Separadores SAFEPLACE52

05/03/2013

Duas embarcações de recreio naufragaram devido ao mau tempo no Algarve

Duas pequenas embarcações de recreio naufragaram ontem entre Faro e Olhão devido ao mau tempo, mas sem causar vítimas, informou a autoridade marítima do sul, que conseguiu evitar situação idêntica em mais quatro.

O comandante da Zona Marítima do Sul, Malaquias Domingues, precisou que as embarcações em causa estavam fundeadas na Ria Formosa e a ausência dos seus proprietários para lidar com as consequências do mau tempo fizeram com que as embarcações não resistissem.

A ocorrência foi verificada ao final da manhã, no pico do mau tempo que se fez sentir no Algarve, onde durante o dia se registaram chuva e rajadas de vento forte, levando inclusivamente ao encerramento de todas as barras da região, com exceção de Portimão, situação que se mantinha cerca das 19:00 e deve “continuar nas próximas horas”.

“As embarcações estavam fundeadas e os proprietários confiaram que as amarrações e a forma com estavam fundeadas eram suficientes para resistir ao mau tempo, mas isso não aconteceu”, afirmou o comandante.

Malaquias Domingues disse que “a reação imediata da autoridade marítima, numa primeira intervenção, até ao contacto com os proprietários, levou a que pudessem ser salvas as outras quatro embarcações”.

O comandante da Zona Marítima do Sul disse ser necessário “fazer um esforço didático” junto dos proprietários para evitar situações semelhantes nas próximas horas, com “o previsível agravamento do estado do tempo”, que durante a tarde “acalmou um pouco”.

A mesma fonte deixou ainda um alerta à população em geral, para que evite deslocações junto à orla costeira para evitar qualquer incidente.

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52