Separadores SAFEPLACE52

29/09/2020

Enfarte - A Emergência Médica 112

Existem alguns conselhos importantes a ter em conta perante a suspeita de um Enfarte: 

Manter uma atitude calma
Sentar o doente, 
Evitar que faça qualquer tipo de esforço físico, como levantar-se, caminhar ou até falar. 

Estes procedimentos simples podem estabilizar a situação e retardar ou impedir a evolução do Enfarte.



FIRESHELTER52

27/09/2020

Marroquinos Transferidos para Quartel Militar de Tavira

Foram instalados no quartel de Tavira os 24 marroquinos detidos, do grupo de 28 migrantes que desembarcaram clandestinamente dia 15 de setembro na costa algarvia, escreve esta sexta-feira o “Diário de Notícias”. 


É a primeira vez que instalações das Forças Armadas são utilizadas para deter migrantes, neste caso a aguardar a decisão do SEF. Além disso, há 32 migrantes - de outros grupos - atualmente em estabelecimentos prisionais.

Isto porque o SEF não tem capacidade logística para instalar migrantes que aguardam a execução das decisões de expulsão: tem apenas quatro espaços, o seu único Centro de Instalação Temporária (CIT) do Porto e mais três espaços equiparados, com um total de cerca de uma centena de lugares.

https://expresso.pt/sociedade/2020-09-25-Migrantes-detidos-em-cadeias-e-num-quartel-porque-o-SEF-nao-tem-condicoes

FIRESHELTER52

Estações de Salva-Vidas da Costa Algarvia

A costa algarvia está agora dotada de estações salva vidas em Quarteira, Sagres, Ferragudo, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António


A estação salva vidas de Quarteira começou a funcionar em maio com o apoio da Docapesca e da Câmara Municipal de Loulé, dando assistência a uma lacuna de 30 milhas, entre Olhão e Ferragudo, onde não existia uma infraestrutura deste tipo.

FIRESHELTER52

Isolamento profilático devido à Covid-19? Recorra a este subsídio

Existe um subsídio específico para quem é colocado em isolamento profilático por ter estado em contacto com doentes com Covid-19.



O subsídio de doença por isolamento profilático visa acautelar a proteção social de trabalhadores beneficiários do regime geral da Segurança Social que fiquem impedidos, temporariamente, de exercer a sua atividade profissional por ordem da autoridade de saúde, devido a perigo de contágio pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19.

A quem se aplica o subsídio por doença por isolamento profilático?

Este subsídio destina-se a trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes e trabalhadores do serviço doméstico que sejam beneficiários do regime geral da Segurança Social.
Qual é o valor?

O valor do subsídio de doença por isolamento profilático corresponde a 100% da remuneração de referência líquida, tendo como limite mínimo 65% da remuneração de referência ilíquida. Para este cálculo não é contabilizado o subsídio de refeição.

A partir de que dia é pago?

Não existe qualquer tempo de espera. Assim, o subsídio de doença é pago desde o primeiro dia de isolamento profilático por suspeita de contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Durante quanto tempo se recebe?

O subsídio de doença por isolamento profilático para evitar a disseminação da Covid-19 é pago apenas por um período de 14 dias.

É pago em caso de teletrabalho?

Não. O subsídio de doença não se aplica aos trabalhadores aos quais seja possível assegurar o recurso a mecanismos alternativos de prestação de trabalho, nomeadamente o teletrabalho ou programas de formação à distância. Nestes casos, o salário tem de ser pago pela entidade patronal.

Quais as condições de atribuição?

É necessária uma declaração da autoridade de saúde competente que ateste a necessidade de isolamento profilático do trabalhador ou aluno (ver minuta de formulário abaixo). Esta declaração substitui assim o documento justificativo da ausência ao trabalho. Deve ser remetida eletronicamente pelos serviços de saúde competentes aos serviços de Segurança Social no prazo máximo de cinco dias após a sua emissão. E, quando aplicável, deve instruir os requerimentos do subsídio para assistência a filho e do subsídio para assistência a neto.

Em que datas é pago?

Nas mesmas datas em que são efetuados os pagamentos do subsídio de doença. Pode consultar as datas mensais de pagamento no site da Segurança Social.

Que deveres tem o trabalhador?

O trabalhador por conta de outrem deve remeter à sua entidade empregadora a declaração de isolamento profilático, emitida pelo delegado de saúde.

Já o trabalhador independente tem de preencher o Mod. GIT 71-DGSS, com a sua identificação e remeter este modelo com a declaração de isolamento profilático, emitida pelo delegado de saúde, através da Segurança Social Direta, no menu “Perfil”, opção “Documentos de Prova”, com o assunto “Covid-19-Declaração de isolamento profilático para trabalhadores”.

E se, entretanto, o trabalhador adoecer com Covid-19?

