Os cigarros com sabor a mentol aumentam em 2,5 vezes o risco de AVC, que ainda é mais elevado nas mulheres e em indivíduos caucasianos.
A conclusão é de um estudo, realizado por investigadores canadianos e publicado no ano passado no ‘The Archives of Internal Medicine’.
Apesar de ainda não ser conhecido o ‘porquê’ desta ligação, na opinião de Nicholas T. Vozoris, investigador do St. Michel's Hospital que liderou a pesquisa com cigarros de mentol no Canadá, o tabaco com mentol "poderá estimular os receptores das vias aéreas superiores, o que pode conduzir a um aumento da sustentação da respiração e, consequentemente, a uma maior entrada de partículas nos pulmões".
Perante este estudo, o Brasil decidiu proibir a venda de cigarros com mentol. A medida adoptada pela Agência brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai servir como exemplo para todo o Mundo, considera Michael Eriksen, especialista norte-americano em saúde pública e autor principal do ‘Atlas do Tabaco’, publicação da Sociedade Americana do Cancro e da Fundação Mundial do Pulmão.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52