Separadores SAFEPLACE52

31/08/2017

4 embarcações apanhadas a pescar ilegalmente entre VRSA e Cacela

A Polícia Marítima de Vila Real de Santo António intercetou quatro embarcações, duas portuguesas e duas espanholas, que estavam a pescar ilegalmente entre a foz do Guadiana e a praia da Cacela Velha, revelou hoje o capitão do Porto de VRSA.


A operação da Polícia Marítima, realizada na terça-feira, teve como principal objetivo intercetar em flagrante embarcações de pesca profissional, com artes de arrasto tipo ganchorra rebocada, dentro das zonas balneares.

Foram abordadas e fiscalizadas seis embarcações, das quais quatro estavam em infração. Refira-se que estas infrações correspondem a uma coima que pode ir de cerca de 600 euros a 37.000 euros.

A operação foi realizada por seis agentes da Policia Marítima, uma embarcação e uma viatura ligeira.

.jornaldoalgarve.pt

FIRESHELTER52

Câmara de Faro reforça apoio ao Corpo de Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Faro informa que foi aprovada na última reunião de Câmara, realizada a 28 de agosto, a comparticipação de 32.700 euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa” (Bombeiros Voluntários de Faro), para a aquisição de um veículo operacional de proteção e socorro – VTTF.



A comparticipação da autarquia corresponde a 20% do valor aprovado na candidatura da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro, ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) que tem para esta aquisição um valor elegível de 163.500 euros.

A aquisição deste equipamento visa a melhoria dos serviços prestados à população por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro e insere-se na estratégia desenvolvida pela autarquia no investimento e criação de condições, para que as duas corporações de Bombeiros da cidade tenham à sua disposição os melhores e mais eficazes meios de intervenção.

Nota de imprensa da autarquia lembra que em 2014 foram recuperados apoios financeiros, "após longa espera determinada pela grave situação financeira que atravessou".

O executivo diz estar em cima da mesa "a determinação" em conseguir novas instalações para as duas corporações, conforme foi anunciado pelo Presidente Rogério Bacalhau, em dezembro último, por ocasião do 134º aniversário dos Bombeiros Sapadores de Faro.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Tavira recebe V Feira da Dieta Mediterrânica

A V Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se entre os dias 7 e 10 de Setembro, no centro histórico de Tavira, ao longo das margens do Rio Gilão e da colina genética do alto de Santa Maria.


“A programação apresenta atractivos para todas as idades e públicos”, garante a Câmara Municipal de Tavira, contando assim o evento com a feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, oficinas culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, actividade física e jardim mediterrânico com espécies botânicas.

Este ano a Feira conta ainda com exposições de sementes e variedades endógenas, o Vaivém Oceanário, jogos e espectáculos para crianças, conferências e conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica, restaurantes e tascas.

FIRESHELTER52

Apresentação Video "SIRESP"

Uma apresentação simples e direta sobre o funcionamento da Rede SIRESP.


FIRESHELTER52

30/08/2017

Temperaturas a SUBIR neste fim de semana

Setembro vai começar com tempo típico para a altura do ano.


Uma perturbação mais intensa deverá afetar a Europa Central, injetando ar mais frio a norte da Península Ibérica, enquanto que por cá se mantém a circulação de massas de ar subtropicais...
A interação das duas massas de ar poderá gerar alguma instabilidade, mas o tema dominante será o CALOR e o SOL, num padrão típico para esta altura do ano.

A altura normal para a chegada das primeiras massas de ar frio significativas ao território ronda meados de outubro, pelo que, segundo a climatologia, ainda nos restam mais umas quantas semanas de "VERÃO"... 

No entanto, este ano há alguns sinais que apontam para que o Outono seja mais instável que o normal, não necessariamente frio, mas tendencialmente mais chuvoso, em especial, outubro e novembro... 

Continuaremos a seguir com atenção esta tendência


FIRESHELTER52

28/08/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Pedidos de Ajuda na Ilha de Tavira

A equipa permanente de Bombeiros Municipais na Ilha de Tavira respondeu neste fim de semana a diversas solicitações de emergência na Ilha de Tavira.


Dezenas de assistências locais que envolveram picadas de peixes aranhas, quedas, traumatismos das extremidades, pequenas feridas, queimaduras e alergias na pele foram resolvidas pelas equipas em permanência e pelo enfermeiro do posto da Ilha de Tavira.