Caso o trabalhador fique doente com Covid-19, tem direito a receber subsídio de doença pago a 100% da remuneração de referência, até ao limite de 28 dias. A partir daí, se continuar doente, aplica-se o regime geral do subsídio de doença, sendo pago a 55% até 30 dias, 60% até 90 dias, 70% até 365 dias e 75% após este último período. Veja como se calcula o valor do subsídio de doença e os limites aplicáveis

O que acontece em caso de assistência a filhos ou netos?

Em caso de falta ao trabalho para assistência a filhos ou netos, deve ser requerido o respetivo subsídio, nos termos gerais. Conheça as regras do subsídio para assistência a filho e do subsídio para assistência a neto

https://www.montepio.org/ei/ultimas/protecao-ultimas/covid-19-quanto-recebo-de-subsidio-de-doenca-por-isolamento-profilatico/?fbclid=IwAR2nvK2abjdxFrfMZswcTfkD4tGxSTdjoyMq-DL04-CrPcHGGarsvNi21Jc

FIRESHELTER52

20/09/2020

RECOMENDAÇÕES PARA OPERACIONAIS DE SBV-DAE (COVID-19)

Estas recomendações pretendem apoiar os operacionais do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE), na abordagem de doentes suspeitos de COVID-19 em situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), diminuindo o risco de contágio.

Para sua proteção e tendo e conta a impossibilidade de diagnóstico COVID-19, considera-se como caso suspeito qualquer vítima cuja PCR tenha sido antecedida de qualquer um dos seguintes sintomas:

• Tosse
• Dificuldade respiratória
• Febre


☣️ Em caso de dúvida, todas as PCR devem ser consideradas suspeitas.

Os procedimentos dos operacionais do PNDAE em contexto de suspeita de COVID-19 devem limitar-se ao mínimo indispensável e com recurso do seguinte equipamento de proteção:
• Luvas
• Máscara cirúrgica ou superior
• Óculos de proteção
• Avental descartável


⚠️ Recomendações na abordagem à vítima em PCR:

1. Confirmar a paragem cardíaca avaliando a ausência de sinais de vida e a ausência de respiração normal, evitando o contacto com o rosto e a boca da vítima. NÃO EXECUTE A MANOBRA VER, OUVIR E SENTIR (VOS)
2. Se vítima em PCR, ligar 112 ou pedir a alguém para ligar
3. Na vítima, colocar uma máscara cirúrgica (preferencialmente) ou cobrir a boca e nariz
com um pano
4. Ligar DAE de acordo com protocolo normal SBV DAE e seguir as instruções
5. Iniciar e manter as manobras de SBV, SEM FAZER VENTILAÇÃO e mantendo compressões ininterruptas de 100 a 120 por minuto (exceto no período de análise e/ou choque do DAE).

Proteja-se.

Fonte: Orientação Técnica Nº 7/2020, Departamento de Emergência Médica.


FIRESHELTER52

19/09/2020

Bombeiros de Vila do Bispo Resgatam 2 Alemães em Falézia

Duas pessoas , ambas de nacionalidade Alemã, com 40 anos de idade, foram resgatadas com sucesso pelos Bombeiros de Vila do Bispo numa falésia de aproximadamente 50 metros de altura, situada junto ao miradouro do Castelejo.


O Resgate foi efectuado com recurso à equipa de grande ângulo.

Estiveram no local 3 veículos dos Bombeiros de Vila do Bispo com 11 operacionais.

Esteve ainda no local um veículo da Proteção Civil Municipal.

FIRESHELTER52

O Gilão Veio Visitar a Cidade

 As marés vivas associadas à lua nova mais a coincidência das marés equinociais de outono fizeram o Gilão transbordar do seu leito pelas sargetas e restante tubagem pluvial dando à zona baixa da cidade o seu aspeto de Veneza Algarvia.

A estes dois fenómenos juntou-se um quadro de mar muito forte de sul com ondulação de 3 metros na costa o que fez com que o "enxio" quadro de onda que entra pela barra e "pressuriza" o rio dificulte o escoamento das aguas na vazante.

Deixo aqui algumas fotos coligidas no facebook:






FIRESHELTER52

Desde o Fim da 1ª Quinzena de Agosto que o COVID não Dá Tréguas

CORONOVÍRUS SARS-COV-2” - COVID 19”
Os casos ativos continuam a crescer. É o 35º dia consecutivo, desde 16 de agosto.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3277306088990828&set=pcb.1995218277279434&type=3&theater

FIRESHELTER52

16/09/2020

Covid-Algarve : Mais 15 casos e uma Morte

O relatório de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista mais 15 casos de Covid-19 e uma morte na região algarvia. 
Isso faz com que, de acordo com aquele organismo, o número acumulado de casos seja agora de 1.259 e o de óbitos de 19.


A nível nacional é registado um acréscimo de 425 (+0,6%), levando a que o total acumulado de casos suba para 65.021.

Quanto a novos óbitos relacionados com a Covid-19, o documento indica quatro, passando o total acumulado a ser de 1.875.

