Separadores SAFEPLACE52

03/12/2015

Faz hoje 26 anos a grande Cheia de Tavira

3 de Dezembro de 1989, ao inicio da noite uma parede de água, lama e detritos proveniente das ribeiras da Fornalha e Alportel descia o Séqua com tamanha violência levando tudo à sua passagem.

A destruição da ponte Romana em Tavira, camiões no rio Gilão, barcos no Largo da Praça são imagens que ficarão para sempre marcadas na memória dos Tavirenses.

A nível de mortes, felizmente não nada a registar, a torrente chegou de noite, onde as ruas na baixa encontravam-se desertas, com o comercio fechado e pouca ou mesmo nenhuma circulação automóvel, estando as pessoas em casa após um dia invernal onde a chuva marcou presença.

Danos irreparáveis em casas da baixa e vias de comunicação, desalojados foram centenas...

Hoje em dia, as cheias em meio urbano provocadas por chuvas repentinas em curtos espaços de tempo, associadas a marés vivas são bastante diferentes da cheia ocorrida em 3-12-89.

Estas cheias que tem afetado a cidade ultimamente, são cheias progressivas, lentas, onde os serviços de proteção e socorro podem intervir na prevenção atempada com avisos e ajudas pontuais aos serviços municipalizados.

A 3-12-89 nada disto foi possível...

A parede de lama irrompeu pela cidade a baixo levando tudo e todos à sua frente, sem aviso, sem dó nem piedade...
Nunca mais se registou tamanha violência só sendo comparada uma cheia um pouco diferente em 69 há 45 anos...

A cheia de 89 pode ser comparada a uma situação que ocorreu em 20 de Fevereiro de 2010 na Madeira, onde uma parede de água lama e detritos fez 32 mortos e mais de 70 feridos.

A situação é idêntica, chuva forte, ribeiras a descarregar no sentido do ponto onde vão desaguar, caudais saturados, grande velocidade e o caus instalado...

Se a situação de 3-12-89 tivesse ocorrido ao meio dia, as coisas teriam sido diferentes, infelizmente para pior.

Com as ruas da baixa cheias de pessoas, comercio a funcionar, viaturas a circular na ponte e nas ruas alagadas...

Resta-nos hoje lembrar o que aconteceu, e, que um dia pode voltar a acontecer e temos de estar preparados para responder da melhor forma possível.

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52