Separadores SAFEPLACE52

11/08/2017

Apenas uma nova Ambulância INEM para o Algarve

O INEM deu início à renovação da sua frota de ambulâncias colocadas nos designados Postos de Emergência Médica, melhorando assim as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica.



Uma ambulância de socorro é muito mais do que uma viatura sobre quatro rodas: é na realidade um instrumento para salvar vidas, já que se espera que o tratamento às vítimas de acidente ou doença súbita comece ainda antes da chegada à unidade de saúde, ou seja, no local da ocorrência e na célula sanitária da ambulância. 

Tendo em conta esta realidade, o INEM deu já inicio ao processo de renovação das ambulâncias colocadas nos designados Postos de Emergência Médica (PEM).


Os PEM funcionam em corporações de bombeiros que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. 

Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para dar resposta aos pedidos de socorro recebidos via Número Europeu de Emergência – 112.


O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano entre 2018 e 2021, altura em que a frota de ambulâncias se encontrará totalmente renovada. 

Trata-se assim de uma importante iniciativa do INEM e que marca também uma nova forma de aquisição das ambulâncias: ao invés de ser o Instituto a comprá-la, a ambulância será adquirida diretamente pelo Corpo de Bombeiros.

O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.

Assim, o INEM vai investir mais de dois milhões de euros já em 2017, subsidiando a 100% a aquisição destas 41 ambulâncias e respetivo equipamento.

As entidades às quais o Instituto propôs a renovação das ambulâncias segundo esta nova metodologia, foram as seguintes:
BV CADAVAL;
BM ALCANENA;
BV SINTRA;
BV MOREIRA DA MAIA;
BV BARREIRO;
BV BELMONTE;
BV ANSIÃO;
BV BELAS;
BV PONTE DA BARCA;
BV LEÇA DO BALIO;
BV ALCOENTRE;
BV OLIVEIRA DE AZEMÉIS;
BV CELORICO DE BASTO;
BV CELORICO DA BEIRA;
BV ALVERCA;
BV CANTANHEDE;
BV MONCORVO;
BV CALDAS DA RAINHA;
BV RIO MAIOR;
CBS GAIA;
BV SATÃO;
BV BARCARENA;
BV PINHAL NOVO;
BV AVINTES;
BV VILA FRANCA DE XIRA;
BV VILA POUCA DE AGUIAR;
BV SÃO JOÃO DA PESQUEIRA;
BV PENELA;
BV GÓIS*;
BV BATALHA;
BV FUNDÃO;
BV ÁGUEDA;
BV AVEIROS VELHOS;
BV PORTO;
BV TONDELA;
BV FIGUEIRÓ DOS VINHOS*;
BV PAÇOS DE FERREIRA;
BV MONCHIQUE;
BV REBORDOSA;
BV MONÇÃO;
BV ARRUDA DOS VINHOS

* Protocolo já assinado

De modo a identificar as ambulâncias adquiridas com esta nova metodologia e reconhecer o relevante papel dos parceiros do INEM no âmbito do SIEM, as ambulâncias dos PEM renovadas segundo este novo modelo vão ter um design ligeiramente diferente. Embora mantendo todas as características técnicas e um visual que as identifique como sendo “INEM” (cor RAL 1016), irão incorporar alguns elementos diferenciadores associados aos bombeiros.

http://www.inem.pt/2017/08/10/inem-inicia-renovacao-da-frota-de-ambulancias-colocadas-em-postos-de-emergencia-medica/

FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52