Houve mais 177 recuperações (total de 44.362), o que faz com que o número de casos ativos, nesta altura, no país seja de 18.784 (+244).

O boletim indica, também, que há um total de 478 pessoas hospitalizadas (+1), das quais 59 (-2) em unidades de cuidados intensivos.

https://www.algarvemarafado.com/2020/09/15/covid-19-mais-15-casos-e-um-obito/?fbclid=IwAR1_2cUOFD_48pRKOuVaPSJ4CKm9x1oDcYuzd137wBLXNZJCzbjfr7Mw72o

FIRESHELTER52

Comunicado IPMA - Chuva forte após período seco

Após uma sequência de dias quentes e secos, a partir de dia 17 de setembro ocorrerá uma mudança na situação meteorológica com descida gradual de temperatura e aguaceiros que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada e afetando todo o território do continente. 


Esta situação persistirá, pelo menos, até sábado, dia 19 de setembro.

A precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular no dia 18.

A temperatura irá descer gradualmente, em especial os valores máximos e mais notoriamente no dia 17, podendo atingir entre 5 e 8°C de diferença nas regiões do interior.

A agitação marítima na costa sul do Algarve irá aumentar temporariamente na tarde de dia 18 com ondas de sudoeste com 2 a 2,5 metros.

Esta situação será causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 km a norte da Madeira (38°N 17.5°W) às 12UTC de 5ªfeira, 17 de setembro, e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 km a sudoeste da região de Lisboa (38°N 11°W) às 12UTC de 6ªfeira, 18 de setembro.

A evolução da depressão e da sua natureza tem vindo a ser monitorizada pelo IPMA e pelo National Hurricane Centre (NHC, responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico), tendo sido identificada uma probabilidade de 20% desta depressão extra-tropical se transformar numa depressão sub-tropical, isto é, adquirir algumas características que se verificam em ciclones tropicais. É de referir que, de acordo com a informação atual, esta possibilidade apenas se restringe a um período da sua trajetória sobre o mar e, portanto, sem afetar as regiões costeiras do território nacional (continente e ilhas).

Devido à incerteza associada à previsão meteorológica para este episódio, recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

GeoNatural - Riscos Naturais em Portugal

FIRESHELTER52

VERTIGEM ou SÍNDROME VERTIGINOSA

A vertigem é um sintoma no qual a pessoa tem a sensação de uma tontura rotatória, podendo causar náuseas, vómitos, ilusão de movimento, etc. Existem dois tipos de vertigem, a Central e a Periférica.



O corpo detecta a postura e, por conseguinte, controla o equilíbrio através de órgãos do equilíbrio localizados no ouvido interno. 

Esses órgãos possuem conexões nervosas com áreas específicas do cérebro. A vertigem pode ser causada por distúrbios do ouvido, dos nervos que conectam o ouvido ao cérebro ou do próprio cérebro. 

A vertigem pode estar relacionada a problemas visuais ou a alterações súbitas da pressão arterial. Muitas condições podem afetar o ouvido interno e causar vertigem.

Essas condições incluem infecções bacterianas ou virais, tumores, pressão anormal, inflamação de nervos ou substâncias tóxicas. 

A causa mais comum de vertigem é a doença do movimento, que pode ocorrer em qualquer indivíduo cujo ouvido interno é sensível a determinados movimentos, como o balanço (oscilação) ou as freadas e acelerações abruptas.
Esses indivíduos podem sentir-se particularmente tontos durante viagens de carro ou de barco. A doença de Meniere produz crises episódicas e abruptas de vertigem, juntamente com zumbidos nos ouvidos e surdez progressiva.

A duração dos episódios varia de alguns minutos até algumas horas e, frequentemente, eles são acompanhados por náusea e vómito intensos. A sua causa é desconhecida. As infecções virais que afectam o ouvido interno (labirintite) podem causar uma vertigem que normalmente manifesta-se subitamente e piora ao longo de algumas horas. Após alguns dias, a condição desaparece sem tratamento. O ouvido interno comunica-se com o cérebro através de nervos. Uma área situada na porção posterior do cérebro controla o equilíbrio. Quando a circulação sanguínea dessa área do cérebro é comprometida (distúrbio denominado insuficiência vertebrobasilar), o indivíduo pode apresentar vários sintomas neurológicos, inclusive a vertigem.

As perturbações do equilíbrio são uma das perturbações mais comuns, representando cerca de 5% das queixas apresentadas pelos doentes em Clínica Geral, e cerca de 10% daqueles que procuram o Otorrinolaringologista.

A vertigem dá uma sensação de incapacidade e insegurança. Por vezes os doentes queixam-se de sensação de morte iminente, apresentando níveis de ansiedade extrema, levando o médico a pensar que a vertigem é causada pela ansiedade e não o contrário.

Tratando-se de uma patologia interdisciplinar, o doente não sabe bem a que especialidade recorrer e, muitas vezes, é enviado de especialidade em especialidade, pois o "veredicto" do exame é normal.

