O corpo de uma idosa, falecida na segunda-feira, ficou 13 horas em casa, à espera de ser levantado, em Tavira, Algarve.
A família, que ainda não conseguiu fazer o funeral da mulher, está indignada e fala em "excesso de burocracia".
Maria da Conceição, de 80 anos, que sofria de Parkinson e de Alzheimer, morreu na madrugada de segunda-feira e, ontem, à hora de fecho desta edição, ainda não havia data nem hora marcadas para o enterro.
"Liguei à funerária às 07h00 e disseram-nos que iam tratar de tudo. Mas, por volta do meio-dia, disseram-me que teria de ligar à GNR para tomarem conta da ocorrência", conta Fernanda Martins, de 50 anos, filha da falecida, indignada pelo facto de os militares apenas terem chegado às 14h30.
"Disseram-nos que só havia um piquete disponível", explica. O corpo acabou por só sair de casa pelas 16h30 e foi transportado para a morgue do hospital, para ser autopsiado, o que também ainda não tinha acontecido ontem.
"Só quero levar a enterrar a minha mãe", exclama Fernanda.
A funerária referiu que a responsabilidade de ligar à GNR é da família. Já a GNR revelou que a patrulha que se deslocou ao local atrasou-se por causa de um acidente, onde teve de prestar auxílio.
Foto e Noticia in Correio da Manhã...
FIRESHELTER52
Um falecimento normalmente nao e uma situacao facil de se lidar.E as questoes burocraticas que envolvem um falecimento,menos ainda.E nao vamos pensar que este caso ou que casos como este,so acontecem em Tavira.Nao,isto acontece de norte a sul de Portugal,e ha ja muitos anos.Mas os portugueses ja deviam estar habituados a tudo isto,porque andar com papeis na mao e de reparticao em reparticao(porque falta sempre qualquer coisa)e quanto mais papeis ou impressos,quanto mais dificil,ou quanto maior confusao,melhor.Tem sido assim sempre em Portugal.
ResponderEliminarPortanto e de lamentar sim este caso,mas nada me e estranho,ainda mais agora,por ser verao e mes de Agosto onde a maioria esta de ferias e a GNR(como sempre o faz a quando e chamada)nunca tem elementos disponiveis.Talvez estejam escondidos em qualquer parte a multar um qualquer automobilista mais incauto.E de lamentar sim,mas e o que temos.Em 2006 implantou-se ou inventou-se o Simplex,projecto muito bem elaborado e divulgado na qual iria eliminar os papeis e toda a burocracia,ate hoje,e como tudo continua igual,parece que foi mais um projecto que nao passou do papel mas que concerteza se gastou milhares senao milhoes na preparacao do mesmo.Eu que me encontro fora de Portugal,e vendo como as coisas funcionam por aqui sou a dizer: "Nao e funcional complicar tanto".E para os familiares deste caso ,e de dizer que;Isto de morrer e necessario tambem ter muita paciencia....
Os excessos nem beneficiam nem ajudam ninguem...Haja paciencia!
Boas caro anónimo;
ResponderEliminarNão vou publicar o seu comentário pelo facto de não se identificar, mas vou transcrever a ideia que dirigiu ao Srº Emilio.
Espero que compreenda, mas comentários anónimos quase deitaram por baixo este projeto SAFEPLACE52.
Alguma questão entre em contacto cmg via mail.
Um abraço
FIRESHELTER52
Caro amigo Emilio, comentador assiduo da página foi-lhe dirigida uma resposta ao seu comentário,mas como estava em anónimo, foi bloqueada.
ResponderEliminarA ideia espressa no texto é que a presença da GNR nem sempre é possivel porque se encontram por vezes a tratar de assuntos futeis do mau senço presente na comunidade.
Em poucas palavras foi isto.
Um abraço
FIRESHELTER52
Sr.Administrador os comentarios sao sempre uma parte importante de um Blog.Sempre defendi aqui,e continuo a dize-lo,que num Blog nao deve haver anonimos.Porque acredito que quando temos orgulho e conviccao de nossas opinioes nao e necessario nos esconder-mos,mas esta e uma opcao de muitos,que provavelmente,la terao os seus motivos.Eu compartilho da sua opiniao,porque acho este espaco maravilhoso,e nao o queria perder por nada,aqui a minha intencao com o Blog e sempre de expor as minhas opinioes,quando tenho conhecimento e sei do que estou falando,que foi o que aconteceu,mas tambem(e se isso for o caso)sei aceitar opinioes contrarias, de forma que tanto como eu,como todos os que por aqui passem, possamos aprender e de forma saudavel. Eu quando faco algum comentario,e sempre sobre o tema da postagem e nunca sobre o comentario ou sobre a pessoa que da a opiniao,essa e a minha maneira de ser,porque todos nos temos o direito de opinar,seja sobre o que for,sempre dentro das regras do respeito e da boa educacao.Porque comentar e saudavel,e tambem interagir,e pode ate servir para discutir o assunto,tirar duvidas,discordar ou criticar o tema,ou ainda dar sugestoes ou solucoes.Como estamos em liberdade(ainda)de expressao, posso ate aceitar algumas criticas construtivas e nao desanimo se por acaso for presenteado com algum ataque menos bom.Pois quem esta a chuva e para se molhar, principalmente quando falamos ou escrevemos em espacos publicos,como este,aqui estamos ou ficamos mais vulneraveis e abertos tanto para o bem,como para o mal.Sr.Administrador nao sou pessoa de alimentar polemicas,e por isso,por aqui me vou ficar, a cada um,cabe agir de acordo com a sua consciencia e adotar a postura que mais lhe convem,sejam elas criticas,elogios ou sugestoes.A sua intervencao ao moderar este espaco ou assunto foi brilhante,agradeco e devo dizer-lhe que foi uma optima maneira de controlar e de nao alimentar futuras controversias.A bem de todos e para todos...Registe-se,Visite,Leia e Comente,as suas opinioes sao sempre bem vindas!
ResponderEliminar