Duas situações bem mais graves e em contexto de doença súbita, receberam também a ajuda da equipa permanente de Bombeiros na Ilha onde após devidamente assistidas no local foram transportadas na Embarcação de Socorro até ambulâncias INEM que as aguardavam nas 4 Águas.

A Ilha de Tavira torna-se um local especial de socorro pois não possui estradas nem acessos terrestres a equipas e meios de emergência.

A equipa de emergência dos Bombeiros Municipais na Ilha de Tavira funciona 24 horas por dia em permanência na Ilha de Tavira.

Esta equipa está operacionalizada por elementos com formação em Emergência Médica Pré-Hospitalar, com a valência de Desfibrilhação Automática Externa e condução de Embarcações de Socorro e objetivo da equipa é articular as situações de emergência com os outros intervenientes do SIEM e prestar da maneira mais rápida e favorável às vitimas o socorro adequado.

A interação das equipas com os enfermeiros do plano de verão da ARS é fundamental e complementa grande parte da necessidade dos utilizadores desta praia.

Um parceiro fundamental do socorro na Ilha de Tavira é o Clube Náutico de Tavira, que de forma permanente colabora com a sua estrutura fluvial no apoio à atracagem dos meios náuticos dos Bombeiros e das Autoridades permitindo assim um rápido e eficaz socorro ás vitimas com um carácter de segurança bastante elevado.

FIRESHELTER52

26/08/2017

Caminhada em Tavira assinala Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Associação Alzheimer Portugal organiza mais uma caminhada solidária que tem como objectivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.


O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, cujos fundos das inscrições revertem na íntegra para a associação. A caminhada em Tavira acontece a 17 de Setembro, às 9 horas, com ponto de encontro na Praça da República de Tavira, às 8.30 horas, e conta com o apoio da Câmara de Tavira, da Junta de Freguesia de Tavira, da Associação Semear Saúde e do jornal Postal do Algarve.

Os participantes devem reunir condições de saúde para a prática deste tipo de caminhada e na inscrição assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para a actividade física em que vão participar.

As inscrições presenciais podem ser feitas na Associação Semear Saúde (Rua Dr. Silvestre Falcão 13 C, 8800-412 Tavira); na sede, delegações ou gabinetes da Alzheimer Portugal (www.alzheimerportugal.org); ou no próprio dia, no local.

As inscrições online devem ser feitas através do site http://alzheimerportugal.npf.com.pt/Public/PasseioMemoria.aspx. O donativo é de cinco euros e dá direito a uma t-shirt.

Pode consultar a lista completa com todas as cidades onde vai decorrer o Passeio da Memória em www.passeiodamemoria.org e acompanhar o evento no Facebook em www.facebook.com/PasseioDaMemoria.

Para mais informações contacte: info@alzheimerportugal.org ou +351 213 610 460.

(Cátia Marcelino / Henrique Freire Dias) PostaldoAlgarve online

FIRESHELTER52

25/08/2017

Bombeiros Combateram Incêndio em Tavira

Um incêndio em pasto, mato e algumas árvores eclodiu durante a tarde de hoje a norte da EN125 junto à estrada para Santo Estêvão.


A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros de Tavira apoiados por equipas do DECIF Algarve que vieram dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e Olhão foi determinante para a consolidação do incêndio em segurança.

O combate teve o apoio de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a equipa Helitransportada dos GIPS´s da GNR sediados no Centro de Meios Aéreos de Cachopo.

A resposta musculada na intervenção permitiu às equipas uma rápida extinção do incêndio com uma coluna de fumo já visível a alguns km´s de distância.


FIRESHELTER52

24/08/2017

Tavira: PSP detém jovem traficante

O Comando Distrital da PSP de Faro, em concreto através da sua Esquadra da PSP de Tavira, procedeu ontem, pelas 10h30, à detenção de um cidadão de 17 anos de idade, por tráfico de estupefacientes.


O jovem foi detectado na via pública e estava na posse de 82 doses de Haxixe, tendo posteriormente a Brigada de Investigação Criminal procedido a uma busca no seu domicílio, onde apreendeu mais 25 doses de Liamba e 115 doses de Haxixe. 

Resultante desta acção policial foi ainda apreendido um moinho para triturar erva, utilizado na sua actividade ilícita, bem como alguma quantia monetária.