O diagnóstico das causas da vertigem é dos mais difíceis da medicina moderna. Mas, actualmente, existem alguns exames que permitem uma abordagem funcional do sistema do equilíbrio: a electro/videonistagmografia e a posturografia dinâmica computorizada.

Estes permitem muitas vezes a escolha da terapia adequada.

As causas mais comuns da síndrome vertiginosa de origem periférica são: Vertigem posicional paroxística benigna; Neuronite vestibular; Doença de Meniere; Labirintite Neurinoma do Acústico; Fístula Labiríntica; Fistula de Perilinfa; Otosclerose. 

Outras causas também comuns de vertigem: Vertigem de Mudança de Posição; Migraine Vestibular; Vertigem Cervical; Descompensação vestibular; Esclerose Múltipla AVC ou AIT; Doença Cerebelosas T.C.E. A farmacoterapia, a cirurgia e a reabilitação vestibular permitem o tratamento da vertigem, sendo a cirurgia um método ainda pouco utilizado.

FIRESHELTER52

Detidos no Algarve 19 suspeitos de tráfico de droga

Foram também e apreendidos três quilos de cocaína e um quilo de canábis.



O Ministério Público (MP) anunciou hoje a detenção, no Algarve, de 19 pessoas de várias nacionalidades suspeitas de tráfico de droga e a apreensão de três quilos de cocaína e de um quilo de canábis.

Em comunicado publicado no 'site' da Procuradoria da Comarca de Faro, o MP adianta que as detenções ocorreram na terça-feira, tendo sido inicialmente detidos 13 suspeitos e, depois, mais seis, em flagrante delito.

Os detidos, de nacionalidades britânica, portuguesa, cabo-verdiana e guineense, são suspeitos "de se dedicarem à compra e à venda a revendedores e a consumidores no Algarve, especialmente na zona de Albufeira, de cocaína, heroína e canábis", lê-se na nota.

Segundo o MP, foram apreendidos, entre outros objetos e valores, cerca de três quilos de cocaína, um quilo de canábis e 300 gramas de heroína.

Os detidos vão agora ser presentes pelo MP ao juiz de instrução criminal competente.

O inquérito é dirigido pelo MP da 2.ª secção de Faro do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, com a coadjuvação do núcleo de investigação criminal da GNR

https://sicnoticias.pt/pais/2020-09-16-Detidos-no-Algarve-19-suspeitos-de-trafico-de-droga?fbclid=IwAR3rnRUvJ5dvfwsF5S5-SMQFlPrf1fv7x0HdL9medIwCp1obfyVE-HSe2Rk

FIRESHELTER52


15/09/2020

TEMPO INSTÁVEL A PARTIR DE QUINTA... - DEPRESSÃO SUBTROPICAL

Como já vos tinha dito o tempo agrava a partir de Quinta, mas sem alarmismos...



Vamos ter 2\3 dias de alguma chuva e trovoadas, relativamente normal

No entanto como tinha dito na Sexta há que ter atenção que pode haver eventualmente algum risco de vento mais forte, ou mesmo até alguma situação de tornado\downburst (Ventos extremos localizados)

Mas tudo muito localizado, o risco geral é BAIXO

Não vale a pena perguntarem onde vai haver trovoadas, ou onde vai chover mais ou haver mais vento, não é possível de todo responder

Apenas que pode afetar mesmo o Sul do país, felizmente!

lusometeo.com

FIRESHELTER52

Mais 31 Fardos Apanhados no Guadiana

O subdestacamento da Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Vila Real de Santo António apreendeu no domingo, no rio Guadiana, 1,8 toneladas de haxixe atiradas à água por uma por embarcação rápida que fugiu para mar alto.


A droga que estava a ser transportada por uma embarcação e que levantou suspeitas, foi depois atirada à água pelos seus tripulantes, quando estes se aperceberam da presença da força policial. No total, foram apreendidos 48 fardos de haxixe, (1,8 toneladas) e alguns equipamentos eletrónicos.

Esta segunda-feira, diversas equipas marítimas e terrestres da GNR, realizaram uma operação de busca, onde foram apreendidos mais 31 fardos de produto estupefaciente, perfazendo um total de 76, que correspondem a mais de 2 500 quilos de haxixe, numa ação que contou com o reforço do Posto Territorial de Alcoutim.

https://www.algarveprimeiro.com/d/gnr-prosseguiu-buscas-no-guadiana-e-detetou-mais-31-fardos-de-haxixe-/34303-83

FIRESHELTER52

Mais um Desembarque de Migrantes na Costa Algarvia

As autoridades já interceteram pelo menos 28 migrantes do grupo que terá desembarcado ao início da tarde na ilha Deserta, em Faro, colocando-se em fuga pelo areal.


Dos 28 migrantes, 24 são homens, três são mulheres, uma delas grávida, e uma criança, revelou a GNR em comunicado.

A embarcação utilizada para o transporte dos migrantes foi apreendida.

