Separadores SAFEPLACE52

31/10/2017

Voluntários de Faro com Novo Auto-Tanque

O dispositivo de combate a incêndios dos Bombeiros de Faro foi reforçado esta semana com a chegada de um autotanque com capacidade para 17 mil litros de água.


Trata-se de um Veículo Tanque Tático Urbano (VTTU), adquirido no âmbito de uma parceria financeira entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária (AH) dos Bombeiros de Faro–Cruz Lusa que, para o efeito, disponibilizaram uma verba no total de 38 mil euros.

Uma parte do montante (18 mil euros), foi atribuída pela ANPC na sequência do abate de uma outra viatura dos Bombeiros de Faro, enquanto a AH suportou a verba restante (20 mil euros).

O montante permitiu adquirir e adaptar um veículo usado à missão dos bombeiros, nomeadamente o abastecimento de água à população e a viaturas todo-o-terreno.

A aquisição do autotanque foi efetuada após o abate de uma viatura sinistrada durante o DEFIC/2016, o que reduziu seriamente a capacidade operacional dos Bombeiros de Faro, especialmente em matéria de abastecimento de água no combate aos incêndios florestais.

Para Steven Sousa Piedade, presidente da Direção da AH dos Bombeiros de Faro-Cruz Lusa, a aquisição do VTTU representa um importante reforço da capacidade operacional da corporação, sobretudo num ano em que o risco de fogos florestais atinge proporções tão críticas no país e na região.

O dirigente sublinha ainda a «abertura» da ANPC, através do comandante distrital de Faro, Vaz Pinto, às diligências feitas com vista à substituição do veículo abatido e realça a disponibilidade da AH para suportar os restantes 20 mil euros.


«Esta possibilidade resultou do esforço feito pela direção da AH, nos últimos dois anos, com vista a um reequilíbrio financeiro que permitiu, não só a aquisição deste autotanque, como viabilizou uma candidatura para aquisição, através do QREN, de um Veículo Tanque Tático Florestal (VTTF) que deverá integrar o dispositivo em 2018», refere Steven Sousa Piedade.

Para além do VTTU agora adquirido, os Bombeiros de Faro-Cruz Lusa contam ainda com dois VFCI-Veículo Florestal de Combate a Incêndios.

barlavento.pt
FIRESHELTER52

Dispositivo de Combate a Incêndios prolongado até 15 de Novembro

O ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita determinou o prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até ao dia 15 de Novembro, incluindo meios aéreos, meios humanos e postos de vigia.


Esta decisão resulta da previsão de condições meteorológicas adversas e da manutenção do risco elevado de incêndios florestais por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do European Forest Fire Information System (EFFIS).

O prolongamento abrange os 17 meios aéreos que reforçaram o dispositivo na última semana (13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios) e os 12 contratados para o período de 16 a 31 de Outubro (8 helicópteros médios, 2 aviões pesados anfíbios e 2 aviões médios anfíbios).

Assim, estarão disponíveis, até dia 15 de Novembro, 35 meios aéreos de combate a incêndios em Loulé e Monchique (distrito de Faro), Ourique (distrito de Beja), Águeda (distrito de Aveiro), Braga e Fafe (distrito de Braga), Alfândega da Fé e Nogueira (distrito de Bragança), Castelo Branco e Covilhã (distrito de Castelo Branco), Cernache e Lousã (distrito de Coimbra), Guarda, Meda e Seia (distrito da Guarda), Pombal (distrito de Leiria), Portalegre (distrito de Portalegre), Baltar (distrito do Porto), Ferreira do Zêzere, Pernes e Sardoal (distrito de Santarém), Águas de Moura (distrito de Setúbal), Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), Vidago e Vila Real (distrito de Vila Real), Armamar e Viseu (distrito de Viseu).

A nota do Ministério da Administração Interna acrescenta que «será igualmente prolongado, até 15 de Novembro, o período de funcionamento de 72 postos de vigia da Rede Primária de Postos de Vigia e a GNR manterá as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) junto de cada Comando Distrital de Operações de Socorro».

O quadro operacional para a próxima quinzena envolve um dispositivo global de 6957 operacionais, entre os quais 3100 bombeiros. Inclui ainda patrulhamento ostensivo no terreno por parte das Forças Armadas, em articulação com a GNR e a PSP.

Os procedimentos aquisitivos relativos ao reforço de 17 meios aéreos até 31 de Outubro, decidido pelo Ministro da Administração Interna, estão publicados em www.base.gov.pt/, enquanto os relativos ao prolongamento do dispositivo até 15 de Novembro «serão publicados no prazo legal previsto».

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

PS-ALGARVE PROMOVE JORNADA SOBRE PROTEÇÃO CIVIL

A Federação Regional do Algarve do Partido Socialista realiza nesta terça-feira, dia 31 de outubro de 2017, uma jornada de trabalho dedicada às questões da Proteção Civil e dos Incêndios Florestais.


Pelas 14h30, o Presidente do PS-Algarve, António Eusébio, e os deputados eleitos pelo Algarve encontram-se com o Comandante Operacional Distrital (CODIS) do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, Vítor Vaz Pinto, nas instalações do CDOS, em Loulé.

Após a reunião com o CODIS, para apresentação de resultados da atividade operacional, segue-se visita aos membros das equipas da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros do Algarve, integradas no Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF’2017), na Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé.

Pelas 16h15, a comitiva reúne-se com o executivo e responsáveis da Proteção Civil Municipal de Loulé, no edifício dos Paços do Concelho de Loulé.