O detido foi presente hoje a tribunal a fim de ser determinada a respectiva medida de coacção.

/regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Padre Rafael deixa Mensagem Emotiva aos Bombeiros de Tavira

"Ser Bombeiro, tal como Padre, não é uma profissão mas sim uma vocação. Enquanto que a minha missão é sobretudo salvar almas a vossa é salvar vidas"...


FIRESHELTER52

70 Bombeiros Combateram esta Madrugada Incêndio na Serra de Tavira

Perto de 70 operacionais apoiados em duas dezenas de meios terrestres combateram durante a madrugada de hoje um violento incêndio em mato na Serra de Tavira.



O incêndio eclodiu na zona do Zimbral e foi de forma musculado combatido durante toda a madrugada pelos operacionais que no terreno tudo fizeram para deter o avanço das chamas, numa noite quente e com vento predominante na zona.

O Incêndio foi dado como extinto ao nascer do sol sendo que os trabalhos de rescaldo e vigilância ativa prosseguem no local.

Estiveram neste combate os Bombeiros Municipais de Tavira, Alcoutim, Vila Real de Santo António, Olhão, São Brás de Alportel, Faro e Loulé, tal como as autoridades competentes.

FIRESHELTER52

23/08/2017

CHUVA e INSTABILIDADE a partir do FIM DE SEMANA

A passagem de perturbações em altitude, de fraca intensidade, ao longo desta semana, em conjugação com a presença de massas de ar relativamente quentes e húmidas, deverá manter o tempo variável, com passagem de muita nebulosidade e possibilidade de precipitação fraca (tipo chuvisco) e dispersa, em especial, durante a madrugada e manhã de 5ª e 6ª feira, no Litoral Norte e Centro.



No entanto, a partir de 6ª feira, uma depressão à superfície, associada a uma perturbação mais intensa em altitude, deverá aproximar-se do território continental e tornar-se estacionária, bloqueada pela presença de uma grande massa de ar quente e seco sobre o Mediterrâneo.

Com este padrão, teremos a formação de um vórtice ciclónico nos níveis altos da troposfera, que deverá gerar um agravamento das condições do tempo na Península Ibérica, com mais chances de precipitação, e até trovoadas, com o atmosfera a ficar mais abafada e instável.

Este cenário, que já vínhamos a discutir desde a última previsão de longo prazo, lançada na semana passada, é ainda de difícil grau de previsão e a sua evolução dependerá de vários fatores, pelo que continuaremos atentos a todos os cenários possíveis.

Fica no entanto já delineada que a tendência, para os dias 25 a 30, aponta para instabilidade, com possibilidade de trovoadas, não sendo de descartar algumas mais fortes, com temperaturas amenas, a rondar (ou ligeiramente inferiores a) os valores normais para esta altura do ano.


FIRESHELTER52

Salva-Vidas de Tavira Reboca Veleiro em Dificuldades

 Autoridade Marítima Local de Tavira prestou auxilio a um veleiro português, que se encontrava com dificuldades na entrada da barra de Tavira, devido a um problema no motor.


Na embarcação estavam três pessoas, que não corriam risco de vida. 

A embarcação foi rebocada para dentro da barra de Tavira tendo ficado fundeada nas Quatro Águas.

FIRESHELTER52

Detida mulher pela presumível prática de 2 incêndios na zona da Conceição de Tavira

Foi detida uma mulher pela presumível prática de dois incêndios florestais na zona da Conceição de Tavira



A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, identificou e deteve a presumível autora de dois incêndios florestais ocorridos na zona da Conceição de Tavira nos dias 22 de julho e 16 de agosto.

A suspeita terá ateado os fogos movida por estado depressivo em que se encontra.

O incêndio consumiu uma vasta área de mato e pinheiro manso, não tendo tomado maiores proporções dada a pronta intervenção dos bombeiros locais.

A detida, de 39 anos de idade e residente na zona das ocorrências, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

No corrente ano a Polícia Judiciária já identificou e deteve 76 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

https://www.policiajudiciaria.pt/detencao-incendiaria-florestal-tavira/

FIRESHELTER52

22/08/2017

Vaivém Oceanário ruma a Tavira

O “Vaivém Oceanário” vai estar em Tavira, junto à casa André Pilarte, de 5 a 10 de Setembro, no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica, e todos poderão «explorar a diversidade do oceano», assim como conhecer o “Mar Português”.


