Uma grua que estava a fazer trabalhos de requalificação no molhe Nascente, na zona das Quatro Águas, no concelho de Tavira, tombou e derramou perto de 600 litros de combustível e óleo hidráulico na ria Formosa.
A Autoridade Marítima conseguiu conter o foco de poluição e a limpeza deverá terminar amanhã.
Ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu na quinta-feira à tarde.
A grua, ao que o CM apurou, não terá aguentado o peso das pedras que estava a carregar e tombou para a ria Formosa.
Após a queda, o equipamento derramou na água entre 200 a 300 litros de gasóleo e ainda 200 a 300 litros de óleo hidráulico.
Foi de imediato estabelecido o 3º grau do Plano Mar Limpo por parte da Autoridade Marítima. "Já foi feita a contenção do material derramado e estamos agora a fazer os trabalhos de limpeza do foco de poluição", explicou ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Pedro Palma, que está a coordenar toda a operação.
No entanto, os trabalhos de limpeza tiveram de ser suspensos, durante a tarde de ontem, enquanto duas outras gruas, vindas de Lisboa , retiraram o equipamento tombado das águas da ria Formosa.
A operação está a envolver a participação de 14 elementos operacionais da Autoridade Marítima, uma embarcação e sete viaturas.
O comandante da Capitania do Porto de Tavira, Pedro Palma, espera que todos os trabalhos de limpeza estejam terminados durante o dia de amanhã.
Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/grua-tomba-e-derrama-gasoleo-e-oleo-na-ria?utm_medium=Social
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52