O excesso de areia na barra de Tavira e nos canais de acesso ao porto da cidade e aos de Cabanas e de Santa Luzia é um perigo para a navegação.
Em fevereiro deste ano, um pescador desportivo perdeu mesmo a vida depois de o barco em que seguia ter embatido num banco de areia na entrada da barra.
Três meses depois, o Ministério da Agricultura e do Mar promete avançar com intervenções para melhorar a segurança marítima naquela zona, ainda antes do verão. No entanto, não há ainda uma data oficial para começarem as obras.
"Já foi efetuado um levantamento hidrográfico para determinar o montante de areia a retirar e há a intenção de se fazerem dragagens antes de julho, altura em que vai decorrer uma regata mundial no local", confirmou ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Ventura Borges.
No entanto, o mesmo responsável refere que "não há ainda uma data oficial para o início das operações".
O problema da barra de Tavira levou o deputado socialista algarvio Miguel Freitas a questionar o Ministério da Agricultura e do Mar, que prometeu uma intervenção urgente.
"A dragagem na barra de Tavira tem um valor estimado de 100 mil euros, estando prevista a sua realização pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos nos próximos dois meses", assegurou o ministério liderado por Assunção Cristas.
No que se refere às restantes intervenções nos canais de navegação, o Governo diz que "têm vindo a ser preparadas com a Sociedade Polis Ria Formosa, no âmbito do Programa de Valorização da Ria Formosa".
Em relação ao molhe – o nascente corre o risco de ruir e de obstruir a barra –, o Governo diz que está dependente de "disponibilidades orçamentais".
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