As precipitações fortes de curta duração são geradas por fenómenos meteorológicos de origem convectiva, caracterizados por aguaceiros violentos que, frequentemente, se encontram associados a trovoadas e por vezes até a granizo. Estas precipitações podem durar apenas alguns minutos ou horas. As regiões planas, como Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, são mais propícias à sua formação.
Tratando-se de uma PREVISÃO resta.nos estar preparados para garantirmos a nossa segurança o nosso conforto e a defesa dos nossos bens.
A ação preventiva constitui a estratégia mais eficaz no combate a este tipo de situações extremas, dadas as suas graves consequências.
• Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens, removendo folhas, areias e pedras que ali se tenham acumulado;
• Verificação e manutenção corretiva dos sistemas de drenagem;
• Limpeza de algerozes e caleiras.
Outras recomendações, como o "Turismo de Cheia", onde a comunidade sai nas suas viaturas e anda a passear nas zonas inundadas para ver os estragos também deve de todo ser evitado.
Siga as informações no SAFEPLACE52 (sempre em alternativa de um canal de comunicação dedicado da sua proteção civil local, caso exista), em em caso de emergência LIGUE DE IMEDIATO 112.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52