Uma mostra comemorativa, realizada com investigação multidisciplinar e fundamentação científica, educativa e didática, que procura explicitar, de forma sintética e acessível, as razões políticas, sociais, económicas e culturais que levaram D. Manuel I a elevar Tavira a cidade em março de 1520.
Esta foi realizada com a colaboração de duas dezenas de especialistas que participaram nos seminários preparatórios, apoio de vários museus, bibliotecas e arquivos portugueses. Nela o visitante poderá conhecer documentação histórica, cartas régias, livros e cartografia antiga, mapas e plantas, objetos de medição, obras de arte dos séculos XV e XVI, instrumentos de navegação e réplicas de naus, uma cota de malha e armamento militar diverso, reprodução de uma das tapeçarias de Pastrana, entre muitos outros elementos informativos.
Estão, ainda, disponíveis, no Museu Municipal de Tavira, as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” (Palácio da Galeria), bem como “Tavira Islâmica” e “A escrita do Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” (Núcleo Islâmico).
A abertura deste espaço encontra-se condicionada aos aspetos de segurança individual e lotação máxima nas salas de acordo com as normas emanadas pela Direção Geral de Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada.
FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52