De acordo com o comandante da Zona Marítima do Sul, Rocha Pacheco, em declarações à RTP, prosseguem as buscas “para ver se haverá mais alguém na ilha”.

No local estão várias dezenas de elementos da Polícia Marítima e da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, apoiados por embarcações e outros meios.

“Não há hipótese de saída sem ser por meios náuticos. Acreditamos que os vamos conseguir reunir a todos”, disse Rocha Pacheco.

O desembarque do grupo de migrantes, que serão entregue ao SEF e testados à Covid-19, foi comunicado pelos banhistas que se encontravam na praia daquela ilha inabitada da Ria Formosa, que possui apenas um restaurante e um apoio de praia.

https://regiao-sul.pt/2020/09/15/sociedade/autoridades-intercetam-28-migrantes-que-desembarcaram-na-ilha-deserta/511614?fbclid=IwAR0wf1qXRF9pAYF9VEUIuse6ZZfmx9ATxj6701X6xnelsVwRRBpH8ApPCaE

FIRESHELTER52

14/09/2020

Operação da GNR “Regresso às aulas 2020”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, irá ainda divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das SPC, contribuindo desse modo para uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança da comunidade escolar.


A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares irão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança, designadamente aos jovens estudantes e aos país.

https://www.algarvenoticias.com/pt-pt/noticias/opera%C3%A7%C3%A3o-da-gnr-%E2%80%9Cregresso-%C3%A0s-aulas-2020%E2%80%9D

FIRESHELTER52

Algarve com mais 13 novos casos de covid hoje

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, relativa à situação epidemiológica na região, a Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro, confirmou 13 novos casos, com 6 internamentos, dois dos quais na Unidade de Cuidados Intensivos. 



Há 641 pessoas em vigilância ativa e 943 já recuperaram da doença.

Mantém-se o número de óbitos (20). Até agora foram confirmados 1 247 casos no Algarve.

Ana Cristina Guerreiro, disse que apesar do aumento de casos, nos últimos dias, «a situação é confortável, atendendo ao número médio de casos das últimas semanas, em que a região recebeu muitos visitantes e emigrantes».

A Delegada de Saúde, falou que a maioria dos casos de julho e agosto, estiveram relacionados com «o aumento da mobilidade das pessoas e nos reencontros familiares, contudo, esses meses estiveram, mesmo assim, controlados».

A situação nas praias, não teve preocupações acrescidas, que para Ana Cristina Guerreiro, correu dentro da normalidade.

Referiu que o surto no Louletano está dentro do previsto, com casos já recuperados e outros a recuperar, quer de jogadores e equipa técnica, quer de familiares que também ficaram infetados.

https://www.algarveprimeiro.com/d/covid19algarve-tem-284-casos-ativos13-nas-ultimas-24-horas/34279-1

FIRESHELTER52

GNR Apanha no rio Guadiana, 1,8 toneladas de haxixe

O subdestacamento da Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Vila Real de Santo António apreendeu no domingo, no rio Guadiana, 1,8 toneladas de haxixe atiradas à água uma por embarcação rápida que fugiu para mar alto, foi hoje anunciado.


“A embarcação encetou a fuga a alta velocidade na direção sul, para mar alto. Ainda foi feita a perseguição, mas não foi possível abordá-la”, explicou à agência Lusa o comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, Nuno Marinho.

A droga estava a ser transportada por uma embarcação que levantou suspeitas e foi depois atirada à água pelos seus tripulantes, quando estes se aperceberam da presença da força policial, precisou a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado, que quantificou inicialmente o total apreendido em 1,5 toneladas de haxixe.

Nuno Marinho esclareceu à Lusa que foram “inicialmente recuperados durante a noite 48 fardos de haxixe”, com cerca de 30 quilogramas cada e que somavam um total de cerca de 1,5 toneladas, mas as buscas, que “ainda decorrem, permitiram apanhar depois mais 10 fardos”, elevando o peso da droga apreendida para cerca de 1,8 toneladas.

“No âmbito de uma missão de vigilância, controlo e patrulhamento da costa e mar territorial, com especial incidência no combate ao tráfico internacional de estupefacientes, os militares da guarda, com o apoio do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, detetaram uma embarcação de alta velocidade, do tipo semirrígida, que se aproximava do rio Guadiana, apresentando um comportamento atípico”, contextualizou a GNR no comunicado.

Perante as suspeitas levantadas, os militares iniciaram o “acompanhamento contínuo dos movimentos da embarcação” e ativaram uma equipa marítima para proceder à sua interceção.

Quando se “aperceberam da presença da embarcação da GNR”, os tripulantes iniciaram uma “fuga de imediato, lançando os fardos de haxixe borda fora”, acrescentou a unidade da GNR que faz a vigilância marítima e fluvial.

A Polícia Judiciária fica agora encarregada de “prosseguir com as diligências de investigação”.


