Foi um grande incêndio a 25 de Maio de 1868 num prédio no largo de São Francisco em Tavira que começou a despertar a necessidade de uma força dedicada e especializada com material adequado para acudir no combate a incêndios que poderiam surgir na Cidade de Tavira.
Foi então a 22 de Fevereiro de 1888, que no Governo Civil de Faro são aprovados os estatutos para a criação de um corpo de bombeiros na Cidade.
Entrou em atividade a 21 de março de 1888 a Associação de Bombeiros Voluntários de Tavira, tendo como seu primeiro Comandante Manuel Ferreira Pessoa Aboim.
No entanto e no seguimento das primeiras décadas de 1900, a Associação de Bombeiros Voluntários de Tavira passa por inúmeras dificuldades estruturais e operacionais, de tal forma que era necessário rever os estatutos e voltar a reorganizar a instituição.
Assim no ano de 1903 uma reestruturação denomina a Associação como "Salvação Publica de Tavira", agora com novo comando, direção e melhores equipamentos.
Mas por sessão de 5 de Julho de 1922 face à importância e responsabilidade do que é os serviços de proteção e socorro da cidade de Tavira a Câmara Municipal de Tavira deliberou que o Corpo de Salvação Publica de Tavira se denominasse Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira transitando todo o seu espólio e património para a autarquia que desde esta data seria a entidade detentora do Corpo de Bombeiros, agora Municipal.
E assim continua, 128 anos depois os Bombeiros Municipais de Tavira continuam em pé.
Uma força fortemente hierarquizada, operacional, com valências em todos as vertentes das atividades de proteção e socorro, servindo a população 24 horas por dia.
Procurando resolver todas as solicitações da comunidade no presente, preparando a chegada do futuro sem esquecer o seu passado.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52