Separadores SAFEPLACE52

26/10/2015

Estratégia de Segurança Contra Incêndios Urbanos

O planeamento de uma correta estratégia de segurança contra incêndios baseia a sua atuação em duas etapas fundamentais:

-Prevenção do Incêndio
-Controlo e extinção do Incêndio




Tem em conta este texto que a as mesmas podem ter definidas estratégias contra incêndios que juntem desde o desenho das instalações a planos de ação que incluem, alertas, modo de extinção, rotas de evacuação ou outras descrições nos planos prévios de segurança dos edifícios ou espaços em questão.

Prevenção do Incêndio:

A primeira oportunidade de se alcançar a segurança contra incêndios consiste na separação potenciais fontes de calor com possíveis combustíveis que se encontrem no mesmo espaço e que se possam misturar e interagir em determinado momento causando uma eclosão de um incêndio.

Os engenheiros e arquitetos seguem rigorosas normas de construção que brindam a segurança e a funcionalidade de um edifício. Tornam-no aprazível ao desenvolvimento das ações ao mesmo tempo que procuram garantir a segurança dos potenciais perigos existentes, minimizando o risco de acidentes.

Estatisticamente também esta provado que a maioria dos incêndios ocorrem por negligência das ações dos ocupantes, ao não haver um respeito criterioso dos cuidados e das condições de segurança de determinados equipamentos, como por exemplo a má armazenagem de combustíveis, subcargas elétricas, alterações na estrutura original em projeto, alterações na rede de gás ou rede elétrica entre outros.

Assim podemos definir que todo o processo de prevenção se possa basear por “CONTROLO”

#Controlo sobre as fontes de energia
#Controlo da interação das fontes de energia com combustíveis
#Controlo de combustíveis


Controlo e Extinção do Incêndio
O controlo e extinção do Incêndio contempla as seguintes medidas:

Controlo do processo da combustão:
Aqui são aplicadas todas as condições necessárias e efetivas para retardar o processo de propagação do incêndio, limitando-o a um espaço não o deixando propagar-se por outros compartimentos.

Controlo do Incêndio pelos processos da construção:
Uma referência aos detalhes de construção que ajudam a minimizar as progressões do incêndio, barreiras fixas como as paredes, tetos entre outros. A efetividade da proteção é garantida pelo uso de material adequado na construção e detalhes ou acessórios muito importantes como portas corta fogo, janelas, condutas de ventilação. Nunca podemos nos esquecer que uma propagação de grandes dimensões pode por em causa todos estes aspetos referidos anteriormente.

Rápida Supressão do Incêndio:
A chave do êxito da supressão deste tipo de incêndios e processos de segurança passa pela rápida deteção e alerta do incêndio, para se poder ativar os mecanismos de extinção adequados (manuais ou automáticos).
Estes mecanismos de deteção podem ser baseados por princípios de deteção de fumos ou variações de regime de calor num determinado espaço. No entanto qualquer que seja o dispositivo deve ter a capacidade de detetar rapidamente as situações dar o alerta e ser provido de tempo suficiente para evacuação dos ocupantes e ativar as medidas de supressão de combate.

Mecanismos de Supressão Automáticos:
São mecanismos que detetam, alerta e extinguem um incêndio de forma automática, os mais comuns são os sistemas de supressão por gases limpos, água ou espumas. A grande vantagem destes equipamentos é a pronta intervenção de atuação diretamente sobre o incêndio numa fase inicial sem que sejam afetados pelo fumo ou calor da combustão, ao contrário do ser humano.

Mecanismos de Supressão Manuais:
Este tipo de sistemas requerem a intervenção humana para o seu emprego na tentativa de debelar o incêndio na fase inicial. Neste caso este tipo de supressão deve ser constituido por utilizadores habituais do espaço, conhecedores de manobras de combate, regras de segurança e prática com os agentes extintores e equipamentos em uso. Grande parte do sucesso passa pela rápida intervenção destas pessoas, que em equipa ou de forma individual e espontânea se prestam ao desempenho desta ação.

O desenho da estratégia de segurança contra incêndio baseia a sua ação na prevenção da ocorrência do mesmo trabalhando a interação das variáveis Combustível e Calor.

A estratégia é completa com a tendência de diversas medidas de salvaguarda de pessoas e bens encarando a pronta supressão do incêndio mediante os mecanismos e agentes de extinção adequados.

Estes mecanismos de supressão baseiam a sua ação numa pronta e rápida deteção e prévio alerta e extinção de um foco de incêndio. Não podemos esquecer a evacuação e, ou o salvamento de pessoa nas estruturas em chamas, uma tarefa prioritária, sendo que este serviço apenas termina com o encaminhamento de cada um delas aos locais adequados ao seu tratamento.

Tem continuação com conhecimento sobre as Utilização Tipo (UT) e categorias de Risco em RSCIE...

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52