FIRESHELTE52

Algarve com 20 novos casos + 673 em Portugal

Portugal contabiliza hoje mais sete mortos relacionados com a covid-19 e 673 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).


A DGS indica que seis mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo e outra na região Norte.
Em vigilância estão 36.398 contactos, mais 343 em relação a sábado.


https://www.algarveprimeiro.com/d/covid-19algarve-regista-20-novos-casos-de-infecao/34268-1


FIRESHELTER52

12/09/2020

Bombeiros Reforçam Serra de Tavira

Tendo em conta o Estado de Alerta Especial Nível Laranja para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais e com o agravamento das condições do consequente Estado de Alerta para VERMELHO já esta noite, o Comando Distrital de Operações de Socorro reforçou a resposta e a prontidão colocando uma Brigada de Combate a Incêndios na Serra de Tavira, em Cachopo.


Segundo o site da ANEPC estão pré-posicionados na serra de Tavira 14 operacionais dos Bombeiros de Albufeira e Tavira apoiados por 4 meios terrestres de combate a incêndios.

É também em Cachopo que se posiciona o Centro de Meios Aéreos - CMA Cachopo que alberga uma equipa de combate a incêndios da GNR apoiada por um Helicoptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial, ferramenta fundamental para circunscrição e extinção de incêndios rurais operando num raio de 40km´s servindo praticamente toda zona do sotavento algarvio e sul do distrito de Beja.

Foto arquivo SAFEPLACE52 

FIRESHELTER52



Hoje 7 Casos na Região Algarvia + 497 em Portugal

O Algarve tem hoje sete novos casos de Covid-19, revelou a Direção-Geral de Saúde (DGS) no seu boletim epidemiológico deste sábado, dia 12 de Setembro.


Em números acumulados desde o início da pandemia, foram já 1214 as pessoas infetadas com o novo coronavírus, na região algarvia.

A nível nacional, há hoje 497 novos casos, um número abaixo do verificado ontem, em que Portugal teve um crescimento nos infetados pelo novo coronavírus como não acontecia há meses.

FIRESHELTER52

15 de setembro para controlar a pandemia: estas são as novas regras

Resumo do que vai mudar no país a 15 de setembro para controlar a pandemia: estas são as novas regras



Regras para todo o país
  • Ajuntamentos limitados a 10 pessoas;
  • Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h (com exceções para cafés, pastelarias, cabeleireiros ou ginásios)
  • Horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20h e as 23h, por decisão municipal
  • Em áreas de restauração de centros comerciais, limite máximo de 4 pessoas por grupo;
  • Proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e, a partir das 20h, em todos os estabelecimentos (salvo refeições);
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Regresso às aulas
  • Regresso em regime presencial, entre 14 e 17 de setembro;
  • Readaptação do funcionamento das escolas à nova realidade sanitária;
  • Planos de contingência em todas as escolas;
  • Distribuição de EPIs (máscaras, viseiras, etc);
  • Referencial de atuação perante caso suspeito, caso positivo ou surtos;
  • Nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300metros das escolas, limite máximo de 4 pessoas por grupo.

Controlo nos lares
  • Criação de brigadas distritais de intervenção rápida nos lares para a contenção e estabilização de surtos, e que vai envolver médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico.
  • Haverá cerca de 400 pessoas entre 18 equipas que estarão operacionais até ao final de setembro com o objetivo de garantir que qualquer caso de contágio num lar seja mais facilmente detetado e garantido o isolamento, segundo o Governo.
  • Futebol e outros recintos desportivos sem público
  • Não é permitida a existência de público nos recintos desportivos de forma a evitar riscos de contaminação.
  • “Mas por que é que possível irem ao cinema ou a concertos e há restrições relativamente aos recintos desportivos?
  • Todos nós que já fomos a recintos sabemos que o nosso comportamento é diferente do que temos num estádio de futebol.
  • Isso impõe restrições para a existência de público nos estádios de futebol e noutros recintos desportivos”, esclareceu o primeiro-ministro.
Regras específicas para áreas metropolitana
  • Equipas em espelho, com escalas de rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial;
  • Desfasamento de horários obrigatório: horários diferenciados de entrada e saída e de pausas e refeições;
  • Redução de movimentos pendulares.
  • O Primeiro-Ministro salientou também que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto são mais propícias ao risco de contágio, devido à maior densidade populacional, e referiu que “é necessário fazer um esforço acrescido para evitar a concentração de pessoas, designadamente no uso de transportes públicos e locais de trabalho”.
Por: Idealista

FIRESHELTER52

11/09/2020

Mais 15 casos de Covid-19 no Algarve e 1 Vitima Mortal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) aponta hoje a existência de 15 novos casos confirmados de Covid-19 no Algarve e de 12 no vizinho Alentejo, segundo o seu boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 11 de Stembro.



Mas a região algarvia tem outra má notícia: há mais um óbito a registar, dos 3 que desde ontem se deram no país, causados pela Covid-19.

