No ano passado, a vencedora foi "entroikado", que sucedeu a "austeridade", eleita em 2011.
A palavra do ano de 2013 é "bombeiro", que obteve cerca de metade dos votos de 15.000 cibernautas (48%). O anúncio foi feito na Biblioteca José Saramago, em Loures, pela Porto Editora, que organizou a iniciativa.
As dez palavras finalistas eram "bombeiro", "co-adopção", "corrida", "grandolada", "inconstitucional", "irrevogável", "Papa", "piropo", "pós-troika" e "swap". A escolha foi feita "com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida, quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora nas suas versões online e mobile", disse à Lusa fonte do grupo editorial.
No segundo lugar da lista, com 17%, ficou a palavra "irrevogável", que foi como o ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas definiu a sua demissão do Governo, que não se concretizou, sendo actualmente vice-primeiro-ministro.
Com 10%, no terceiro lugar da votação, ficou a palavra "inconstitucional", cujo uso se incrementou devido aos "chumbos" do Tribunal Constitucional a várias medidas apresentadas pelo executivo em funções. Todas as restantes palavras ficaram abaixo da fasquia dos 10%.
A escolha da palavra do ano arrancou a 2 de Dezembro e decorrer até 31 de Dezembro no site da editora.
Em relação à lista das palavras, a mesma fonte explicou que "não podia fazer parte nenhuma palavra que tivesse sido seleccionada nos anos anteriores". A escolha da palavra "bombeiro" deve-se ao facto de, "neste Verão, os bombeiros portugueses terem demonstrado uma enorme coragem no combate aos violentos incêndios que destruíram florestas e roubaram vidas".
No ano passado, a palavra vencedora foi "entroikado", que sucedeu a "austeridade", eleita em 2011.
Em 2010, no ambiente do Campeonato Mundial de Futebol, disputado na República da África do Sul, a palavra escolhida foi "vuvuzela", e, em 2009, quando a iniciativa da Porto Editora se realizou pela primeira vez, a "palavra do ano" foi "esmiuçar".
Imagem da Campanha Promovida pelo BPS para a eleição da palavra através das redes sociais. Mais de 50 000 pessoas viram esta imagem e reagiram ao pedido de voto.
FIRESHELTER52 / BPS
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