Vai decorrer dia 29 e 30 de Outubro no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira duas Ações de Formação Profissional, em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa com a duração de 6 horas cada.
Mais de uma dezena de Bombeiros Municipais treinarão e serão avaliados para poder entrar no Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM - PNDAE com as valências e competências de poder utilizar quando indicado um Desfibrilhador Automático Externo.
Esta formação está a ser dirigida a todos os elementos do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, incluindo não só os Tripulantes de Ambulâncias de Socorro que ainda não dispunham desta valência tal como todos os Tripulantes de Ambulâncias de Transporte.
A desfibrilhação Automática Externa é a aplicação de um choque eléctrico numa vitima, através de um desfibrilhador, um equipamento electrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilhação auricular ou ventricular.
A reversão ou cardioversão dá-se mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade.
Os choques elétricos em geral são aplicados por meio de eléctrodos (apliques condutores que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede torácica da vítima.
Os aparelhos DEA (Desfibrilhadores Automáticos Externos), possuem a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser aplicado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação.
Esta formação é ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros certificada pelo INEM tendo como formadores José Lucio e Carina Barão dos Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52