Face à previsão de manutenção das condições meteorológicas e de seca extrema que se verificam, o Ministro da Administração Interna determinou uma nova prorrogação do período crítico no âmbito do sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios até ao dia 15 de novembro, mantendo-se igualmente o SIOPS do DECIF’2017 ativo até essa data.


FIRESHELTER52

30/10/2017

Mapas de Incêndios em Portugal 2017

Este é o mapa de Portugal dos incêndios em espaços naturais, de 1 de janeiro a 28 outubro de 2017.


FIRESHELTER52

MEGA AULA ZUMBA SOLIDÁRIA - Bombeiros Vila Real Stº António

Teve lugar ontem, no quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António uma "Mega Aula Zumba Solidária", com o objectivo de angariar fundos para a Associação Oncológica do Algarve.


Num clima divertido e de descontração, ao ritmo das animadoras, foram angariados cerca de e 750 euros que revertem na totalidade para aquela instituição.

Temos a agradecer à Sónia Bessa e à sua equipa, pela forma como conduziram a aula de zumba, bem como a todas as pessoas que contribuíram para esta nobre causa.

Período crítico de incêndios prolongado até 15 de novembro

O governo voltou a prolongar, pela terceira vez, o período crítico de defesa da floresta.


O período crítico de combate aos incêndios foi prolongado até 15 de novembro.

Em causa está a previsão de continuação de tempo quente e seco.

Até 15 de novembro é proíbido,nos espaços florestais ou agrícolas, "fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa".

Entretanto, o Governo ordenou o reforço do dispositivo especial de combate a incêndios florestais até terça-feira, com mais 17 meios aéreos e aumento da mobilização de operacionais, de viaturas e de patrulhamentos pelas Forças Armadas e PSP.

Estas instruções, segundo afirmou fonte do Governo, foram tomadas em articulação entre os ministérios da Administração Interna, da Defesa Nacional e da Agricultura, na sequência da divulgação de uma "previsão de condições meteorológicas adversas" nos próximos dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até ao final deste mês, verifica-se um "índice de risco de incêndio florestal".

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Combateram Incêndio em Fábrica Desativada

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de Domingo a um pequeno foco de incêndio numa fábrica desativada em Tavira.



A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros Municipais permitiu uma ação célere e eficaz dominando e extinguindo prontamente o incêndio que se verificava no interior da antiga instalação fabril de Tavira.

Não houve feridos a registar.

Os Bombeiros Municipais responderam ao incêndio com 5 operacionais apoiados por um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios.

Ainda, ao final do dia os Bombeiros Municipais receberam um alerta para um intenso cheiro a gás numa zona urbana de Tavira.

Tendo respondido de forma rápida à solicitação uma equipa de combate a incêndios apoiada por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndio verificaram que o intenso cheiro era de um residente que fez uso de creolina para uma ação de limpeza e desinfecção.


FIRESHELTER52 

24/10/2017

Homem Morre Electrocutado - Castro-Marim

Hoje, por volta das 16:10, equipas de emergência foram alertados para um incêndio florestal, no sitio da Azeda, perto de Bartolomeu do Sul, Castro Marim.


Quando as equipas de socorro chegaram a local, constataram que o incêndio tinha sido provocado, pela electrocussão de um popular, que se encontrava em cima de um pinheiro a apanhar pinhas e tocou no cabo de alta tensão, sofrendo uma descarga eléctrica, que provocou o incêndio florestal.

A vitima ficou em paragem cardiorrespiratória após o choque.

Foi necessário a presença da EDP para desligar a corrente e retirar a vítima do cimo do poste de distribuição, ao mesmo tempo para garantir a segurança das equipas de socorro, durante as manobras de extinção do incêndio.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Real e Tavira, com doís Veículos de Combate a Incêndios (VFCI), uma veículo tanque (VTTU), um veículo escada(VE30), uma ambulância de socorro,uma veículo de comando (VCOT);

O INEM também foi chamado ao local com a equipa de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV),

Apoiaram as operações de socorro e combate outras entidades como a Equipa de Vigilância Móvel de Castro Marim (EMIF) a GNR e um piquete da EDP, num total de 23 operacionais.

Incêndio Monte Gordo - Mato

Incêndio na zona de Aldeia Nova - Monte Gordo



No site da ANPC informam que arde mato - Incêndio Dominado

Vários veículos de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Vila Real, Municipais de Tavira como Sapadores Florestais dominaram o incêndio.

Site informa, 30 operacionais 10 Meios Terrestre.

FIRESHELTER52

Reforço de práticas nas escolas para comportamentos de risco e autoproteção

O Ministério da Educação (ME) anunciou hoje que vai reforçar as práticas pedagógicas em áreas como a valorização dos recursos florestais, comportamentos de risco e medidas de autoproteção, nos ensinos básicos e secundários.


"Foi identificada a necessidade de sensibilizar a população para os comportamentos de risco, atuando numa lógica preventiva. O objetivo é reforçar as práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário referentes à valorização dos recursos florestais, à sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e a medidas de autoproteção", refere o ministério, numa resposta a questões enviadas pela agência Lusa.

O ME refere que entre as medidas a ser implementadas estão a produção de recursos didático-pedagógicos tendo como objetivo "dotar a comunidade escolar de conhecimento sobre os riscos", que permita fomentar "hábitos de segurança e competências no âmbito da proteção civil".