«Tanto os algarvios como quem está de férias no Sul do país, vão poder participar, gratuitamente, nas atividades lúdicas e pedagógicas, promovidas pela equipa de educadores marinhos, bem como aprofundar o seu conhecimento sobre o mar português», diz o Oceanário.

«Avós, crianças, adultos ou famílias, terão a oportunidade de explorar a diversidade do oceano, o que este nos fornece, e reconhecer o valor que tem para o planeta e para todos nós», acrescenta.

«Com o objetivo de promover a alteração dos comportamentos no dia-a-dia dos portugueses», também vão ser dadas sugestões práticas e objetivas «para que cada um use os recursos marinhos de forma sustentável», explica.

No Vaivém Oceanário também são abordados temas como a importância do consumo consciente e sustentável de peixe e marisco e, através de um quizz, os participantes ficam a conhecer as profissões do Oceanário de Lisboa e o papel dos aquários na conservação do oceano.

Os mais pequeninos «vão também ajudar o super-herói Vasco a descobrir o que quer ser quando crescer, conhecendo várias profissões ligadas ao mar, e “navegar” pelo mar português guiados pelo rei oceanógrafo D. Carlos I», conclui.

O Vaivém Oceanário, que já levou a missão do Oceanário de Lisboa a todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou um total de 191 municípios e conquistou mais de 230 mil participantes desde 2005. O próximo porto a receber o Vaivém Oceanário será a Casa Pia de Lisboa, de 18 a 22 de Setembro.

Este Vaivém vai funcionar no dia 5 de Setembro, das 15h00 às 18h00, no dia 6, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e de 7 a 10 de Setembro, das 17h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00.

.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Bombeiros de Portimão resgatou com vida trabalhador em Esgoto

O Grupo de Salvamentos Especiais dos Bombeiros de Portimão resgatou com vida, esta segunda-feira, 21 de Agosto, um trabalhador moldavo, que caiu no intercetor de esgotos do Poço Seco/Boavista, de uma altura de mais de 20 metros, na obra de reabilitação do túnel de Portimão das Águas do Algarve.


O trabalhador apresentava, segundo os Bombeiros de Portimão, um trauma na face e no braço esquerdo, assim como «suspeitas de traumatismo vertebro-medular e múltiplas escoriações». A vítima, de 52 anos, foi transportada depois para o hospital de Portimão.

De acordo com aquela corporação de bombeiros, «de imediato, reconhecendo a complexidade da exigente operação de socorro, foram despachados, além dos meios previstos na grelha de primeiro alarme para esta natureza de ocorrências, o Grupo de Salvamentos Especiais, com as valências de Salvamento Técnico por Cordas, Resgate em Águas Bravas e Mergulho».

Os primeiros meios chegaram ao local às 14h50, ou seja nove minutos depois do despacho.

O túnel para dentro do qual o homem caiu tem cerca de cinco quilómetros de extensão. Por isso, sem saber exatamente onde a vítima se encontrava, os bombeiros lançaram «múltiplas ações de busca e salvamento em cinco pontos de acesso às galerias do túnel, para minimizar os tempos de buscas».

As equipas de resgate, em três zonas do túnel, «aplicaram técnicas de salvamento por cordas» e, porque se tratava de um túnel de esgotos, onde se podem formar gases tóxicos, usaram «equipamento de proteção respiratória e detetores multigás», explicam os bombeiros.

Após cerca de uma hora de buscas no túnel, que, na altura, tinha um «caudal significativo de água», a vítima acabou por ser localizada e resgatada, com vida, às 16h15, a cerca de 600 metros a jusante do local da queda.

O túnel de Portimão conduz os esgotos para a ETAR da Companheira.O trabalhador ferido acabaria por ser encaminhado para o Hospital de Portimão. Nesta operação participaram, além do Corpo de Bombeiros de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, a Autoridade para as Condições de Trabalho, as Águas do Algarve, e os responsáveis pelas obras em curso, num total de 46 operacionais e 14 veículos.

.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52



21/08/2017

60 Bombeiros Combateram Incêndio perto de Cachopo

62 Bombeiros apoiados por 14 veículos operacionais e dois Helicópteros Bombardeiros de Ataque Inicial combateram esta tarde um incêndio que eclodiu na zona de Marrocos - Cachopo.


A pronta e rápida mobilização de meios terrestres e aéreos foi determinante para uma rápida extinção do incêndio.

