Influência de dois anticiclones arrasta ar quente do Mediterrâneo para Portugal. No fim de semana será polar.
Sol, calor e céu limpo são ingredientes que transportam os portugueses para o verão.
Até ao final da semana, já em pleno outono, quem tiver oportunidade pode aproveitar mais uns dias de praia e o bom humor de São Pedro.
Portugal está sob a influência de dois anticiclones, que estão a trazer para o território continental uma massa de ar tropical, que arrasta com ela o calor do Mediterrâneo e o ar seco da vizinha Espanha.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor e o céu limpo estão para ficar até ao final da semana. "Não é nenhuma situação atípica para a época do ano. Apesar do calor, as temperaturas mantêm-se dentro do que é normal e frequente em anos anteriores", explicou ao CM a meteorologista Maria João Frada, acrescentando: "É uma corrente de ar que vem de Leste. Entra em Portugal por Espanha e arrasta com ela o ar quente da região mediterrânica."
A partir de sábado, o tempo no território de Portugal continental continua a ser influenciado pelos dois anticiclones, mas a massa de ar deixa de ser tropical e quente para ter nuances de ar polar e frio.
"As temperaturas vão descer ligeiramente e o céu vai apresentar-se mais nublado", afirmou ainda a meteorologista do IPMA.
in CM
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52