A região do Algarve será reforçada com mais um helicóptero de ataque inicial a incêndios, a partir de 15 de junho e até ao final de setembro, que ficará estacionado em Loulé, disse hoje o comandante operacional distrital.
Com este reforço, eleva-se para quatro o número de meios aéreos disponíveis na região durante o período operacional mais crítico - a fase Charlie, de 01 de julho a 30 de setembro -, incluíndo um helicóptero sediado em Beja, cujo raio de atuação abrange também o distrito de Faro.
Segundo disse Vítor Vaz Pinto aos jornalistas, à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2014, o reforço de um meio aéreo permitirá uma intervenção "mais musculada", já que as freguesias de maior risco poderão contar com dois helicópteros de ataque inicial.
"Com base no histórico e na previsibilidade de ocorrências, temos um dispositivo que achamos adequado à região e que nos permite enfrentar a próxima campanha com alguma confiança", afirmou, sublinhando, contudo, que os meios são "finitos" e que "nunca são os ideais".
Durante a fase Bravo, que se estende de 15 de maio a 30 de junho, o DECIF empenhará 362 elementos e 82 veículos, na fase Charlie (de 01 de julho a 30 de setembro), 489 elementos e 114 veículos e na fase Delta (01 a 31 de outubro), 271 elementos e 25 veículos.
Haverá ainda um ligeiro reforço de 17 bombeiros e 38 militares na região, durante a fase Charlie, mas um decréscimo de duas equipas de sapadores florestais.
O DECIF é um dispositivo dedicado exclusivamente aos incêndios florestais, tendo o protocolo de colaboração para a sua constituição sido hoje assinado entre as câmaras municipais da região, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA) e as entidades detentoras dos corpos de bombeiros.
http://www.noticiasaominuto.com/pais/217629/algarve-vai-ter-mais-um-helicoptero-de-combate-a-fogos?utm_source=rss-pais&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52