Pretende também implementar o Referencial da Educação para o Risco nos ensinos pré-escolar, básico e secundário, através de ações formativas específicas direcionadas para os professores.

dn.pt

FIRESHELTER52

Novos cursos de Protecção Civil nos politécnicos em 2018

O Governo pediu às universidades e politécnicos para aumentarem a oferta formativa na área da Protecção Civil. Estes últimos já responderam ao apelo e dizem, ao i, que em Março do próximo ano vai haver mais cursos técnicos profissionalizantes nesta área.


Os incêndios deste Verão e início de Outono puseram a nu a escassa oferta formativa na área da Protecção Civil e ordenamento da floresta. A tal ponto que o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, teve de pedir às universidades e institutos politécnicos sugestões para melhorar e aumentar os cursos nesta área. A primeira resposta chegou destes últimos: ao i, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) diz que pode haver novos cursos já em Março do próximo ano.

Em causa estão cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), lançados pelo ex-ministro da Educação Nuno Crato, com a duração de dois anos, que não conferem grau académico e têm uma vertente profissionalizante. "Há oito a 10 [institutos politécnicos] que terão capacidade para avançar com os cursos TeSP já no segundo semestre" do corrente lectivo, ou seja, em Março do próximo ano, garantiu Nuno Mangas, presidente do CCISP.

Actualmente há 11 cursos TeSP nas áreas da Protecção Civil e ordenamento florestal nos politécnicos públicos, sublinha o i. O Ministério do Ensino Superior também pretende reforçar as pós-graduações, "incluindo mestrados profissionais" em politécnicos e universidades. Porém, esses só poderão ser submetidos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em Outubro do próximo ano.

Nas universidades, há apenas dois mestrados integrados na área da Engenharia Florestal (um na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD e outro na Universidade de Lisboa), mas que não têm grande procura. Na UTAD, as 15 vagas abertas não foram todas preenchidas, assinalou ao jornal Fontainhas Fernandes, reitor da instituição e presidente eleito do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

jornaldenegocios.pt

FIRESHELTER52

Helicoptero em Monchique e Marinha a Patrulhar a Serra

Uma das decisões do Conselho de Ministros extraordinário, realizado este Sábado, foi o reforço dos meios aéreos de combate a incêndios, com a disponibilização de 13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios, até ao final do mês de Outubro.


Pelas contas do Governo, este reforço, que representa um investimento de cerca 1,4 milhões de euros, “significa praticamente uma duplicação do dispositivo de meios aéreos disponíveis até ao final de Outubro”, os quais passam de 18 para 35. A decisão é justificada pelas previsões meteorológicas adversas feitas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um desses meios aéreos agora disponibilizados de combate a incêndios florestais fica estacionado em Monchique.


No âmbito do apoio da Marinha à Autoridade Nacional de Proteção Civil, para a realização de ações de patrulhamento contra os incêndios, encontram-se empenhados Fuzileiros nos distritos de Portalegre, Setúbal e Faro, num total de 13 patrulhas ativadas, 8 no distrito de Faro, 3 no distrito de Setúbal e 2 no distrito de Portalegre.

A ação dos militares da Marinha nestes 3 distritos iniciou-se às 08h00 deste domingo e prolonga-se até às 20h00 de quinta-feira, dia 26 de outubro.

FIRESHELTER52

23/10/2017

Terra "Abana" em Tavira // 2.2 Richter

Da-se conta de um sismo de fraca intensidade ocorrido na Zona de Tavira.



Com duração de alguns segundos, consegue-se ver que em alguns perfis do facebook há registos de ter sido sentido.

Publicações feitas pela comunidade virtual despertaram o interesse sobre o assunto e na pesquisa do site do IPMA é então verificado a ocorrência de um sismo com a intensidade de 2,2 na escala de Richter na zona de Tavira, onde alguns quilomotros a norte desta última posição há registo de quase uma dezena de pequenos abalos sentidos em cima da falha geológica local.

Segundo o site do IPMA o sismo ocorreu hoje, 23-10-2017 às 19:59, a foto em cima é um PRTSC da página do IPMA.

FIRESHELTER52

Previsão Para Próximos Dias



Estamos com muito má sorte diz a BestWeather

Enquanto que pelo Atlântico central e Mediterrâneo se movimentam vigorosas perturbações que vão deixar muita chuva e trovoadas.....o anticiclone continuará a ter influência no estado do tempo na Península durante a próxima semana.



O padrão em termos gerais está, apesar de tudo, favorável a que as perturbações cheguem, só que elas têm-se desviado quer para leste quer para oeste... estamos ansiosos que este padrão quebre de vez...

A chuva da passada semana foi muito benéfica, mas é preciso muito muito mais!

A atmosfera continua muito dinâmica, com vários elementos em jogo que poderão influenciar o estado do tempo a médio e longo prazo... como já dissemos este ano será um ano marcado por um comportamento bastante extremo durante o Inverno. Há que estar preparado para um Inverno que tanto vai ter dias muito chuvosos e de mau tempo como também períodos de tempo anormalmente seco.

BestWeather in facebook

FIRESHELTER52

Festa com Ciência junta Noite das Bruxas em Tavira

Destaque para um "arrepiante" show de ciência.


O Centro de Ciência Viva de Tavira, realiza este ano, uma grande festa da Noite das Bruxas, no próximo dia 31 de Outubro, entre as 18h00 e as 23h00.

Destaque para um "arrepiante" show de ciência e atividades que desafiam os pais a participarem com os filhos na construção de morcegos voadores e porta-chaves medonhos e nas atividades de robótica e jogos de programação

Mais informações ou inscrições deverá contactar o 281 326 231 | 92 445 2528 ou geral@cvtavira.pt

FIRESHELTER52

IV Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve

Encontram-se abertas as inscrições para participar nas IV Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve, que irão decorrer no no próximo dia 30 de outubro, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve na unidade de Portimão.


