Separadores SAFEPLACE52

02/10/2018

INEM Transporta Vitima com Cadela Guia

Foi no turno da noite de 26 de setembro que a Ambulância de Emergência Médica (AEM) Porto 6 foi acionada para uma hipoglicemia. Até aqui, o habitual.


Chegada ao local, e após realização do protocolo e recuperação da vítima, a equipa realizou o transporte ao serviço de urgência… mas com um acompanhante muito especial: uma cadela-guia.

Outro facto curioso nesta história surge ainda antes da atuação do INEM.

Segundo relatos e notícias que vieram a público, quem deu o alerta para esta situação foi a cadela-guia. Ao sentir que a sua dona não estaria bem, a cadela-guia buscou ajuda no exterior, tendo alertado os vizinhos, que ativaram no imediato o Sistema Integrado de Emergência Médica.

O Decreto-Lei nº75/2007 consagra o direito de acesso das pessoas com deficiência acompanhadas de cães de assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público. A alínea g) do Art. 2º do referido Decreto-Lei explicita que o cão de assistência quando acompanhado por pessoa com deficiência ou treinador habilitado pode aceder a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público, designadamente, estabelecimentos de saúde, públicos ou privados.

Parabéns aos nossos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar Pedro Magalhães e Luís Silva pelo excelente trabalho!

Sem dúvida, um serviço muito especial!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52