Os ministros da Defesa de Portugal, Espanha e Marrocos vão acompanhar quinta-feira um exercício conjunto ao largo de Portimão, Faro, envolvendo meios navais e aéreos com o objetivo de treinar operações de segurança marítima.
O exercício, designado Seaborder, decorre no âmbito da presidência portuguesa da Iniciativa 5+5, que promove desde 1990 a cooperação entre os países ribeirinhos do Mediterrâneo Ocidental, França, Itália, Portugal, Espanha e Malta, Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia.
No exercício, que será acompanhado pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco e pelos homólogos de Espanha e de Marrocos, estarão empenhados a fragata Vasco da Gama, um navio hidrográfico e uma lancha portugueses e o submarino Tridente.
Uma fragata marroquina, um navio de patrulha espanhol, uma aeronave portuguesa e outra espanhola e dois helicópteros, um português e um marroquino, completam a lista de meios empenhados no exercício.
O objetivo é testar operações conjuntas de "segurança marítima e de salvaguarda da vida humana", de acordo com informações disponibilizadas pelo ministério da Defesa Nacional.
Num cenário fictício, os militares vão ter que detetar e abordar navios suspeitos de transportar material usado no fabrico de armas.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52