Os restantes 2 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. No total, no país, já se deram 1855 mortes desde o início da pandemia.

Em termos de casos confirmados o Algarve passa assim a ter 1207, enquanto o Alentejo totaliza 1048, em números acumulados desde o início da pandemia.

Bem mais expressiva e preocupante é a subida de novas infeções a nível nacional, já que hoje a DGS regista mais 687.

https://www.sulinformacao.pt/2020/09/dgs-ha-mais-15-casos-de-covid-19-no-algarve-e-12-no-alentejo/?fbclid=IwAR3V2lJJDWAx2xTUla9LlVX7-D7n67eW0dq5Jn__H4-CAbEJkWyw3n-phCg

FIRESHELTER52

PREVISÃO FIM-DE-SEMANA: TROPICAL

Este fim-de-semana continuaremos sob a influência de uma massa de ar muito quente

No entanto surge uma depressão a Oeste de Portugal Continental, que vai ter o efeito de trazer ligeira instabilidade, mas que ser irá traduzir para já apenas em maior nebulosidade alta

Como o vento será por vezes de leste, por vezes de Sul, o tempo será muito quente, mesmo no litoral, esperando-se mesmo subida da temperatura, em especial na região Norte




Espera-se assim para SÁBADO

Céu com nuvens altas, em especial no Centro e Sul
Mais calor, em especial a Norte\litoral
Vento fraco a moderado, em geral de leste, rodando para Norte
Mar calmo
Subida da temperatura


Para DOMINGO espera-se uma situação semelhante

Céu com nuvens altas, em especial no Centro e Sul
Noite muito quente
Vento fraco a moderado, tornando-se moderado a forte, com rajadas, de Sul, em especial nas regiões Centro e Sul
Mar calmo
Subida da temperatura mínima
Pequena descida da máxima na região Sul

Temperaturas da água do mar:


https://lusometeo.com/2020/09/11/fim-de-semana-com-muito-calor-e-algumas-nuvens-altas-e-tempo-abafado/?fbclid=IwAR0-W-PMIS7o1WfI3x0VRH1LLT0UHLmaj67mPPQ7XJA-v8ZidSsN0kO7q6E

FIRESHELTER52

09/09/2020

Sismo de magnitude 4,8 foi sentido em Cádiz, Huelva e Ceuta

Um sismo de magnitude 4,8 foi sentido na tarde de domingo nas províncias de Ceuta, Huelva e Cádiz .


O National Geographic Institute (IGN) registrou um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter. 

O epicentro do movimento sísmico foi localizado na latitude 35,5597 e longitude -5,4022 coordenadas a sudoeste de Tetuão. 

Uma cidade no norte de Marrocos, localizada perto do Mar Mediterrâneo, perto de Tânger e Ceuta. 

O terremoto foi localizado exatamente a uma profundidade de 52 quilômetros.

Com o nível de intensidade 2 (EMS), o sismo foi sentido em Ceuta, bem como nos municípios de Cádis de Algeciras e La Línea de la Concepción; além da Huelva Barriada de la Estación em Ayamonte, na capital de Huelva , a entidade local de La Antilla em Lepe, e em Valverde del Camino. 

Deve-se notar que nenhum dano pessoal ou material foi registrado em território espanhol.


https://elmira.es/06/09/2020/terremoto-de-magnitud-48-se-siente-en-cadiz-huelva-y-ceuta/amp/?fbclid=IwAR1VcXf_VRKTWDsHDeZjIj7r7HsCVx8xNgLQMOu6-MfEyGtUKfFZVH0_tYQ

FIRESHELTER52

08/09/2020

Chuva ao Sul Pode Chegar Já Domingo

Instabilidade em praticamente qualquer lugar, progredindo de sul para norte, com ocorrência de aguaceiros e trovoadas, pontualmente fortes, acompanhados de granizo e rajadas de vento.



Os principais modelos globais vêem bons acumulados de precipitação, inclusive no SUL!

As temperaturas iriam descendo ao longo da semana, para valores em linha com o habitual para setembro.

Nota: Esta informação poderá ser sujeita a alteração, dependendo da evolução dos modelos numéricos. 

Intérprete como tendência e não como dado adquirido, a informação será atualizada sempre que seja pertinente




FIRESHELTER52

Fotos da Inauguração da Estação Salva-vidas de Quarteira

Foi esta tarde inaugurada a Estação Salva-vidas e o Posto da Polícia Marítima de Quarteira, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho


Estas infraestruturas estão localizadas junto ao Porto de Pesca de Quarteira, tendo sido edificadas com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Docapesca.

A Estação Salva-vidas de Quarteira foi ativada a 27 de maio de 2020 e até hoje registou 16 saídas de socorro, assistiu três embarcações e 34 pessoas





FIRESHELTER52

Levante Obriga a Intervenção de Nadadores Salvadores

 A situação de levante que se tem vindo a fazer sentir nestes últimos dias tem dado um trabalho redobrado aos Nadadores Salvadores e Equipas de Emergência das nossas Praias de Tavira.


