Separadores SAFEPLACE52

03/05/2016

A Formação em Combate a Incêndios Urbanos

Os Bombeiros enfrentam grandes riscos, morte ou lesões que podem incidir em mecanismos de trauma e queimaduras passando por graves intoxicações enquanto desenvolvem as suas actividades de socorro e salvamento no interior de edifícios em chamas.

Comportamentos extremos dos fenómenos do incêndio são frequentes ou mesmo casuais podendo contribuir para as mortes ou acidentes referidos durante as operações de resgate ou combate aos incêndios em interiores.

FORMAÇÃO:

A formação em Operações de Extinção e Combate a Incêndios Urbanos é assim determinante para atenuar e diminuir o fator acidente entre os operacionais da manobra.

CONHECIMENTO E PRÁTICA:

Operações seguras e eficazes de treino onde o conhecimento e a dinâmica de práticas de controlo de combustões nos interiores são uma das chaves dos sucessos das operações de socorro.


A habilidade do operacional da manobra de combate na aplicação das estratégias e táticas aprendidas é fundamental.

A formação das equipas de manobras deve incidir sobre componentes teóricas em sala, simulações de manobras, exercícios de pequena escala e práticas com fogo real explorando os fenómenos da fenomenologia da combustão até ao limite da segurança.

SEGURANÇA:

Quando o operacional da manobra compreender ou tiver a capacidade de “ler” os principais indicadores do comportamento e desenvolvimento do incêndio no interior ele poderá aperceber-se até onde pode “ir” ao mesmo tempo até onde pode antecipar o desenvolvimento do incêndio.

O conhecimento das táticas e um elevado nível de habilidade na aplicação dos conceitos aprendidos em sala fará a diferença na atuação e na liderança das equipas de manobra.

FALTA DE TREINO – FALTA DE EXPERIÊNCIA
A falta de experiência é muitas vezes um factor de fatalidades no exercício das equipas de manobra.

Treinar sem planos de formação ou exercícios, apenas manutenções de equipamentos, ou treinos sem ser em equipa de combate não vai substituir a experiência real, eficaz, necessária e segura no momento da acção.

É necessário aumentar significativamente o conhecimento a compreensão e a segurança das equipas de manobras no combate aos incêndios em interiores.


UNIDADES LOCAIS DE FORMAÇÃO E TREINO

As Unidades Locais de Formação permitem aos operacionais da manobra poderem desenvolver estudos, treinos e práticas com fogo real que podem e ajudam a reduzir os acidentes, pois os treinos aproximam-se da realidade operacional que as equipas tem de passar quando activadas para incêndios urbanos.

Os treinos e as práticas com fogo real em contexto estrutural devem de ser constantes e criticos pois só assim podemos pelo menos garantir a nossa segurança…

Há quanto tempo não treinas num cenário real perto dos limites de segurança?


João Horta
Bombeiro 2ª classe Municipal - Formador Incêndios Urbanos

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52