Aos meios de despacho para o ataque inicial juntou-se a Brigada 2 do Sotavento que durante a manhã deste domingo tinha sido deslocada de Santa Catarina para Cachopo para melhor ser operacionalizada em caso de necessidade.

Um dispositivo funcional e eficaz que de forma musculada combateu com eficácia o incêndio.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Diversos Pedidos de Ajuda na Ilha de Tavira

A equipa permanente de Bombeiros Municipais na Ilha de Tavira respondeu neste domingo a diversas solicitações de emergência na Ilha de Tavira.


Duas situações em contexto de trauma, ocorridas na linha de água provenientes do estado de levante que se fazia sentir tiveram de receber a assistência da equipa da Ilha de Tavira onde após acionamento do SIEM foram encaminhadas na Embarcação de Socorro até às 4 Águas onde posteriormente foram transportadas ao Hospital por equipas INEM.

Outras 2 situações em contexto de doença súbita na Ilha e Terra Estreita, receberam também a ajuda da equipa onde após devidamente assistidas foram transportadas na Embarcação de Socorro até ambulâncias INEM que as aguardavam.

A Ilha de Tavira torna-se um local especial de socorro pois não possui estradas nem acessos terrestres a equipas e meios de emergência.

A equipa de emergência dos Bombeiros Municipais na Ilha de Tavira funciona 24 horas por dia em permanência na Ilha de Tavira.

Esta equipa está operacionalizada por elementos com formação em Emergência Médica Pré-Hospitalar, com a valência de Desfibrilhação Automática Externa e condução de Embarcações de Socorro e objetivo da equipa é articular as situações de emergência com os outros intervenientes do SIEM e prestar da maneira mais rápida e favorável às vitimas o socorro adequado.

Este ano mais de duas dezenas de vitimas já foram assistidas na Ilha de Tavira, Santa luzia e Barril na vertente de ria e mar garantindo assim uma boa prestação de serviços de emergência à comunidade que frequenta estas lindas praias.

FIRESHELTER52

20/08/2017

Algarve Volta a Tremer

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 20-08-2017 pelas 06:05 (hora local) foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 45 km a Sul-Sudoeste de Albufeira. 



Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

https://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/

FIRESHELTER52

19/08/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente de viação na EN125 na zona da calada Tavira.


Um despiste seguido de capotamento deixou uma vitima encarcerada no interior do veiculo.

Equipas de emergência dos Bombeiros de Tavira INEM e autoridades assistiram a vitima que foi transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação de socorro os Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

O INEM enviou ao local uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira que transportou a vitima ao Hospital de Faro.

A circulação sofreu alguns constrangimentos mas foi prontamente regulada pelas autoridades e concessionária da estrada.

Toda a atenção é pouca, a EN125 encontra-se com muita circulação, esteja atento não seja vitima desta estrada.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Trator Agricola

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã da passada sexta-feira a um incêndio na zona do Morgado a Sul da Mata Nacional.


Um trator agricola ardeu quase por completo e face à rápida e eficaz intervenção dos meios dos Bombeiros locais e de apoio externo o incêndio restringiu-se apenas à máquina, não envolvendo incêndio em mato.

Operacionalizaram esta intervenção 8 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo de Combate a Incêndios, um Auto-tanque e uma equipa de comando, apoiados ainda pela autoridade e pelos Bombeiros de Vila Real de Santo António com um veiculo de combate a incêndios.

FIRESHELTER52

Santa Catarina Recebe Brigada de Combate a Incêndios

Foi operacionalizada no concelho de Tavira mais propriamente em Santa Catarina da Fonte do Bispo a 2º Brigada de Combate a Incêndios do Sotavento Algarvio dentro do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais DECIF2017.


Em virtude declaração de estado a calamidade, decretado pelo governo, e a pedido do CDOS Faro, os Bombeiros do Algarve, aumentaram o seu efectivo material e humano, reforçando os seus piquetes, bem como as Brigadas é o Grupo do Reforço do Algarve

Esta Brigada composta por dois Veiculos Florestais de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim e Vila Real de Santo António, de um Auto-Tanque dos Bombeiros Municipais de Tavira e um Veiculo de Comando.

A operacionalidade desta Brigada consiste no apoio rápido e musculado das forças do DECIF com o objetivo de extinguir e mitigar qualquer eclosão no menor espaço de tempo.