Com um Domingo bem preenchido de gente nas praias e um levante bem instalado foram várias as vezes que Nadadores das praias da Ilha de Tavira tiveram de ir até ao mar ajudar banhistas que em agueiros ou golas já não conseguiam regressar em segurança.

Ainda no Domingo da parte da manhã uma embarcação catamarã ao sair da barra de Tavira ficou num baixio de areia bloqueado e a levar com o mar,  e na hora de almoço uma turista Espanhola sofreu uma doença súbita na praia tendo tido a necessidade de ser evacuada para o Hospital pelos Bombeiros de Tavira.

Hoje terça-feira na Praia das cabanas de Tavira foi hasteada a bandeira vermelha proibindo a entrada de banhista no mar visto as correntes estarem fortes e os nadadores salvadores da praia terem tido de atuar por diversas vezes, segundo noticia do Postal do Algarve.

https://postal.pt/sociedade/2020-09-08-Correntes-fortes-obrigarm-a-hastear-bandeira-vermelha-em-Cabanas-de-Tavira

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidentes em Tavira

Os Bombeiros de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação na EN125 perto de Tavira.


Este acidente envolveu um veiculo de tração animal e fez um ferido que foi assistido no local da ocorrência.

A circulação ficou congestionada à passagem pelo local do acidente por despertar curiosidade da situação mas fluindo na normalidade após controle policial. 

Já perto da hora de almoço um acidente de viação na EN270 perto de Santa Catarina na serra de Tavira envolvendo uma mota fez um ferido em estado grave que foi assistido e transportado ao Hospital em Faro.

As equipas contaram com a pronta intervenção da GNR que garantiu a segurança nas vias de circulação durante a execução dos trabalhos. 

Foto: SAFEPLACE52/DR

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Incêndio na Serra de Tavira

Os meios do Dispositivo Especial de Incêndios Rurais responderam de forma eficaz a um incêndio rural na serra de Tavira.

O incêndio deflagrou na zona do Zimbral por volta da hora de almoço e envolveu meios dos Bombeiros de Tavira, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.

Os recursos terrestres tiveram o apoio de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial sediado no Centro de Meios Aéreos de Cachopo com a respetiva guarnição dos GIPS da GNR.

O incêndio ficou extinto rapidamente e por volta das 15 horas os trabalhos estavam concluídos.

Foto SAFEPLACE52/Arquivo DR

FIRESHELTER52

07/09/2020

Equipa do Salva Vidas Apoia Embarcação Durante a Madrugada

 A madrugada já cá estava quando a equipa da Estação do Salva Vidas de Tavira recebeu uma missão de apoio.


Uma embarcação de recreio que se tinha soltado da sua amarração e estava à garra no Gilão colocando em risco a navegação e a própria embarcação.

Uma atividade de emergência em coordenação com a Policia Marítima local onde acabou com o reboque da embarcação e a manutenção da segurança fluvial em mais um missão desta equipa que passa desapercebida aos olhos dos Tavirenses.

Um bem haja aos seus tripulantes e operacionais da Policia Marítima em serviço no Porto de Tavira.

Imagem Arquivo // SAFEPLACE52 -DR

FIRESHELTER52

06/09/2020

AMAL está a contratar sapadores florestais

Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL tem aberto um procedimento concursal para recrutamento e constituição de reserva de recrutamento, na carreira e categoria de Sapador Florestal, no regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo resolutivo incerto.


O local de trabalho abrange toda a região do Algarve mas a base da Brigada ficará instalada em São Marcos da Serra, no concelho de Silves. Estão abertas seis vagas. 

A base de remuneração é de 952,41€. O prazo para candidaturas termina no dia 17 de setembro.
As condições do concurso podem ser vistas aqui: 

https://www.bep.gov.pt/pages/oferta/Oferta_Detalhes.aspx?CodOferta=79558

http://www.terraruiva.pt/2020/09/06/amal-esta-a-contratar-sapadores-florestais-base-fica-instalada-em-sao-marcos-da-serra/?fbclid=IwAR1uvQdf8AKix5cux6mbGByAEia40uYIfoczFYHiHEGMg0c4PdvmnTIARuE

FIRESHELTER52

05/09/2020

Bombeiros Resgatam Homem e Falésia

Os Bombeiros de Vila do Bispo resgataram um homem de 21 anos numa falésia na zona do Pesqueiro Rabo do Galo.


A pronta e eficaz intervenção das equipas de grande ângulo permitiu um resgate rápido e com sucesso da vitima.

A operação foi apoiada por 2 meios aéreos de asa rotativa da Força Aérea Portuguesa e do INEM.

Mais dados siga a pagina dos Bombeiros de Vila do Bispo em : https://www.facebook.com/221975711314067/photos/pcb.1638929179618706/1638928822952075/?type=3&theater







Fotos copiadas da página

FIRESHELTER52