Sob o lema internacional dos Cuidados Paliativos: «Cuidados Paliativos Universais – Não deixar ninguém que sofre para trás», esta iniciativa pretende fomentar a partilha de boas práticas, criar espaços de debate sobre o que queremos dos Cuidados Paliativos no futuro, no Algarve e no País, contando com a participação de profissionais de saúde de todo o país e com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Professor Doutor Fernando Araújo e dos membros da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos.

As inscrições são gratuitas mas limitadas à lotação da sala.

Por: CHUAlgarve

FIRESHELTER52

Manifestação em Faro revoltada com "inércia" no combate aos fogos

O Jardim Manuel Bivar em Faro foi palco esta tarde de uma manifestação, que chamou a atenção das entidades competentes e da opinião pública sobre o flagelo dos incêndios no país, desde os crimes de fogo posto, à falta de meios, passando pela "inércia de sucessivos Governos sobre este problema nacional".



Em declarações ao Algarve Primeiro, Carla Alcaide, uma das pessoas da organização, destacou que a ação não está ligada a cores políticas, "apenas à cor do país e à indignação face ao que tem acontecido".

Indignação que "cresceu", segundo Carla Alcaide, pela "inércia que existe em todos os setores políticos, admnistrativos e judiciais, pois entendo que a sociedade civil tem de fazer alguma coisa, já que o poder político faz pouco".

Visivelmente emocionada com os males da "inércia", diz que é "a culpada de tudo o que acontece no país, a inércia de quem poderia dar mais aos bombeiros para serem profissionais e são voluntários ou a política da floresta que tem sido uma pólvora que nunca mais tem fim", avançou.

Ao nosso jornal, Carla Alcaide, assumiu ainda que o Governo tem tido "total desrespeito por quem votou e por quem paga impostos" explicando que este movimento surgiu no Facebook na passada terça-feira "entre duas pessoas que nem sequer se conheciam, tendo decidido avançar com a ideia e escolher Faro, para a realização da manifestação".

Realizada a primeira ação, estão previstas outras iniciativas com a sociedade civil, "para tentar apurar com quem percebe de florestas, o que é que o cidadão pode fazer no seu dia-a-dia, tentar perceber com quem está nos bombeiros como é que podemos ajudar no terreno ou saber entre as populações mais afetadas o que mais precisam para sermos nós a enviar ao local os bens necessários e não o Estado".

Carla Alcaide, referiu ainda que Marcelo Rebelo Sousa, como "chefe das Forças Armadas, podia dar ordem para os aviões levantarem, sei que a nossa Força Aérea quer ajudar, mas ainda não o fez, aí o Presidente da República tem uma palavra a dizer, que já vem tarde".

Lamenta também as declarações de António Costa, quando disse que o problema dos incêndios vai repetir-se, "do que depender de nós garanto que iremos fazer tudo para que estas tragédias não se repitam, porque todos os Governos são culpados sem exceção, se os políticos são patriotas então deviam estar unidos e não continuar com divisões entre esquerda e direita".

"As vidas perdidas nos incêndios para mim foi a gota de água, mas a floresta queimada com esta rapidez, também não deixa esperança para o futuro das novas gerações, portanto temos que fazer o que podemos enquanto pudermos, concluiu.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Testemunho de Um Coronel que Serviu em Tavira

Testemunho daquilo que foi e tem sido o papel dos militares nas serras algarvias... leiam e partilhem


"Quando fui comandante do RI1 em Tavira passsava quatro meses do Verão com uma unidade de escalão companhia, num escola cedida pela câmara municipal em Marmelete.

O Pessoal efetuava treino operacional a sério na serra, desde patrulhamentos de área e de zona, guardas de flanco duma unidade, ataques apeados, defesas, linhas de defesa com a montadem de postos avançados etc.

Ocupávamos a serra, a disuação funcionava e cumpríamos a nossa missão operacional e supletivamente uma missão de defesa civil.

Com o resto das minhas forças fazia o mesmo na região de Tavira.

Não houve fogos nos anos que comandei, e as Câmaras ofereciam alguns víveres e gasóleo.

No Inverno executávamos algumas limpexas de mato, principalmente nas zonas onde montávamos exercícios táticos, para limpeza de campos de tiro para metrelhadoras e armas pesadas.

Com um pouco de imaginação podemos ocupar as serras e efetuar treino operacional.

Não me esqueço de o meu trabalho ter sido apreciado pelas populações e autoridades locais e depreciado pelas chefias, que nunca acharam importante que o exército assumisse esta missão."

https://www.facebook.com/nuno.pereiradasilva.50/posts/1671026386261774

FIRESHELTER52

20/10/2017

2 Incêndios Lavram na Serra Algarvia

Dois incêndios lavram na serra Algarvia, a Barlavento e a Sotavento.



Na zona da Amorosa, São Bartolomeu de Messines, o incêndio lavra em mato e trinta bombeiros apoiados em 5 meios terrestres e um aéreo combate desde as 15 horas, estando o incêndio a esta hora no site da ANPC dado como Ativo.

Na zona de Corte Pinheiro, Ameixial, Loulé, outro incêndio a lavrar em zona agrícola lavra desde as 14 horas, estando a ser combatido por dezassete Bombeiros apoiados por quatro meios terrestres.

Esta informação foi coligida no site da ANPC às 15:25, onde a informação dava estes dois incêndios como Ativos.