A Brigada está operacionalizada 24 horas por dia até ao final do estado de calamidade preventiva definido pelo Governo Português.


FIRESHELTER52 

17/08/2017

O que implica a declaração de calamidade pública

A declaração de calamidade pública pode ser declarada "face à ocorrência ou perigo de ocorrência" de acidente grave ou catástrofe, estando incluído um "regime especial de contratação pública de empreitadas de obras públicas, fornecimento de bens e aquisição de serviços", refere a lei de bases da Proteção Civil.


Esta declaração prevê um regime especial de contratação pública.

"Mediante despacho dos Ministérios da Administração Interna e das Finanças, é publicada a lista das entidades autorizadas a proceder, pelo prazo de dois anos, ao ajuste direto dos contratos" com o objetivo de "prevenir ou acorrer, com caráter de urgência, a situações decorrentes dos acontecimentos que determinaram a declaração de situação de calamidade", explica o diploma.

A declaração de calamidade pública legitima também "o livre acesso" da Proteção Civil à propriedade privada: está assim prevista uma "condição suficiente para legitimar o livre acesso dos agentes de proteção civil à propriedade privada" e a "utilização de recursos naturais ou energéticos privados".

Está ainda previsto que "a situação de calamidade implica o reconhecimento da necessidade de requisitar temporariamente bens ou serviços".

Entre outras medidas, o diploma decreta ainda a possibilidade de "mobilização civil de pessoas, por períodos de tempo determinados", a "fixação, por razões de segurança dos próprios ou das operações, de limites ou condicionamentos à circulação ou permanência de pessoas, outros seres vivos ou veículos", bem como "a fixação de cercas sanitárias e de segurança", a "racionalização da utilização dos serviços públicos de transportes, comunicações ou abastecimento de água e energia, bem como o consumo de bens de primeira necessidade".

Recorde-se que o gabinete do primeiro-ministro divulgou esta quinta-feira, em face da previsão do agravamento do risco de incêndio durante os próximos dias, que "o Governo, por despacho do primeiro-ministro e ministra da Administração Interna, vai declarar o estado de calamidade pública com efeitos preventivos naquelas zonas do território nacional".

https://sol.sapo.pt/artigo/576630/o-que-implica-a-declaracao-de-calamidade-p-blica-

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Capotamento na EN125 Livramento

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um aparatoso acidente de viação na EN125 na zona do Livramento Luz de Tavira.


Um despiste de um ligeiro de passageiros na En125 na zona do Livramento acabou em capotamento na berma desnivelada da estrada fazendo um ferido.

A vitima foi assistido no local pelas equipas de emergência dos Bombeiros Municipais de Tavira e transportado ao Hospital de Faro.

A circulação automóvel sofreu congestionamentos na passagem do local situação controlada pela GNR.

Responderam a este acidente 8 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

FIRESHELTER52

Risco de Incêndios e de Trovoadas nas Próximas Semanas

Como temos vindo a insistir, esta 2a metade de Agosto e inicio de Setembro serão dominadas pelas altas temperaturas, com valores acima do normal.


Teremos tambem um padrão que vai favorecer episòdios pontuais de instabilidade, similar ao que tivemos no inicio do Verão.

Jà este fim de semana os valores da temperatura vão subir de forma significativa.

Atenção ao risco de incendio e aos grupos mais sensiveis a estes valores mais extremos de temperatura.

Alem da temperatura do ar esperamos tambem que a temperatur do mar suba gradualmente para valores que variarão entre mais de 26°C no Algarve e 17-22°C no litoral oeste.


FIRESHELTER52

Portugal - DECLARADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública para os próximos dias devido ao risco de incêndio e às previsões do tempo.


As regiões com maior nível de alerta são os distritos do interior Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio.

"O Governo, por despacho do primeiro-ministro e ministra da Administração Interna, vai declarar o estado de calamidade pública com efeitos preventivos naquelas zonas do território nacional."

António Costa e Constança Urbano de Sousa vão reunir-se amanhã, às 9.30, com o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, o Comandante Geral da GNR, o Comandante Nacional de Operações de Socorro e o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A reunião servirá para assegurar a "mobilização máxima de meios e pré-posicionamento nas zonas de maior risco".

