Separadores SAFEPLACE52

21/03/2013

Centros de Saúde passam a ter testes rápidos de HIV

Os testes rápidos de diagnóstico da infecção por VIH vão passar a ser feitos nos centros de saúde a partir do segundo semestre deste ano, estando já disponíveis verbas para a aquisição de 40 mil testes.

Segundo disse à agência Lusa o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção VIH/Sida, António Diniz, até ao momento já manifestaram disponibilidade para aderir ao programa as administrações regionais de saúde (ARS) do Norte e do Centro.

O responsável assumiu esta como uma das prioridades do programa, uma vez que a taxa de diagnósticos tardios ao VIH/Sida em Portugal é de 65%, o dobro da registada na Europa.

No último ano, registaram-se menos quatro mil testes de diagnóstico precoce, um número que preocupa António Diniz, que já assumiu querer reduzir para 35% os diagnósticos tardios.

Para isso, serão disponibilizados testes rápidos nos cuidados de saúde primários de todo o país, estando já acordada a disponibilidade de seis centros de saúde no Norte e três no Centro.

Falta ainda estabelecer parcerias com as ARS do Alentejo, do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo, acrescentou, especificando, contudo, que este programa só arrancará a partir do segundo semestre, quando estiver estabilizado o programa de troca de seringas e o programa informático para conhecimento da infecção VIH.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52