FIRESHELTER52

Bombeiros profissionais esperam medidas de profissionalização

Fernando Curto diz que "a profissionalização é essencial" e que na primeira resposta a um incêndio tem de estar "uma hierarquia profissional", e não estrutura baseada no voluntariado.



O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, defende o alargamento da profissionalização dos bombeiros e da proteção civil e quer as autarquias mais envolvidas na questão dos incêndios.

Questionado pela Lusa sobre o que gostava que o Governo aprovasse para um combate efetivos aos fogos florestais, Fernando Curto frisou que "a profissionalização é essencial" e que na primeira resposta a um incêndio tem de estar "uma hierarquia profissional", não podendo estar a Proteção Civil assente numa estrutura baseada no voluntariado.

O primeiro-ministro marcou para sábado um conselho de ministros extraordinário para debater um relatório sobre os fogos de junho na região centro, feito por uma Comissão Técnica Independente e entregue na Assembleia da República na semana passada.

Ouvido pela Lusa o presidente da ANBP disse que o Governo devia reorganizar o serviço de proteção civil mas defendeu a manutenção do sistema de comunicações de emergência que foi muito polémico, o SIRESP.

"O SIRESP é uma rede boa, mas nunca foram corrigidas as situações anómalas detetadas nos últimos 10 anos", disse.

Para Fernando Curto, outra medida que o Governo podia adotar no sábado era a reorganização da Proteção Civil, profissionalizando os comandantes nacionais e acabando com as nomeações políticas destes, "que não dão sustentabilidade nem motivação" para quem ocupa o cargo.

O presidente da ANBP quer ver o Governo a reconhecer os bombeiros profissionais das autarquias locais como corpos especiais da função pública e como profissão de desgaste rápido, com tudo o que isso implica. Mas também o reconhecimento dos bombeiros profissionais da força especial de bombeiros e das associações de bombeiros voluntários. E que seja criado o estatuto profissional do bombeiro.

Outra sugestão ao governo é a de que defina o financiamento dos bombeiros, com orçamento próprio, ou que assuma a gestão administrativa, financeira e pedagógica da Escola Nacional de Bombeiros e a integre no sistema educativo nacional, ou ainda que uniformize os índices salariais dos bombeiros com referencia aos das forças de segurança.

Avisa ainda Fernando Curto que "o combate aos fogos não pode estar separado da prevenção", devendo os municípios ser mais "penalizados" e responsabilizados em relação ao ordenamento da floresta.

Fernando Curto diz que não se tratam de questões novas, que são faladas há 10 anos. E elogia o papel que tinham na questão dos incêndios os governos civis, entretanto extintos, que faziam a ligação com as autarquias, que acionavam planos de emergência, que coordenavam o combate dos incêndios que se estendiam a vários concelhos.

"Hoje há um vazio entre o comandante distrital, o presidente da Câmara e o Ministério da Administração Interna"", disse.

Os incêndios de junho na região centro, que começaram em Pedrógão Grande, provocaram 64 mortes, a que se juntaram pelo menos 43 em resultado de incêndios que deflagraram no domingo passado no centro e norte do país.

www.tsf.pt/

FIRESHELTER52

19/10/2017

Curso de Certificação de treinadores de cães perigosos

2ª Certificação de treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos



A Guarda Nacional Republicana (GNR) enquanto entidade certificadora de treinadores de cães perigosos e potencialmente perigosos, e com o objetivo de dar cumprimento ao estipulado na legislação em vigor, informa que estão abertas as inscrições para o 2º curso do Sistema de Avaliação para Certificação de Treinadores de Cães Perigosos ou Potencialmente Perigosos (SACT). 

Para mais informações aceda a https://goo.gl/Jk7zCt

FIRESHELTER52

Domingo volta o tempo seco e o risco de incêndio

A chuva, que começou a 16 e deve continuar até sábado, vai acabar já a partir de domingo, dia 22 de Outubro, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



Assim, entre os dias 22 e 25 de Outubro, prevê-se «um novo período sem precipitação», havendo «uma probabilidade entre 20 e 40% de ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro entre os dias 26 e 28».

O IPMA recorda que, «desde o dia 16 de Outubro, iniciou-se um período de precipitação que deverá prolongar-se até dia 21, com maior incidência nas regiões do litoral Norte e Centro».

Mas o Algarve, revela, é «a região com menores quantidades de precipitação».

Entretanto, a temperatura do ar desceu, «passando a oscilar entre os valores normais para a época do ano».

Com o regresso dos dias secos, o IPMA informa que haverá ainda subida da temperatura do ar para valores máximos, entre 25 e 30°C, e humidades relativas do ar inferiores a 40%, no período da tarde nas regiões do Interior, até dia 25 de Outubro.

Aquela entidade acrescenta também que a precipitação que cair até sábado «não deverá ter impactos significativos na diminuição da situação de seca, em particular nas regiões do interior e no Algarve».

Por isso, alerta, «o risco de incêndio vai voltar a aumentar» já a partir de dia 21, pelo menos até 25 de Outubro.

http://www.sulinformacao.pt/2017/10/depois-de-poucos-dias-de-chuva-volta-o-tempo-seco-e-o-risco-de-incendio/

FIRESHELTER52

Universidade do Algarve solidária com bombeiros e famílias

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) está a recolher nos seus Centros de Cópias bens e mantimentos para ajudar os bombeiros que estão no combate aos incêndios ativos no nosso país como às famílias que foram afetadas.