"O Governo procederá hoje à audição dos Presidentes de Câmara daqueles territórios tendo em vista a identificação de outras medidas que devam ser adotadas com caráter preventivo."

http://www.tvi24.iol.pt

FIRESHELTER52

IPMA Regista Sismo ao Largo de Tavira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-08-2017 pelas 10:15 (hora local) foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 65 km a Sul-Sudeste de Tavira.


Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

https://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Florestal Durante a Madrugada

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante esta madrugada a um incêndio florestal que eclodiu às portas da Mata Nacional, na zona dos Eirões.


A pronta e rápida intervenção e mobilização dos meios do DECIF Algarve numa resposta musculada e concertada permitiu aos Bombeiros uma eficaz extinção do incêndio que numa primeira fase lavrava de forma eruptiva em mato e pasto.

As condições meteorológicas associadas ao relevo do terreno e ao combustível permitiam ao incêndio desenvolver uma grande dinâmica associada ainda o problema do incêndio estar a ser arrastado para o perímetro florestal.

O incêndio foi debelado por equipas de Bombeiros vindos de Tavira, Olhão, Vila Real de Santo António, São Brás de Alportel, Alcoutim e Loulé e ainda a Brigada de Combate a Incêndios do Sotavento constituída por Bombeiros de Faro e Força Especial de Bombeiros.

A área ardida envolve perto de 3 hectares de terreno.

As autoridades estiveram no local da ocorrência.

Já na passada madrugada de segunda para terça feira, os Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão tinham combatido um incêndio que lavrou num canavial na estrada que liga Alfandanga a Moncarapacho.

FIRESHELTER52

2ª Quizena de Agosto com Previsão de Muito Calor

Mantém-se forte a tendência para uma 2ª quinzena de Agosto bem quente, com retorno a um padrão similar ao do início do Verão.


A presença de massas de água anormalmente quente no Atlântico tropical e ocidental, assim como, no norte da Europa, deverá dar origem a um pico significativo na atividade ciclónica nos trópicos, e ao mesmo tempo acentuar situações de bloqueio nas latitudes médias.

A configuração do regime de circulação sobre o Atlântico deverá favorecer a ocorrência de períodos de tempo anormalmente quente, seguidos por episódios de instabilidade que, poderão ser intensos... este regime, similar ao que ocorreu entre Abril e Junho, deverá prolongar-se por Setembro.

Para Outubro, é provável que entremos num regime predominantemente mais instável, com precipitação acima da média.


FIRESHELTER52

Avistamento de Tubarão na Praia do Barril Tavira

Alguns banhistas, na Praia do Barril, em Tavira, relataram ter avistado uma barbatana de tubarão. A praia foi evacuada mas a Polícia Marítima não encontrou vestígios do animal.


O alerta foi dado durante a tarde desta segunda-feira.

Os nadadores salvadores apressaram-se a hastear a bandeira vermelha na praia no momento do alerta dos banhistas.

Algum tempo depois, os nadadores salvadores voltaram a colocar a bandeira verde e a normalidade regressou à praia do Barril uma vez que se tratou de um falso alarme.

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/praia-do-barril-evacuada-depois-de-alerta-de-tubarao

FIRESHELTER52

Bombeiros Dominam Incêndio em Cartaya

O incêndio florestal que deflagrou durante a tarde de hoje em Cartaya, perto da fronteira de Ayamonte foi dominado por volta das 19:00.

Os operacionais do plano INFOCA debelaram as chamas que de forma muito violenta lavraram na mata de Campo Común de Abajo de Cartaya.

Vários meios aéreos de asa fixa de grande capacidade e helicópteros bombardeiros ligeiros e médios apoiados por operacionais no terreno garantiram a segurança da população.

Um albergue juvenil com 23 crianças teve de ser desocupado como algumas habitações por precaução.

Ficam aqui algumas fotos do incêndio:









https://huelvacosta.com/estabilizado-incendio-cartaya-del-apunta-ha-intencionado/

FIRESHELTER52


13/08/2017

Bombeiros Profissionais do Algarve Participam em Trail

Elementos dos Bombeiros Sapadores de Faro, Municipais de Tavira e Loulé participaram hoje, 13 de Agosto, no UTRP 2017, o Trail mais quente do ano, que decorreu na Rocha da Pena em Loulé.


A equipa denominada por Bombeiros Profissionais do Algarve  participou na prova dos 16km vestidos e equipados com os Equipamentos de Proteção Individual para Incêndios Florestais.


