Ao todo o cabo terá cerca de 220 quilómetros e o projeto está avaliado entre 500 e 700 milhões de euros.
“A integração do mercado energético é do interesse nacional, é algo que o país tenta reforçar há muito. Sempre se pensou que seria por França, mas Marrocos é uma oportunidade muito interessante”, referiu o Ministro da Economia, Caldeira Cabral em 2016.
Agora, passados cerca de 2 anos, uma fonte do executivo português revelou à agência Lusa que a questão das interconexões energéticas será um dos principais temas em cima da mesa na 13ª Cimeira Luso-Marroquina, que começa na segunda-feira em Rabat e cuja delegação portuguesa será liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, integrando, também, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
O investimento previsto para a construção deste cabo de interligação elétrica entre Portugal e Marrocos ronda os 500 e 700 milhões de euros, tendo como modelo técnico e financeiro o esquema de operação usado na ligação edificada entre a Holanda e o Reino Unido, que custou cerca de 600 milhões de euros.
O cabo de interligação elétrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia.
Segundo a mesma fonte do Governo Português, Portugal, que já exportou eletricidade no valor de 160 milhões de euros no ano passado, vai seguramente aumentar as suas vendas, mas poderá também importar a custos mais baixos em caso de necessidade”.
Em Portugal o cabo deverá ser instalado na zona de Tavira, no Algarve que fará a ligação à cidade marroquina de Tânger.
https://pplware.sapo.pt/informacao/portugal-marrocos-vao-ficar-ligados-cabo-eletrico-220-km/
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52