A AAUAlg manifesta a sua solidariedade e apoiará os mais desfavorecidos devido a este trágico acontecimento, na certeza que a adesão dos estudantes e da comunidade académica em geral será elevada. Um gesto fará, certamente, toda a diferença.

Pontos de Recolha nos Centros de Cópias da AAUAlg - Horários:

Campus da Penha - das 8h30 às 21h

Campus de Gambelas - das 8h30 ás 19h

Campus de Saúde - das 9h às 14h e das 15h às 18h

Ademar Dias

FIRESHELTER52

TAVIRA WALKING TOUS - TAVIRENSES À DESCOBERTA

No âmbito do tema Tavirenses à Descoberta

A Tavira Walking Tours e a Tuk Tuk Tavira oferecem desconto de 50% em grupos de 4 pessoas, para os residentes no concelho de Tavira, nos passeios em Triciclo motorizado (Tuk Tuk) e nos passeios pedestres realizados no concelho, indicados a baixo.



DESCONTO

O desconto realiza-se entre os dias 1 de Novembro 2017 até o dia 15 de Março de 2018, para as reservas realizadas previamente dos passeios indicados, com 1 semana de antecedência
pelo email: geral@tuktuktavira.com ou telefone 913 352 830, com mínimo de 4 pessoas.

(devem fazer prova de residência através de documento que ateste, carta da luz, água, etc).

PASSEIOS COM DESCONTO

TUK TUK TAVIRA

OLD CITY TOUR (30 min) 4 PAX– PVP 40€/ PVP c/ DESCONTO 20€
CITY TOUR (60 min c/ vinho Porto) 4 PAX – PVP 60€/ PVP c/ DESCONTO 30€
TUNA FISH TOUR (90 min c7 vinho Porto) 4 PAX – PVP 80€/ PVP c/ DESCONTO 40€

TAVIRA WALKING TOURS

FARMS AND WATER MILLS (8KM FACIL) 4 PAX– PVP 80€/ PVP c/ DESCONTO 40€
FARMS AND TILE MAKERS (12KM MEDIO) 4 PAX– PVP 80€/ PVP c/ DESCONTO 40€
CORK AND SEA VIEWS (12KM MEDIO/ ALTA) 4 PAX– PVP 80€/ PVP c/ DESCONTO 40€
SANTA CATARINA – TAVIRA TRAIL (20KM ALTA) 4 PAX– PVP 100€/ PVP c/ DESCONTO 50

http://www.algarvepromotion.pt/pt/noticias/2123/tavira-walking-tous---tavirenses-a-descoberta.aspx

FIRESHELTER52

Gran-Plaza acolhe Sessão de Casting

O Tavira Gran-Plaza vai acolher uma Sessão de Casting para modelos, organizada pela ABC Models, com o intuito de gerar interesse e satisfação junto do público juvenil.


No dia 22 de Outubro, no entre as 10 e as 22 horas, vai ser instalado no centro comercial um mini-estúdio fotográfico para realização de inscrições e castings, a todos os jovens entre os 16 e os 25 anos de idade que queiram participar.

O Tavira Gran-Plaza apoia esta iniciativa e considera-a “uma excelente oportunidade para todos os jovens que tenham o objectivo de ingressar pelo mundo da moda e iniciar uma carreira de modelo”.

postal.pt

FIRESHELTER52

Protocolo Regimento de Infantaria Nº 1 e o Município de Tavira

Foi celebrado entre o Regimento de Infantaria Nº 1 e o Município de Tavira o protocolo de colaboração com vista a garantir a segurança das populações, a defesa do património natural e a vigilância florestal do concelho, durante o período crítico de risco de incêndio. 


Compete, assim, ao Regimento de Infantaria Nº 1 apoiar a edilidade, enquanto entidade responsável pela Proteção Civil, na vigilância e defesa da floresta, assim como na manutenção das condições de vida das populações locais.


FIRESHELTER52

14/10/2017

Formação de Extintores - Escutas de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram uma ação de formação sobre a utilização de extintores e outros mecanismos de extinção aos Pioneiros do Agrupamento 100 do Corpo Nacional de Escutas -Tavira.


A formação de 4 horas foi composta por uma ação teórica em sala, onde se abordaram os temas referentes à fenomenologia da combustão, mecanismos de propagação e extinção e ainda especificações sobre o técnicas de combate a incêndios.

Outra parte da formação foi na interação em contexto de fogo real, onde os jovens escuteiros e os seus chefes puderam colocar em prática as ações que aprenderam na parte teórica.

A ação foi ministrada no Quartel dos Bombeiros Municipais pelo Formador de Combate a Incêndios João Horta.

No final o feedback por parte do grupo de formação foi muito positivo.

Estas e outras formações feitas pelos Bombeiros Municipais de Tavira destacam o papel fundamental e estruturante do patamar local, nomeadamente das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos, descritos no quadro de Sendai.












FIRESHELTER52

São Brás - maratona de futsal interbombeiros

O Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel recebe este fim de semana, 14 e 15 de outubro, mais uma edição da maratona de futsal interbombeiros, em homenagem ao ‘Ajudante de Comando Teodomiro Alves’.


