Separadores SAFEPLACE52

05/12/2017

Decisões e Operações

A tomada de decisões operacionais faz parte de uma sequência baseada na Análise, Decisão e Atuação . 


Este processo parece bastante simples de processar para uma máquina ou software numa situação nominal, numa instrução ou num treino mas fica bem mais complicado para um bombeiro na intervenção de uma operação.

Guias, listas de verificação, procedimentos, logigramas são ferramentas de apoio que nos acompanham no dia a dia ; mas a "ideia" que essas ferramentas são suficientes para compreender plenamente uma operação é ilusória.

Do elemento da manobra ao Comandante das Operações, são estes operacionais que têm de analisar, decidir e agir muitas vezes influênciados por fatores que não lhes permitem um conseço objetivo de colocar em prática um plano de ação, verificamos isso este ano no decorrer do DECIF.

Fatores que podem influenciar o nosso desempenho:

*O tempo limitado disponível para tomar decisões,
*O alto nível de incerteza à "necessidade" de respostas imediatas,
*A alta expectativa pública da situação, o sentimento de responsabilidade exacerbada do bombeiro,
*Fadiga, stress, as vítimas, o sangue, a presença de crianças, frio, calor, ruído...
*MEDO

Todos os elementos podem influenciar nossa lucidez, nossa percepção da situação e a relevância de nossas decisões sobre a operação.

Somos humanos, erramos, ficamos cansados, com fome e sede, temos sentimentos, o nosso equipamento de proteção individual protege-nos nos meios físicos adversos, mas para a parte emocional ainda não temos proteção.

Da próxima vez que criticar um Bombeiro lembre-se que eles estão lá para resolver problemas que não foram criados por eles, muitas vezes com o sacrifício da própria saúde ou mesmo da própria vida.

FIRESHELTER52


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52