FIRESHELTER52

Já reparou na Quantidade de Água que gastamos

A utilização inteligente do consumo da água é a necessidade do momento, face ao período atual de maio escassez.

Para saber como, preparámos uma Infografia que ilustra 10 Dicas importantes sobre como usar a água com moderação.

Descarrega, partilha, divulga, ajuda a proteger este recurso essencial à vida.

Não te esqueças – ESTE VERÃO, USA A ÁGUA COM MODERAÇÃO.


FIRESHELTER52

12/08/2017

Porque está a Agua do Mar tão Fria

Devido à persistência de um regime de nortada, moderado a forte, ao longo dos últimos dias/semanas, no caso da faixa litoral Norte e Centro, temos tido um arrefecimento acentuado da temperatura da água do mar junto à costa, com valores mínimos, atingidos na semana passada e início desta, até 13-16ºC no Litoral Oeste e 16-18ºC no Algarve, valores estes que são mais normais no pico do Inverno.



O efeito do vento de norte afasta as águas mais quentes e estáveis para o largo, fazendo com que haja afloramento costeiro com agua mais fria vinda do fundo do mar, o que gera uma faixa de águas mais frescas junto da costa.

Estas condições afetam diretamente o estado do tempo nas regiões costeiras, contribuindo para um arrefecimento da temperatura do ar, intensificação dos ventos de brisa marítima e aumentando a possibilidade de nevoeiros e neblinas.

No geral, a presença de águas mais frias junto da costa também torna as noites mais frias, mesmo no Interior, mas o efeito nas temperaturas diurnas é menor e limita-se quase exclusivamente à faixa costeira.

Esperamos que a 2ª metade de Agosto, mantenha, em geral, o padrão de circulação atmosférica iniciado nestes últimos dias (um padrão mais quente), e tendo em conta o enfraquecimento normal das brisas marítimas a partir de Setembro, altura em que as temperaturas no interior da Península começam a descer de forma mais notória, esperamos que haja uma normalização da temperatura da água do mar ao longo das próximas semanas.


FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Violento Acidente na EN125

Bombeiros Municipais de Olhão, Bombeiros de Faro, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM e Autoridades responderam de forma eficaz e musculada a um violento acidente de Viação na EN125 na zona da Fuzeta.


Ao que chegou a informação ao SAFEPLACE52 parece que tratou-se de uma colisão entre dois ligeiros de passageiros fazendo um total de 8 feridos, 2 em estado grave.

Descrevam o cenário no local com muitos meios de socorro, entre ambulâncias de várias entidades e veículos de Bombeiros.

Circulação muito difícil, com alturas de supressão de faixas de rodagem para a operacionalização dos trabalhos de socorro e emergência.

A circulação na Estrada Nacional125 é dificil principalmente nesta altura do ano face ao enorme fluxo de trânsito sendo mais que obrigatório uma atenção cuidada e redobrada por parte dos seus utilizadores.

Não queira fazer parte destas informações, conduza com toda a prodência e respeite as indicações da sinalização e os outros condutores da via.

FIRESHELTER52

Bombeiros Combateram Incêndio na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por meios do DECIF Algarve combateram um incêndio florestal que deflagrou na serra de Tavira durante a tarde de ontem, sexta feira.


O incêndio eclodiu na zona do Vale da Murta por volta das 17:15.

O primeiro meio a chegar ao local foi o Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a respectiva Equipa Helitransportada dos GIPS´s da GNR que de uma forma rápida e eficaz dominou o incêndio.

O apoio terrestre foi eficiente onde os Bombeiros de Tavira apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque que consolidaram os trabalhos da Equipa Helitransportada e Meios Aéreo.

A caminho deste local deslocava-se uma equipa de Comando dos Bombeiros de Tavira apoiados ainda por outro meio aéreo, um Helicóptero Bombardeiro Médio com a Brigada Helitransportada dos GIPS´s da GNR sediados na BHSP de Loulé, Veículos de Combate dos Bombeiros de Olhão e Vila Real de Santo António e a Brigada de Combate a Incêndios sediados no Barranco do Velho - BECIN-Sotavento, que foram desmobilizados.

Um ataque musculado e eficaz que mitiga os incêndio na fase da eclosão apoiados por diversas entidades que se unem em esforços para que o DECIF Algarve seja ele tão operacional o quanto possível.

FIRESHELTER52