As corporações de bombeiros algarvias de São Brás de Alportel, Portimão, Loulé e Olhão e as dos Bombeiros Voluntários de Minde, Alvito, Montemor-o-Novo e Carcavelos e São Domingos de Rana, disputam o torneio, em que “o mais importante é o convívio”, disse ao Algarve Desporto fonte dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Com início pelas 14 horas do dia 14 e término pelas 15 horas do dia 15, o torneio é uma organização da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e conta com o apoio da autarquia e da Junta de Freguesia.

http://algarvedesporto.pt/2017/10/13/bombeiros-25-horas-futsal-sao-bras/

FIRESHELTER52

Defesa da Floresta - ALERTA VERMELHO

Face a previsão do IPMA de agravamento das condições meteorológicas, informa-se a passagem do Estado de Alerta Especial, do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, para o nível VERMELHO das 20 horas de 14 de outubro até ás 8 horas de 16 de outubro de 2017.

https://www.facebook.com/ccdralgarve/

Mais INFORMAÇÕES em www.prociv.pt ou em www.ipma.pt

FIRESHELTER52

13/10/2017

Bombeiros Respondem a Falso Alerta na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por meios do DECIF Algarve responderam durante a manhã de hoje a um alerta de incêndio florestal numa zona de serra entre a Fonte Salgada e o Beliche.



De forma emediata foram despachados para o local dos Bombeiros de Tavira uma equipa de combate a incêndios florestais e uma equipa de apoio, envolvendo um Veiculo de Combate a Incêndios Florestais e um Auto Tanque.

No despacho de meios do DECIF os GIPS´s da GNR e os Bombeiros de São Brás e Vila Real enviaram de imediato mais três veiculos de Combate a Incêndios para o local.

Um despacho de meios musculado e eficaz para uma ataque inicial, que felizmente não teve a necessidade de qualquer intervenção, visto após longo periodo de patrulhamento na área compreendida do alerta não foi verificado qualquer incêndio.

Ainda assim é importante relembrar que o governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 31 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios proibindo assim o uso de qualquer tipo de fogo ou arte de foguear nas florestas, matas ou espaços rurais e agricolas.

FIRESHELTE52

Cruz Vermelha de Tavira com Nova Ambulância

Recentemente a Emertech entregou à Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Tavira uma Ambulância de Transporte de Doentes não Urgentes, Renault Trafic. 



FIRESHELTER52

PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS -31 Outubro

Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 31 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. 


Trata-se de um novo prolongamento. 

O período crítico foi inicialmente estendido de 30 de setembro até 15 de outubro, através de despacho do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, atendendo às “condições meteorológicas excecionais".

De acordo com o novo despacho, este segundo prolongamento é justificado pelo facto de a precipitação prevista poder “não ter expressão na alteração do índice de severidade meteorológico acumulado”, mantendo-se, assim, um “elevado estado de secura dos combustíveis”. 

A quantidade de água disponível no solo, presumivelmente insuficiente para aumentar o teor de humidade para níveis ideais que contrariem as ignições e o número de incêndios rurais por dia, que se encontra acima da média dos últimos anos para este período, justificam, na perspetiva do Governo, uma continuidade de medidas e de ações especiais de prevenção de incêndios florestais.
Durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido:
#fumar, fazer lume ou fogueiras;
#fazer queimas ou queimadas;
#lançar foguetes e balões de mecha acesa;
#fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
#fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Fonte:Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

FIRESHELTER52

12/10/2017

CARTEIRA PROFISSIONAL DE BOMBEIRO’, COM RECONHECIMENTO EUROPEU

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, enquanto entidade formadora certificada assinou um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Abrantes e o Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim (ambos Centro Qualifica) com o objetivo de certificar profissionalmente os Bombeiros do Médio Tejo ou de outras regiões do país que pretendam obter a ‘Carteira Profissional de Bombeiro’, com reconhecimento europeu.


O primeiro grupo de Bombeiros a ser certificado inicia o processo no próximo dia 16 de outubro, nos Bombeiros de Abrantes e é constituído por bombeiros de Abrantes, Sardoal e Bucelas. Quem quiser ainda se pode inscrever nesta sessão.

O projeto desenvolve-se no âmbito do sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) do referencial de Bombeiro (nível 2).

Os Bombeiros interessados em obter a Carteira Profissional de Bombeiro terão de preencher uma ficha de inscrição, apresentar os dados do Cartão de Cidadão, o Certificado de Habilitações e o seu Currículo. As habilitações mínimas para frequentar este RVCC são o 9º ano.

Após a primeira sessão os formandos terão de apresentar todos os certificados comprovativos das formações que foram fazendo ao longo da sua carreira de Bombeiro que irão ser submetidos à análise de quatro formadores profissionais, os quais, para além de reconhecer e validar as competências operacionais dos Bombeiros poderão dar a formação necessária para completar o referencial do processo.

Esses avaliadores/formadores são: Adelino Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Constância;Carlos Gonçalves, comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar; Guilherme Isidro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, ex-2º comandante da Força Especial de Bombeiros (FEB); Cristina Almeida, oficial-bombeira dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, licenciada em Psicologia, pós-graduada em Recursos Humanos.

O processo de RVCC já foi feito pela Escola Nacional de Bombeiros em 2012, mas com extinção dos Centros de Novas Oportunidades não foi concluído, ficando muitos bombeiros por certificar.

http://www.mediotejo.net/abrantes-ahbv-passa-carteira-profissional-de-bombeiro-com-reconhecimento-europeu/

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Resgatam Estrangeiro Caído

Os Bombeiros Municipais de Tavira procederam durante a manhã do dia de hoje a uma missão de Busca e Salvamento na zona das Cabanas Ria.



Um caminhante, estrangeiro, apreciador das magnificas paisagens da Ria Formosa após ter ficado bloqueado pela subida da maré no seu caminho de retorno fez um desvio a norte por uma propriedade agricola, acabando por inadvertidamente cair numa zona de canavial e dificil acesso pedonal.

