariedade,para tentar ajudar e detetar, esses novos focos, de pobreza envergonhada, e nao e preciso talvez, andar muito,possivelmente ao nosso lado vivem pessoas ou familias nesta situacao, e nos, nao somos capazes de detetar.Nos portugueses, somos e continuamos a ser, muito solidarios,razao pela qual, eu dou os PARABENS por esta e outras iniciativas, de se criarem cada vez mais, Instituicoes e Associacoes, para ajudarem a compreender e a resolver estes dramas de pobreza das nossas populacoes.Continua a haver, muita gente a depender, e a precisar de ajuda destas Associacoes,penso que cada vez mais, infelizmente.Por isso, o contribudo destas e cada vez mais necessario e importante.
    Bem hajam a todos; Fundador e Voluntarios que se dedicarem a toda esta causa tao nobre que e AJUDAR OS OUTROS!

    ResponderEliminar

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52