As tempestades de Inverno mudaram o perfil das praias, que ficaram mais traiçoeiras, com fundões e baixios. Mudanças que exigem cuidados redobrados, avisa o ISN.
A violência das tempestades e das ondas gigantes não levou só o areal de boa parte das praias da costa portuguesa. As mutações que aconteceram durante o Inverno foram tão profundas que transformaram as estâncias balneares mais tranquilas em ratoeiras para banhistas desprevenidos.
Frequentar as praias durante esta época balnear não é como em anos anteriores. Nem banhistas nem nadadores salvadores poderão confiar nas praias que já conhecem há muitos anos e que frequentam sozinhos ou com a família. Quase todas estão diferentes, conta ao i presidente do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Os temporais de Inverno alteraram o perfil das praias marítimas e será impossível avaliar a dimensão dessas mudanças, adverte o comandante Nuno Leitão. Surgiram fundões no mar onde antes era possível pisar o chão, baixios em lugares inesperados ou menos areia nos locais próximos das zonas de rebentação. Isto significa cautelas a triplicar para todos: "Banhistas e nadadores-salvadores têm de ter consciência que os fundos do mar estão completamente alterados e que a atitude e o comportamento neste Verão terão de ser ainda mais viradas para a cultura da segurança."
Cumprir as ordens dos nadadores-sal vadores é a primeira regra para os banhistas, diz o presidente do instituto. Da parte dos vigilantes também há recomendações: "Os nadadores-salvadores, mesmo que conheçam bem a praia que vigiam há muitos anos, terão igualmente de fazer um reconhecimento da estância e, naturalmente, redobrar os cuidados."
Perante o novo perfil das praias costeiras, Nuno Leitão diz que o Instituto de Socorros a Náufragos preparou uma megaoperação de sensibilização, envolvendo escolas secundárias e básicas ou iniciativas em todas as praias marítimas. Verão Campeão é a campanha que arranca em Junho e que inclui simulacros de salvamento ou actividades e workshops de educação sobre segurança nas praias.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52