Tendo em vista as dificuldades que atravessava numa zona que não conhecia, contactou um amigo Português que de imediato ativou o pedido de socorro via 112.

Os Bombeiros Municipais fizeram deslocar de imediato para esse local uma Ambulância de Socorro, uma Equipa de Apoio e Salvamento e o Comando.

A vitima foi auxiliada e assistida no local acabando no final por ser transportada à SUB de Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

Novo Suplemento Nutricional para Equipas de Emergência - BrainZyme

O primeiro suplemento nutricional do cérebro (NCE) do Reino Unido com matcha, guaraná e vitaminas / minerais naturais foi lançado pela Better Nutritional Science.



BrainZyme é cientificamente comprovado para melhorar a concentração e reduzir o cansaço e é fabricado no Reino Unido.

Os serviços de emergência são algumas das profissões com maior exigência fisica e psiquica que um profissional pode assumir.

Esses homens e mulheres são submetidos a uma grande tensão física e mental todos os dias - e os erros podem potencialmente ter sérias consequências.

Além disso, é importante que o pessoal dos serviços de emergência seja o mais coerente possivel, capaz de pensar com clareza e trabalhar sob pressão.

É por isso que a Better Nutritional Science, com sede em Edimburgo, lançou o BrainZyme, um novo suplemento alimentar cerebral que funciona em uma hora para apoiar um pensamento mais claro e desbloquear energia.

As cápsulas nutricionais são ideais para quem sente que está tendo problemas com falta de energia ou que se esforça para manter o foco após um longo dia.

Existe uma demanda crescente de "pílulas inteligentes" que ajudam as pessoas a fazerem mais o seu dia de estudo ou trabalho, e o BrainZyme funciona como uma alternativa legal e segura para drogas como o Modafinil.

BrainZyme é um Enhancer cognitivo nutricional (NCE) com matcha natural, guaraná e vitaminas / minerais, e é apoiado por uma ciência real que apóia suas reivindicações de permitir concentração, desempenho mental aprimorado e cansaço reduzido.

Também ajuda na procrastinação, ignorando distrações, melhorando a multitarefa, a criatividade e ajudando a proporcionar produtividade, energia e alerta sustentados durante 4-6 horas.

"No mundo altamente competitivo de hoje, é preciso ser inteligente e fazer mais, e melhor, diariamente. BrainZyme foi feito para atender a essa necessidade ", afirmou Calum Scott, gerente geral da Better Nutritional Science.

Esses benefícios de um pensamento mais claro e energia nutricional ajudaram a dinamizar e motivar pessoas de todos os setores da vida, incluindo trabalhadores por turnos, pilotos, pais ocupados, jogadores pró-gamers, golfistas e estudantes.

O BrainZyme foi lançado em resposta à demanda por clientes que desejam permanecer alertas, concentrados e produtivos, e está comprovado para fazer exatamente isso.

As respostas foram muito positivas, com revisões afirmando que o produto ajudou as pessoas a pensarem claramente sob pressão e ajudaram seu foco, sem uma disputa posterior.

O BrainZyme está disponível on-line em www.brainzyme.com .

A gama de produtos tem três produtos com preço entre £ 9,95 a £ 25,95 por um pacote de 30 cápsulas (dependendo de 'nível de entrada', de 'situações de pressão' ou de 'períodos mais longos'). O produto é livre de açúcar / carb e totalmente compatível com veganos.

Saiba mais ou encomende em www.brainzyme.com

FIRESHELTER52

Encontrado morto junto à EN125 - Cacela

Um homem, com cerca de 30 anos, foi encontrado morto, junto à EN125, em Cacela, Vila Real de Santo António, na noite de segunda-feira. 


Inicialmente pensou-se que teria sido vítima de atropelamento mas as causas da morte estão ainda por apurar.

Conhecido por vaguear junto à EN125, na zona de V. R. St.º António, o homem foi visto por testemunhas a deambular pela estrada, pouco antes de ser encontrado morto, pelas 21h30, explicou fonte do Comando da GNR em Faro, acrescentando que, apesar das suspeitas iniciais, o corpo não apresentava sinais de atropelamento.

O corpo estava próximo de uma paragem de autocarro, na zona do restaurante O Alpendre.

Foi levado pelos bombeiros locais para o serviço de Urgência Básica e deverá agora ser sujeito a autópsia no Gabinete Médico Legal, no hospital de Faro.

O homem seria toxicodependente e apresentava também problemas mentais.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/encontrado-morto-junto-a-en125?utm_medium=Social

FIRESHELTER52

Entrada de poeira sahariana nos próximos dias na península

A massa de ar quente que durante esta segunda metade da semana desencadeou temperaturas em muitas partes da península não virá sozinha das regiões do norte da África, pois levará certas concentrações de poeira sahariana.


E a nova localização do anticiclone que nos afetou por muitos dias, colocando desta vez no Mediterrâneo e na Europa central, estabelecerá um fluxo de ventos do componente do sul com ótimas viagens continentais nas regiões desérticas da Argélia e Marrocos.

Esta configuração dos ventos é responsável pelo anúncio do aumento da temperatura nos próximos dias, juntamente com a chegada destas peiras em concentrações moderadas para grandes áreas da península sudoeste.

Uma situação que queríamos ilustrar na figura acima, onde observamos a ótima linguagem de poeira mineral em suspensão que não só abraçará grande parte da península ibérica, mas também a muitas outras áreas do sudoeste da Europa à medida que os dias passam.

extremadura7dias.com

FIRESHELTER52